Lição 03: GÊNESIS 3 – Tentação, Queda e Promessa de Redenção | 1° Trimestre De 2022 | EBD – Pecc

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 03: GÊNESIS 3 – Tentação, Queda e Promessa de Redenção | Escola Biblica Dominical

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora um suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em Gênesis 3 há 24 versos Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Gênesis 3.1-24 (5 a 7 min). A Revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui leitura de Bíblia.
Olá, Professor(a)! Nesta lição temos a oportunidade de pensar no quanto nossa opção por Jesus é valiosa, necessária e importante para a redenção. Desde o princípio da nossa existência somos tentados por Satanás, mas também convidados a fazer uma opção pelo Reino de Deus. Por causa do pecado, já não podemos perceber fisicamente a presença de Deus. Contudo, o Redentor prometido nos veio, Pelo Seu sacrifício fomos remidos a fim de que toda a criação seja restaurada. Pelo pecado nos veio a morte, mas pela ressurreição de Jesus nos chegou a certeza de vida eterna, Mostre aos seus alunos que, como igreja, escolhemos Jesus, pois desde o Éden Sua vitória sobre o mal foi anunciada por Deus.

OBJETIVOS

Reconhecer nossa condição de pecadores
Descrever as consequências do pecado.
Receber a salvação oferecida em Cristo.

PARA COMEÇAR A AULA

Professor(a), é muito importante termos consciência de que somos parte dessa história em andamento: a história da redenção. Por isso, comece a aula conversando sobre as tentações que atualmente ameaçam nos separar outra vez do Criador. Em seguida, enfatiza a vitória de Jesus sobre o pecado e nossa responsabilidade de assumir, diariamente, o santo testemunho da Verdade que é Cristo. Que tal levar uma declaração de fé e terminar convidando os alunos a renovar sua opção por Jesus?

LEITURA ADICIONAL

Observe os passos da transgressão: não são passos ascendentes, mas descendentes, em direção ao abismo. Primeiro: Ela Viu. Uma grande quantidade de pecados vem através dos olhos. Não olhemos para aquilo que traz consigo o risco de estimular a concupiscência (Mt 5,28). Segundo: Ela tomou. Foi seu próprio ato e obra. Satanás pode tentar, porém, não pode obrigar, pode nos persuadir a ajoelhemo-nos diante do precipício, porém, não pode lançar-nos dali (Mt 4.6), Terceiro: Ela comeu. Quando ela olhou para o fruto, talvez não tenha tido a intenção de tomá-lo; ou quando o tomou, não tinha a intenção de comê-lo: porém, acabou fazendo-o. É uma atitude sábia deter os primeiros movimentos do pecado, e abandoná-lo antes de ver-se comprometido com ele. Quarto: Deu-o também ao seu marido. Aqueles que fazem o mal estão dispostos a arrastar outros a fazerem o mesmo. Quinto: Ela comeu, por não levar em conta a árvore da vida. Por não comer daquilo que era permitido por Deus, mas, ao invés disto, comer do fruto da árvore do conhecimento, que estava proibido, Adão mostrou claramente o seu desdém por aquilo que Deus lhe havia outorgado, e o seu desejo por aquilo que Deus considerou prudente não lhe dar. Desejava ter o que quisesse e fazer o que lhe trouxesse prazer. Definindo em uma só palavra, o seu pecado foi a desobediência (Rm 5.19), desobediência a uma ordem clara, simples e expressa. Adão não tinha uma natureza pecaminosa que o impulsiona ao pecado; pelo contrário, tinha a liberdade de escolha, conforme a sua vontade, com toda a sua força, não debilitada e nem desequilibrada. Porém, apartou-se com muita prontidão, arrastando toda a sua posteridade ao pecado e à miséria. Então, quem pode dizer que o pecado de Adão, em si, causou pouco dano?

Livro: Comentário bíblico de Mathew Henry (4°ed. Rio de Janeiro, CPAD, 2004, p. 11).

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 03: GÊNESIS 3 – Tentação, Queda e Promessa de Redenção | Escola Biblica Dominical

Texto Áureo

“Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.” Gn 3.6

Leitura Bíblica Para Estudo

Gênesis 3.1-24

Verdade Prática

O pecado e queda do primeiro casal não deixaram Deus surpreendido; antes, revelaram um maravilhoso e sacrificial plano de redenção.

INTRODUÇÃO
I- A TENTAÇÃO Gn 31-6
1-
O tentador Gn 3.1
2– A liberdade humana Gn 3.4
3– O pecado Gn 3.6
II- CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA Gn 3.8-23
1
– Separação e medo G₁3.8
2– Expulsão do Jardim Gn 3.23
3– Morte Gn 3.4
III- A PROMESSA DE REDENÇÃO Gn 3.9-21
1
– Deus busca o homem Gn 3.9
2– O preço da redenção Gn 3.15
3– Uma nova vestimenta Gn 3.21
APLICAÇÃO PESSOAL

Diário Devocional

Segunda  – Gn 3.10
Terça  – Gn 3.14
Quarta  – Gn 3.15
Quinta  – Gn 3.17
Sexta  – Gn 3.19
Sábado  – Gn 3.22

Hinos da Harpa: 75-18

INTRODUÇÃO

Qual a origem do mal? De onde vem a nossa inclinação para ele? Nesta lição estudaremos a origem do pecado e as consequências deste para a espécie humana.

1- A TENTAÇÃO (Gn 3.1-6)

A tentação é algo comum a todos os seres humanos. Não há salvo-conduto para ninguém.

1. O tentador (Gn 3.1). “Mas a serpente, mais sagaz que todos os animais selváticos que o Senhor Deus tinha feito, disse à mulher: E assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim?”

]No mundo de hoje, muitos não querem que falemos sobre demônio, capeta, Satanás ou diabo, mas ele é uma figura real e presente nas Escrituras. Ignorá-lo não é uma boa estratégia A serpente não era o tentador mas o instrumento que ele utilizou. Chama-nos à atenção o fato de que, dentre todos os animais, o tentador use aquele que era considerado o mais astuto de todos, Talvez o fato de a serpente haver falado tenha funcionado como uma espécie de credenciamento para que Eva acreditasse mais facilmente. Isso tudo é um alerta para nós. As tentações são mostradas na Bíblia como “astutas ciladas” (Ef 6.11), e não como sugestões inócuas. A origem do tentador não é descrita em Gênesis. Ele já aparece em suas páginas como um ser inteligente, maligno, e em oposição a Deus e Sua obra. Quem quer que ele tenha sido originalmente, foi criado em estado de pureza e santidade, pois Deus não cria nada maligno (Ez 28.12-19).

Não é auto existente, pois somente Deus é assim. Satanás não é um ser de força oposta e equivalente ao poder de Deus, como o crêem as maniqueístas. Não. Apesar da sua fúria e do seu poder, ainda assim ele está debaixo do controle do. Altíssimo que lhe impõe limites, o controla e o julga. Curioso também que no relato de Gênesis o tentador não apareça como um ser repugnante. Sua primeira arma foi o disfarce. Apresentá-lo como um ser chifrudo, com pés e cauda de bode, cheirando a enxofre, é folclórico e foge ao relato bíblico, que o apresenta como um ser sutil e capaz de disfarçar-se até de anjo de luz. Ele se esconde de modos insuspeitos. As serpentes não fazem barulho ao se aproximar, lembre-se disso.

2. A liberdade humana (Gn 3.4) “Então, a serpente disse à mulher. É certo que não morrereis

Deus nos criou para relacionamentos e isso só é possível se houver liberdade. Sem liberdade não há amor. A virtude não pode ser imposta. Não há virtude se não pudermos optar por ela voluntariamente. Adão e Eva não estavam destinados à queda. Eles poderiam ter resistido ao pecado. Tentação não significa ausência de opções. Tentação e pecado são duas coisas diferentes. Deus, ao estabelecer limites claros, os estava provando. Ele sabia que o homem pecaria? Se sabia, por que deixou? Por que não o fez à prova de pecado? Ora, Deus criou o homem como um ser moral, capaz de fazer escolhas.

Será que haveria alguma virtude na obediência se ela fosse a única opção? Só há virtude em fazermos o bem porque o mal também é uma opção. Em resumo, se Deus criasse um homem à prova de erro criaria um autômato e não um ente moral. O bem exige, para ser verdadeiro, que tenhamos opções. Diríamos que o preço que Deus pagou ao criar o homem livre foi a possibilidade de que ele praticasse o mal. O que Ele fez então? Antecipou-se ao mal providenciando o Cordeiro desde a eternidade (Ap 13.8). Deus é onisciente, conhece a história, e a usa soberanamente para glória do Seu próprio nome.

3. O pecado (Gn 3.6). “Vendo a mulher que a árvore era boa para se comer, agradável aos olhos e árvore desejável para dar entendimento, tomou-lhe do fruto e comeu e deu também ao marido, e ele comeu.”

O pecado não é algo inofensivo pequeno ou leve. Também não era inato ao homem, pois este foi criado à imagem e semelhança de Deus. O pecado diz respeito à condição humana. O que ocorreu então? A abordagem de Satanás a Eva foi cheia de astúcia. Primeiro, lançou a dúvida no coração da mulher: “É assim que Deus disse. Depois jogou sagazmente com a vontade humana chamando especial atenção para os resultados “coloridos” que supostamente viriam após comerem do fruto proibido (“como Deus, sereis…”). Parafraseando o versículo 5, o que Satanás dizia era: “Deus não está sendo leal. Está negando a vocês o privilégio de serem como Ele, talvez Ele tema rivais”. A tentação de ser como Deus acompanha o homem desde sempre. Há quem chame tal tentação de “ego absoluto” e quem a defina como egoísmo, ou seja, como desejo de colocar-se acima de tudo. A armadilha toda foi bem engendrada e o casal caiu nela. Curioso que a mulher tenha dado ouvidos e iniciado um diálogo com o tentador não? Até hoje tem gente entrevistando demônios, e pior ainda, pleno culto de adoração a Deus.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 03: GÊNESIS 3 – Tentação, Queda e Promessa de Redenção | Escola Biblica Dominical

II- CONSEQUÊNCIAS DA QUEDA (Gn 3.8-23)

Não há nada que o diabo possa oferecer que, sendo aceito, nos traga paz, alegria duradoura ou venha a saciar nossa alma. Como já foi dito, todas as frutas que o diabo oferece contêm bichos

1. Separação e medo (Gn 3.8) “Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim.”

Gênesis 3 trata dos efeitos imediatos do pecado. Após a desobediência, começam as consequências para o casal. As primeiras coisas que acontecem são a percepção da sua nudez e a necessidade de escondê-la (vergonha). O casal, agora, não se sente mais à vontade juntos. Os olhos se abriram como prometera a serpente, mas não do modo como Adão e Eva esperavam, antes para conhecerem a culpa e o medo. Pela primeira vez, o homem experimenta o medo. O passo seguinte é fugir de Deus. Uma muralha é levantada. A maravilhosa, e antes deleitosa presença divina agora apavora o homem em rebeldia. Antes, Deus era esperado, desejado, e Sua presença trazia alegria, mas agora, como consequência do pecado, o homem sente medo e repulsa pela presença de Deus. Onde há pecado, há medo. Esse medo domina o coração de todo pecador até que o encontro com Cristo e a aceitação de sua obra redentora o remova completamente (1Jo 4.18).

2. Expulsão do Jardim (Gn 3.23) “O Senhor Deus, por isso, o lançou fora do jardim do Éden, a fim de lavrar a terra de que fora tomado.

O preço da desobediência e do pecado é sempre maior do que pensamos. O pecado é profundamente desagregador. Primeiro, separa o homem de Deus. Segundo, separa-nos uns dos outros. A primeira crise conjugal nasce após a Queda. Uma fenda foi criada entre o homem e a mulher. Por fim, o pecado separará ambos do aprazível lugar criado por Deus 0 homem experimentaria a solidão do exílio. O inquilino do maravilhoso jardim de Deus foi despejado, Nada seria como antes Assim Deus removeu o casal do jardim. ou melhor, de acordo com Gênesis 3.24. Ele os “expulsou” e ainda colocou querubins para guardar a entrada do jardim e garantir que Adão e Eva não tentaram entrar lá outra vez. Que triste nota!
A expulsão do jardim oficializa a quebra da comunhão entre Deus e o homem. O jardim já não mais estava acessível ao casal. Demos graças ao nosso Senhor Jesus Cristo, que nos propicia novo acesso ao paraíso (Ap 2.7), O primeiro Adão foi expulso do paraíso, O último Adão, pendurado numa cruz. disse a um ladrão: “Hoje estarás comigo no paraíso” (Lc 23.43)

3. Morte (Gn 3.4) “Então, a serpente disse à mulher: É certo que não morrereis.”

Satanás surge como o primeiro herege da história. O primeiro a interpretar a Palavra de Deus distorcidamente, como muitos fazem hoje. Quando responde à mulher, a serpente nega a Palavra de Deus em Gênesis 2.17. A primeira heresia da história, portanto, foi esta: negar o juízo de Deus. Parece que a antiga serpente tem muitos seguidores hoje. Concordo com Isaltino Gomes quando diz que “negar o juízo de Deus é conveniente para pecadores e desobedientes que não querem ajustar sua vida à Palavra de Deus. Muitos sermões em nosso tempo prometem bênçãos sem medidas e omitem a necessidade do arrependimento, dizendo às pessoas que vivam como quiserem, apresentando um Deus piegas que deseja todo – mundo feliz e risonho, sem nunca fazer exigências morais. É a voz da serpente dizendo: ” certamente não morrereis.” A morte pode ser descrita como um estado de separação de Deus no qual o homem se encontra por causa do pecado (Ef 2.1-3; Rm 3.23) Como diz Paulo: “em Adão todos morrem” (1Co 15.22).

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 03: GÊNESIS 3 – Tentação, Queda e Promessa de Redenção | Escola Biblica Dominical

III. A PROMESSA DA REDENÇÃO (Gn 3.9-21)

Graças a Deus, Gênesis 3 não é só desgraças. Há também a esperança e a promessa de que Deus não deixaria as coisas como o diabo gostaria ao seduzir e enganar o primeiro casal.

1. Deus busca o homem (Gn 3.9) “E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?

Deus amorosamente toma a iniciativa de procurar o homem e restaurá-lo à comunhão. Sua pergunta ecoa pelo jardim. “Onde estás? Não que Ele não soubesse, mas porque queria provocar o arrependimento. A voz de Deus chama aqueles que pecaram, pois não deixaram de ser amados. Adão e Eva deveriam ter corrido ao encontro do Criador confessando seu pecado e suplicando perdão. Em vez disso, esconderam -se. São várias perguntas de Deus ao homem “Quem te fez saber que estavas nu? Comeste da árvore que te ordenei que não comesses? Essa última, na verdade, responde a anterior Deus não precisava de um relatório, mas da confissão do casal.
O Reino de Deus não se baseia na virtude humana. Quais os méritos de Adão e Eva? Deus poderia tê-los abandonado. Mas Deus é amor e o amor não precisa de motivos, mas doa-se voluntária e sacrificialmente. Que fique claro: a redenção é um ato voluntário de Deus, cuja motivação única foi Seu amor incondicional pela humanidade.

2. O preço da redenção (Gn 3.15) “Porei inimizade entre ti e a mulher, entre a tua descendência e o seu descendente. Este te ferirá a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar.“

As palavras de Gênesis 3.15 dirigidas à Satanás são conhecidas como protoevangelium (o primeiro evangelho: as primeiras boas-novas). É a primeira vez nas Escrituras em que é anunciada a vinda de um redentor. Esse prenúncio é uma mensagem de esperança que antecipa ao homem o plano redentor logo após a Queda Deus não deixaria a humanidade naquele estado, mas a restauraria Para isso, Ele mesmo pagaria um altíssimo preço. A promessa é que o descendente (no singular) da mulher esmagaria a cabeça de Satanás, impondo-lhe uma derrota completa, radical e eterna (a 2.15). Na cruz. Jesus tem o seu “calcanhar ferido”. Em contrapartida, Satanás tem a sua “cabeça esmagada”.
Há um contraste aqui entre o ferimento do calcanhar e o esmagar a cabeça. Qual é o mais sério? Qual ferimento é definitivo? Jesus fez-se gente, sofreu, padeceu e morreu na cruz, em nosso lugar, mas ressuscitou gloriosamente ao terceiro dia, já Satanás foi derrotado para sempre. Os dois seriam feridos, mas em um deles o ferimento seria terminal.

3. Uma nova vestimenta (Gn 3.21) “Fez o Senhor Deus vestimentas de peles para Adão e sua mulher e os vestiu.”

A reação do casal, ao cobrir sua nudez, expõe a vã tentativa do homem ao empregar seu esforço próprio para amenizar a culpa e remendar as consequências de seu pecado. Quanto tempo duraria um frágil avental de folhas? A vestimenta providenciada por Deus, além de ser duradoura, exige sacrifício e derramamento de sangue. Um ou mais animais inocentes foram mortos. Um claro retrato do Cristo que seria sacrificado pelo mundo pecador.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 03: GÊNESIS 3 – Tentação, Queda e Promessa de Redenção | Escola Biblica Dominical

APLICAÇÃO PESSOAL

Apesar do pecado do homem e da mulher, Deus os quer perdoar a salva. Essa é a boa notícia do Evangelho de Jesus Cristo: Ele nos oferece um caminho de volta do pecado. Nós podemos voltar.

Gostou do site? Ajude-nos  a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo  PIX: CPF 346.994.088.69  Seja um parceiro desta obra. (“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos vos; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38)

RESPONDA

1) O que significa tentação? É um convite ao pecado.

2) Mencione duas consequências de Queda conforme a lição? Expulsão do jardim e morte

3) O que significa a expressão protoevangelium? É um prenuncio do evangelho de Cristo.

SAIBA TUDO SOBRE A  ESCOLA DOMINICAL :

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

Professor CPAD EBD Juniores

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 03: GÊNESIS 3 – Tentação, Queda e Promessa de Redenção | Escola Biblica Dominical