Lição 13: Rute 4 – Boaz casa-se com Rute e gera Filhos | 1° Trimestre de 2023 | EBD – PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2023 | Tema: JUÍZES E RUTE – Historias do Passado; Alerta para o Presente | Escola Biblica Dominical | Lição 13: Rute 4 – Boaz casa-se com Rute e gera Filhos

Texto Áureo

“Então, as mulheres disseram a Noemi: Seja o Senhor bendito, que não deixou, hoje, de te dar um neto que será teu resgatador; e seja afamado em Israel o nome deste.” Rt 4.14

Leitura Bíblica Com Todos

Rute 4.1-22

Verdade Prática

Deus tem o mundo em suas mãos e os seus olhos procuram os fiéis da terra.

INTRODUÇÃO
I- DIREITO TRANSFERIDO A BOAZ Rt 4.1-5
1
– O processo legal Rt 4.1
2– O outro resgatador Rt 4.4
3– Uma condição inesperada Rt 4.5
II- CASAMENTO DE RUTE Rt 4.7-12
1
– Transferência do direito Rt 4.B
2– Boaz casa-se com Rute Rt 4.10
3– Somos testemunhas Rt 4.11
III- FELICIDADE DE NOEMI Rt 4.13-17
1
– A concepção de Rute Rt 4.13
2– A alegria de Noemi Rt 4.17
3– A genealogía de Davi Rt 4.22
APLICAÇÃO PESSOAL

DEVOCIONAL DIÁRIO

SEGUNDA – Rt 4.1-5
TERÇA – Rt 4.7,8
QUARTA – Rt 4.9-12
QUINTA – Rt 4.13,14
SEXTA – Rt 4.15-17
SÁBADO – Rt 4.18-22
HINOS DA HARPA: 27-126

INTRODUÇÃO

De modo empolgante, o escritor detalha o processo legal pelo qual Boaz se tornou o legítimo resgatador e se casou com Rute, de modo que o filho deles foi o herdeiro de Elimeleque.

I- DIREITO TRANSFERIDO A BOAZ (Rt 4.1-5)

1- O processo legal (Rt 4.1) Boaz subiu à porta da cidade e assentou-se ali. Eis que o resgatador de que Boaz havia falado ia passando; então, lhe disse: Ó fulano, chega-te para aqui e assenta-te; ele se virou e se assentou.

Do terreiro da debulha Boaz sobe a porta da cidade, um ponto de reunião de todas as pessoas; o lugar para comunicar as notícias, fazer negócios e administrar a jus­tiça , um centro de decisões da vida social da cidade. Boaz estava ali para resolver a questão da redenção de uma viúva e da propriedade de um parente.

Havia, na sociedade israelita, uma lei que atuava nos casos de heranças, de cuidado das viúvas e a provisão de herdeiros para viúvas sem filhos. A causa em questão era decidir formalmente qual dos homens, Boaz ou o parente mais chegado, seria o resgatador da família de Elimeleque. Boaz, uma autoridade reconhecida na cidade, esperava o parente resgatador passar por ali.

Este, ao ser avistado, foi convidado para aproximar-se, assentando-se de imediato. Para formar um quórum legal, que pode ser chamado de júri, Boaz convidou dez homens dos anciãos da cidade para servirem de testemunhas, caso fosse necessário, os quais poderiam certificar e validar qualquer transação.

2- O outro resgatador (Rt 4.4) Resolvi, pois, informar-te disso e dizer-te: compra-a na presença destes que estão sentados aqui e na de meu povo; se queres resgatá-la, resgata­-a; se não, declara-me para que eu o saiba, pois outro não há senão tu que a resgate, eeu, depois de ti. Respondeu ele: Eu a resgatarei.

Boaz explica ao parente sobre o caso em questão. Ele diz: “resol­vi, pois, informar-te”, indicando que era dele a iniciativa de fazer aquela reunião. E lhe disse que comprasse “a parte da terra” na presença das testemunhas e do povo, tendo em vista a situação de Noemi, viúva e sem herdeiros. Evocando o propósito da remissão e o dever legal de resgatador, Boaz oferece ao parente duas opções:

a) se desejasse servir como parente resgatador, que o fizesse;
b) se não se interessasse ou se sentis­se impedido, que declarasse. Boaz lhe diz que não havia outro resgatador, só eles dois. É possível que isso tenha estimulado o ego do parente diante do único concorrente, então disse: “Eu a resgatarei”. Com isso, o parente assume seu dever de ser o resgatador de Noemi.

3- Uma condição inesperada (Rt 4.5) Disse, porém, Boaz: No dia em que tomares a terra da mão de Noemi, também a tomarás da mão de Rute, a moabita, já viúva, para suscitar o nome do esposo falecido, sobre a herança dele.

Antes do parente se dirigir às testemunhas e declarar que faria a redenção da propriedade (cf. v.9), Boaz explica que, ao comprar a terra de Noemi, também teria de se casar com Rute para suscitar o nome do esposo falecido sobre a herança dele. Ao tomar conhecimento dessa obrigação, ele declinou do seu direito em favor de Boaz e justificou que não poderia efetuar o resgate para não prejudicar a herança dele.

Esse prejuízo poderia ser pago pela terra e ter de entregá-la ao primeiro filho que teria com Rute, o herdeiro legal de Elimeleque. E, ainda mais, ter suas despesas aumentadas com o sustento de Rute e de Noemi. Então, respondeu a Boaz dizendo: “Redime tu o que me cum­pria resgatar”. Para eximir-se de qualquer prejuízo pessoal, repete diante das testemunhas e do povo: “porque eu não poderei fazê-lo” (v. 6).

Assim, ele cumpriu a formalidade legal exigida. Agora, Boaz tem a posse do direito de remir a terra de Elimeleque, casar-se com Rute e prover um herdeiro para a família de Noemi. Ele cumprirá a promessa que fizera a Rute de ser o seu resgatador: “Eu o farei, tão certo como vive o Senhor” (3.13).

II- CASAMENTO DE RUTE (Rt 4.7-12)

1- Transferência do direito (Rt 4.8) Disse, pois o resgatador a Boaz: compra-a tu. E tirou o calçado.

A cerimônia era um antigo cos­tume em Israel. Assim acontecia em uma negociação: quando um dos negociadores queria confirmar o seu acordo numa transação, tirava o calçado e o transferia para o parceiro. Naquela situação, o parente, que é o portador do direito de resgatar, renunciou a favor de Boaz, dizendo: “compra-a tu”. Suas palavras eram uma declaração legal e, com o gesto sim­bólico de tirar o seu calçado e entregá-lo a Boaz, tornava pública a cessão do direito de remidor que foi transferido a Boaz.

2- Boaz casa-se com Rute (Rt 4.10) E também tomo por mulher Rute, a moabita, que Foi esposa de Malom, para suscitar o nome deste sobre sua herança, para que este nome não seja exterminado dentre seus irmãos e da porta da cidade: disto sois, hoje, testemunhas.

Boaz assume o legítimo título de resgatador e, ainda no mesmo cenário jurídico, dirige-se às testemunhas, aos anciãos e ao povo, e diz: “Sois, hoje, testemunhas de que comprei da mão de Noemi tudo o que pertencia a Elimeleque, a Quiliom e a Malom”. Essa formalidade era um procedimento legal israe­lita (v. 11) usado para reconhecer transações realizadas oralmente (cf Js 24.22; 1 Sm 12.5) e que tornava a cessão do direito válida com comprovação por parte das testemunhas. Boaz indica o tempo, hoje (v.9).

Com precisão legal o processo tem o encerramento. Finalmente, Boaz levanta o ob­jeto da questão: “também tomo por mulher Rute, a moabita” (4,5,10). É possível que a nacionalidade de Rute e o fato de ser viúva de Malom configuraram uma identificação legal da moabita para ser substituta de Noemi e, por meio do casamento, perpetuar o nome dos falecidos, o marido e filhos sobre a herança deles. Assim, o primeiro filho nascido de Rute e Boaz seria dono da propriedade da família de Elimeleque e renovaria a esperança de Noemi, de que seus mortos sobrevivessem através do herdeiro, continuariam com vida nas suas propriedades, no extrato social e no clã.

3- Somos testemunhas (Rt 4.11) Toda o povo que estava na porta e os anciãos disseram: Somos testemunhas; o Senhor faça a esta mu­lher, que entra na tua casa, como a Raquel e como a Lia, que ambas edificaram a casa de Israel; e tu, Boaz, há-te valorosamente em Efrata e faze-te nome afamado em Belém.

A aprovação das testemunhas às declarações de Boaz legitimava e encerrava a transação. Mas as manifestações delas foram além, desejando que a benção de Deus estivesse sobre Boaz e sua espo­sa. Desejaram que Deus fizesse de Rute como a Raquel e Lia, as duas esposas de Jacó e as genitoras da nação de Israel. Nesse pedido, está implícito que Deus desse fertilidade a Rute para ser mãe de uma distinta descendência, provendo um herdeiro para Elimeleque.

A Boaz desejaram que ele fosse valoroso e afamado em Belém e, sendo progenitor de uma grande e próspera família em Efrata. Por fim, para encerrar as manifestações, as testemunhas e os anciãos disseram que o sucesso de Boaz somente seria possível por meio da “prole que o SENHOR te der desta jovem.” (4.12). Ao mencionar “desta jovem” eles afirmam que os descendentes de Boaz viriam do seu casamento com Rute.

III- FELICIDADE DE NOEMI (Rt 4.13-17)

1- A concepção de Rute (Rt 4.13) Assim, tomou Boaz a Rute, e ela passou a ser sua mulher; coabitou com ela, e o Senhor lhe concedeu que concebesse, e teve um filho.

Depois do ocorrido na porta da cidade, o escritor e econômico nas palavras diz que Boaz e Rute se casaram e destacou que o Senhor lhe concedeu que conhecesse, e assim, tivesse um filho. Na sociedade belemita, Rute começou como serva (2.13); depois como jovem (3.12); e, por fim, como esposa de Boaz (3.13); resultando, assim, naquilo que Noemi tanto desejou no início (1.9) e, mais recentemente, planejou (3.1-4): que Rute tivesse um lar, segurança e fosse mãe.

As mulheres da cidade (1.19) de novo se fazem presentes na vida de Noemi, louvando a Deus por ter dado a ela um neto que manteria viva a descendência de Elimeleque. Elas abençoaram o menino, desejando que ele fosse afamado (v.14), como os anciãos desejaram a Boaz (v.11), porém mais de maneira mais extensa, não só na cidade de Belém, mas entre toda a nação de Israel. Essa celebração contribui para concluir com alegria a história de Noemi que no início era de desolação e vazio, agora reflete a concretização ao ter os braços e colo cheios com a esperança desejada.

2- A alegria de Noemi (Rt 4.17) As vizinhas lhe deram nome, dizendo: A Noemi nasceu um filho. E lhe chamaram Obede. Esse o pai de Jes­sé, pai de Davi.

As mulheres falam dos benefícios que o menino proporciona­ria a Noemi: ele seria o resgatador da vida de Noemi, trazendo sua alegria de volta e impedindo a extinção da família de seu falecido esposo (1.21.22); ele seria o consolador da sua velhice, por todos os dias da sua vida; ele pro­ veria para que não faltasse o pão sobre a sua mesa (1.1). Rute, que se manteve silenciosa na cena, e honrada pelas mulheres por sua bondade: “pois tua nora, que te ama, o deu à luz, e ela te é melhor do que sete filhos”.

Parece estranho Rute ser tratada de nora de Noemi, agora casada com Boaz (cf.1.6- 8,22;2.20,22). Isso demonstra que Rute e Noemi mantinham relacionamento mútuo de respeito e amabilidade, mas a condição foi mantida por causa do resgate.
Na expressão “ela te é melhor que sete filhos”, as mulheres mos­tram a simbologia desta condição para aqueles dias: ter sete filhos era uma benção divina e uma grande honra, e se fossem muitos, melhor, pelo valor atribuído aos homens (servir nas guerras, no trabalho, na administração e proteção dos bens).

Noemi faz um simbólico gesto, enquanto ouvia silenciosamente as amigas, e fecha o círculo da sua vida. Tomou (das mãos das mulheres) o menino, e o pôs no regaço, e entrou (na casa dela) para cuidar dele. Diante disso, elas exclamam: “a Noemi nasceu um filho”, relembrando o lamento dela (1.11-13; 20,21). Antes vazia, agora vivendo sua completude. Para finalizar, as mulheres deram nome ao menino e lhe chamaram Obede, “um que trabalha/servo”.

3- A genealogia de Davi (Rt 4.22) Boaz gerou Obede, Obede gerou Jessé, e Jessé gerou a Davi.

O autor, encantado com o fim da história, exalta o menino Obede com um brado de alegria. Este é o pai de Jessé, o pai de Davi. Portanto, um antepassado ilustre que certamente contribuiria para a certificação da autenticidade do reinado de Davi, além de ser um descendente de Judá, uma das suas principais famílias da qual o próprio Davi descendia.

Nesta lis­ ta, Boaz ocupa o sétimo lugar, o de antepassado honrado, um notável e reconhecido. Boaz, o herói da história e o honrado ancestral de Davi. Em todos os eventos retratados em Rute, é entendido que a providência divina e continua ao longo da História, do presente e do porvir.

APLICAÇÃO PESSOAL

A figura do resgatador (goel) aponta profeticamente para o nosso Redentor, que nos concedeu o direito de participar legitimamente da família de Deus e sermos eternamente Seus herdeiros.

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RESPONDA
1)
Onde era realizado o resgate da propriedade de um parente?
2) Que tipo de cerimônia era um costume antigo em Israel?
3) A qual tribo pertencia Boaz?

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