Lição 03: A Grandeza da Criação | 1° Trimestre de 2023 | EBD – Adolescentes

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 03: A Grandeza da Criação

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 1.1-25

A MENSAGEM

“Pois foi o Espírito de Deus que me fez, e é o sopro do Todo-Poderoso que me dá vida.” Jó 33.4

Devocional

Segunda » Sl 33.6
Terça » Sl 146.6
Quarta » Pv 3.19
Quinta » Jr 10.12
Sexta » Is 40.28
Sábado » Hb 11.3

Objetivos

ENSINAR o relato da criação, em todas as suas fases;
PONTUAR complexidades do corpo humano, mostrando a impossibilidade do surgimento espontâneo e aleatório da vida;
INCENTIVAR o adolescente a adorar o Deus Criador.

Ei Professor!

Você já parou para analisar a complexidade do corpo humano? O homem tem respostas para várias coisas, mas há alguns mistérios dessa “máquina” criada por Deus, que ainda não tem explicação. Ao longo do estudo desta lição medite na grandeza de Deus. Eleve seu pensamento ao Senhor. Veja como Ele tem sustentado teu corpo ao longo de tantos anos, de maneira fantástica e incomparável. Pense em como você foi formado no ventre, ganhou forma ao longo das semanas de gestação e em como os órgãos cresceram e os membros foram tomando forma, até que você veio à luz. Davi meditou nisso e ficou perplexo (Sl 139.13-16). Louve a Deus pelo dom da vida!

Ponto de Partida

Para esta lição, leve para a sala de aula imagens, vídeos ou recortes de revistas ou jornais que demonstrem o funcionamento do corpo humano e as belezas da fauna e da flora, e compartilhe com os alunos. Ainda, de acordo com os recursos visuais disponíveis, prepare uma apresentação, por meio de projetor de imagens ou de um televisor. Use os recursos ao seu alcance. O propósito é ilustrar para os alunos a grandeza do corpo humano e demonstrar a riqueza da fauna, bem como a diversidade da flora (você pode apresentar, por exemplo, plantas medicinais disponíveis na sua região). Apresente cada imagem e informação de acordo com o desenvolvimento dos tópicos da lição

Vamos Descobrir

Você já parou para pensar na grandeza do universo, dos mundos animal e vegetal, e no corpo humano? Os detalhes são tão grandiosos que impressionam a qualquer observador, até mesmo aos cientistas. A vida não surgiu de forma espontânea, em processos guiados de forma cega, ao longo de milhares de anos. O universo não surgiu a partir de uma explosão, em que o caos deu lugar ao mundo como vemos, perfeitamente organizado. A verdade é que tudo veio à existência pela vontade de Deus. O Senhor criou todas as coisas.

Hora de Aprender
I – O RELATO DA CRIAÇÃO

1- A criação dos céus e da terra. Os céus e a terra são criações de Deus. O Senhor os criou a partir do nada. Ou seja, não havia uma matéria inicial para Deus criar a partir dela. O mundo também não foi feito a partir de Deus, pois Ele é eterno e a criação teve um início. Apenas Deus é eterno (Gn 21.33; Is 26.4; 1 Tm 1.17). A criação foi feita a partir do nada. Ela veio a existência apenas pelo poder de Deus. Do primeiro ao quarto dias de criação (Gn 1.1-19), Deus preparou todo o habitat para receber os animais e os homens:

• No primeiro dia, criou os céus, a terra e a luz;
• No segundo, fez divisão entre a água; águas de cima e águas debaixo;
• No terceiro, ajuntou as águas num só lugar e apareceu a terra seca; à terra foi ordenado que produzisse vegetais (plantas com sementes e árvores frutíferas);
• No quarto dia, foram criados os luminares, o sol, a lua e as estrelas.

2- Deus criou o mundo animal. Tendo criado o habitat perfeito, o Senhor, no quinto dia, criou toda a diversidade de espécies de seres vivos aquáticos e de aves no quinto dia. Em seguida, toda a diversidade de espécies de animais selvagens, domésticos e que se arrastam sobre a terra, no sexto dia (Gn 1.20-25). Quando Deus ordenou que fossem criados todos os tipos de seres vivos do mar e da terra (Gn 1.20,24), milhares e milhares de criaturas surgiram em um número impossível de ser catalogado. E como tudo isto veio a existir? Por meio da Palavra de Deus (Sl 33.9). A voz de Deus é poderosa e dá vida (Gn 2.1).

I- AUXÍLIO TEOLÓGICO

“O ‘Nada’ do qual. Deus criou era o Nada Absoluto – Quando o teísta declara que Deus criou ‘do nada’, ele não quer dizer que nada’ era algum tipo de algo invisível e imaterial que Deus usou para fazer o universo material. Nada significa absolutamente nada, quer dizer, só Deus existia e totalmente nada mais. Deus criou o universo, e depois, e somente depois, houve qualquer outra coisa que existia. Se ‘nada’ fosse realmente um algo escondido ou secreto, então a criação seria de qualquer outra coisa (ex matéria).

Mas os teístas demonstram que a criação saiu do nada (ex nihilo). Em suma, a criação do nada significa verdadeiramente que Deus não usou qualquer coisa quando Ele criou o universo. Ele trouxe à existência pelo seu próprio poder. A Criação do Nada não É Criação pelo Nada – O teísmo acredita que o universo veio a ser (existir) do nada, mas só por Alguém (Deus); não afirma que nada produziu algo (…).

De fato, no cerne da crença teísta no poder causal de Deus está a rejeição da premissa de que nada pode criar algo. Só algo (ou alguém) pode causar algo […]. Deus criou o universo sem a ajuda de qualquer matéria ou substância preexistente. Ele a fez pela sua própria onipotência infinita’’ (GEISLER, Nornan. Teologia Sistemática. Vol 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, pp. 926,927).

II – A CRIAÇÃO E MARAVILHOSA

1- A grandeza da fauna. A expressão fauna é utilizada para indicar o grupo de todos os animais. A palavra também pode ser utilizada para destacar os seres de determinada região. No Brasil, no dia 22 de setembro é comemorado o Dia da Fauna, pois nosso país tem grande parte da biodiversidade de fauna e flora do planeta. São mais de 100 mil espécies. Só em terras brasileiras, por exemplo, segundo os institutos especializados, são cerca de 15 milhões de diferentes insetos e mais de 3 mil espécies de peixes, isto é, somente em água doce. A natureza testemunha o poder do Criador (Sl 19.1).

2- A diversidade da flora. A palavra flora indica a diversidade de plantas de um determinado ecossistema. A ordem de Deus em Gênesis 1.11 foi que a terra produzisse “[…] todo tipo de vegetais, isto é, plantas que deem sementes e árvores que dêem frutas. Estima-se que no Brasil esteja de 10% a 15% de toda a biodiversidade do planeta. São cerca de 46 mil espécies de vegetais, divididas em várias categorias. Estas plantas e os produtos delas derivados são utilizados para alimentação, medicina, vestuário, construção civil, móveis, fabricação de papel, produção de perfumes etc. Sem essa diversidade da fauna a vida humana seria impossível (Gn 2.15,16).

II- AUXÍLIO TEOLÓGICO

“A Fonte da Criação – A fonte da criação é um Deus teísta. Só Ele pode criar algo do nada (Agostinho, LCG 11.23). Deus é a ‘Causa Primeira’ (Agostinho, LCG, p. 23). Ele é o ‘Começo’ além do qual não há começo. Ele é eterno e não-causado. Ele é indivisível e imutável (Agostinho, CG, 11.10). Ele é infinitamente sábio e poderoso. Além disso, Deus criou voluntariamente. Como observou Aquino: ‘Não é necessário que Deus desejasse qualquer coisa exceto ele mesmo’ (St, la.46.1) […]. A criação é designada a todos os três membros da divindade, porque em Deus a sua existência é ‘idêntica à sua essência e comum a todas as três pessoas, e é, então, uma atividade de toda a Trindade, não peculiar a uma Pessoa’. Deus não apenas criou, mas só Deus pode criar. ‘Criar é, propriamente dito, causar ou produzir o ser (existência) das coisas’ (Aquino, ST, la.45.6).

Só Deus pode causar algo para entrar em existência; os seres humanos não podem criar. ‘O homem individual não pode ser absolutamente a causa da natureza humana, porque ele seria então a causa de si mesmo’. Na realidade, ‘nenhum ser criado pode produzir um ser absolutamente’” (GEISLER, Nornan. Teologia Sistemática. Vol. 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2010, p. 927).

III- GRANDEZA E MISTÉRIOS D0 CORPO HUMANO

1- Uma máquina extraordinária. Você sabe do que o corpo humano é formado? Oitenta órgãos do corpo humano, 206 ossos, 5 litros de sangue, 160 mil quilômetros de vasos sanguíneos, 86 bilhões de neurônios e cerca de 38 trilhões de células, compostas por um mesmo DNA. Observe agora mesmo o pulsar do coração e sua respiração. Note o ar entrando e saindo dos pulmões. Um ser humano costuma ter de 90 mil a 100 mil batimentos cardíacos por dia e cerca de 23 mil respirações em 24 horas.

Deus formou Adão do pó da terra. Não havia nele vida. Depois, “[_] soprou no nariz dele uma respiração de vida, e assim ele se tornou um ser vivo” (Gn 2.7). O que havia naquele sopro divino? Havia vida. A vida que só Deus pode dar. O salmista tinha certeza que o homem foi criado por Deus, e que o Senhor o via quando era formado de forma misteriosa no ventre de sua mãe (Sl 139.13-16).

2- A grande complexidade do corpo humano. Um conhecido biólogo molecular chamou de “complexo irredutível” o sistema que, se for retirada qualquer uma de suas partes, o funcionamento básico torna-se impossível. Um exemplo disto é o olho humano. Se qualquer parte fundamental do olho não funcionar adequadamente é impossível ter a visão. O olho humano é muito complexo. Ele é formado quando a criança está por volta de 5 meses de gestação.

Cerca de 1 milhão de terminações nervosas ópticas estendem-se do cérebro para encontrar e alcançar outro milhão de terminações nervosas ópticas que se estendem do olho e todas se combinam perfeitamente. — Um processo evolutivo guiado pelo nada poderia levar ao surgimento do olho humano? Não mesmo! Deus criou cada detalhe do ser humano!

3- A vida não surgiu por acaso. O que dizer diante da grandeza do corpo humano? Pensar que somos fruto do acaso e da sorte é rejeitar o princípio de que toda a criação é obra de uma mente inteligente. Esse ser superior que tudo criou é o único Deus verdadeiro, o Todo-Poderoso!

III – AUXÍLIO PEDAGÓGICO

A fim de conduzir sua turma ao entendimento que a complexidade da criação aponta para a grandeza do Criador, compartilhe com seus alunos a informação abaixo. “Vamos dar uma olhada em mais um exemplo, obtido dos recentes progressos na biologia molecular: a surpreendente harmonia do ‘sistema de fábrica’ de uma célula humana. Geraldo Schroeder, PhD pelo MIT, descreve da seguinte maneira: ‘Com a exceção das células sexuais e sanguíneas, cada célula no seu corpo está produzindo aproximadamente duas mil proteínas a cada segundo.

Uma proteína é uma combinação de um número de aminoácidos, de trezentos a mais de mil. Um corpo humano adulto é constituído de aproximadamente setenta e cinco trilhões de células. Cada segundo, de cada minuto, de cada dia, o seu corpo, e o corpo de todo o mundo, está organizando aproximadamente 150 milhares, de milhares, de milhares, de milhares, de milhares, de milhares de aminoácidos em cadeias de proteínas, cuidadosamente construídas. Cada segundo; cada minuto; cada dia.

O tecido do qual nós, e toda a vida somos feitos, está sendo continuamente tecido novamente, a uma velocidade tremenda e assombrosamente rápida’. É impossível à lógica supor que tais sistemas complexos – sistemas que trabalham juntos de uma maneira tão precisa e harmoniosa – surgiram ao acaso. Isto é completamente absurdo” (MUNCASTER, Ralph O. Examine as Evidências. Rio de Janeiro: CPAD, 2007, pp. 34, 35).

CONCLUSÃO

Tudo foi criado por Deus: os céus e a terra, o sol, a lua e as estrelas, todos os animais, grandes e pequenos, as incontáveis plantas do reino vegetal e os seres humanos. Tudo foi criado de uma forma poderosa. A criação é convocada todos os dias para louvar ao Criador: “Todos os seres vivos, louvem o Senhor! Aleluia!” (Sl 150.6).

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

VAMOS PRATICAR

1- De acordo com o conteúdo da lição, faça a cruzadinha:

Pense Nisso

O Brasil é um país muito grande, mas em quase todos os ambientes é possível ter algum contato com a natureza. Separe um tempo para fazer isso. Observe o nascer e o pôr do sol. Contemple as estrelas. Ouça o canto dos pássaros e observe de perto plantas e folhas. Medite na grandeza de Deus e O adore por seu imenso poder

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BÍBLIA ONLINE

SUBSÍDIOS EBD – CPAD

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 03: A Grandeza da Criação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *