Lição 13: O verdadeiro discípulo é um exemplo para futuras gerações | 4° Trimestre de 2023 | EBD BETEL

EBD Revista Editora Betel | 4° Trimestre De 2023 | TEMA: Terceira Epistola de João – Instituindo o discipulado baseado na verdade, no amor e fortalecendo os laços da fraternidade Cristã | Lição 13: O verdadeiro discípulo é um exemplo para futuras gerações

Lição 13: O verdadeiro discípulo é um exemplo para futuras gerações | 4° Trimestre de 2023

TEXTO ÁUREO

“Lembrai-vos os vossos pastores, que vos falaram a palavra de Deus, a fé dos quais imitai, atentando para sua maneira de viver” Hebreus 13.7

VERDADE APLICADA

Os discípulos de Cristo, por pertencerem ao mesmo Corpo de Cristo, devem exercer, uns sobre os outros, influência que edifica.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar o contraste entre o bom e o mal discípulo
Ressaltar as características de um bom discípulo
Expor a importância do legado

TEXTOS DE REFERÊNCIA
1 TIMÓTEO 1

9 Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.
10 Por isso, se eu for, trarei à memória as obras que ele faz, proferindo contra nós palavras maliciosas; e, não contente com isto, não recebe os irmãos, e impede os que querem recebê-los, e os lança fora da igreja.
11 Amado, não sigas o mal, mas o bem. Quem faz o bem é de Deus; mas quem faz o mal não tem visto a Deus.
12 Todos dão testemunho de Demétrio, até a mesma verdade; e também nós testemunhamos; e vós bem sabeis que o nosso testemunho é verdadeiro.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – Sl 78.5 O testemunho de Deus deve ser transmitido
TERÇA – Pv 13.22 Um homem bom deixa boa herança
QUARTA – Ef 4.1 Ser um discípulo inspirado em Jesus
QUINTA – Ef 6.5 Servir a Deus com sinceridade
SEXTA – 1 Ts 5.12 O bom discípulo deve ser reconhecido
SÁBADO – 1Pe 3.21 Ter boa consciência diante de Deus
HINOS SUGERIDOS: 11, 93, 291

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que eu discípulo de Cristo sirva de forma inspirar outros em seus ministérios.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1-
O mal legado de Diótrefes
2– Gaio, um verdadeiro discípulo
3– Demétrio, um verdadeiro discípulo
Conclusão

INTRODUÇÃO

Nesta lição, baseada no nosso estudo focado no discipulado, mostraremos a importância do legado, cujo significado, segundo o Dicionário é “aquilo que se passa de uma geração a outra, que se transmite à posteridade: herança”.

1- O mal legado de Diótrefes

Diótrefes foi um homem cuja curta biografia, dada por João, descreve-o como o obreiro apegado à mentira, que falava mal de seu próprio líder e que impedia os outros de servirem a Deus [Mt 23.13]. Ele ignorava os Evangelistas que precisavam de apoio e expulsava os crentes Leais que discordavam dele, pois amava a si mesmo e queria ter a primazia. Esse mal testemunho obrigou o João a tomar ações disciplinares contra Diótrefes, que escreve essa carta relatando o problema Gaio.

1.1. Uma liderança reprovável. Nos Versículos 9 e 10, João mostra o legado de Diótrefes como um discípulo reprovado. Ele proferia “palavras maliciosas”. O termo malicioso no grego significa “cheio de labores, aborrecimentos, fadigas que causa dor e problema”. o fraco o milho aos outros, para sentir-se forte. O fraco não cuida do rebanho, apenas cuida de seus interesses pessoais e enfraquece as ovelhas. É fraco por ocultar pecados em vez de confessá-los [Tg 5.16].

O mau discípulo é fraco e causa dores e problemas à liderança maior, que precisa gastar tempo para consertar as consequências das atitudes deste mau discípulo. Diótrefes falava mal das pessoas e de João. Pessoas que exercem o poder ferindo e magoando os outros são fracas e imaturas. Pessoas fracas e imaturas não enxergam as pessoas que as apoiam. Charles Colton, clérigo e escritor inglês, alerta: “O poder intoxica os melhores corações. Nenhum homem é suficientemente sensato ou bom para que The confiemos poderes ilimitados”

1.2. Um mau discípulo é hipócrita. Diótrefes era um hipócrita, um dissimulado e mentiroso, porque se escondia atrás das funções, fazendo-se de forte sendo fraco. A hipocrisia é uma característica do religioso e foi exposta e repudiada por Jesus publicamente [Mt 15.7-8]. Os ensinamentos de Diótrefes eram diferentes dos que João e demais líderes da Igreja Primitiva transmitiam, e ele fazia isso impedindo que as cartas-meios utilizados para se comunicar e doutrinar a igreja – escritas por seu líder chegassem aos membros. Por agir assim, era preciso uma ação para deter esta influência má sobre a Igreja [Rm 16.17]. Por isso, João expõe seu mau testemunho, em sua Terceira Carta, a Gaio. O hipócrita não é verdadeiro, mas fingido. Esse contraste era evidente entre Diótrefes e os outros dois discípulos cujo caráter foram destacados por João. O hipócrita sorri na frente e apunhala pelas costas, com suas maledicências, como Diótrefes fazia. Ele prega para os outros e nunca para si.

A manutenção da auto ilusão acaba levando a uma vida de hipocrisia. O conselho que João dá a respeito de Diótrefes é que sua liderança hipócrita deveria ser afastada. Discípulos como Diótrefes enganam a si próprio, para não encarar a sua realidade.

1.3. Fora dos padrões bíblicos. Diótrefes reivindicava a primazia para si, contrariando os ensinos de Cristo para a liderança da Igreja [Lc 22.26]. João afirma que ele era um mau exemplo, que não devia ser seguido, e faz o contraste de líderes que eram o oposto, como Gaio e Demétrio. Estes andavam na verdade; obreiros vocacionados para conduzir e ajudar a edificar a Igreja como Corpo de Cristo [Ef 4.11-12).

A Igreja de Cristo deve ser uma comunidade de encorajamento, onde os excluídos sociais tenham total possibilidade de resgatar sua dignidade. Essa não era a mensagem nem o ensinamento de Diótrefes. Em vez de desprezar as ovelhas de Cristo, o discipulador deve amá-las, aceitá-las em sua individualidade, erguê-las e encorajá-las. Só o amor produz a união de todos [Cl 3.14] e desperta o prazer em trabalhar.

EU ENSINEI QUE:

Diótrefes foi apontado como um mau discípulo a não ser um exemplo a ser seguido. Ele encobria sua verdadeira personalidade deixando clara sua hipocrisia, em vez de se tomar um exemplo para a Igreja de Crista

2- Gaio, um verdadeiro discípulo

Gaio honrava a Deus, ao seu líder, o apóstolo João, e ao seu chamado. Com suas atitudes, de alguém que andava na verdade, era leal e altruísta, deixou um legado de um verdadeiro homem de Deus, digno de ser continuado por outros. O legado de Gaio foi ter servido com verdade.

2.1. Um discípulo verdadeiro. A verdade é a marca registrada na vida pessoal e ministerial de um discípulo, porque a “Verdade” é Jesus [Jo 14.6]. Gaio foi saudado por João por “andar na verdade” [3 Jo 3], revelando o caráter de alguém confiável. A verdade traz consigo elementos fundamentais na caminhada cristã: amor, perdão e comunhão. O cristão verdadeiro é aquele que abandonou as trevas para andar na luz, aprovando o que é agradável ao Senhor [Ef 5.10].

A verdade é aquilo que é certo, que é confiável, que não muda. A palavra verdade no grego aletheia, significa “que é verdade em qualquer assunto em consideração, realidade, de fato, certo”. A verdade se contrapõe à mentira, criada por Satanás [Jo 8.44]. Não se pode servir a Deus sem “andar na verdade”. Gilbert Keith Chesterton, grande escritor e filósofo inglês, diz: “0 verdadeiro grande homem é aquele que faz com que todos se sintam grandes”. O verdadeiro discípulo usa a sua mão para se amparar. Gaio foi reconhecido por essa fundamental qualidade na vida de seu líder, ao ajudar outros irmãos a cumprirem seus chamados.

2.2. Um discípulo fiel. Gaio foi reconhecido por sua fidelidade, sendo destacado por João, ao dizer que ele procedia “fielmente” em tudo o que fazia. Então, entende-se que o discípulo verdadeiro é fiel em casa, no escritório, na igreja, na sociedade etc. A fidelidade de um verdadeiro discípulo deve ser medida em como ele age em toda a sua vida até a sua morte [Mt 25.21]. A fidelidade é um padrão requerido por Deus a todo discípulo [1Co 4.2]. O discípulo fiel é aquele que recebe o legado para transmiti-lo a outros fiéis [2Tm 2.2]. A fidelidade também é um atributo divino [SI 33.4], por isso exigida de todos que pastoreiam o rebanho de Deus. Deus revela Sua aliança e promete proteção aos fiéis [2Ts 3.3].

Discípulos de verdade, como Gaio, reconhecem o que é necessário para ganhar o respeito de seus subordinados. Eles se preocupam em se conduzir fielmente, medindo suas palavras, observando suas atitudes, respeitando sua liderança e obedecendo ao Senhor. A lealdade é um conjunto de atitudes que formam um líder com esse caráter – não às vezes, mas sempre. Gaio foi elogiado e visto como um homem de Deus pela fidelidade.

2.3. Um discípulo altruísta. A hospitalidade de Gaio exibia seu coração acolhedor para os missionários que precisavam de abrigo enquanto se locomoviam para cumprir seus chamados. A Igreja Primitiva vivenciava oposição, desconfiança e limitações e, ao mesmo tempo, um grande crescimento [At 12.24]. Gaio não pensava apenas em sua comunidade local, mas em como as demais cidades poderiam receber o Evangelho. Um discípulo altruísta está conectado ao propósito de Deus e às coisas eternas [2Co 4.18]. O discípulo altruísta deixa um legado para quem convive e para quem nunca o conheceu, assim mostra seu amor a Deus e ao próximo [1Jo 4.20]. Legado não é somente o que se deixa para as pessoas, mas nas pessoas. A vida vai embora, mas o legado é imortal!

A origem da palavra altruísmo é “ausência de egoísmo, interesse para com os outros”. Essa deve ser a causa de todo cristão. Esse era o sentimento que Gaio tinha, cuidando das necessidades das pessoas da igreja local e daqueles que o procuravam e precisavam ser atendidos.

EU ENSINEI QUE:

Um cristão verdadeiro, para deixar um legado respeitado e digno de ser seguido, precisa demonstrar verdade, lealdade e pensar nas pessoas

3- Demétrio, um verdadeiro discípulo

João falou pouco sobre Demétrio, mas o que falou mostrou que ele tinha um bom testemunho, baseado tanto nas palavras dos outros como em sua autenticidade cristã, confirmado por sua vida e ministério. João registra que a própria verdade dava testemunho dele. Nosso legado é o reflexo do que somos em vida!

3.1. Um discípulo inspirador. Demétrio gozava da confiança de seu líder, por isso, segundo estudiosos, ele foi o portador desta carta de João. O nome de Demétrio encerra essa breve carta, como um bom testemunho descrito a Gaio, o destinatário dela. Demétrio era um discípulo inspirador, que andava na verdade [2Co 13.8]. Ele era bem-visto pelas pessoas e pela liderança, e isso o tornava um discípulo virtuoso. Quando um líder como João testifica sobre o ministério de seu liderado, significa que aquelas ações devem ser seguidas, pois mostram amor a Deus e à Sua obra [1Jo 4.16], Demétrio realizava bem sua missão e era reconhecido por tudo o que fazia [Cl 3.23].

Assim como Gaio, Demétrio foi motivo de alegria para seu líder João; um cooperador que deixou um legado de amor à Igreja [Tg 2.8]. A dedicação dos bons revelará gente como Diótrefes, cheio de si e vazio do chamado pastoral. Incapaz de inspirar alguém.

3.2. Um discípulo comprometido. Demétrio era comprometido com a obra que estava em suas mãos, o que o fazia ser reconhecido por todos. João diz que ele havia alcançado bom testemunho, mostrando que o verdadeiro discípulo deve buscar crescer no ministério [2Pe 3.18]. Conjectura-se que Demétrio se opôs às obras más de Diótrefes, não se mantendo em jugo desigual com um infiel, o que o fez reconhecido por fazer o bem [2 Co 6.14].

John C. Maxwell e Jim Dornan ressaltam que as pessoas hoje estão desesperadas por líderes, mas querem ser influenciadas apenas por indivíduos em que elas possam confiar, pessoas de bom caráter. Quando um discípulo ganha a confiança do seu líder, começa a transmitir segurança a ele e essa é uma das chaves para a influência. Quando as pessoas começam a confiar em seus líderes, o nível de influência deles aumenta. E é aí que começam a impactar a vida delas. Isto revela um crescimento mútuo entre discípulos e discipuladores.

3.3. Um discípulo é reconhecido. Demétrio teve seu nome associado ao bom testemunho da verdade e a confiabilidade de seu líder, o que deveria ser reproduzido como um comportamento aprovado [3Jo 12]. Em poucas palavras João destaca Demétrio como um padrão a ser seguido no Reino de Deus [1Tm 4.12]. A boa reputação de Demétrio, assim como a de Gaio, veio do reconhecimento de outros, não deles próprios, o que já havia sido recomendado por Jesus [Mt 6.5].

João não podia, naquele momento, visitar Gaio pessoalmente, como gostaria, mas podia confiar em alguém que, como Gaio, testemunhasse a verdade, sendo reconhecido como um líder confiável. Fazer o bem faz bem e ser bom é um bom negócio. Demétrio tinha essa característica, ele estava disposto a cooperar com todos, por isso João podia contar com ele. Um importante reconhecimento, que se pode ter é ser cooperador da obra de Deus [1Co 3.8-9].

EU ENSINEI QUE:

O discípulo que deixa um bom testemunho é aquele que é comprometido com o Reino de Deus, cooperador da obra e que realiza sua missão de mãos dadas com os outros.

CONCLUSÃO

Gaio e Demétrio foram discípulos reconhecidos pelo trabalho em prol do reino de Deus em contraposição ao mau testemunho de Diótrefes. Deixar um legado é cumprir bem a missão de Deus em amor, verdade e fidelidade a Jesus. Que legado você vai deixar quando morrer?

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38 – Clique também nos anúncios. Cada clique nos ajuda Bastante.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: