Lição 03: O Criador se relacionando com o Ser Humano | 2° Trimestre de 2023 | EBD BETEL

EBD Revista Editora Betel | 2° Trimestre De 2023 | TEMA: GÊNESIS – A segurança de viver pela fé nas promessas de Deus | Escola Biblica Dominical | Lição 03: O Criador se relacionando com o Ser Humano

TEXTO ÁUREO

“Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado” Salmo 139.14a

VERDADE APLICADA

Nós necessitamos de Deus. Mas é sempre Deus quem toma a iniciativa e busca o homem para se relacionar com Ele.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Apresentar o homem como a coroa da criação de Deus.
Mostrar que Deus é um Deus relacional.
Enfatizar que devemos ter relacionamento com Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA
GÊNESIS 2

20 E Adão pôs os nomes a todo o gado, e às aves dos céus, e a todo animal do campo; mas para o homem não se achava adjutora que estivesse como diante dele.
21 Então o Senhor fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas e cerrou a carne em seu lugar.
22 E da costela que o Senhor Deus tomou do homem formou uma mulher; e trouxe-a a Adão.
23 E disse Adão: Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne; esta será chamada varoa, porquanto do varão foi tomada.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Sl 8.1-9 Deus é glorificado nas Suas obras.
TERÇA / Sl 139.13-17 A onipotência de Deus.
QUARTA / Ec 4.9-12 Melhor é serem dois do que um.
QUINTA / Lc 3.23-38 Genealogia de Jesus.
SEXTA / At 17.24-28 O Deus que fez o mundo e tudo que nele há.
SÁBADO / 1Co 11.7-12 O homem é a imagem e glória de Deus.
HINOS SUGERIDOS: 35, 227, 456

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore para que tenhamos desejo de nos relacionarmos mais intimamente com Deus.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1
– A coroa da criação de Deus
2– Deus: um Ser relacional
3– Ligados pelo Criador
Conclusão

INTRODUÇÃO

O ser humano ter sido criado à imagem e semelhança de Deus atesta que fomos criados para relacionamento com Deus e com o próximo. Veremos na presente lição a atenção e o cuidado do Criador em suprir as necessidades do homem em todas as dimensões, inclusive no que concerne ao relacionamento. Ainda hoje, necessitamos da providência divina em todas as áreas da vida.

PONTO DE PARTIDA: Devemos honrar o Senhor em tudo.

1- A coroa da criação de Deus

Deus não fez o homem para que este vivesse para si mesmo. Deus o criou para que este vivesse com Ele e na alegria da glória dEle. Neste tipo de vida tudo na existência humana era plenamente abençoado.

1.1. Uma perfeita criação para sua mais preciosa criatura. A criação foi feita e abençoada por Deus para o bem do homem. O próprio Deus aprova o que fez para o homem. Vemos isso quando lemos, ao término de cada etapa, a frase: “E viu Deus que era bom” [Gn 1.10, 12, 18, 21, 25]. Ou seja, na forma sábia, bela e proposital como tudo foi feito, Deus queria o melhor para o homem e fez tudo para o nosso bem e para Sua glória. Mesmo após a queda, não podemos desprezar a beleza e sabedoria de Deus percebida em toda a Sua criação.

Subsídio do Professor: Comentário Bíblico Moody – Gênesis: “Quando o Criador olhou para o produto de Sua vontade, encontrou-o perfeitamente completo e admirável; ficou satisfeito. Esta declaração foi feita sete vezes. Cada um dos atos criativos de Deus era perfeito, completo, agradável, satisfatório.”

1.2. Honra e dignidade na imagem e semelhança divina. Ser portador da imagem de Deus é o maior prestígio que o homem pode ter [Gn 1.27]. Em Mateus 18.10, Jesus diz: “(…) os seus anjos nos céus sempre veem a face de meu Pai, que está nos céus”. Mas em nenhum lugar da Bíblia é ensinado que Deus tenha feito algum anjo à Sua imagem e semelhança. Ainda que tenhamos sempre a ideia de que os anjos sejam os seres mais especiais criados por Deus, é com o homem que Deus escolheu ter um relacionamento mais íntimo. Ter sido criado à semelhança de Deus dotou o homem de potencial que não se encontra paralelo em qualquer outra criatura terrena [Gn 1.26]. Nossa dignidade essencial honra a glória de Deus.

Subsídio do Professor: Comentário Bíblico Broadman – Gênesis: “Esta imagem de Deus em nós também torna disponível uma comunhão entre o homem e Deus, que não é possível para as outras criaturas. Pertencemos à família de Deus. Embora em Gênesis Deus não ordene adoração, é claro que o homem não pode executar as suas tarefas sem tal comunhão [Jó 35.10-11]. O próprio Deus deseja tanto a confiança do homem quanto a sua companhia [Gn 2-3].”

1.3. Abençoados para reproduzir a imagem de Deus. Gênesis 1.28 diz: “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: “Frutificai, e multiplicai-vos”. A fertilidade e capacidade de se multiplicar foi um ato abençoador e glorioso de Deus. Deus é o único criador. O verbo hebraico bara’, que significa criar algo do nada, só pode ser atribuído a Deus. Ninguém, exceto Deus, pode criar algo do nada. Mas conquanto Deus seja o Criador, abençoou o homem para que ele fosse um procriador dos da mesma espécie de criatura à imagem de Deus. Os animais não podem procriar criaturas à imagem de Deus. Os anjos também não. Mas os homens sim.

Subsídio do Professor: Comentário Bíblico Champlin – Gênesis: “… o homem é visto como quem foi feito à imagem de Deus, algo jamais dito no tocante aos animais irracionais. Paulo toma esse mesmo tema em um sentido mais elevado, informando-nos que faz parte do destino dos salvos serem conformados à imagem do Filho, transformação espiritual essa que é a própria essência da salvação.”

EU ENSINEI QUE:

Deus nos deu uma posição elevadíssima em relação a toda a Sua criação. Saber disso deve não apenas nos fazer sentir-se valorizados, mas responsáveis em viver à altura da nossa posição

2- Deus: um Ser relacional

Todo este privilégio dado ao homem não se comparava ao propósito maior deles: nos relacionarmos de forma íntima com Deus.

2.1. Criados de uma forma especial e admirável. “Eu te louvarei, porque de um modo terrível e tão maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem.” [Sl 139.14]. Deus nos fez de forma especial e admirável de duas formas: primeiro na forma como o primeiro homem foi criado. Deus fez todas as coisas pelo ordenar da Sua voz [Sl 33.6; Hb 11.3]. Mas Adão foi feito pelas próprias mãos de Deus [Gn 2.7; Is 64.8]. No nosso caso, descendentes de Adão, somos gerados no ventre da nossa mãe. Mas as mãos de Deus não estão fora disso. O salmista diz: “Pois possuístes os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe. (…) Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe” [Sl 139.13, 15-16].

Subsídio do Professor: Ainda que a narrativa poética de Gênesis seja uma figura de linguagem, visto que Deus não tem mãos, o sentido da revelação está claro: Quando Deus nos fez, o fez de uma forma diferenciada e elevada a todo o resto da criação. Mesmo que não saibamos a forma exata como isso aconteceu, Deus quer que vejamos como somos uma obra-prima Sua. Obras das Suas mãos.

2.2. Relacionamento, intimidade e parceria. Deus falava diretamente com o homem [Gn 2.16]. Não haviam profetas, sacerdotes, anjos ou qualquer intermediário. Do lado de fora do Jardim não era possível falar com Deus ou ouvir a Deus sem mediações. Mas antes da queda, Deus falava face a face! Relacionamento e intimidade. Como vimos na lição anterior, Deus trouxe cada animal até Adão para que Adão decidisse qual nome teriam. O que Adão decidisse, Deus aprovaria. Gênesis 2.19 diz: “E tudo que Adão chamou a toda alma vivente, isso foi o seu nome”. Veja que parceria maravilhosa Deus nos fez para termos com Ele!

Subsídio do Professor: Comentário Bíblico Broadman – Gênesis: “Anteriormente, Adão e Eva estavam vivendo em uma comunhão sadia um com o outro e com Deus. Eles não se consideravam em contraposição a Deus e um com o outro, mas aceitavam cada relacionamento sem questionar. Agora repentinamente tornavam-se cônscios das diferenças existentes entre eles. “Adão está olhando para mim”, cisma Eva, e ela precisava esconder-se dele, e vice-versa. “Não posso deixar Deus me ver desta forma”, sentiam ambos. “Eu e tu” substituem o “nós” de seu relacionamento anterior.”

2.3. Alguém do lado. Como se não bastasse estar em um paraíso, tendo com Deus um relacionamento que nem conseguimos imaginar, Adão ainda recebe de Deus alguém que lhe corresponda de uma forma exclusiva. Ao dar nomes aos pares de animais, o homem se vê sem seu par [Gn 2.20]. Mas Deus não é alheio a isso. O próprio Deus, pela primeira vez em Gênesis, diz que algo não era bom [Gn 2.18]. Não porque o homem tinha sido malfeito, mas porque Sua obra ainda não estava completa. E para ter alguém ao lado do homem, Deus tira do lado do homem aquela que lhe corresponderia naquela honrosa missão.

Subsídio do Professor: Comentário Bíblico Moody – Gênesis: “Uma vez que a mulher foi formada do lado do homem, ela tem a obrigação de permanecer ao seu lado e de ajudá-lo. Ele tem a obrigação de lhe dar a proteção e defendê-la com o seu braço. Os dois seres formam um todo completo, a coroa da criação. O autor do Gênesis declara que Deus transformou (beinâ) a costela que tirou do homem em uma mulher. A mão que moldou o barro para fazer o corpo do homem, pegou uma parte do corpo vivo do homem e transformou-o em uma mulher.”

EU ENSINEI QUE:

Deus não fez o mundo, colocou o homem nele e saiu de cena. Ele nos quer por perto trabalhando com Ele. Isso nos dá segurança e certeza de que, se buscarmos, iremos ter a presença dEle para tudo na vida.

3- Ligados pelo Criador

Quando temos um verdadeiro e íntimo relacionamento com Deus, os demais relacionamentos recebem a mesma saúde.

3.1. Divinamente ligados. Adão foi gerado por Deus a partir do barro. Eva foi gerada de Adão a partir da sua costela [Gn 2.21-23]. Há uma relação mais profunda entre o homem e a mulher que conseguimos compreender. Suas diferenças não têm a ver com valor. Elas são funcionais na missão dada por Deus. O homem depende da mulher como a mulher do homem em necessidades distintas. Foram criados por Deus para serem parceiros na vida. A abordagem feminista radical tem gerado um antagonismo destrutivo no propósito original de Deus para o homem e a mulher.

Subsídio do Professor: João Calvino – Comentário de Gênesis: “Certamente, não se pode negar que a mulher também, ainda que tenha sido criada de modo diferente, foi criada à imagem de Deus; consequentemente, o que se disse na criação do homem é pertinente também ao sexo feminino. Ora, visto que Deus designa a mulher como auxiliadora do homem, ele não só prescreve às esposas a norma de sua vocação, para instruí-las em seu dever, mas também declara que o matrimônio realmente provará ser aos homens o melhor auxílio da vida.”

3.2. Emocionalmente ligados. Quando lemos Gênesis 2.23, quase podemos ver o sorriso de Adão. “Esta é agora osso dos meus ossos e carne da minha carne” expressa ele quando Deus lhe traz sua nova e mais bela companhia. Na lição anterior aprendemos que Deus não tem necessidades emocionais (argumento utilizado – Deus teria criado os homens para com eles finalmente se relacionar). Mas isso não significa que Deus não tenha emoções. Aliás, as mais santas emoções, que sempre foram compartilhadas em Trindade. Quando cria o homem, confere a ele este atributo. A capacidade de sentir emoções e compartilhar sentimentos. Além de Eva ser um socorro (o substantivo hebraico “Ìezer” na JFA-RA em Gênesis 2.18 é traduzido por socorro) para Adão, ela seria também aquela que corresponderia às necessidades emocionais.

Subsídio do Professor: A versão NVI, assim como a KJA, traduz Gênesis 2.23 “Esta, sim”, que tem correspondência com a versão JF-RA que traduz: “Esta, afinal”. O sentido é que Adão percebia que faltava alguma coisa no Jardim e para ele. Nenhuma fêmea no Éden lhe correspondia. A mulher foi dada por Deus como um socorro para tudo o que o homem tinha que fazer, como também aquela que integraliza o que o homem deveria ser.

3.3. Intimamente ligados. O autor sagrado faz uma aplicação para as futuras gerações a partir da fala de Adão [Gn 2.23]. A profunda ligação entre o homem e a mulher só é possível por meio de um tipo de ruptura social que o trouxe até ali [Gn 2.24]. Seus pais até então eram a base principal de suas relações afetivas. Este lugar agora se encontra na relação do casal. Esta ligação íntima culmina no ato conjugal. Não há razões bíblicas para pensar que Adão e Eva não tivessem relações sexuais antes da queda. Não havia necessidade de pudor antes da queda [Gn 2.25]. A intimidade com Deus santifica a nossa intimidade.

Subsídio do Professor: Comentário Bíblico Champlin – Gênesis: “Paulo (citando indiretamente) usou o sentimento do versículo a fim de proibir a prostituição, visto que o princípio de uma só carne que deve prevalecer no matrimônio é violado pela intrusão de uma terceira pessoa. Em Efésios 5.31, esse apóstolo citou diretamente o versículo. Primeiro usou-o para indicar o casamento literal, e, em seguida, o casamento espiritual de Cristo com a Sua Igreja. Em ambos os casos, ele partiu do pressuposto de alguma espécie de comunhão mística, no âmbito da alma, que une os casais, bem com o Cristo à Sua Igreja, o que o versículo 32 dá a entender por meio do termo mistério.”

EU ENSINEI QUE:

A união de Adão e Eva, realizada por Deus, se tornou um padrão pelo qual a glória de Deus é refletida no casamento. E o casamento que reflete a glória de Deus é aquele que aponta para a união entre Cristo e a Igreja.

CONCLUSÃO

O nosso relacionamento com o próximo é determinado pelo nosso relacionamento com Deus. Quando, por causa do pecado, somos alienados de Deus, as demais relações sofrerão danos, conforme veremos na próxima lição.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

EBD Revista Editora Betel | 2° Trimestre De 2023 | TEMA: GÊNESIS – A segurança de viver pela fé nas promessas de Deus | Escola Biblica Dominical | Lição 03: O Criador se relacionando com o Ser Humano