Lição 01: Lucas 1 – O Evangelho do Filho do Homem | 4° Trimestre de 2023 | EBD PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2023 | TEMA: LUCAS – Evangelho do Filho do Homem | Escola Biblica Dominical | Lição 01: Lucas 1 – O Evangelho do Filho do Homem

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número de páginas.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em Lucas 1 há 80 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Lucas 1.1-25 (5 a 7min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia. Professor(a), esta lição que inicia nossos estudos sobre a narrativa de Lucas precisa enfatizar dois pontos: o zelo do escritor e o caráter fidedigno de suas fontes. Não deixe de mostrar aos seus alunos que havia uma tradição oral anunciadora do Evangelho naquele primeiro século da Igreja. Aleluia! Lucas menciona a “acurada investigação que realizou acerca de tudo que registrou, conforme ouviu de testemunhas. Tudo era realmente digno de nota: o nascimento de João Batista, conforme profetizado (Is 40.3-5) e a chegada do Messias prometido (Is 9.2).Mostre aos irmãos como o mover do Espírito motivou a alegria de Isabel (Lc 1.42), o cântico de Maria (Lc 1.46-55) e o de Zacarias (Lc 1.67-79).

OBJETIVOS

Reconhecer a verdade histórica do Evangelho.
Compreender que Deus é o Senhor da história.
Compreender que o nascimento de João Batista foi um cumprimento profético.

PARA COMEÇAR A AULA

Comece citando um acontecimento recente na sua cidade, algo que esteja na memória da maioria. Peça que alguns relatem o fato, cada um a seu modo. Certamente, os relatos serão diferentes, mas a verdade essencial estará em todos. A seguir, explique que o Evangelho é memória de fatos que o Espírito Santo testificou a todos e que o trabalho de Lucas foi comparar as narrativas da época, porém, sempre com o cuidado de registrar somente o que todos testemunharam em comum.

LEITURA ADICIONAL

Três passagens do Novo Testamento citam Lucas pelo nome: as duas primeiras passagens bíblicas são Cl 4.14, e Fl 23s: Dessas duas saudações resulta o seguinte:
1) Lucas foi um dos colaboradores de Paulo no trabalho missionário entre os gentios.
2) Uma vez que em Cl 4.10s: Paulo destaca os colaboradores da circuncisão de forma específica, sem arrolar Lucas entre eles, não pode haver dúvida de que Lucas era de família não judaica.
3) Do título de médico, atribuído a Lucas em Cl 4.14, deduz-se que ele era cientificamente instruído. Entre os primeiros pregadores do evangelho, Lucas é, provavelmente, ao lado de Paulo, o único que havia adquirido uma sólida formação científica.

Como os outros três evangelistas, Lucas também não narrou a história apenas por causa da história. Os quatro evangelistas tiveram por objetivo a salvação e apresentam os fatos de tal maneira que são reconhecidos pelo leitor como objeto da fé. Mateus mostra a relação da história de Jesus com a revelação do AT. Na realidade ele descortina uma vasta perspectiva para a obra missionária futura em suas palavras finais. Apesar disso, está fundamentalmente voltado para o passado. Lucas na verdade também salienta a relação entre a antiga aliança, mas acima de tudo ele busca na atividade e no ensinamento de Jesus o ponto de partida e o começo da nova criação espiritual; seu olhar está voltado para o futuro.

Em sua apresentação, Marcos não enfoca nem o passado nem o futuro, mas única e exclusivamente o espetáculo incomparável que se descortinava diante da testemunha da vida de Jesus. O evangelista João, por fim, fixa o olhar no Jesus que é a eternidade que penetrou no tempo, a vida divina que ingressou na humanidade, oferecendo-a a todos que almejam esse alvo supremo. a nova Livro: Evangelho de Lucas: Comentário Esperança (Fritz Rienecker; tradução Werner Fuchs. Curitiba, PR: Editora Evangélica Esperança, 2005).

Texto Áureo

“Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus.” Lucas 1.31

Leitura Bíblica Para Estudo

Lucas 1.1-25

Verdade Prática

O Evangelho de Lucas ressalta a perfeita humanidade de Jesus, a qual é essencial para ser Ele o Salvador.

INTRODUÇÃO
I- O EVANGELHO DE LUCAS Lc 1. 14
1-
Narração coordenada Lc 1.1-2
2– Autoria e data Lc 1.3
3– Destinatário Lc 1.3-4
II- PREDIÇÃO DO NASCIMENTO DE JOÃO E DE JESUS Lc 1.5-56
1
– Gabriel visita Zacarias Lc 1.5-25
2– Gabriel visita Maria Lc 1.26-38
3– Alegria contagiante Lc 1.39-56
II- NASCIMENTO E INF NCIA DE JOÃO BATISTA Lc 1.57-80
1
– Nascimento e circuncisão Lc 1.57
2– Seu nome é João e o cântico de Zacarias Lc 1.59
3– Crescimento de João e sua vida no0 deserto Lc 1.80
APLICAÇÃO PESSOAL

Devocional Diário

Segunda – Lc 1.6
Terça – Lc 1.17
Quarta – Lc 1.35
Quinta – Lc 1.44
Sexta – Lc 1.64
Sábado – Lc 1.68
Hinos da Harpa: 139 – 46

INTRODUÇÃO

O Evangelho segundo Lucas é o mais extenso e completo livro do Novo Testamento. Nele encontramos uma boa quantidade de informações exclusivas a respeito da infância e juventude, da vida, do ministério, da morte, da ressurreição e da ascensão do Senhor Jesus. Neste, primeiro capítulo, por exemplo, todo o conteúdo só é encontrado em Lucas: prefácio (1.1-4); uma seção exclusiva sobre Zacarias e Isabel, contando que o anjo Gabriel predisse nascimento de João Batista (1.5-25) e o de Jesus (1.26-38); a visita que Maria fez a Isabel (1.39-45); o texto do cântico de Maria (1.46-56); o nascimento de João Batista, bem como o cântico de Zacarias (1.67-80).

I- O EVANGELHO DE LUCAS (Lc 1.1-4)

1- Narração coordenada (Lc 1.1-2) Visto que muitos houve que empreenderam uma narração coordenada dos fatos que entre nós se realizaram (1.1).

De início, Lucas nos oferece um breve e valioso resumo da natureza de um evangelho, descrevendo-o como uma narração coordenada dos fatos a respeito de Jesus. É muito significativo que Lucas não se limitasse a outras narrativas acerca de Jesus, pois o Cristianismo é uma religião que se fundamenta em fatos. Os primeiros pregadores não andaram pelo mundo proclamando um sistema elaborado de doutrinas obscuras e princípios complexos, pelo contrário, suas ocupações primordiais estavam em transmitir aos homens fatos absolutamente claros. O Evangelho era anunciado de forma simples durante os primórdios da pregação, pois a tarefa era contar a história de Jesus – o Cristo – e nada além.

2- Autoria e data (Lc 1.3) igualmente a mim me pareceu bem, depois de acurada investigação de tudo desde sua origem, dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem. (1.3)

Lucas é amplamente considerado o autor tanto do Evangelho que leva seu nome quanto do Livro de Atos. O autor viveu no primeiro século e, embora não tenha sido testemunha ocular de Jesus, de acordo com seus escritos, “investigou tudo cuidadosamente desde o princípio'”. Ele provavelmente teve acesso direto aos apóstolos e a outras testemunhas da vida e ministério de Jesus, visto ter sido companheiro de viagem de Paulo. Em todo o Novo Testamento, o nome do autor é citado apenas três vezes (CI 4.14; 2 Tm 4.11; Fl 1.24) evidenciando que ele era um gentio que exercia a medicina. Lucas escreveu com a mentalidade de um historiador meticuloso e com o coração de um médico amoroso. Sobre a data, sabe-se que foi escrito antes de Atos, pois Lucas denomina-o “o primeiro livro” (At 1.1);e Atos não nos leva além dos dois anos de encarceramento de Paulo em Roma (próximo do ano 62). Estas circunstâncias tornam provável que o Evangelho tenha sido escrito em Cesaréia por volta de 60 d.C.

3- Destinatário (Lc 1.3-4) ..dar-te por escrito, excelentíssimo Teófilo, uma exposição em ordem (1.3b).

O nome Teófilo significa “amigo de Deus”, mas também pode ser interpretado como o amado de Deus. Excelentíssimo é um título de respeito, utilizado para se referir a pessoas de autoridade. Teófilo, portanto, foi provavelmente um homem de patente militar. Favorece essa hipótese o fato de no original grego – o autor utilizar o mesmo título nas três vezes em que se dirigiu a um oficial romano (At 23.26; 24.2; 26.25). Teófilo possuía um saber genérico da fé. Entretanto, Lucas desejava que ele obtivesse também uma narrativa ordenada, um conhecimento sistemático e um relato escrito, pois os dias das testemunhas oculares estavam passando, ou seja, os apóstolos estavam sendo martirizados e a verdade dos fatos poderia não chegar até muitos. Lucas afirma possuir um um conhecimento sólido dos eventos. Mas foi humilde a ponto de reconhecer a necessidade de uma pesquisa mais detalhada quando seu conhecimento se mostrava insuficiente.

II- PREDIÇÃO DO NASCIMENTO DE JOÃO E DE JESUS (Lc 1.5-56)

1- Gabriel visita Zacarias (Lc 1.5-25) Disse-lhe, porém, o anjo: Zacarias, não temas, porque a tua oração foi ouvida; e Isabel, tua mulher, te dará à luz um filho, a quem darás o nome de João (1.13).

Eram tempos difíceis para a nação de Israel, porque o povo não recebia qualquer palavra profética de Deus havia 400 anos, desde que Malaquias profetizou a vinda de Elias (MI 4.5-6). Os líderes espirituais estavam presos à tradição e, em alguns casos, também à corrupção. Além disso, seu rei era Herodes, o Grande: um tirano. Nesse contexto, um anjo enviado por Deus quebra o silêncio ao falar com Zacarias que, junto de sua esposa Isabel, inaugura a era messiânica. Um sacerdote só podia casar-se com uma mulher virgem de linhagem judaica, mas era um mérito especial se essa mulher fosse descendente de Arão, como Isabel, a mulher de Zacarias.

Zacarias (“Jeová se lembrou”) e Isabel (“Deus é meu juramento”) eram um casal piedoso, pertencentes à linhagem sacerdotal. Naquela época, os sacerdotes estavam divididos em 24 turnos. Como eram muitos, um sacerdote só oferecia incenso uma vez na vida, o que ressalta o tamanho do privilégio que recaiu sobre Zacarias naquele dia. Zacarias, um idoso sacerdote, era estigmatizado pela sociedade judaica de sua época por não ter filhos (1.25). A fala do anjo revela que ele orava constantemente a Deus a esse respeito. É possível que isso ocupasse seus pensamentos enquanto estava ministrando no templo.

Nesta ocasião, ele é interrompido pela aparição de um anjo trazendo a notícia de que sua mulher, a também idosa Isabel, lhe daria um filho. O anjo tranquilizou o sacerdote dizendo que sua oração fora ouvida. mensagem angelical enfatizava as características do seu filho, cujo nome seria João, que significa “o Senhor é gracioso”, algo muito apropriado àquele que estava para ser arauto da Nova Aliança, pois representaria o início de uma grande alegria(v. 14). Ele teria uma consagração especial, trazendo voto vitalício de nazireu. Receberia uma grande unção, pois assim foi dito: Será cheio do Espírito Santo, já do ventre materno. João haveria de ser um profeta como Elias (v.17), levando a nação ao arrependimento.

Contudo, diante de um anúncio tão miraculoso, e em face da idade avançada do casal, Zacarias duvidou de sua veracidade. Nesse momento o anjo Gabriel revela seu nome e a autoridade que lhe fora dada especialmente para essa missão. Em seguida, dá a Zacarias um sinal que, ao mesmo tempo, serviria de lição por ter o sacerdote duvidando de suas palavras. Ele não teria o privilégio de anunciar a notícia a todos em alta voz. Permaneceria mudo até o nascimento de João, comunicando-se apenas por gestos ou escrevendo.

2- Gabriel visita Maria (Lc1.26-38) E, entrando o anjo onde ela estava, disse: Alegra-te, muito Favorecida! O Senhor é contigo.(1.28)

Passados mais de seis meses após a visão de Zacarias, o anjo Gabriel também faz uma visita a Maia, uma jovem camponesa de Nazaré, de casamento marcado com José, um artesão descendente de Davi. O anjo diz que ela conceberá um filho, o qual será o Messias. É bom lembrar que a narrativa de Lucas acerca do nascimento de Jesus é feita a partir da reação de Maria, diferente do que Mateus faz, pois evidenciou a reação de José. Maria, personagem principal nesse momento, questiona o anjo a respeito de “como será isso?” Diferente de Zacarias, sua reação não é de dúvida e sim de espanto e curiosidade sobre como Deus operaria. O anjo, então, revela a informação: “descerá sobre ti o Espírito Santo” (v 35). Para reforçar que a promessa se cumpriria, Gabriel revela que sua prima, estéril, já se encontrava no sexto mês degravidez, destacando que não existe nada impossível para Deus.

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3- Alegria contagiante (Lc 1.39-56) Ouvindo esta a saudação de Maria, a criança lhe estremeceu no ventre; então, Isabel ficou possuída do Espírito Santo. (1.41)

O texto apresenta a visita que Maria fez à sua prima Isabel, mostrando como os corações dessa alegria do Espírito Santo. O tema principal nesses versículos é a alegria, e há três pessoas alegrando-se no Senhor:
a) João se alegrou no ventre de sua mãe (w. 44) por causa da presença de Jesus, mesmo antes do seu nascimento, e fez o mesmo durante seu ministério aqui na terra, já que teve a missão de apresentar o Messias ao povo de Israel.
b) A alegria de Isabel (vv. 39-45) é imensa, pois quando Maria entrou na casa, Isabel ouviu sua saudação e ficou cheia do Espírito. A palavra que seus lábios falaram foi “bem-aventurada”. Observe como Isabel não disse que Maria era bem-aventurada acima das mulheres, mas sim entre as mulheres, o que certamente é verdade. Isabel enfatizou a fé de Maria: “Bem-aventurada a que creu”.
c) Maria alegrou-se também (vv. 46-56), entoando um cântico conhecido como cântico de Maria: A minha alma engrandece ao Senhor” (1.46). O cântico de Maria desenrola-se em três estrofes: a)Maria exalta a misericórdia de Deus; b) Maria exalta a onipotência de Deus;c) Maria exalta a fidelidade de Deus para com Israel. No original, Maria repete a expressão “ele fez”, ao relatar as bênçãos que Deus havia realizado em seu favor: Mas o que Deus fez por Maria? (vv. 46-49). Em primeiro lugar Deus a salvou (Lc 1.47), indicando que ela era uma pecadora como todos nós que precisou crer em Deus para receber a salvação eterna. Em segundo lugar, Deus não apenas a salvou,mas também escolheu para ser a medo Messias (Lc 1.48).

III- NASCIMENTO E INFÂNCIA DE JOÃO BATISTA (Lc 1.57-80)

1- Nascimento e circuncisão (Lc 1.57) A Isabel cumpriu-se o tempo de dar à luz, teve um filho.

Conforme o anjo profetizara, Isabel teve um menino, o qual nasceu logo após a partida de Maria. Uma semana depois ele é circuncidado em meio à alegria de vizinhos e parentes.

2- Seu nome é João e o cântico de Zacarias (Lc 1.59) Sucedeu que, no oitavo dia, foram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias.

Os vizinhos e familiares queriam dar-lhe o nome de seu pai, Zacarias. A mãe anuncia que o seu nome será João; o pai confirma que seu nome é João e recebe novamente a capacidade da fala. E, no mesmo momento, Zacarias expressa o seu cântico profético, conhecido como cântico de Zacarias ou Benedictus. Zacarias inicia seu cântico bendizendo ao Senhor, uma maneira comum de introduzir ações de graças (cf. Sl 41.13; 72.18; 106.48).

A salvação que o Messias trará é referida primeiro como libertação, depois como misericórdia em favor dos pais e, finalmente, como aliança. Poderíamos ter esperado que o cântico falasse só a respeito de João, mas surpreende-nos ao dedicar-se predominantemente ao Messias que Deus estava para enviar. Somente os versos 76 e 77 dedicam-se a João Batista profetizando o seu futuro e sua missão. Este Cântico é considerado por muitos estudiosos como sendo a última proficiência da Antiga Aliança e a primeira da Nova Aliança.

3- Crescimento de João e sua vida no deserto (Lc 1.80) O menino crescia e se fortalecia em espírito. E viveu nos desertos até ao dia em que havia de manifestar-se a Israel.

Com esse versículo breve, que sumariza sua infância e juventude, João Batista desaparece do cenário para reaparecer mais tarde, em seu ministério de arrependimento e batismo. Lucas nada nos diz a respeito do por que ele se retirou para o deserto e o que ele fez durante seu período de crescimento. Certamente, esse tempo lhe serviu de preparação para a sua vida simples e seu ministério vigoroso. Quanto mais os olhos deste mundo se voltam para nós, tanto mais carecemos de estar com Deus seja em oração, seja na leitura e aplicação da Sua Palavra.

APLICAÇÃO PESSOAL

Os milagres acontecem quando as limitações e fragilidades humanas se deparam diante do ilimitado poder do Soberano e Supremo Criador.

RESPONDA

1) Qual o significado do nome Teófilo? R. Amigo ou amado de Deus.
2)Por quanto tempo Israel ficou sem receber uma palavra profética? R. Um período de 400 anos
3) De que maneira Zacarias iniciou o seu cântico? R. Bendizendo ao Senhor.

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