Lição 03: Cuidando-se por Inteiro | 4° Trimestre de 2022 | EBD – Adolescentes

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 03: Cuidando-se por Inteiro

LEITURA BÍBLICA

1 Tessalonicenses 5.23, 24; 3 João 2

A MENSAGEM

“Cuide de você mesmo e tenha cuidado com o que ensina. Continue fazendo isso, pois assim você salvará tanto você mesmo como os que o escutam.” 1 Timóteo 4.16

Devocional

Segunda >> Ef 4.26
Terça >> Sl 37.8
Quarta >> Fp 4.6-8
Quinta >> Is 41.10
Sexta >> Sl 121.1-5
Sábado >> Is 40.30,31

Objetivos

REFLETIR sobre o cuidado com a saúde;
COMPREENDER o que são doenças emocionais;
ENTENDER que Deus cura qualquer enfermidade.

Ei Professor!

Reflita sinceramente na seguinte pergunta: Como você está? Geralmente, quando alguém nos cumprimenta perguntando algo assim, costumamos responder automaticamente, dizendo “está tudo bem”. Porém, nem sempre isso é verdade. Muitas vezes, passamos por lutas, enfrentamos batalhas em nossa mente e temos que lidar com enfermidades. E nada disso é fácil. Sabemos que os dias maus chegam para todas as pessoas e, diversas vezes, isso ocorre de forma inesperada. Entretanto, também sabemos que servimos a um Deus que está presente todos os dias e Ele está pronto para nos fortalecer com sua Graça, em nossos momentos de vulnerabilidade. Comunique essa verdade bíblica aos seus alunos enquanto estiver ministrando esta lição.

Ponto de Partida

Ansiedade, depressão, amargura, prática de mutilação e até mesmo suicídio têm sido alguns dos males recorrentes nesta geração de adolescentes. Visando fortalecer os alunos contra essas mazelas, vamos refletir sobre a saúde mental e emocional. Primeiramente, veremos que a Bíblia aponta a necessidade do cuidado integral, considerando corpo, alma e espírito. Em seguida, pontuaremos alguns sinais de alerta que podem ser sintomas de um adoecimento emocional. E, então, mostraremos aos adolescentes como eles podem obter a ajuda necessária. Por fim, indicaremos alguns hábitos que ajudam no fortalecimento da saúde e concluiremos a lição mostrando que o nosso Deus tem poder para curar toda e qualquer doença.

Vamos Descobrir

Estamos vivendo um tempo onde o adoecimento emocional tem se agravado na adolescência. Doenças como ansiedade e depressão, entre outros transtornos, têm provocado dor e muita angústia. Por isso, precisamos conversar e refletir sobre o autocuidado. Hoje vamos aprender aspectos importantes sobre a preservação da saúde física e emocional E veremos a relação com Deus como fator fundamental para lidar com qualquer tipo de tristeza, amargura ou adoecimento emocional.

Hora de Aprender
I- O AUTOCUIDADO

Deus fez o homem completo: corpo, alma e espírito (1 Ts 5.23); por isso, precisamos aprender a nos cuidar por completo. Claro que sempre devemos cuidar da nossa saúde espiritual e do fortalecimento da fé em Cristo. Mas nesta lição vamos falar especialmente do cuidado com a saúde física e emocional. As emoções humanas precisam de cuidado e a Bíblia fala sobre isso, Paula escrevendo para os irmãos que moravam em Tessalônica, diz que é Deus quem nos dá toda a paz (1 Ts 5.23). E ainda diz – E que ele conserve o espírito a alma e o corpo de vocês livres de toda mancha, para o dia em que vier a nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Ts 5.23) A oração do apóstolo é que os irmãos sejam conservados por inteiro até a dia em que forem se encontrar com o Salvador.

Paulo também escreveu para Timóteo, seu discípulo, dizendo: “cuide de você mesmo […]” (1 Tm 4.16) Essa orientação do apóstolo demonstra que o autocuidado era responsabilidade pessoal de Timóteo. Este deveria cuidar de si mesmo, além de cuidar da doutrina, do ensino e da igreja. O apóstolo João também escreve sobre o assunto na carta que direcionou a Gaio, a quem João chama de amigo querido” (3 Jo 5). Ele diz que o seu desejo é que o presbítero “vá bem em tudo e que estivesse “com boa saúde da mesma forma que estava bem espiritualmente (3 Jo 2). Gaio era um servo muito fiel a Deus (3 Jo 3-5). Para o apóstolo João, importava que ele estivesse bem em todas as áreas da vida.

I- AUXÍLIO DEVOCIONAL

“Há momentos que somos atingidos em algum ponto fraco por acidente, tragédia, enfermidade, ou uma situação indesejada. Há também os impulsos e desejos interiores que podem nos levar o momentos de angústias ou carência Há momentos em que nós de repente, nos encontramos em uma situação difícil que não tinha mas previsto Há momentos em que cu mas ou vemos noticias devastadoras que nos fazem, momentaneamente sentir como se o tapete tivesse sido tirado de debaixo dos nossos pés.

A ansiedade aparece. O pânico manifesta inesperadamente o medo nos toma de surpresa. Quando nos deparamos com tais momentos de crise, podemos adotar uma dentre duas opções: podemos abrir a porta e convidar que essas emoções negativas e improdutivas entrem em nossos corações, ou podemos tomar medidas imediatas para recuperar a nossa paz e segurança […]. Toda pessoa passa por momentos de ansiedade, pânico ou medo na vida.

O erro surge quando aceitamos essas emoções, quer com os braços abertos quer com relutância, e permitimos que elas fiquem e, gradualmente, encontrem um lugar de descanso em nossos corações […]. Em vez de permitirmos ‘coisas’ negativas aprisionem o nosso coração, devemos fazer o que Jesus fez e ensinou” (STANLEY, C. Paz: um maravilhoso presente de Deus para você. RJ, CPAD, 2004, pp.55,56).

II- O CUIDADO COM A SAÚDE FÍSICA E EMOCIONAL

Estamos vivendo em um tempo difícil. Há muitas aflições. Conflitos familiares, violência urbana, dificuldades financeiras, frustrações e doenças são alguns exemplos (Jo 16.33; Ef 5.16). Diante disso, muitas pessoas têm adoecido, física e emocionalmente. E temos visto se tornarem cada vez mais comuns, a incidência de casos de depressão, crise de ansiedade e bulimia, entre outras situações. O corpo manifesta alguns sinais quando há sobrecarga emocional (Jó 30.16,17). Alguns exemplos são: sudorese, falta de ar, boca seca, formigamento, náusea, calafrios, tremores, tensão muscular, dor no peito, taquicardia (coração acelerado), sensação de desmaio, tonturas e urgência para ir ao banheiro.

Somado a isso, outros sinais, que podem indicar um problema e comportamento, é o uso exagerado de dos aparelhos eletrônicos e o consumo em excesso dos alimentos (Jó 16.6). Caso esses sinais aconteçam em você, avise imediatamente aos seus pais e/ ou responsáveis. Infelizmente, os casos de enfermidade emocional têm se tornado cada vez mais comuns, inclusive em crianças e adolescentes. E, como se isso não fosse complicado o bastante, ainda existem pessoas que se referem a esses casos como uma artimanha para chamar atenção (Jó 16.20, 21.3). Devemos enfrentar esses problemas com seriedade.

Caso você passe por algo assim, procure ajuda imediatamente. Fale com sua família, com sua liderança na igreja local ou com um adulto de confiança (Rm 9.2). Não se isole. Peça ajuda (Tg 5.16). E clame ao Senhor, porque Ele pode curar todas as enfermidades (Sl 25.16-18, Jr 17.14).
Cada pessoa que enfrenta dificuldades na saúde (física ou emocional) deve saber que não se pode negar a existência do problema. Antes, tudo precisa ser tratado. Há algumas atitudes que, somadas a uma vida de oração diária, irão ajudar a lidar com as questões de saúde.
Se você está passando por algo desta natureza, compreenda que existem diversos profissionais capacitados que fazem atendimento médico e psicológico e podem auxiliar no diagnóstico e tratamento (Mt 9.12).

Além disso, a superação dessas questões também demanda uma mudança da rotina, que ajuste o tempo livre com atividades se horários, que englobam lazer, exercícios físicos, estudos, sono, descanso e uma boa alimentação, Uma rotina de vida saudável, aliada a prática da leitura bíblica, oração e busca ao Senhor lhe darão o suporte necessário para vencer essa situação (SI 121.2). O cuidado da saúde também deve ser uma prioridade. Por isso, desenvolva hábitos alimentares saudáveis e pratique exercícios físicos com regularidade. A má alimentação e o sedentarismo são causadores de várias doenças. Sempre que possível, vá às consultas médicas para acompanhamento.

II- AUXÍLIO DIDÁTICO

Depressão e ansiedade são “dois distúrbios responsáveis pela metade (740 milhões de pessoas) das doenças mentais estimadas no mundo. Esses males causam um sofrimento terrível Geram angústia e desespero, suas origens não são muito claras […]. A dor causada pela depressão e pela ansiedade é diferente de uma dor de cabeça ou de uma dor decorrente, por exemplo, de um tombo: Ela dói, metaforicamente, lá no fundo da alma […]. No próximo milênio, a mente vai estar mais doente do que nunca. ‘As doenças mentais tendem a proliferar como resultado de múltiplos e complexos fatores sociais, biológicos e psicológicos.

Elas são respostas já esperadas de doenças físicas graves e da guerra e do trauma. Mas também de condições sociais adversas, como as altas taxas de desemprego, a educação precária e a pobreza’ […]. Isso é um paradoxo, pois vivemos numa época que teoricamente teria tudo para ser agradável. Os avanços tecnológicos, os procedimentos médicos sem dor, e ao mesmo tempo sentimos uma sensação enorme de vazio interior (GABY. Wagner Tadeu dos Santos As Doenças do Século, 1ª Edição, RJ: CPAD, 2013, p.18),

III- O CUIDADO DO SENHOR É COMPLETO

A Bíblia mostra que Deus é zeloso e bondoso (Sl 73.1). São diversos os relatos que mostram que Deus cura os enfermos. Deus curou cegos, leprosos paralíticos e até ressuscitou pessoas que já estavam mortas (Mt 8.23.21.14 Jo 11.43,44). Jesus pode curar todas as doenças. Por isso, no momento da enfermidade você pode e deve clamar por Ele (Lc 18.38). No momento da dor e da angústia clame ao Senhor e Ele sustentará você. A Palavra diz que todas as nossas ansiedades devem ser apresentadas do Senhor, em oração, porque Ele tem cuidado de nós (1 Pe 5.7),

III- AUXÍLIO DEVOCIONAL

“Como poderia haver uma esperança que não desaponte? É uma esperança fundamentada na fé. E a fé muda tudo […]. A fé encoraja nossas crenças e expectativas com confiança. A fé pode nos tornar destemidos […]. Como a fé realiza esta obra sobrenatural? Concedendo-nos uma perspectiva eterna. Pessoas de fé enxergam a vida de modo diferente. O otimismo cheio de esperança acerca do futuro, quando reforçado pela fé, modera nossa ansiedade acerca do presente. Olhamos para a vida com lentes maiores. Ver os problemas da vida com as grandes lentes do futuro ajuda a colocar em perspectiva os aborrecimentos de hoje – problemas no carro, discussões na família, voos atrasados. Muitas coisas que antes nos aborreciam, agora podem ser vistas como o que de fato são: irritações triviais, temporárias.

Mas a fé vai além de nos ajudar a lidar com meros aborrecimentos. Vemos o verdadeiro poder da fé com mais clareza nos momentos de dor. A fé transforma a esperança em uma certeza de que o sofrimento fará sentido mesmo quando nossa perspectiva terrena não vê sentido algum. Em outras palavras, quando a dor nos atinge até a alma e as provações nos dão um soco no estômago, a fé é responsável por manter viva a nossa esperança” (PARROTT, Les. Você é mais Forte do que Pensa. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.52).

CONCLUSÃO

Devemos zelar pela nossa saúde em todas as áreas: espiritual, física e emocional. Para isso, devemos construir uma rotina saudável. Caso venhamos adoecer, podemos buscar o tratamento médico necessário. Sabendo que o nosso Deus é bondoso e tem o poder de curar todas as doenças, sejam físicas ou emocionais.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

VAMOS PRATICAR

1- Marque (C) para afirmações que estão Corretas e (E) para àquelas que estão Erradas

(C) O autocuidado é um tema que aparece na Bíblia.
(E) Doenças emocionais não existem.
(C) As emoções humanas precisam de cuidado.
(E) Não devemos falar com Deus sobre as nossas frustrações.
(C) Deus cura todas as doenças.

2- Faça uma autoavaliação. O que você precisa mudar na sua rotina para melhorar a sua saúde? Resposta pessoal.

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

EBD Adolescentes | 4° Trimestre De 2022 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 03: Cuidando-se por Inteiro