Lição 14: O Amor por Deus de todo o coração | 4° Trimestre de 2023 | EBD ADOLESCENTES

EBD Adolescentes | 4° Trimestre de 2023 | Tema: O Amor na Vida Cristã | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 14: O Amor por Deus de todo o coração

Lição 14: O Amor por Deus de todo o coração | 4° Trimestre de 2023 | EBD ADOLESCENTES

LEITURA BÍBLICA

Marcos 12.28-34

A MENSAGEM

Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com todas as forças e com toda a mente. E ame o seu próximo como você ama a você mesmo. Lucas 10.27

DEVOCIONAL

Segunda » Dt 6.5
Terça » Lv 19.18
Quarta » Jo 3.16
Quinta » Jo 15.13
Sexta » 1Jo 4.19
Sábado » Ap 1.4-8

Objetivos

RESSALTAR o que a Bíblia ensina sobre o amor por Deus;
DESTACAR que a verdadeira forma de amar requer sacrifícios;
APONTAR que o amor a Deus é prioridade.

EI PROFESSOR!

Amigo(a) professor(a), estamos concluindo mais um trimestre de estudos com a classe de adolescentes. Neste trimestre, seus alunos aprenderam sobre a maior virtude da vida cristã, o amor. Certamente, os ensinamentos lecionados a cada lição trouxeram verdades sobre o amor que os seus alunos não conheciam. Nesta última lição, eles verão que devemos amar a Deus acima de todas as coisas porque o Criador é digno da nossa gratidão. O Senhor nos formou ainda no ventre da nossa mãe de uma forma maravilhosa e nos deu a vida. Devemos reconhecer a sua soberania e adorá-lo de todo nosso coração, com todas as nossas forças e pensamento. Mostre aos seus alunos que Deus se agrada quando o reconhecemos em nossa vida. Ele tem uma promessa de nos tratar como seus filhos e nos abençoar. Boa aula!

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você.
Ajude-nos 🙏 . Não leva nem 30 segundos. Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para a sua vida.

Ponto De Partida

Professor(a), nesta última lição, seja grato aos seus alunos pela parceria no estudo da Palavra durante todo o trimestre. Reconheça o empenho deles para estarem em cada aula, principalmente daqueles que foram mais assíduos. Se possível, leve um chocolate ou algo parecido para demonstrar afetividade e incentivo. Diga que Deus é bom e que a sua benignidade dura para sempre. Ressalte que a melhor forma de expressarmos o amor por Deus é sermos gratos a Ele, servi-lo com comprometimento e, por conseguinte, demonstrar também amor pelo próximo. Converse com seus alunos sobre o assunto do trimestre que eles mais gostaram e reforce que o estudo da Escola Dominical é uma oportunidade única para aprender a Palavra de Deus e desenvolver a comunhão.

Vamos Descobrir

Estamos encerrando mais um trimestre de aprendizado da Palavra de Deus a partir das Lições Bíblicas Adolescentes. Durante esse tempo, falamos bastante sobre amor e como ele se manifesta pelas nossas ações. Amar não se limita ao sentimento, é mais do que isso. Significa se sacrificar por aquela pessoa que se ama, ou seja, renunciar a algo que faz bem para você em função do que o outro seja beneficiado. É possível viver o verdadeiro amor quando estamos em Cristo porque Deus é a fonte do amor.

Hora de Aprender

Até aqui falamos bastante de reflexão bíblica e teológica sobre o amor, não é mesmo? Aprender e pensar sobre isso é importante porque nos esclarece a respeito do que cremos. Devemos servir a Deus e à igreja, e a razão pela qual fazemos isso é porque temos um relacionamento com Deus. Jesus afirmou que a boca fala do que está no coração (Mt 12.34), ou seja, se nossos pensamentos estão voltados para o amor de Deus, nossas ações vão refletir esse amor. No entanto, se nossa mente está cheia de bobagens, nosso comportamento vai refletir coisas insignificantes.

I- A BÍBLIA E O AMOR A DEUS

É importante estudarmos a Bíblia? Sim, mas esse estudo precisa ser aplicado. Afinal, é por meio do nosso comportamento que expressamos aquilo que pensamos e sentimos. Quando temos comunhão com Cristo, pelo Espírito Santo (1 Jo 3.24), permanecemos firmes em Deus, crendo na promessa de vida eterna (1 Jo 2.24,25).

1.1. Devemos cultivar o amor. Cultivar uma vida de amor e de prática da justiça é algo que só Deus pode produzir na vida de uma pessoa. Esse é o diferencial no comportamento daqueles que são filhos de Deus. É diferente do bom com portamento que qualquer ser humano se esforça para ter. O amor é classificado na Bíblia como uma das virtudes produzidas pelo Fruto do Espírito. O crente cheio do Espírito Santo produz essas virtudes porque sabe que por conta própria não é capaz de produzi-las (Gl 5.22).

1.2. O amor pode esfriar, mas não se acaba. A Palavra de Deus nos mostra duas verdades importantes relacionadas ao amor. A primeira é a de que o amor pode entrar em processo de esfriamento. Isso ocorre por causa do pecado que provoca nas pessoas a insensibilidade com relação ao seu próximo (Mt 24.12). A segunda verdade diz respeito ao amor se acabar. Há pessoas que afirmam não ter mais amor pelo seu próximo, seja pelo seus pais, irmãos ou mesmo cônjuge. Mas isso não pode ser aceito como verdade, pois a Palavra de Deus nos ensina que havendo cessado todas as coisas, o amor continuará existindo, pois a fonte inesgotável do verdadeiro amor é Deus (1 Co 13.8-10).

I- AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Embora o amor seja um aspecto do Fruto do Espírito (Gl 5.22,23) é uma evidência do novo nascimento (Jo 2.29; 3.9,10; 5.1), é também algo que temos a responsabilidade de desenvolver. Por essa razão, João nos exorta a amar uns aos outros, a termos solicitude por eles e procurar o bem-estar deles. João não está falando apenas em sentimento de boa-vontade, mas em disposição decisiva e prática, de ajudar as pessoas nas suas necessidades (3.16-18; cf. Lc 6.31). João nos admoesta a demonstrar amor, por três razões:
1- O amor é a própria natureza de Deus (vv. 7-9), e Ele o demonstrou ao dar seu próprio Filho por nós (vv. 9,10). Compartilhamos da sua natureza porque nascemos dEle (v. 7);
2- Porque Deus nos amou, nós, que temos experimentado o seu amor, perdão e ajuda, temos a obrigação de ajudar o próximo, mesmo com grande custo pessoal;
3- Se amarmos uns aos outros, Deus continua a habitar em nós, e o seu amor é em nós aperfeiçoado (v. 12). […] O amor ao próximo será o amor cristão verdadeiro, somente se for acompanhado do amor a Deus e obediência aos seus mandamentos (cf. 2.3; 3.23; Jo 15.10; ver Mt 22.37; Jo 14.21)” (Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, 1995, p. 1962).

II- AMOR E SACRIFÍCIO

Como vimos, amor é agir de forma a se doar em favor de outra pessoa, da mesma forma que Jesus fez. Assim, a vida em Jesus Cristo se manifesta pelos atos de amor. Quem, verdadeiramente, ama o seu próximo já compreendeu que a verdadeira forma de amar consiste em fazer sacrifícios e esforços em favor do seu próximo.

2.1. Agir com bondade, a prática do perdão, da gratidão e da solidariedade são exemplos de ações praticadas por aqueles que têm o coração bondoso. A bondade é uma qualidade que faz parte do caráter de Deus. Quem se torna filho de Deus desenvolve essas virtudes que fazem parte do Fruto do Espírito. Além disso, não mentir, ajudar os necessitados, obedecer aos pais, respeitar os mais velhos e as autoridades são exemplos de práticas de quem está disposto a fazer tudo por amor.

2.2. Devemos compartilhar o amor com as pessoas. Você, caro(a) adolescente, é convidado(a) a compartilhar do mesmo amor às pessoas. A Bíblia destaca que devemos amar as pessoas com o mesmo amor que recebemos do nosso Senhor Jesus (1 Jo 4.19-21). Tratá-las com respeito, sem ofender e agir com educação são formas de compartilhar o amor de Deus para com as pessoas.

II- AUXÍLIO DEVOCIONAL

“Eu desconfio de que a maioria das pessoas sente uma pontada de ansiedade, e olha rapidamente para o velocímetro do seu carro, se vê uma viatura de polícia como protetora do bem público. Mas a maioria de nós fica um pouco nervosa perto de um policial. O mesmo acontece com a maioria das pessoas com relação a Deus. A ideia de que Deus está bem ali, no carro de trás, observando, faz uma pessoa sentir-se um pouco nervosa. João, no entanto, disse que não precisamos ter medo ou sentir ansiedade em nosso relacionamento com Deus. Não mais do que se o policial que reconhecemos no carro de trás fosse o nosso pai. Então, nós só acenaríamos para ele e sorriríamos. Não haveria medo, porque a sua presença perto de nós não ofereceria nenhuma ameaça de punição. O amor faz exatamente isso em nosso relacionamento com o Senhor. Por um lado, nós sabemos que Ele nos ama. Portanto, Ele não fará nada para nos prejudicar. Por outro lado, quando obedecemos com amor, não sobra espaço para o medo. O pavor de alguém e o amor por essa mesma pessoa não podem existir ao mesmo tempo. O verdadeiro amor lança fora o medo. Portanto, não tenha medo de Deus. Lembre-se de que Ele ama você, ame-o como retribuição” (RICHARDS, Lawrence O. Comentário Devocional da Bíblia. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 986).

III- AMAR A DEUS ACIMA DE TODAS AS COISAS.

Há dois mandamentos que Moisés, servo do Senhor, instruiu ao povo de Israel. O primeiro é sobre amar a Deus acima de todas as coisas de todo o coração, com todas as forças e pensamento (Dt 6.5). O segundo semelhante a este é amar ao teu próximo como a você mesmo (Lv 19.18). O próprio Senhor Jesus replicou esses mandamentos aos seus discípulos (Mt 22.37-39).

3.1. Amar a Deus. A melhor forma de demonstrarmos o nosso amor pelo Senhor consiste no empenho para obedecer aos seus mandamentos. Essa foi a ordenança de Moisés ao povo hebreu quando deixaram o Egito (Dt 6.5). No Novo Testamento, semelhantemente, Jesus instrui os seus discípulos a guardarem os seus mandamentos e, dessa forma, eles demonstrariam amor pelo Mestre (Jo 14.21). Amamos a Deus, verdadeiramente, quando nos dispomos a praticar os seus ensinamentos.

3.2. Amar o próximo. Jesus, inclusive, mostrou-lhes um novo conceito de amar: “Eu lhes dou este novo mandamento: amem uns aos outros. Assim como eu os amei, amem também uns aos outros” (Jo 13.34). Note que o modelo de amor exemplificado por Jesus é um amor que o levou a entregar a sua vida em favor dos seus amigos. Da mesma forma, quando o amor de Deus é abundante em nossos corações, não encontramos dificuldades em fazer o bem em prol das pessoas, mas assim o fazemos porque temos esse desejo nutrido em nossos corações.

III- AUXÍLIO DIDÁTICO

“Dimensão afetiva da Aprendizagem. No livro clássico sobre o ministério educacional da igreja intitulado Educação que é Cristã (CPAD), Lois E. Lebar afirma que os alunos devem estar alertas e ativos intelectual, emocional evolutivamente à medida que participam da interação grupai. Consideraremos o que ela quer dizer como forma emocional e volitiva, as duas ‘dimensões’ finais da aprendizagem. A dimensão emocional ou afetiva está relacionada ao estado emocional e ao bem-estar dos alunos no processo de aprendizagem. Como nos sentimos afeta a maneira como aprendemos. O ambiente de aprendizagem tem de parecer seguro para os alunos e para o professor e, além disso, deve ser um lugar de alegria” (LINHART, Terry. Ensinando as Próximas Gerações. Rio de Janeiro: CPAD, 2018, p. 105).

CONCLUSÃO

Permitir que o Espírito Santo guie as nossas ações é a melhor maneira de demonstrar amor pelas pessoas.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088-69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

VAMOS PRATICAR

1- Memorize “A Mensagem” e preencha as palavras que estão faltando:Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração , com toda a alma , com todas as forças e com toda a mente . E ame o seu próximo como você ama a você mesmo.” (Lucas 10.27)

2- Responda:

a. Explique com as suas palavras o que você entendeu sobre amar a Deus acima de todas as coisas: R: Resposta pessoal.

b. De que forma podemos demonstrar amor pelo próximo? R: Resposta pessoal.

3- Leia a frase abaixo e explique o que ela significa: “O amor pode entrar em processo de esfriamento.” R: Isso ocorre por causa do pecado que provoca nas pessoas a insensibilidade com relação ao seu próximo.

Pense Nisso

Começamos entendendo o significado da palavra amor na Bíblia e passamos por diversas maneiras de agir com amor. Nós amamos, porque aprendemos com Deus, que nos amou primeiro. Amar significa dar a vida pela outra pessoa. Assim, a maneira como nos comportamos revela o amor de Deus que está em nós.

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL: