Lição 04: Humanidade, a Coroa da Criação | 1° Trimestre de 2025 | EBD – ADOLESCENTES

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2025 | Tema: Gênesis, o Livro dos Grandes Começos | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 04: Humanidade, a Coroa da Criação

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 1.26-31; 2.15

A MENSAGEM

Devocional

Segunda » Gn 1.26-28
Terça » Gn 2.8-15
Quarta » Gn 2.18,21-24
Quinta » Sl 33.9
Sexta » Cl 3.1,10
Sábado » 1 Co 10.31

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Objetivos

DESTACAR a narrativa bíblica sobre a criação do ser humano;
ENSINAR que o ser humano foi criado à imagem de Deus;
ENFATIZAR a responsabilidade do ser humano diante da Criação.

Ei Professor!

Ponto de Partida

Para introduzir o tópico três, selecione três alunos. Peça-os que informem como tem administrado os seguintes bens dados por Deus: – A saúde do corpo (que envolve a alimentação, atividades físicas e disciplina do sono); – A saúde da mente (evitando ocupar os pensamentos com filmes, séries e conteúdo prejudiciais nas redes sociais) – A igreja local (questões sobre a frequência aos cultos, envolvimento com o departamento de adolescentes, reuniões de oração etc). Afirme aos alunos que esses são exemplos de bens que o Senhor tem dado aos seus filhos. Destaque que nós devemos administrar essas bênçãos com sabedoria, pois, um dia Deus exigirá que prestemos contas de tudo que Ele nos confiou.

Vamos Descobrir

Hora de Aprender
I – A CRIAÇÃO DO SER HUMANO

I – AUXÍLIO DIDÁTICO

Barro e sopro – O relato da criação lembra-nos de que nós, seres humanos, somos criaturas tanto espirituais quanto biológicas. Quando Deus soprou a vida em Adão, Ele o fez um ser espiritual. O homem não é animal, mas uma direta e especial criação de Deus. Adão/ser humano – ‘Adão’ é uma palavra hebraica, o nome do primeiro homem, mas também é o termo bíblico para a humanidade.

O homem sozinho foi:
(1) direta e pessoalmente formado pelo Senhor, que lhe deu o fôlego de vida (Gn 2.7);
(2) criado à imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26,27);
(3) dado a ele o direito de governar a criação como representante de Deus (Gn 1.29, 28-30);
(4) moralmente responsável para obedecer às ordens de Deus (Gn 2.16,17); e
(5) dado uma natureza que requer intimidade, relacionamento com Deus e as pessoas […].

Costela de Adão – Uma Linda tradição judaica observa que Deus não tirou Eva do pé do Adão, para que ele não tentasse dominá-la; ou da sua cabeça, para que ela se visse acima. Em vez disso, Deus tirou Eva da costela de Adão, para que os dois pudessem caminhar Lado a lado ao longo da vida” (RICHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 26).

II- CRIADOS À IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS

A imagem e semelhança Deus no ser humano (Gn 1.27) aponta, em primeiro lugar, para o propósito da vida humana: amar e servir ao Criador. Outro aspecto da imagem e semelhança é a capacidade do homem em se relacionar com outros seres humanos. Ela também diz respeito ao poder para dominar sobre os peixes, sobre as aves, sobre os animais domésticos e selvagens. Para isso, o homem utiliza sua inteligência para refletir, falar, tomar decisões etc. Após a entrada do pecado no mundo, essa imagem de Deus no homem foi afetada, mas ainda pode ser encontrada.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

“A primeira parte da declaração de propósito é que o homem foi feito segundo a imagem e semelhança de Deus (Gn 1.26), um propósito reiterado como tendo sido realizado com a nuança adicional de distinção de gênero (v.27). De acordo com a recente erudição, há estudiosos que argumentam que a tradução das palavras hebraicas besalmenu fà nossa imagem’) e kidmutenu (conforme a nossa semelhança’) deveriam ser ‘como a nossa imagem’ e ‘conforme a nossa semelhança’, respectivamente.

Quer dizer, o homem não está na imagem de Deus, ele é a imagem de Deus. O texto não fala o que o homem é, mas o que ele tem de ser e fazer. É uma declaração funcional e não de essência. Da mesma maneira que imagens ou estátuas representavam deidades e reis no antigo Oriente Próximo, até o ponto em que eram praticamente intercambiáveis, assim o homem, como a imagem de Deus, foi criado para representar o próprio Deus como o soberano sobre toda a criação.

Esta metáfora ousada é esclarecida nitidamente em Gênesis 1.26b, que explica o que significa para o homem ser a imagem de Deus: ‘Domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se move sobre a terra” (ZUCK, Roy B. (ed). Teologia do Antigo Testamento. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, pp. 26, 27).

III- CRIADOS PARA SEREM MORDOMOS

1- A mordomia antes da Queda. Tendo criado o homem, o Senhor deu a ele obrigações no Éden. Adão e Eva deveriam cuidar do jardim e nele fazer plantações (Gn 2.15), era a mordomia da terra. Além disto, deveriam exercer domínio sobre os animais (Gn 1.26). O casamento também foi uma benção dada aos seres humanos ali (Gn 2.24). A mordomia envolvia ainda a correta alimentação (Gn 2.16). Até para os animais havia orientação alimentar (Gn 1.30)

2- A mordomia depois da Queda. Tendo pecado, o homem e sua esposa já não podiam mais administrar como no princípio. Para Adão, o trabalho da terra tornou-se penoso (Gn 2.17,18). Nesses novos tempos, os administradores passaram a ter muitas dificuldades.

3- Bons mordomos do Senhor. Todos nós devemos exercer a mordomia dos bens dados por Deus à humanidade. Jesus também ensinou sobre isso. Ele advertiu seus ouvintes sobre a mordomia quando contou a parábola dos talentos (Mt 25.14-30), reafirmando que todos nós temos responsabilidades de cuidar bem daquilo que o Criador nos confiou. O adolescente cristão deve glorificar a Deus como bom cuidador dos presentes dados pelo Criador:

III – AUXÍLIO TEOLÓGICO

“Gênesis 1 também afirma que a humanidade foi criada para ‘sujeitar’ a terra e ‘dominar’ sobre ela e as criaturas vivas do mar, da terra e do ar. Alguns estudiosos, à luz das palavras de Gn 1.26, sugerem que é exatamente o domínio exercido sobre a humanidade que constitui a imagem de Deus (embora essa relação aponte mais uma consequência que uma definição). Mas o que significa sujeitar e dominar?

O último verbo, utilizado 24 vezes no Antigo Testamento, geralmente se refere a relacionamentos humanos: um amo e seu escravo (Lv 25.43); os chefes e os trabalhadores (1 Rs 5.16); um rei e seus súditos (Sl 72.8); o soberano de um país e uma outra nação (Lv 2.17). Diversas dessas passagens (por exemplo, Lv 25.43 e Ez 34.4) sugerem que esse domínio deve ser exercido com cuidado e responsabilidade. Não é permitido nada destrutivo e explorador […].

O mesmo verbo utilizado com a humanidade em Gênesis 1.28 é aplicado em relação ao sol e à lua em Gênesis 1.16- para governarem, respectivamente, o dia e a noite – e com certeza não há nenhuma alusão a ações abusivas ou irresponsáveis aqui’’ (HAMILTON, Victor P. Manual do Pentateuco. 2 ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p.27)

CONCLUSÃO

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VAMOS PRATICAR

1- Encontre as palavras a seguir no caça palavras: Adão, Eva, Jardim, Mordomia Pecado, Éden.

Pense Nisso

Durante o estudo da lição você pensou em alguma área da vida que deve ser um mordomo melhor? A lista da lição pode ser ampliada. Sim, há mais bens que o Senhor nos deu para administrar. Veja só: a família, a adoração, dízimos e ofertas, trabalho, finanças, as boas obras etc. Lembre-se que daremos conta a Deus de tudo que fizermos (2 Co 5.10).

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