Lição 02: Vencendo os Amalequitas | EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 02: Vencendo os Amalequitas

Saber + 

Êxodo 11.8-16

Quando clamamos a Deus humildemente, somos respondidos por Sua graça. Moisés reconheceu a dependência que tinha do Senhor quando estendeu as suas mãos para o céu, em um sinal visível de que a sua fé vinha do Altíssimo, pois ele sabia que Deus agiria poderosamente em favor do seu povo. A sua confiança não estava no tamanho do seu exército, nem em suas armas ou na capacidade de guerrear de Josué, mas sim no Deus que tirou o seu povo com mão forte de casa de servidão no Egito e que não permitiria que eles parecessem. A nação de Israel seria livre e jamais se tornaria a ser subjugado nas mãos de outros povos no deserto.

Ao ler essas palavras, lembre-se de que Deus continua o mesmo Pai amoroso para com os seus filhos. Da mesma maneira como o povo israelita peregrinou pelo deserto, nós peregrinamos neste mundo, pois o nosso lugar não é aqui, somos peregrinos em terra estranha Por isso, não devemos nos esquecer de que o Inimigo deseja nos parar e, da mesma forma quer que pereçamos. Todavia, nós conhecemos o segredo da vitória “Vocês vão me procurar e me achar, pois vão me procurar com todo o coração” ( Jr 29.13). Lembre-se disse quando os “amalequitas” estiverem ao seu redor, atacando por todos os lados, roubando-lhe a força e desejando que você fique pelo caminho, a Palavra de Deus diz para você: “diga o fraco, Eu sou forte (Jl 3.10).

Para Meditar

Segunda Hb 11.6 Sem fé ninguém pode agradar a Deus

Terça Is 41.10 Deus está conosco

Quarta 1Co 15.57 Deus nos dá Vitória

Quinta Jó 5.19 Deus nos salva do Perigo

Sexta  Sl 133.1 É agradável que o povo de Deus viva unido

Sábado  1Jo 5.4 O Filho de Deus vence o mundo

Memorizando

“Tu Senhor, cuidas de mim.” Salmos 40.17

Atenção

A Palavra de Deus nos ensina que podemos confiar no Senhor, pois Ele nos livra dos males da vida e até mesmo daqueles que não percebemos no dia a dia. Peça aos seus alunos que se coloquem de pé e leia em alto e bom som, o versículo acima.

Explicação

Explique às crianças que Deus nos ama muito e que demonstra o seu carinho conosco todos os dias. Ele vela nosso sono, nos dá o alimento necessário, nos guarda quando saímos de casa; enfim, Deus é o nosso Pai e sabe o que é melhor para a nossa vida. Ele sempre nos dará os melhores conselhos. Por isso, quando estiver com dúvida ou não souber que decisão tomar, pergunte a Ele. Pois Deus o ajudará a resolver qualquer problema. É só abrir o seu coração para Ele. E assim, o Senhor lhe mostrará o melhor caminho a seguir!

Dinâmica

Desenhe o modelo da vara de Moisés em uma folha. Em seguida, recorte a folha no local indicado, coloque sobre o EVA, risque e corte. Depois, passe a caneta atômica em volta e cubra os frisos do modelo para imitar a madeira. Disponibilize vários modelos em tamanho 7,5 x 12,5, com o nome de cada aluno, escreva o versículo-chave na cartolina e cole as varas nas extremidades. Ao final, todos devem recitar o versículo. Reforce que Deus está cuidando de outros detalhes da nossa vida.

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 02: Vencendo os Amalequitas

DICAS PARA ATIVIDADES

1- Confeccione cartões no formato da vara de Moisés em tamanho 7.5 x 12,5 para o momento “Memorizando”. Não se esqueça de pedir aos alunos para colocarem seus nomes nos cartões.

2- Organize os envelopes para o momento Boa Ideia; verifique se os materiais a serem utilizados estão disponíveis.

3– Tome notas dos materiais que você precisará: Lápis, borracha, apontador, tesouras de ponta arredondada, cola, lápis de cor, cartolina, canetinhas, durex, duas a três Bíblias grandes, duas Bíblias (NTLH), E.V.A marrom, caneta atômica, papel ofício e dois envelopes grandes.

PARA COMEÇAR

É com imensa alegria que nos encontramos de novo. Desejamos orientá-lo para que você se torne uma referência de compromisso com a Escola Bíblica Dominical, tanto para os seus alunos, quanto para sua igreja. É responsabilidade sua conduzir a turma ao conhecimento da Palavra de Deus e, para que esse objetivo seja alcançado, você deve conhecer a história que será contada. Por isso, o planejamento da aula deve começar na semana anterior. Estude a Bíblia, bem como livros que ajudem a enriquecer a sua aula. As crianças da classe de Juniores gostam muito de perguntar e questionar sobre os fatos que lhes são apresentados.

Essa é mais uma razão para estar bem preparado, você não acha? “Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim: você salvará tanto você mesmo como os que o escutam” (1 Tm 4.16). Cumprimente as crianças quando chegarem à sala de aula e demonstre à turma como esse encontro semanal é aguardado! Comece a aula falando com Deus. Sugerimos que você cante com seus alunos um corinho conhecido pelas crianças enquanto as ofertas são recolhidas com o uso da Sacola de Brincadeiras. Distribua as revistas e instrua-os na marcação do plano de frequência.

Na aula de hoje, os alunos deverão recortar a figura de Moisés e colar entre Arão e Hur. Professor, em algumas ocasiões, será preciso contextualizar a sua aula em virtude de algum fato importante que a turma esteja vivenciando. Por isso, esteja sempre atento!

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 02: Vencendo os Amalequitas

Explorando as Escrituras

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 02: Vencendo os Amalequitas

O povo de Israel continuava a andar pelo deserto e, desta vez, foram atacados pelo exército amalequitas. Então, Moisés deu ordem a Josué que separasse homens corajosos entre o seu povo para guerrear contra o inimigo (visual 2.1).

Moisés avisou a Josué que estaria no alto do monte orando com Arão e Hur (visual 2.2), e a vara de Deus estava em sua mão. Enquanto Moisés levantava seus braços, Israel prevalecia; porém, quando abaixava, os amalequitas dominavam. Desse modo, quando o líder de Israel já não aguentava mais, pois até a vara de Deus que segurava pesava em suas mãos, Arão e Hur resolveram ajudá-lo (visual 2.3). Eles seguraram os braços de Moisés, colocaram uma pedra para ele se assentar e ficaram ao seu lado até o fim da batalha. Israel venceu o exército amalequitas! 

O Senhor ordenou a Moisés que escrevesse essa história em um livro para que todos reconhecessem o poder de Deus. Quando a guerra acabou, Moisés fez um altar e o chamou de “o Senhor Deus é a minha bandeira”.

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 02: Vencendo os Amalequitas

Boa Ideia!

Em folhas de papel oficio, escreva seis versiculos.com as suas referências. Depois, recorte palavra por palavra e separe três versículos para cada envelope grande. Escreva no quadro a seguinte frase: A BÍBLIA NOS ENSINA.

A tarefa é colocar cada versículo na ordem. O grupo que terminar primeiro, vence o jogo. À medida que as crianças iniciarem a brincadeira, certamente precisarão de ajuda. Nessa hora, você observará com que frequência elas leem a Bíblia. Estimule os seus alunos a adquirir o hábito da leitura bíblica para que possam conhecer tudo que Deus fez por nós e quais são as nossas obrigações como seus servos.

Esclareça que existem versões bíblicas com linguagem adequada para esta faixa etária e certifique se de ter em sua sala dois exemplares da Bíblia na Linguagem de Hoje para auxiliá-los. Agrupe duas mesas que as crianças utilizarão para ordenar os versículos e, na sequência, separe a turma em dois grupos. Em seguida, peça para escolherem os envelopes.

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 02: Vencendo os Amalequitas

Abaixo alguns exemplos de versículos:

Gênesis 1.1 “No começo Deus criou os céus e a terra.” 

Salmos 23.1– “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará.”

Salmos 119.105 – “A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos.”

Neemias 8.30 – “A alegria que o Senhor dá fará com que vocês fiquem fortes.”

1 Tessalonicenses 5.18-“Sejam agradecidos a Deus em todas as ocasiões.” 

1 João 4.19 – “Nós amamos porque Deus nos amou primeiro.”

Bate Papo

Para ilustrar o esforço sofrido por Moisés na batalha contra os amalequitas e o quanto foi importante a ajuda que Deus enviou por intermédio de Arão e Hur, faça a seguinte brincadeira: Pegue de duas a três Bíblias grandes (você pode pedi-las aos alunos da classe de Adultos). Selecione seis voluntários da classe, separe em dois grupos e divida três para cada lado. Peça para que o terceiro estenda os braços e coloque uma Bíblia nas mãos da criança durante uns 30 segundos. Decorrido o tempo, acrescente outra Bíblia e aguarde mais 30 segundos. A essa altura, o braço da criança estará pesando.

Chame os dois voluntários e diga para ajudá-lo, um de cada lado, segurando os braços do amiguinho que está de posse das Bíblias. Coloque a terceira Bíblia e conte mais 30 segundos. O tempo cronometrado pode variar de acordo com a estrutura física de seus alunos. Retire as Bíblias e pergunte como eles se sentiram à medida que o tempo foi passando… Aguarde as respostas. E se fosse durante todo um dia, vocês conseguiriam manter os braços estendidos? Como vocês se sentiram quando receberam a ajuda? Dê tempo para que respondam. Diga que Deus sempre está disposto a nos ajudar, pois Ele é quem nos protege de todos os males deste mundo, se formos fiéis e obedecermos a Sua vontade.

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 02: Vencendo os Amalequitas

VOCABULÁRIO

Amalequitas: Povo que habitava no deserto e possuía grande habilidade na arte da guerra.

Terra Prometida: Lugar que Deus prometera

Vara: Era feita de madeira e tornou-se o símbolo do líder da nação. Representava o cuidado e a presença de Deus.

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 02: Vencendo os Amalequitas

VOCÊ SABIA???

As bandeiras ajudavam os soldados na guerra, pois de acordo com a localização da bandeira, eles saberiam para onde seguir na batalha. Além disso, capturar a bandeira do exército inimigo era considerado um importante troféu de guerra. A expressão Jeová Nissi, significa “O Senhor é a minha bandeira”. Quando Moisés ergue um altar com esse nome, ele está afirmando para Israel que a bandeira do Senhor era mais poderosa do que a dos seus inimigos. Moisés sabia que todos veriam o poder de Deus e louvaram o seu excelso nome.

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 02: Vencendo os Amalequitas