Lição 03 – Uma Atitude de Fé | EBD Betel Adultos | 3° Trimestre De 2021

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 03 – Uma Atitude de Fé

TEXTO ÁUREO

“Ora, sem fé é impossível agradar-lhe, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe e que é galardoador dos que o buscam.” Hebreus 11.6

VERDADE APLICADA

O resultado da fé que conduz a atitudes de perseverança e obediência a Deus vai além do que pedimos ou pensamos.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Mostrar lições da história da mulher do fluxo de sangue.

Apresentar os efeitos da fé.

Destacar os benefícios de uma atitude de fé.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
MARCOS 5

  1. E certa mulher, que havia doze anos tinha um fluxo de sangue,
  2. E que havia padecido muito com muitos médicos, e despendido tudo quanto tinha, nada lhe aproveitando isso, antes indo a pior,
  3. Ouvindo falar de Jesus, veio por detrás, entre a multidão, e tocou no seu vestido.
  4. Porque dizia: Se tão-somente tocar nos seus vestidos, sararei.
  5. E logo se lhe secou a fonte do seu sangue, e sentiu no seu corpo estar já curada daquele mal.
  6. E ele lhe disse: Filha, a tua fé te salvou; vai em paz e sê curada deste teu mal.

 LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Lv 15.25-30 A mulher e o cerimonial no Antigo Testamento

TERÇA / Mt 9.20-22 A cura da mulher do fluxo de sangue.

QUARTA / Mc 5.25-34 O poder transformador de Jesus.

QUINTA / Lc 8.46 A virtude de Jesus para curar.

SEXTA / Hb 11.1 Fé, o firme fundamento.

SÁBADO / Hb 11.6 Sem fé é impossível agradar a Deus.

HINOS SUGERIDOS 25, 186, 415

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que a sua fé em Cristo aumente a cada dia.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1– A condição humana
2- Os efeitos da fé
3– Desfrutando os benefícios da fé
Conclusão

ebd betel 3° trimestre 2021

INTRODUÇÃO

O que fazer quando as esperanças se acabam? Durante doze anos, essa mulher padecia de um fluxo de sangue, uma hemorragia contínua, que debilitava sua vida, consumia seus bens e lhe roubava a paz [Mc 5.25].

PONTO DE PARTIDA

Precisamos ter uma atitude de fé.

1- A Condição Humana

Uma das mais conhecidas passagens bíblicas do Novo Testamento, a história da mulher que tinha um fluxo de sangue é um exemplo da condição de muitas pessoas hoje [Mt 9.20-22; Mc 5.25-34; Lc 8.43-48].

1.1. Uma dificuldade a ser tratada. Enquanto Jesus caminhava em direção à casa de Jairo [Lc 8.40-42], príncipe da sinagoga, somos apresentados à história de uma mulher que sofria de uma doença incurável. Seu nome e idade não são revelados, somente o mal que lhe afligia e o tempo que padecia por causa dessa enfermidade: doze anos de uma hemorragia contínua. Quantos hoje, no meio da multidão, assim como aquela mulher, têm uma dificuldade a ser tratada, um problema a ser resolvido? Quantos assolados e preocupados estão à nossa volta, sem saber o que fazer?

Subsídio do Professor: Humanamente falando, a mulher do fluxo de sangue tentou resolver o seu problema de todas as formas possíveis. William MacDonald: “Os vários médicos com quem se tratara, ao que parece, usaram alguns métodos drásticos de tratamento, esgotaram os recursos e deixaram-na pior”. Durante doze anos, ela amontoou em sua vida dívidas, angústias e muito sofrimento [Lc 8.43].

1.2. Resolvendo os problemas por conta própria. A Bíblia nos diz que essa mulher havia recorrido a muitos médicos. Lucas, o médico, escreve que ela gastou todas as suas economias e não obteve a cura [Lc 8.43]. Marcos comenta ainda que ela piorou [Mc 5.26]. Quando enfrentamos uma situação difícil, e não encontramos rapidamente a solução, é comum ficarmos desesperados. Há vários exemplos bíblicos de pessoas que agiram precipitadamente, tentando resolver a situação por conta própria (Abraão e Sara, Jacó, Saul, entre outros). Sem a direção de Deus, o homem age impulsivamente.

Subsídio do Professor: Importante destacar que a ressurreição da filha de Jairo e a cura da mulher do fluxo de sangue formam um único episódio, pois um milagre foi efetuado quando o Senhor Jesus estava a caminho para realizar o outro. Inclusive, os três evangelhos sinóticos relatam essa cena. É interessante observar que a idade da filha de Jairo é a mesma do período de sofrimento da mulher do fluxo de sangue. Vale a pena ressaltar que , no momento de maior de desespero e dificuldade, ambos, cada um do seu jeito, procuraram a Jesus. É uma lição para os dias de hoje, nos quais as pessoas tentam a todo custo solução para os seus problemas.

1.3. Cerimonialmente impura. Um dos vários problemas que essa mulher enfrentou por causa da doença era de âmbito religioso. Seu sangramento contínuo a tornava cerimonialmente impura [Lv 15.25-30]. Ela não podia ter contato com outras pessoas. Não podia sequer cumprimentar alguém [Lv 16.27]. Durante doze anos, essa mulher foi rejeitada pela religião, impossibilitada de participar do culto. Quantos hoje estão enfermos no corpo e na alma? Quantos estão cheios de angústias e sofrimentos e pensam que não podem mais se aproximar de Deus, que Ele se esqueceu deles?

Subsídio do Professor: Craig S. Keener: “A enfermidade dessa mulher era vista como uma menstruação que durava o mês inteiro. De acordo com a Lei, tal doença a tornava constantemente impura [Lv 15.19-33] – além do problema físico, havia o problema social. Na cultura judaica da época, casar-se era praticamente uma necessidade para uma mulher sem recursos; provavelmente, ela não estava casada nesse momento (se é que já havia sido), pois era contrário à Lei um homem ter relações com alguém em tal condição.”

EU ENSINEI QUE:

A história da mulher que tinha um fluxo de sangue é um exemplo da condição de muitas pessoas hoje.

2- Os Efeitos da Fé

A mulher que tinha um fluxo de sangue não se deu por vencida. Apesar das adversidades, ela reuniu forças para encarar os preconceitos, vencer a multidão e chegar ao seu alvo: tocar nas vestes de Jesus [Mc 5.28].

2.1. Vencer os preconceitos. Por causa da sua situação de impureza, aquela mulher vivia às margens da sociedade judaica. A enfermidade a prejudicava em todos os aspectos de sua vida. Ela não poderia estar no meio daquela multidão. Por esse motivo ela vem por trás [Mt 9.20]. Sua atitude de tocar na orla das vestes de Jesus foi uma mescla de fé, sabedoria e coragem [Mc 5.27-28]. Para se aproximar de Jesus, é preciso ter fé, pois ela nos ajuda a vencer as barreiras. Muitas vezes são dificuldades impostas pelos homens ou pelas circunstâncias da vida, mas não por Ele, pois Deus não faz acepção de pessoas [At 10.34]. Sua vontade é que o homem se aproxime dEle.

Subsídio do Professor: A ação dessa mulher nos ensina o quanto é importante unir a fé com a sabedoria. Mesmo tendo fé, se não agirmos com sabedoria, podemos colocar muitas coisas em risco e desperdiçar grandes oportunidades na vida. A fé deve ser acima de tudo sábia. Essa mulher soube colocar sua fé em ação, pois foi extremamente detalhista. Ir por detrás, entre a multidão, para tocar as vestes de Jesus, foi uma maneira inteligente de permanecer despercebida [Lv 15.11; Mc 5.27-28].

2.2. Vencer a multidão. Por onde Jesus passava, as multidões rogavam-lhe que os deixasse tocar ao menos na orla da Sua roupa; e todos os que lhe tocavam saravam [Mc 3.10; 6.56]. Esse tipo de acontecimento se espalhou. Ao levantar-se e tomar a decisão de ir até Jesus, a mulher do fluxo de sangue creu que precisava apenas tocar nas vestes de Jesus para ser curada [Mc 5.28]. A fé dessa mulher foi ativada ao ouvir os testemunhos milagrosos e as diversas maneiras com as quais essas pessoas eram curadas [Mc 3.10; 6.56]. Independentemente das restrições e obstáculos, ela foi até Jesus. Não foi fácil, mas a multidão não pôde impedir a sua atitude de fé nEle.

Subsídio do Professor: A fé move a pessoa a saltar os mais incríveis obstáculos da vida. A fé vem pelo ouvir e, com certeza, essa mulher não foi até Jesus às cegas, ela tinha conhecimento de causa [Mc 3.10; 6.56]. É preciso compreender a importância de se anunciar a Jesus Cristo, porque foi por ouvir a Seu respeito que nela se acendeu a fagulha da chama da esperança. Mesmo sendo rejeitada por todos, ela foi acolhida por Jesus. Não existem impossíveis quando resolvemos buscá-Lo de todo coração [Jr 29.13].

A fé cristocêntrica tem alvos e, quando estamos convictos e impregnados dela, nada poderá nos impedir de avançar [Fp 3.13-14], nem mesmo uma multidão de problemas ou pessoas. Muitos foram os sofrimentos vividos por essa mulher. Mesmo assim, ela resolveu deixar tudo para trás e seguir adiante. Ela se ergueu e disse a si mesma: “Se tão-somente tocar nos seus vestidos, sararei” [Mc 5.28]. A fé nos move a uma atitude.

2.3. Um toque especial. Sua impureza não impediu seu alvo; sua falta de dinheiro não foi obstáculo; sua debilidade não lhe roubou a fé. Apesar de todas essas barreiras, essa mulher foi até Jesus, sem se importar com mais nada. Além de vencer os preconceitos e a multidão, ela precisava vencer mais um desafio: tocar em Jesus. Esta é uma realidade bastante frequente nos dias de hoje.

Muitos começam bem a caminhada, mas não terminam. Estabelecem metas e propósitos, porém desistem facilmente, ou, às vezes, muito próximo de alcançar a bênção. Tocar em Jesus era o último passo do seu percurso, mas o seu principal objetivo naquele dia. Ao tocar na orla das vestes de Jesus, algo poderoso aconteceu: saiu virtude do Mestre e foi imediatamente curada da enfermidade que lhe afligia há doze anos [Mc 5.30; Lc 8.46].

Subsídio do Professor: Esse toque especial pode ser dado hoje através da fé. Jesus não está fisicamente aqui, mas se faz presente em nosso corpo através da pessoa do Espírito Santo. Quando lemos Atos 1.8, compreendemos perfeitamente que a mesma virtude que saiu de Jesus naquele dia, repousa hoje sobre nossas vidas. Isto significa que essa mesma obra pode ser reproduzida em nossos dias, pois Jesus Cristo é o mesmo [Jo 14.12; Hb 13.8].

EU ENSINEI QUE:

A mulher que tinha um fluxo de sangue não se deu por vencida. Apesar das adversidades, ela reuniu forças para encarar os preconceitos, vencer a multidão e chegar ao seu alvo: tocar nas vestes de Jesus.

3- Desfrutando os Benefícios da Fé

É pela fé que lidamos com o que não podemos ver [Hb 11.1]. Ela é o alicerce sólido da vida do cristão. A Palavra de Deus nos afirma que sem fé é impossível agradar a Deus [Hb 11.6]. Neste tópico, veremos os benefícios que essa mulher desfrutou por causa da sua atitude de fé [Lc 8.48].

3.1. Experimentar do poder de Deus. Por causa do seu toque especial no vestido de Jesus, dEle saiu virtude e ela foi curada. O texto bíblico de Levítico 15.19, 26-27 nos ensina que se uma pessoa imunda tocasse em outra, a pessoa tocada se tornaria imunda. É maravilhoso como o toque dessa mulher nos revela quem é Jesus. Nosso Mestre é tão puro que, em vez de sujar-se com o toque da impureza, Ele purifica o que está sujo ao ser tocado. Em vez de contaminá-Lo, a doença foi imediatamente embora [Lc 8.44]. A fé proporciona ao homem experimentar o poder de Deus, que está disponível a todos os que creem.

Subsídio do Professor: William MacDonald: “Jesus reconheceu que foi um toque diferente. Como alguém disse: “A carne aperta, mas a fé toca”. Ele sabia que a fé o tocara, porque Ele sentiu uma efusão de poder – o poder para curar a mulher. Ele percebeu que poder saíra dEle. Não se tratava, na verdade, que Ele tivesse menos poder que antes, mas simplesmente que lhe custou algo curar. Houve gasto.”

3.2. Reconhecimento público da fé. Durante doze anos, aquela mulher esteve oculta de todos. Agora, ao sair de Jesus virtude, Ele, que estava sendo apertado e oprimido pela multidão [Lc 8.45], busca saber quem o tocou. A pergunta de Jesus (“Quem é que me tocou?”) deu oportunidade para que a mulher testemunhasse do favor de Deus. Jesus já sabia quem O tocara, mas expôs a mulher diante de todos para reintegrá-la à vida e à comunhão social e religiosa do seu povo. Seu objetivo não era constrangê-la. Ao ouvir o depoimento da mulher, o Mestre fez um elogio público da sua fé ao lhe dizer: “Tem bom ânimo, filha, a tua fé te salvou; vai em paz” [Lc 8.48]. Sua cura não aconteceu por um passe de mágica, mas, sim, porque creu nEle e Seu poder se manifestou.

Subsídio do Professor: A Palavra de Deus nos mostra que era um hábito tocar na orla das vestes de Jesus [Mt 14.36; Mc 5.30; 6.56]. Mas de onde surgiu esse pensamento? De acordo com Malaquias 4.2, o Messias traria consigo o poder de cura em Suas vestes.

3.3. Certeza de salvação e paz. Tocar em Jesus pela fé resulta em receber bênçãos [Lc 8.48]. Confessar publicamente a fé em Jesus Cristo resulta em ser fortalecido na certeza da salvação [Jo 1.12]. Quando tocamos em Jesus pela fé, recebemos a Sua paz. Aquela mulher, outrora atribulada e assolada por causa de uma enfermidade, recebeu do Mestre muito mais do que uma cura. Através da fé, ela teve sua autoestima renovada e desfrutou das benesses da salvação e da paz. Ainda hoje, muitos procuram solução para os seus conflitos espirituais no dinheiro, nas “boas ações”, na obediência a ritos religiosos, entre outros, em vez de unicamente confiar em Cristo. Somente Jesus pode proporcionar ao homem a salvação e a paz [At 16.31; Fp 4.7].

Subsídio do Professor: Jesus fez questão de mostrar a essa mulher que foi a sua fé pessoal nEle que lhe trouxe cura e salvação [Mt 9.22]. Ao dizer essas palavras, Cristo tirou da mente dela qualquer resquício de superstição, como se fosse o manto que tivesse contribuído de alguma forma para a cura. A virtude saiu de Jesus, não do manto. Ainda hoje, precisamos reiterar essa verdade para as pessoas.

O poder é de Jesus, não do homem, ou de qualquer outra coisa (objetos, amuletos, cultos, campanhas, entre outros). Muitos colocam sua confiança em copos, toalhas, óleos, águas, pastores, evangelistas, missionários e missionárias, pensando que o milagre se deriva de uma coisa ou outra. A Igreja precisa compreender e defender que a glória é sempre de Jesus [Rm 11.36]. Todos os milagres por Ele efetuados são para glorificar o Seu nome [Lc 5.26; 18.43; Jo 11.4].

EU ENSINEI QUE:

É pela fé que lidamos com o que não podemos ver. Ela é o alicerce sólido da vida do cristão. Por essa razão, a Palavra de Deus nos afirma que sem fé é impossível agradar a Deus.

CONCLUSÃO

Tocar em Jesus trouxe nova vida para essa mulher em todos os aspectos. A restauração foi instantânea. No mesmo instante, a hemorragia estancou-se completamente. A saúde, o vigor e a paz que não teve em doze anos, em segundos, com apenas um toque de fé, ela alcançou.

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Betel – Adultos | 3° Trimestre De 2021 | Tema: TRIUNFANDO SOBRE AS BATALHAS E ADVERSIDADES DA VIDA – Aplicando os Princípios Bíblicos para Prevalecer nas Aflições do Tempo Presente | Lição 03 – Uma Atitude de Fé