Lição 01: Livre do Egito | EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021

EBDJuniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | CPAD | Lição 01: Livre do Egito

Objetivo

Ensinar que devemos confiar e obedecer a Deus em todas as circunstâncias.

Saber +2021

Êxodo 3.1-10; 14.1-31

Querido professor, neste trimestre, conheceremos um pouco mais sobre a fé e a obediência. Afinal de contas, não são apenas as crianças que aprendem, uma vez que, ao preparar cada aula o Senhor também nos permite crescer no conhecimento. Sabemos que a fé que Moisés tinha o levou a obedecer às ordens de Deus e, como consequência, liderar os israelitas na travessia do Mar Vermelho. Ele confiou no Senhor e foi honrado.

Quantos de nós ao depararmos com algum problema esmorecemos na fé e perdemos a confiança? As nossas forças se vão e chegamos a desejar não mais obedecer à voz do Senhor. Nesse momento nos perguntamos: como continuar crendo? Querido professor, quando as suas forças não forem suficientes, saiba que você receberá a mesma ajuda que Moisés recebeu, pois o nosso Deus continua sendo o mesmo. Em meio às grandes dificuldades nos tornamos mais sensíveis à voz do Senhor.

Por isso, é importante ensinar aos juniores que devem confiar na providência de Deus e pedir a ajuda do Espírito Santo nas horas difíceis! Portanto, estimule seus alunos a confiarem e obedecerem a Deus em tudo, pois Ele não permitirá que os mares tempestuosos da vida lhes causem dano algum. Nossos problemas nunca serão maiores que o nosso Deus, visto que o seu amor nos guarda e o seu favor dura para sempre.

PARA MEDITAR

Segunda: Sl 20.7 Confiamos no poder do nosso Deus

Terça: Sl 71.5 Em ti ponho a minha esperança

Quarta: Jó 11.18 Deus o protegerá e você dormirá tranquilo

Quinta: 2 Co 5.7 Vivemos pela fé e não pelo que vemos

Sexta: Sl 40.4a Feliz aquele que confia em Deus

Sábado: Mc 11.22 Tenha fé em Deus

MEMORIZANDO

“[…] — Se vocês continuarem a obedecer aos meus ensinamentos, serão, de fato, meus discípulos e conhecerão a verdade, e a verdade os libertará” (João 8.31,32).

DINÂMICA:

Prepare, antecipadamente, cartões com as palavras do versículo de hoje e esconda em vários lugares da sala de aula. Ao iniciar a atividade, escreva o versículo no quadro, leia com a turma e, em seguida, apague. Depois divida a turma em duas equipes. Escolha um aluno de cada equipe para ser vendado. Cada um dos alunos representantes terá a oportunidade de achar as palavras do versículo e colar no quadro. Os demais alunos das equipes poderão ajudar. Ao final, leia o versículo novamente com a turma.

EBDJuniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | CPAD | Lição 01: Livre do Egito

EXPLICAÇÃO:

Jesus ensinou que só podemos ser, de fato, seus discípulos se permanecermos na
obediência aos seus mandamentos. Há somente uma verdade que pode levar o ser humano
à salvação, e esta verdade está na Palavra de Deus.

Materiais para atividades

• Para a seção “Memorizando”: Utilize papel cartão ou cartolina, tesoura, caneta hidrocor, régua e lápis de cor para confeccionar os cartões com as palavras do versículo. Utilize fita adesiva ou dupla face para prender o cartões no quadro;

• Utilize um pano para vendar os alunos que representarão cada equipe;

• Para a seção “Boa Ideia”: Utilize caneta, papel A4, tesoura sem ponta, sacola ou caixa de sapado. Escreva as palavras selecionadas em pequenas tiras de papel e insira na sacola/caixa. Acompanhe a soletração das palavras feitas pelos alunos. Se preferir, você pode anotar numa folha ao lado a soletração dos alunos para, ao final, dar a resposta.

EBDJuniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | CPAD | Lição 01: Livre do Egito

PARA COMEÇAR

1– Receba os alunos com alegria. Apresente-se e expresse a alegria que você está sentindo em recebê-los como alunos da sua classe de Escola Dominical. Seja sempre cordial, educado, sereno e alegre diante da classe.
2– Prepare etiquetas com os nomes dos alunos e cole em suas blusas. Peça que cada um se apresente, a fim de que todos se conheçam, sempre chamando a todos pelo nome.
3- Faça um período de louvor com cânticos e reforce o tema da lição de hoje.

4– Explique que devemos orar constantemente, apresentando a Deus as nossas causas impossíveis. Fale um pouco sobre o desafio que Moisés e o povo de Israel enfrentaram durante a travessia pelo Mar Vermelho. Ao final, um aluno poderá vir à frente da classe e orar por todos os pedidos de oração.
5– Cante um louvor que reforce o tema da lição e peça que depositem a oferta na salva.
6– Ao final, registre o Plano de Frequência e leia com a classe o versículo do dia.

EXPLORANDO AS ESCRITURAS

EBD - Juniores | 3° Trimestre De 202

De repente, Moisés ouviu a voz do Senhor o chamando do meio das chamas [Visual 1.2]. Deus falou para Moisés que ele havia sido escolhido para uma missão muito especial: libertar o povo de Israel da escravidão no Egito. Ele deveria falar com Faraó que deixasse o povo hebreu adorar ao Senhor no deserto. Moisés não se via capaz de cumprir a missão, mas mesmo assim, aceitou.

E, dizendo Moisés essas palavras a Faraó, o rei do Egito, por um momento, até concordou em deixá-los ir, porém o Senhor havia permitido que o coração de Faraó teimasse em não libertar o povo a fim de que o seu Nome fosse glorificado em Faraó.

EBD - Juniores | 3° Trimestre De 202

Os israelitas eram escravizados por Faraó no Egito e viviam numa triste situação. Então, resolveram clamar a Deus para que os libertasse daquele sofrimento [Visual 1.1]. No tempo certo o Senhor ouviu o clamor dos seus filhos e escolheu um servo fiel, chamado Moisés, para libertá-los. O encontro de Deus com Moisés foi assim: Moisés foi procurar o rebanho do seu sogro pelos montes.

Depois de muito caminhar, ele chegou a um local onde havia uma pequena árvore chamada sarça, muito parecida com um espinheiro. Ao chegar perto da árvore, Moisés percebeu que ela estava em chamas, mas as suas folhas e galhos não se consumiam.

E, por conta da dureza do coração de Faraó, o Senhor enviou dez castigos que de-
vastaram a terra do Egito. Somente depois de muita aflição, finalmente, Faraó permitiu
o povo hebreu sair. Mas quando já estavam a caminho pelo deserto, o rei egípcio reuniu
o seu exército para capturar os israelitas. Quando os israelitas viram os egípcios chegando, ficaram apavorados, e o medo era tanto que se lamentaram por terem saído do Egito. Todavia, Moisés tinha muita fé que o Libertador salvaria o seu povo.

Então ele levantou a sua voz e orou a Deus mais uma vez, ao passo que, o Senhor lhe respondeu: — Por que você está me pedindo ajuda? Diga ao povo que marche!

EBD - Juniores | 3° Trimestre De 202

Ao chegar diante do Mar Vermelho, Moisés levantou a sua vara e a estendeu de frente para o mar. Então as águas se dividiram ao meio e a nação de Israel passou sem se molhar. Os hebreus atravessaram o mar em seco [Visual 1.3]! Quanto aos egípcios, não conseguiram
voltar para o lugar onde estavam, pois o Senhor mandou que Moisés estendesse as mãos sobre o mar para que as águas voltassem ao seu lugar. Então Moisés fez conforme Deus havia ordenado e as águas cobriram os egípcios e eles morreram afogados.

Não sobrou nenhum egípcio vivo, mas os israelitas atravessaram o mar e chegaram
com vida ao outro lado! O Senhor é Fiel e cuida daqueles que creem nEle. Ele reservou este milagre apenas para o seu povo. Por causa desse grande livramento os israelitas ficaram muito felizes! Eles dançaram, cantaram e agradeceram a Deus pela vitória, e o nome do Todo-Poderoso foi glorificado.

EBDJuniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | CPAD | Lição 01: Livre do Egito

Boa Ideia

JOGO DE SOLETRAR
Para a fixação da história de hoje, faça com seus alunos o jogo de soletrar. Porém, para a
brincadeira ficar mais animada, a turma deve soletrar de trás para frente. Escolha algumas palavras que fazem parte da história da travessia do Mar Vermelho. Escreva as palavras num papel, recorte, dobre e coloque em uma sacola. Cada aluno deverá sortear uma palavra e, depois de identificá-la, deve entregar o papel a você. Finalmente, peça para o aluno soletrar a palavra de trás para frente. Acompanhe a soletração e verifique se o aluno acertou. Diga: A palavra é…

O participante que trocar a ordem das letras, ou esquecer alguma, ou que hesitar em falar
corretamente, irá para o fim da fila ou sairá do jogo. Isto dependerá de quanto tempo se pretende gastar com o jogo ou de quantos alunos tem a sua turma. Seguem algumas palavras para o início da brincadeira: Faraó; Cavalos; Egito; Soldados; Israelitas; Moisés; Deus; Escravos; Egípcio.

Importante: Professor, combine palavras desde as mais simples até as mais complexas. E, quando for preciso, ofereça dicas para ajudá-los. O vencedor será o aluno que permanecer.

BATE-PAPO

Deus libertou os israelitas da escravidão quando eles clamaram a Deus em meio à dificuldade. Através de Moisés, o Senhor abriu o Mar Vermelho e os fez passar em seco. Deus também cuida de nós como um pai que se compadece de seus filhos. Você tem o hábito de falar com Deus quando algum problema acontece e a situação fica muito difícil de resolver? Explique que Deus trata aqueles que são seus servos de maneira especial!

Assim como o povo israelita se deparou com muitas dificuldades e se viu sem saída diante do Mar Vermelho, há também situações em nossas vidas que pensamos que não vamos conseguir superar. No entanto, se clamarmos a Deus com fé, o Senhor nos mostrará a solução. Ele também abrirá o “Mar Vermelho” das dificuldades que está à nossa frente, para que possamos passar!

EBDJuniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | CPAD | Lição 01: Livre do Egito

VOCABULÁRIO

Libertador: Aquele que livra alguém do perigo.

Marcha: Caminhada em passos ritmados.

Glorificado: Honrado; a quem se presta homenagem.

RESPOSTAS:

1- Os israelitas estavam apavorados. Então, Moisés orou ao Senhor e Ele lhe respondeu… Siga o caminho das letras e descubra: R: Diga ao povo de Israel que marche.

2- Complete os espaços de acordo com o que você aprendeu na lição:
A. Os israelitas eram escravizados por Faraó no Egito e viviam numa triste situação. Então, resolveram clamar a Deus…
B. No tempo certo o Senhor ouviu o clamor de seus filhos e escolheu um servo fiel, chamado Moisés, para libertá-los.
C. Os israelitas ficaram muito felizes e agradeceram a Deus pela vitória e o nome do Todo-Poderoso foi glorificado.

3- Desenhe sorrisos no rosto dos israelitas. Pinte a imagem e cole papel azul para representar o Mar Vermelho. E nunca se esqueça de que Deus pode realizar o impossível.
R: Livre.

Você Sabia?

• O Mar Vermelho têm a cor azulada! Isso mesmo! É um lugar turístico com muitos peixes e que serve para o mergulho. O mar é denominado Vermelho porque em suas águas existe uma bactéria chamada de alga que quando se desenvolve deixa manchas vermelhas na água.
• Deus colocou as colunas de nuvem e de fogo junto do seu povo durante quarenta anos, até chegarem na Terra Prometida.

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBDJuniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | CPAD | Lição 01: Livre do Egito