Lição 03: HEBREUS 3 a 5 – Cristo é Superior a Moisés, a Josué e a Arão | 2° Trimestre de 2022 | EBD – PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé Escola Biblica Dominical | Lição 03: HEBREUS 3 a 5 – Cristo é Superior a Moisés, a Josué e a Arão

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora a suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em Hebreus 3, 4 e 5 há 19, 16 e 14 versos, respectivamente. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Hebreus 3.1 14 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.

Queridos professores, é de suma importância, ao estudarmos a carta aos Hebreus, que tenhamos o mínimo de conhecimento acerca de tipologia bíblica e outras áreas da hermenêutica bíblica. Pois a carta apresenta tipos, alegorias, comparações etc. Além de comentários bíblicos, enciclopédias e outros; o simples fato de consultarmos o mesmo texto em várias versões diferentes da Bíblia já ajuda bastante, porém, quanto mais o professor pesquisar e se aprofundar na área teológica, fará com que suas aulas sejam enriquecedoras, cheias de novidades, e como consequência, mais atrativas.

OBJETIVOS

Comparar os ministérios de Moisés, Josué e Arão ao de Cristo.
Provar a superioridade do Ministério do Filho de Deus.
Doutrinar a Igreja acerca do sacerdócio de Cristo.

PARA COMEÇAR A AULA

Pergunte aos alunos, o que eles conhecem sobre esses personagens. Onde nasceram? Quem foram seus pais? Quem foram suas mães? Seus irmãos? Quais os livros da Bíblia são atribuídos a eles? Estêvão, o primeiro mártir da igreja, usou a maior parte do tempo de seu discurso falando acerca de Moisés (At 7.20-44). O escritor de Hebreus faz um destaque especial ao falar de Moisés na galeria dos heróis da Fé (Hb 11.23-29). Estamos falando do personagem de maior destaque no Antigo Testamento, e também de Arão, que foi seu irmão e o primeiro Sumo Sacerdote da Antiga Aliança, e de Josué, que é o seu substituto.

LEITURA ADICIONAL

Embora Moisés tenha sido a figura mais destacada no judaísmo, o autor ressalta a superioridade de Jesus sobre Moisés, usando três argumentos. Em primeiro lugar, a construtor é maior do que a casa (32-4) A palavra grega oikos, traduzida aqui por casa, não se refere a uma casa física, material, mas ao povo de Deus. Aqui o termo casa é um sinônimo para a família de Deus. Moisés foi fiel a Deus servindo à igreja, no deserto. durante a jornada dos quarenta anos, e Jesus é digno de muito maior glória porque ele é o fundamento, o dano, o edificador e o protetor da igreja (Mt 16.18).

Em segundo lugar, o Filho é maior do que o serve (3.5a.5) Moisés fut um servo na casa de Deus, mas Jesus é o Filho. O autor aos Hebreus não usou a palavra doulos para servo, mas o termo therepho, que significa “servo livre” Deus é o arquiteto da casa, e Jesus é o construtor da casa, mas Moisés foi apenas um servo na casa de Deus. O Filho unigênito é da mesma substância do Pai. Concordo com o que diz William Barclay: “Moisés não criou a lei, foi apenas seu transmissor, não criou a casa, apenas serviu nela; nunca falou por si mesmo, pois tudo o que disse só apontava para as coisas maiores que Jesus Cristo faria. […] Em terceiro lugar, a realização é maior do que seu símbolo (1.5b).

Moisés deu testemunho das coisas que haveriam de vir Jesus tornou essas coisas realidade. Ele é a consumação daquilo que Moisés anunciou como sombra. Assim escreve Kistemaker: “Moisés teve a função de um profeta e foi um tipo de Jesus, o grande profeta (Dt 18.15.10). Ele testificou a respeito daquilo que seria dito no futuro, especialmente o evangelho que Jesus proclamou como a totalidade da revelação de Deus (Hb 1.2) Jesus é o cumprimento do que Moisés anunciou, por isso é digno de maior glória e honra, razão pela qual devemos nos concentrar nele.”

Livro: Hernandes Dias Lopes Hebreus: a superioridade de Cristo (São Paulo, Hagnos, 2018, pgs. 44-45). EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 03: HEBREUS 3 a 5 – Cristo é Superior a Moisés, a Josué e a Arão

TEXTO ÁUREO

“Porque Ele é tido por digno de tanto maior glória do que Moisés, quanto maior honra do que a casa tem aquele que o edificou”. Hb 3.3

LEITURA BÍBLICA PARA ESTUDO

Hebreus 3.1-14

VERDADE PRÁTICA

O Ministério de Moisés, Josué e Arão são apenas uma sombra em relação ao Ministério de Cristo.

INTRODUÇÃO

I- JESUS É SUPERIOR A MOISÉS Hb 3.1-19
1
– Apóstolo e Sumo Sacerdote Hb 3.1
2– Digno de glória e honra Hb 3.3
3– Devemos ouvir a Sua voz Hb 3.15
II- JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ Hb 4.1-16
1-
Conduz os que ouvem Hb 4.2
2– Conduz os que creem Hb 4.3
3– Conduz com a Palavra viva e eficaz Hb 4.12
III- JESUS É SUPERIOR A ARÃO Hb 5.1-14
1-
Tomado dentre os homens Hb 5.1
2– Intercessor que se compadece Hb 5.2
3– Escolhido por Deus Hb 5.4
APLICAÇÃO PESSOAL

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda – Hebreus 3.2
Terça – Hebreus 3.6
Quarta – Hebreus 4.8
Quinta – Hebreus 4.9
Sexta – Hebreus 5.4
Sábado – Hebreus 5.6

Hinos da Harpa: 42 – 298

INTRODUÇÃO

Nesta lição, estudaremos 3 capítulos de Hebreus. Cada capítulo fala de um personagem que tipifica o Filho de Deus. No capítulo 3 Ele é o Profeta maior que Moisés, no capítulo 4 Ele é o comandante e guia maior que Josué e no capítulo 5 Ele é o Sumo Sacerdote Eterno, maior que Arão.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 03: HEBREUS 3 a 5 – Cristo é Superior a Moisés, a Josué e a Arão

1- JESUS É SUPERIOR A MOISÉS (HB 3.1-19)

Moisés era um personagem grandemente reverenciado pelos judeus. Alguém ser equiparado a ele era muito mais do que um elogio. Sem nenhum exagero, ele foi o maior líder de Israel. Mas o autor vai demonstrar que ele estava muito aquém de Jesus.

1- Apóstolo e Sumo Sacerdote (Hb 3.1) “ por isso, Santos irmãos que participais da vocação Celestial, considerai atentamente o apóstolo e Sumo Sacerdote na nossa confissão, Jesus”.

O escritor de Hebreus apresenta Jesus como Apóstolo e Sumo Sacerdote da nossa confissão, por tanto, superior a Moisés e Superior a Arão. Apesar da intimidade com Deus e da Glória do Senhor sobre o ministério de Moisés, ele era transitório, era passageiro, era sombra ou figura de um Ministério superior, o de Cristo, Filho de Deus. Alguns cristãos alheios à transitoriedade do ministério de Moisés, por falta de conhecimento ou de maturidade cristã, se apegam às coisas da lei e do templo e tentam aplicar à igreja, mas o apóstolo Paulo é claro quando afirma que a Lei nos serviu de aio (pedagogo) para nos conduzir a Cristo (Gl 3.24). O aio era um servo cuja função era levar as crianças à escola, um líder de meninos. Portanto esse era o papel do ministério de Moisés e de sua Lei nos conduzir a Cristo.

2- Digno de glória e honra (Hb 33) “Jesus todavia tem sido considerado digno de tanto maior glória do que Moisés quanto maior honra do que a casa tem aquele que a estabeleceu”.

O que edifica a casa tem mais honra e glória que a casa edificada. Dessa forma, Jesus é apresentado no texto. Não significa que Moisés não fosse digno, mas que Jesus é muito mais digno de honra e glória. Moisés foi criado e Cristo É criador: Moisés libertou um povo, Jesus liberta os povos: Moisés Guiou o povo para a Canaã terrena, Jesus guia a sua Igreja para a Canaã celestial: Moisés pregou a Lei, Jesus pregou a Graça; Moisés morreu, Jesus morreu, mas ressuscitou ao terceiro dia e está assentado à destra do Pai. No monte da Transfiguração apareceram Moisés e Elias (Mt 17.2-5). Nesse momento o Pai diz: “Esse é o meu Filho amado, ouçam ELE!”. A lei e os profetas se dobram diante do Filho de Deus.

3- Devemos ouvir a sua voz (Hb 3.15) “Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais o vosso coração, como foi na provocação.”

Para lembrar-nos uma vez mais da necessidade diária de escutar atentamente e com obediência a voz de Deus, o autor cita a frase, agora bem familiar, do Salmo 95: “Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações como foi na provocação” (Hb 3.7, 3.15). Deus se dirige a nós constantemente por meio de Sua Palavra, e espera que vivamos pela fé para darmos a Ele nossa atenção exclusiva. Moisés é apenas um tipo que aponta para Cristo, o Antítipo. Moisés é sombra, é figura, é cópia daquele que havia de vir: O escritor de Hebreus está calando os judaizantes ao declarar que o maior nome do judaísmo é apenas um tipo de Cristo e como consequência o seu ministério é apenas uma sombra em relação ao ministério de Cristo.

Moisés ministrava como servo (Hb 3.5), mas Jesus ministrava como Filho sobre a sua Igreja. Se um servo tinha tanta autoridade para ministrar sobre o seu povo, quanto mais o Filho de Deus. Moisés transformou águas amargas em doces (Êx 15.25), Jesus transformou água em Vinho (Jo 2.9). Moisés tirou água da rocha (Ex 17.6) Jesus é a própria Rocha e nos dá Água Viva (Jo 7.38). Moisés ministrou o maná sobre o povo (Êx 16.31). Jesus disse que eles comeram o Maná e morreram, mas Ele é o Pão Vivo que desceu do céu (Jo 6.51) quem se alimenta dEle vive para sempre.

II- JESUS É SUPERIOR A JOSUÉ (Hb 4.1-16)

Jesus nos conduz ao repouso eterno “Portanto, resta ainda um repouso para o povo de Deus” (Hb 4.9). A conquista de Josué foi terrena, limitada e incompleta. O plano de Deus era fazer e Sua de ambos os povos (Judeus e gentios) um só povo, em Cristo (Ef 2.14)

1- Conduz os que ouvem (Hb 4.2) “Porque também a nós foram anunciadas as boas-novas, como a se deu com eles; mas a palavra que ouviram não lhes aproveitou, visto não ter sido acompanhada pela fé naqueles que a ouviram.”

A fé vem pelo ouvir e ouvir a Palavra de Deus (Rm 10.17). Na Bíblia temos muitos exemplos dos que receberam as boas novas com Servo fé. A mulher samaritana em pouco tempo de conversa com Jesus disse: “Porventura não é Ele o Cristo?” (Jo 4.29), por outro lado, no final do ministério de Jesus o Sumo Sacerdote pergunta: “Tu és o Cristo?” (Mt 26.63), a diferença entre a samaritana e o Sumo Sacerdote é que ela recebeu a Palavra com fé, assim como Pedro, Zaqueu, a mulher Cananéia e outros. O centurião disse para Jesus “Basta uma Palavra e o meu servo ficará curado” (Lc 7.7). Os que recebem as boas novas com fé experimentaram o milagre e, por fim, a vida eterna.

2- Conduz os que creem (Hb 4.3) “Nós, porém, que cremos, entramos no descanso, conforme Deus tem dito: Assim, jurei na minha ira: Não entrando no meu descanso. Embora, certamente as obras estivessem concluídos desde a fundação do mundo”

A Fé chama as coisas que não são como se já fossem (Rm 4.17). Portanto, pela fé, nós já entramos no descanso, todavia, devemos perseverar como Josué e Calebe e crer que a promessa de Deus não tarda. A incredulidade fez com que uma multidão fosse sepultada no deserto, mas a fé fez com que a geração que nasceu no deserto e aprendeu a depender exclusivamente de Deus, entrasse na Canaã terrestre juntamente com Josué. Contudo, resta um descanso na Canaã Celeste, onde todos os santos do Antigo Testamento se unirão à Igreja e seremos um só povo!

3- Conduz com a Palavra a viva e eficaz (Hb 4.12) “Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.”

A palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes” (Hb 4.12). De forma alguma a Escritura torna-se ultrapassada e irrelevante. O Espírito Santo fala aos que lêem Sua Palavra. A Palavra de Deus ainda nos fala hoje. Observe que à Palavra de Deus são concedidos os atributos de Deus. Não se trata de uma escrita morta, pelo contrário, ela é viva e eficaz, jamais voltando vazia para Ele, sempre realizando o seu propósito (Is 55.11). Ela é apta para discernir os pensamentos e propósitos do coração, e tem como Deus, a capacidade de examinar tudo o que está oculto no mais íntimo do homem.

A Palavra de Deus é também mais cortante que qualquer espada de dois gumes. Ela não está embotada. Penetra no mais íntimo da natureza humana, até ao ponto de dividir a alma e espírito, juntas e medulas Isto mostra que a Palavra divina atravessa com firmeza tudo que está no oculto do homem. Nenhum segmento da personalidade humana pode escapar ao seu gume afiado.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 03: HEBREUS 3 a 5 – Cristo é Superior a Moisés, a Josué e a Arão

III- JESUS É SUPERIOR A ARÃO (Hb 5.1-14)

1- Tomado dentre os homens (Hb 5.1). “Porque todo sumo sacerdote, sendo tomado dentre os homens é constituído nas coisas concernentes a Deus a favor dos homens para oferecer tanto dons como sacrifícios pelos pecados.”

O Sumo Sacerdote deveria ser tomado dentre os homens para exercer o ministério em favor dos homens nas coisas concernentes a Deus. Arão foi tomado do meio do seu povo para interceder, oferecer ofertas, oferecer sacrifícios pelo pecado. O termo usado pelo escritor de Hebreus diz que ele era “Constituído”, ou seja, nomeado, conduzido ou ordenado. Tratava-se de uma posição de honra, mas destinada a SERVIR o povo, permanecendo na posição de intercessor. O apóstolo Paulo apresenta Jesus como nascido de mulher (Gl 4.4). Jesus nasceu no tempo certo, no lugar certo, na tribo certa, na “plenitude dos tempos”, ou seja, no tempo de cumprimento das promessas, medida completa, número completo de dias.

Com a expressão nascido de mulher e nascido sob a lei, Paulo está afirmando que Ele estava apto para exercer o ministério como intercessor. O Apóstolo vai confirmar sua tese quando escreve para Timóteo afirmando que Ele é o ÚNICO mediador entre Deus e os homens, e faz questão de destacar: Jesus Cristo HOMEM (1 Tm 2.5). Enquanto alguns hereges têm dificuldade em compreender a divindade de Cristo, outros têm dificuldade de entender a sua humanidade. Nosso Sumo Sacerdote Eterno é JESUS CRISTO HOMEM. Jesus não é tomado dentre os anjos, mas dentre os homens. Ele precisava ter uma natureza igual à nossa para ter legitimidade.

2- Intercessor que se compadece (Hb 5.2) “E é capaz de condoer-se dos ignorantes e dos que erram, pois também ele mesmo está rodeado de fraquezas”

Compadecer-se dos ignorantes, dos pecadores, é o mesmo que tratar com gentileza, ser moderado, ser misericordioso, ser tolerante, capaz de sofrer pelos outros, pois ele mesmo, sendo homem, também tinha suas paixões e conhecia as fraquezas humanas. Arão deveria oferecer um sacrifício por si mesmo no dia da expiação (Lv 16.6, 11) e depois oferecer sacrifício pelo de povo (Lv 16.15). Esse sacrifício era de anual, mas havia os sacrifícios diários pelo povo (Hb 10.11). Durante Sua vida na terra, Ele ofereceu orações e súplicas, clamando e derramando lágrimas, àquele que tinha o poder de livrá-lo da morte.

Ele foi ouvido por causa da sua piedade (Hb 5.7). No capítulo 4.14 o escritor diz que o Filho de Deus, o grande Sumo e Sacerdote, penetrou no céu. Jesus é a Palavra (Ap 19.13). Ele penetrou no céu como nosso intercessor, Ele disse: “Pai, perdoa, porque eles não sabem o que fazem”, e finalmente Ele disse: “Está Consumado” (do grego Tetelestal, Tetszoton). Sua oferta foi aceita e aplacou a ira de Deus.

3- Escolhido por Deus (Hb 5.4) “Ninguém, pois, toma esta honra para si mesmo, senão quando chamado por Deus, como aconteceu com Arão.”

Ninguém poderia se autodenominar sumo sacerdote. No capítulo 16 de Números temos o episódio em que Corá, Datã e Abirão tentam reivindicar para si a posição que foi dada por Deus apenas a Arão e seus descendentes, mas o Senhor age com juízo abrindo a terra para tragar os rebeldes (Nm 16.32). Após esse acontecimento Deus determina que Moisés faça uma prova na qual todas as tribos deveriam trazer a sua vara e a vara de Arão floresceu dando flores, renovos e amêndoas (Nm 17.8). Aquele que Deus chama exala o bom perfume de Cristo, é renovado, transmite renovo para quem está ao seu lado e produz frutos. Embora fosse o Filho, Jesus aprendeu, observou, compreendeu, agiu como um discípulo, demonstrando a sua humanidade (Hb 5.8).

Existem pessoas, inclusive líderes, que após certo tempo de crentes ou após alcançarem certas posições eclesiásticas, se negam a aprender. O Filho de Deus aprendeu a obedecer. A palavra aqui tem o sentido de submissão. O apóstolo Pedro nos ensina que fomos chamados para a obediência (1 Pe 1.2), devemos agir como filhos obedientes (1Pe 1.14) e sermos purificados na obediência (1 Pe 1.22). Aquele que deseja exercer algum ministério na Igreja de Cristo deve aprender a OBEDECER.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 03: HEBREUS 3 a 5 – Cristo é Superior a Moisés, a Josué e a Arão

APLICAÇÃO PESSOAL

Consideremos Jesus, um Sumo Sacerdote totalmente familiarizado com as fraquezas e imperfeições humanas, Que consolo e paz isso traz ao nosso coração.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

RESPONDA

1) Considerando a tipologia bíblica. Moisés era um tipo ou antitipo de Cristo? R. Um Tipo
2) Complete: “Os que recebem as boas novas com fé, experimentam o milagre e por fim…
R. A vida eterna
3) Qual o Sumo Sacerdote que ministrou com clamor, lágrimas, orações e súplicas? R. Jesus Cristo

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 03: HEBREUS 3 a 5 – Cristo é Superior a Moisés, a Josué e a Arão