Lição 05: Anjos, os Mensageiros de Deus | 3° Trimestre de 2023 | EBD PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: DOUTRINAS BIBLICAS – Fundamentos da Verdades | Escola Biblica Dominical | Lição 05: Anjos, os Mensageiros de Deus

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

É importante observar, na leitura da Bíblia, que é fartamente postulada a existência dos anjos. Assim, o que podemos aprender acerca deles? Qual é a sua origem? Quais as suas características? Encontrar respostas bíblicas para essas perguntas ajuda-nos a entender melhor o propósito dos anjos e a sua significação em nossas vidas. Convém examinar o que a Bíblia apresenta a respeito. Atente para este conselho bíblico: “Não negligencieis a hospitalidade, pois alguns, praticando-a, sem o saber acolheram anjos.” (Hb 13.2). Nesse verso vemos algo sobre a natureza dos anjos, pois eles são extraordinários. E, visto que eles são inco­muns para nós, um ar de mistério os circunda. Esse fato é ilustrado diversas vezes, tanto no Antigo Testamento quanto no Novo.

PALAVRAS-CHAVE

Mensageiro • Imortal • Príncipe

OBJETIVOS

Descrever os elementos da natureza dos anjos.
Explicar o número e a organização dos anjos.
Enumerar as atividades e o caráter moral dos anjos.

PARA COMEÇAR A AULA

Pergunte aos alunos se algum deles já viu algum anjo. Certamente dirão que “não”. Então pergunte se alguém já teve alguma experiência de livramento que possa ter sido uma operação de anjo. Observe depois que a sociedade, em geral, aceita a existência dos anjos como algo normal. E que muitos livros são escritos a respeito, alguns baseados em crendices, ou­tros baseados na Bíblia. Comente com os alunos que os anjos são parte das forças espirituais celestes, que são enviadas por Deus para nos ajudar. Boa aula!

LEITURA COMPLEMENTAR

Quem são os anjos? Os anjos são um grupo a ordem de seres criados, em número finito, as quais agem como mensageiros ou ministros de Deus. Eles são superiores aos homens em inteligência e em poder. Alguns servem aos propósitos divinos de maneira positiva, através da sua santidade, e também cumprindo voluntariamente a vontade de Deus. Mas outros anjos, que se rebelaram contra Deus, ficaram separados Dele para sempre. Essa eterna separação, entre os anjos maus e Deus, ilustra claramente a graça especial de Deus para com os seres humanos pecaminosos, aos quais foi oferecida a salvação por intermédio de Cristo. O vocábulo anjo nas Línguas originais em que a Bíblia foi escrita significa mensageiro, para isso, precisamos considerar o contexto, em cada ocorrência bíblica do vocábulo, a fim de podermos determinar o seu sentido exato. Livro: Doutrinas Fundamentais da Bíblia (ICI, São Paulo, 2013, pág. 100).

TEXTO ÁUREO

“Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes’: SI 148.2

VERDADE PRÁTICA

Os Anjos são ministros de Deus a serviço do Seu Reino

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda– SI 148.5 Os anjos foram criados
Terça – Hb 1.14 Os anjos são mensageiros.
Quarta – SI 103.20 Os anjos são poderosos.
Quinta -Ap 5.11 Os anjos são numerosos.
Sexta – Is 6.3 Os anjos são adoradores.
Sábado – Dn 10.13 Os anjos são príncipes.
Hinos da Harpa: :252 – 42 – 25

LEITURA BÍBLICA

Salmo 148.1-5
1 Aleluia! Louvai ao Senhor do alto dos céus, louvai-o nas alturas.
2 Louvai-o, todos os seus anjos; louvai-o, todas as suas legiões celestes.
3 Louvai-o, sol e lua; louvai-o, todas as estrelas luzentes.
4 Louvai-o, céus dos céus e as águas que estão acima do firmamento.
5 Louvem o nome do Senhor, pois mandou ele, e foram criados.

ANJOS, OS MENSAGEIROS DE DEUS
INTRODUÇÃO
I- NATUREZA DOS ANJOS

1- Espíritos Sl 148.2-5
2- Imortais Lc 20.36
3- Numerosos Ap 5.11
II- CLASSIFICAÇÃO DOS ANJOS
1- Anjo do Senhor Is 63.9
2- Arcanjo Jd 9
3- Querubins Gn 3.24
4- Serafins Is 6.2
5- Outras categorias 1Tm 5.21
III- A OBRA DOS ANJOS
1- Adoradores Is 6.1-7
2- Mensageiros Hb 1.14
3- Julgadores 2 Reis 19.35
4- Príncipes Dn 183,20
APLICAÇÃO PESSOAL

INTRODUÇÃO

A partir desta lição até a lição 8, trataremos sobre As criaturas de Deus, a saber:
1) Os anjos,
2) Os demônios,
3) O homem, e
4) A salvação do pecado.
Na Bíblia, a palavra “anjo” significa “mensageiro” e, em geral, refere-se aos súditos espirituais de Deus. Eles formam o exército celestial a serviço do Reino Eterno. Eles são mencionados textualmente 283 vezes nas Escrituras, sendo 108 vezes no Antigo Testamento e 175 vezes no Novo Testamento. Vejamos alguns aspectos dos anjos.

I- NATUREZA DOS ANJOS

1- Espíritos. Anjos são seres espirituais criados por Deus (Sl 148.2-5). Não há menção do tempo em que foram criados, porém na criação do homem eles já existiam, inclusive a rebelião de Lúcifer já havia acontecido. Como seres do mundo espiritual, não estão sujeitos às condições físicas e naturais como o homem (Hb 1.14). Eles têm poderes e habilidades inimagináveis de superar as circunstâncias e limitações da terra (2Pe 2.11; SI 103.20). As­sumem a forma humana quando querem se tornar perceptíveis na dimensão humana (Gn 18.1;19.1; Jz 6.11-24). Não foram criados com a capacidade de reprodução, por isso não tem sexo. Os justos serão como os anjos na ressurreição, portanto, sem sexualidade (Lc 20.34-36). Os anjos, bons ou maus, exibem os aspectos da personalidade: intelecto, emoções e vontade (2Sm 14.20; Lc 15.10; 2Tm 2.26).

2- Imortais. Os anjos, como seres espirituais, não estão su­jeitos a morte física. A morte é inerente à natureza humana, pelo fato de o homem ser a composi­ção de parte espiritual e material, isto é, espírito, alma e corpo. A morte física e a separação dos elementos espirituais do corpo. Na ressurreição, os justos ganharão um corpo espiritual igual ao dos anjos e também não estão mais sujeitos à morte (Lc 20.36).

3- Numerosos. A Bíblia não diz a quantidade dos anjos, e nós não temos nenhuma outra base para sabermos. Contudo, nela encontramos várias citações das quantidades dos anjos, o que nos fornece uma ideia de que eles são muito mais do que pensamos ou imaginamos. A Bíblia registra:
a) “Milhares de milhares” e “miríades de miríades” (Dn 7.10).
b) “Doze legiões de anjos” (Mt 26.53). Uma legião era uma corporação do exército romano formada por seis mil homens. Jesus afirmou que Ele poderia chamar, para guardá-lo, mais de setenta e dois mil anjos.
c) “Multidão da milícia celestial” (Lc 2.13,14).
d) “Incontáveis hostes de anjos” (Hb 12.22).
e) “Milhões de milhões e milhares de milhares” (Ap 5.11).
Com base nessas evidências bíblicas, vemos que o número dos exércitos angelicais, ou de santos anjos, é realmente imenso. Em adição a esses, sabemos que as legiões de anjos malignos de Satanás também existem, e que o seu número é muito grande (Ap 12.7-12).

II- CLASSIFICAÇÃO DOS ANJOS

Eles estão organizados de acordo com suas atividades e prestos. Vejamos as categorias de anjos encontradas na Bíblia:

1- Anjo do Senhor. Também chamado de Anjo da Sua presença (Is 63.9). Ele se distingue dos outros anjos por possuir atributos divinos:
a) O nome de Deus está Nele, isto é, o caráter revelado de Deus (Êx 23.20-23).
b) Ele é o rosto de Jeová (Êx 32.34; 33.14).
c) Literalmente, quem olhar para esse Anjo está olhando para Deus (Gn 32.30; Jz 13.6,11,18,22).
d) Ele tem poder para perdoar ou reter pecados (Is 63.9).
Todas as características desse Anjo levam-nos a crer que Ele era o próprio Jesus.

2- Arcanjo. A palavra arcanjo designa uma posição de chefia sobre os anjos, dotado de autoridade sobre larga área, celestial ou terrena. O vocábulo arc signi­fica chefe ou principal. O título de arcanjo é mencionado na Bíblia (Jd 9; 1Ts 4.16) e Miguel é o único anjo que recebe este título. Ele é relacionado diretamente como protetor e guarda da nação de Israel. Alguns teólogos afirmam, apesar de não constar na Bíblia, que o anjo Gabriel é um arcanjo, pois é descrito na Bíblia realizando missões extraordinárias (Dn 8.16; 9.21; Lc 1.10,28).

3- Querubins. O nome querubim quer dizer “guarda”. Os querubins são citados 82 vezes nas Escrituras, sendo uma vez no Novo Testamento (Hb 9.5). São mencionados pela primeira vez na Bíblia com a missão de guardar os portões do Jardim do Éden para que o homem não tivesse mais acesso (Gn 3.24). Estão relacionados diretamente com o trono de Deus ou sua extensão, tanto no céu como na terra. Eles foram colocados sobre a área da aliança (Êx 25.18-22). O profeta Ezequiel descreveu os querubins (Ez 1.5-11; 10.1).

4- Serafins. O nome serafim significa “ardente”, “brilhantes” ou “refulgentes”. São mencionados uma única vez na Bíblia (Is 6). São os possíveis regentes dos grandes corais no interior dos céus. Seu louvor constante é dirigido a Trindade (ls 6.3). Alguns acreditam que eles são a ordem mais elevada dos anjos, e que a maior característica deles é o intenso amor a Deus (1Pe 3.22; Cl 1.16; Ef 1.20,21).

5- Outras categorias. a) Anjos eleitos – são aqueles que permaneceram fiéis a Deus na rebelião comandada por Satanás. (1Tm 5.21; Mt 25.41).
b) Anjos das nações – são os anjos que lideram as nações. Essa organização está presente tanto para os anjos bons como para os maus (Dn 10.13). O arcanjo Miguel é o príncipe do povo de Israel (Dn 12.1). Os demônios rogavam para que Jesus não os mandasse para fora da província de Gadara, provavelmente para não perder o domínio sobre a região (Mc 5.10).

III- A OBRA DOS ANJOS

Os anjos executam tarefas específicas, que lhes são determinadas por Deus (1Rs 22.19).

1- Adoradores. Entre os quadros revelados nas Escrituras temos os anjos que estão prostrados na presença de Deus para adorá-lo (Sl 103.20; 148.2; Is 6.1- 7). Eles levantam suas vozes em poderosos louvores, porquanto Deus é digno de ser exaltado pelas Suas criaturas inteligentes. Eles adoram a Deus pelo que Ele é, pelo que Ele tem provido, e por causa dos meios que Ele emprega na realização da redenção (Ap 5.9-12; 5.13,14). Eles regozijam ­se diante dos poderosos atos coletivos de Deus na natureza, bem como diante dos belos milagres que Ele opera, transformando os pecadores e tornando-os mem­bros de Sua Família (Jó 38.7; Lc 15.10). O céu é desvendado como um glorioso templo, onde os anjos aparecem como uma congregação celestial. Ali eles adoram e louvam a Deus (Mt 18.10).

2- Mensageiros. Eles cum­prem a vontade de Deus (SI 103.20). Na qualidade de espíritos ministradores, os anjos são enviados para servir aqueles que herdarão a salvação (Hb 1.14). Esse servi o angelical foi feito tanto no Antigo Testamento quanta no Novo Testamento (At 27.23,24; 8.26):
a) Cornélio foi ajudado por um anjo, em sua busca por um relacionamento mais satisfatório com Deus (At 10.3-7).
b) Pedro foi miraculosamente liberto por um anjo (At 12.7-10).
c) Jesus, pelo menos em duas ocasiões, foi fortalecido por anjos (Mt 4.11 e Lc 22.43).
d) Eliseu foi protegido de ataques por parte de um poderoso exército sírio por uma hoste de anjos (2Rs 6.8-23).

3- Julgadores. Eles atuam como agentes nos juízos divinos, castigando os inimigos de Deus (2Rs 19.35; At 12.23). Muitas outras passagens bíblicas referem­-se ao trabalho desempenhado pelos anjos como agentes da providência divina, agentes de Seu juízo, tanto no passado quanto no futuro, ou como forças especiais que acompanharão ao Senhor, por ocasião de Sua segunda vinda.

4- Príncipes. Existem anjos a quem são confiados os negócios de nações. Os principados espirituais malignos sobre as nações sofrem oposição por parte desses anjos (Dn 10.13, 20). Entendemos que há batalhas espirituais a todo o instante nas dimensões celestiais. Essas batalhas existem porque as forças do mal procuram enredar as mentes e os afetos dos seres humanos, procurando pôr em perigo as suas almas eternas. Miguel, que é denominado um ar­canjo, aparece como o príncipe da nação de Israel. Sua tarefa parece incluir a proteção da mesma, fazendo-a prosperar (Dn 10.13,21; 12.1).

APLICAÇÃO PESSOAL

Aprendemos que os anjos são ministros de Deus para a realização do Seu propósito, principalmente no louvor e na adoração. Por isso, devemos seguir os seus exemplos na adoração permanen­te a Deus.

GOSTOU DO SITE? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

RESPONDA

1) Os anjos são seres eternos? R. Não. Eles são criaturas de Deus.
2) Qual categoria dos anjos recebeu a missão de guardar a porta do Jardim do Éden? R. Os querubins.
3) Qual o nome do anjo considerado o príncipe da nação de Israel? R. Arcanjo Miguel

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: