Lição 08: O Verdadeiro discípulo – Servo cuidadoso, exemplar e fiel ao Sumo Pastor | 4° Trimestre de 2023 | EBD BETEL

EBD Revista Editora Betel | 4° Trimestre De 2023 | TEMA: Terceira Epistola de João – Instituindo o discipulado baseado na verdade, no amor e fortalecendo os laços da fraternidade Cristã | Lição 08: O Verdadeiro discípulo – Servo cuidadoso, exemplar e fiel ao Sumo Pastor

Lição 08: O Verdadeiro discípulo - Servo cuidadoso, exemplar e fiel ao Sumo Pastor | 4° Trimestre de 2023 | EBD BETEL

TEXTO ÁUREO

“Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade.” 2 Timóteo 2.15

VERDADE APLICADA

O bom discipulador procura servir ao rebanho com fidelidade ao Sumo Pastor, dedicação, sendo exemplo e sem ganância.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Ensinar que não se faz nada sozinho
Mostrar os deveres do discipulador
Motivar o discipulador a ser exemplo

Texto referência

1Pedro 5
1 Aos presbíteros, que estão entre vós, admoesto eu, que sou também Presbítero com eles, e testemunha das aflições de Cristo, e participante da Glória que se há de revelar
2 Apascentar o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
3 Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho
4 E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA – Pv 3.7 Devemos buscar sabedoria em Deus
TERÇA – Jo 5.44 Devemos buscar a honra de Deus
QUARTA – Rm 8.29 Crescer à semelhança de Cristo
QUINTA – 1Co 15.58 Devemos ser firmes e constantes
SEXTA – Gl 6.9 Não nos cansemos de fazer o bem
SÁBADO – Cl 3.17 Fazer tudo em nome do Senhor Jesus
HINOS SUGERIDOS: 175 – 186 – 212

Motivo da oração

Ore para que o discipulador Não tenha medo de formar líderes melhores do que ele

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1– Trabalhar em equipe
2– Apascentar o rebanho
3– Servir de exemplo
Conclusão

INTRODUÇÃO

A fraqueza de Diótrefes se revelava em um dos pontos cruciais no desempenho do seu chamado: desprezar o trabalho em equipe. Isso significa dizer que não existe o ministério completo, que produz a frutos, se não possuir uma equipe unida em propósito e visão, disposta a alcançar o mesmo objetivo.

1- TRABALHAR EM EQUIPE

Ao iniciar seu ministério, Jesus recrutou homens para sua equipe ministerial [Mt 4.18-21]. Ele reuniu pessoas simples, como alguns pescadores, mas também de outros níveis sociais, como um cobrador de impostos, para serem seus discípulos. O termo discípulos do grego mathetes significa “seguidor” ou “aprendiz”. O objetivo de Jesus era formar homens capazes de trabalhar com ele em prol do Reino de Deus [Mt 1.15]. Jesus sempre exerceu sua missão com confiança firmeza e amor, nada e ninguém poderia o deter.

1.1 Discipuladores saudáveis. Pedro, que exerceu uma liderança saudável, se colocou com a mesma importância ministerial dos demais, ao dizer que era um Presbítero, como eles. O termo Presbítero em grego é presbutéros, e significa “ancião, de idade”, referindo-se a maturidade espiritual daquele que ocupa essa função. Diótrefes era imaturo e seguro, ao contrário de Gaio, chamado por João de Amado [3Jo 1], pois acolhia os irmãos com amor.

Diótrefes foi um péssimo exemplo, um fraco, que se sentia ameaçado por outros. Em vez de ser uma influência saudável, que estimulasse o crescimento de sua equipe em prol do Reino de Deus, agia de forma autoritária, acreditando que, assim, faria com que fosse obedecido. A síndrome de Diótrefes desperta pessoas tóxicas e suscita desconfiança, medo e intimidação. Pessoas com a síndrome de Diótrefes sugam a energia do grupo e destroem a criatividade da equipe. É muito importante que as lideranças sejam promotores de incentivo aos que foram designados para os ajudarem em diferentes setores da igreja local. O bom discipulador deve procurar mostrar aos outros como eles são importantes. Jesus, mesmo sendo Deus, ouvia Seus liderados e os ensinava a se tornarem bons discípulos e líderes.

1.2. Discipuladores produtivos. O verdadeiro discípulo de Cristo, precisa estar seguro em si e principalmente em Deus, disposto a fazer discípulos melhores, sem que isso possa criar sentimentos egoístas. Jesus não era o exemplo de Diótrefes, pois ao contrário dele, disse: “… digo que aquele que crê em mim também fará as obras que eu faço, e as fará maiores do que estas” [Jo 14.12]. Jesus não se sentia ameaçado por Seus discípulos, mas os estimulava a fazer obras maravilhosas como Ele, ao dizer: “curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios” [Mt 10.8]. Pedro fez as mesmas obras que seu Mestre: ele pregou para multidões [At 2.14-36], levando centenas à salvação; curou enfermos, como o paralítico Enéias [At 9.34]; e ressuscitou Dorcas, mandando a morta se levantar (At 9.40]. João era o líder de Diótrefes, Gaio e Demétrio, mas apenas os dois últimos foram reconhecidos e elogiados por suas realizações. Gaio era fiel em tudo o que fazia para os irmãos; e Demétrio era um cooperador de excelência reconhecido pela igreja [3 Jo 5.12].

Ser produtivo não é exclusivamente uma missão eclesiástica, mas, sim, uma tarefa de um verdadeiro cristão [Jo 15.16]. Como discípulo de Cristo precisamos produzir. Um discípulo que não produz está sentenciado a ser cortado [Jo 15.2]. Como verdadeiros discípulos de Cristo precisamos produzir frutos que permaneçam. Não adianta somente produzirmos sombra. O bom discípulo precisa produzir frutos [Jo 15.5].

1.3. Discipuladores confiáveis. Quem não é confiável um dia será exposto e todos conhecerão sua má índole [Lc 8.17]. Foi o que aconteceu com Diótrefes, que se recusava a se submeter à liderança do após- tolo e suas atitudes estavam causando uma influência prejudicial ao desenvolvimento da igreja. Gaio e Demétrio tinham boa reputação e foram reconhecidos pela lealdade e pela verdade [3 Jo 5. 12].

Quando se trata de confiabilidade, a Bíblia mostra que essa característica é indispensável. O termo confiança deriva de firmeza e fé (fide). Gaio e Demétrio são apresentados e reconhecidos como cristãos confiáveis e fiéis [3 Jo 3.6, 12), enquanto Diótrefes era o oposto. Só alguém com atributos confiáveis, anda na verdade do Evangelho de Cristo [3 Jo 12], cumpre a missão que está em suas mãos com êxito. Muitos se empolgam e começam uma tarefa, mas logo a abandonam no meio do caminho; esses não são confiáveis. Melhor é o fim das coisas que o começo delas [Ec 7.8].

EU ENSINEI QUE:

No Reino de Deus, a obra é feita por mais de um, por uma equipe bem ajustada. Jesus demonstrou isso em seu próprio ministério. Todos precisam ter uma vida com referências saudáveis, produtivas e leais.

2- Apascentar o rebanho

Pedro foi chamado por Jesus para uma tarefa muito especial: apascentar Suas ovelhas [Jo 21.16]. Apascentar no grego é “poimaino”, uma expressão usada para indicar cuidado, provisão, conduzir, guardar. O dever de um bom discípulo de Cristo, que exerce autoridade sobre os outros, é promover o bem estar físico e espiritual, de todos aqueles que estão submissos a esta autoridade. Diótrefes não agia assim. Ele agia como um mau discípulo que cuidava de si mesmo, o que Deus condena [Ez 34.2], em vez de cuidar das ovelhas, voluntariamente e com ânimo [1Pe 5.2], como Pedro ensina.

2.1. Ser cuidadoso. Pedro tinha a ordem de Jesus em seu coração e doutrinou os demais discípulos que exerciam o cuidado e direcionamento às ovelhas de Cristo. É dever daqueles que estão nesta função, exercer o seu chamado com o compromisso de: alimentar, proteger, guardar, defender e ensinar as ovelhas que estão sob sua responsabilidade, tendo Jesus, “o Bom Pastor que dá a vida pelas ovelhas”, como exemplo [Jo 10.11]. Ter amor e zelo é essencial e importante para Deus [Hb 13.17].

Um bom e verdadeiro discípulo de Cristo embora exerça atividades administrativas, necessita cuidar principalmente das necessidades do rebanho de Cristo. Precisamos entender que para Deus cuidar das ovelhas é importante. Aquele que não cuida, está abrindo mão de um ministério essencial. Assim, seguindo o exemplo do Senhor Jesus Cristo, o apóstolo João procurava pulsar e injetar graça na vida das pessoas para quem ele ministrava. Gaio e Demétrio aprenderam bem: cuidavam das pessoas e as abrigavam para que continuassem a servir o Reino de Deus.

2.2. Ser voluntário. Ainda que tenha recebido o chamado de Deus para o ministério, o discípulo de Cristo precisa agir com voluntariedade, por isso Pedro os exorta a não apascentar as ovelhas por força [1Pe 5.2]. Paulo mostra que Jesus se entregou voluntariamente pelos nossos pecados [G1 1.4]. A vontade é uma atitude muito importante para Deus, porque mostra a capacidade de escolha ou não de algo. Jesus escolheu ser nosso Bom Pastor [Jo 10.11]. O desejo de Gaio e Demétrio era serem cooperadores que andam na verdade, para que os propósitos espirituais fossem alcançados. Deus respeita a vontade humana, mas deseja que vivamos segundo a Sua vontade “boa, agradável e perfeita” [Rm 12.2].

O cristianismo não é uma religião que faz apologia à ignorância, tampouco ao intelectualismo vazio. Deus quer desenvolver em nós uma consciência cristã, um coração cristão e uma vontade cristã. Diótrefes tinha uma vontade voltada para si, procurando ter a primazia entre os demais. Nada mais anticristão! O cristianismo é doação, é serviço, é entrega. Jesus fez tudo isso com absoluta perfeição, chegando até o fim de Sua missão.

2.3. Ter ânimo. O caráter de Diótrefes o impedia de ser um verdadeiro discípulo pronto a atender os anseios do rebanho. O ânimo é frequentemente evocado por Deus a homens, para deixá-los prontos a cumprir suas tarefas [Is 1.9]. Jesus também exortou seus discípulos para que tivessem ânimo [Jo 16.33]. Estar animado é estar confiante de que as coisas acontecerão, ainda que não sejam fáceis [Fp 1.14]. Jesus estava prestes a ser crucificado e sabia que a dúvida e o medo chegariam ao coração dos discípulos, que precisavam estar animados para continuar a obra. Gaio tinha ânimo em servir, e transmitia isso àqueles que precisavam, acolhendo-os.

O pastor e escritor Elias Dantas faz a seguinte pergunta: “Até quando não nos convenceremos de que a montanha da liderança não se conquista sozinho?”. Sem ânimo não se conquista nada, principalmente no Reino de Deus O testemunho de um verdadeiro discípulo de Cristo é evidenciado pelo seu comportamento, o ânimo é mais que uma expressão, é a revelação de um estado de espírito, vontade, força e coragem. Quem tem ânimo vence o marasmo. A Bíblia tem inúmeros exemplos de homens que tiveram ânimo em momentos de adversidade e alcançaram a promessa. Jesus é o maior exemplo [Jo 16.33].

Este blog foi feito com muito carinho 💝 para você.
Ajude-nos 🙏 . Não leva nem 30 segundos. Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse blog continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para a sua vida.

EU ENSINEI QUE:

Pedro mostra alguns padrões para que um discípulo exerça seu ministério conforme a vontade de Deus

3- Servir de exemplo

Um discípulo dominado pelo sentimento de insegurança não é um bom exemplo. Diótrefes escondia sua fraqueza agindo com forte domínio sobre os irmãos daquela igreja local, o que Pedro claramente condena em sua carta. Para ser exemplo, um bom discípulo tem de cumprir os critérios elencados pelo apóstolo, entre os quais o cuidado, a vontade e o ânimo.

3.1. Ser livre da ganância. O termo ganância no original grego significa “avidez pelo lucro ilegítimo”. O caráter de Diótrefes estava contaminado por sua fraqueza, sede de poder, egoísmo, maldade, rebeldia, desrespeito às autoridades eclesiásticas e ganância. Ele queria tirar proveito da obra de Deus, colocando-se como prioridade em tudo, agindo contrariamente ao que Jesus ensinou que quem quiser ser o primeiro, deverá antes ser o último [Mc 9.35]. Pedro exorta àqueles que são chamados para servir na igreja a se protegerem contra todos os tipos de ganância e egoísmo. Essa foi a marca ministerial de Judas, que o levou a perder seu ministério e sua própria vida [Mt 27.5].

Pedro alerta os “presbíteros” para seu principal chamado: “Pastoreai o rebanho”: Uma das virtudes de um verdadeiro discípulo é não ser ganancioso. Deus sempre cuidou de seu povo, garantindo a subsistência. Na oração do Pai Nosso, Cristo nos ensina a não sermos gananciosos: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje” [Mt 6.11].

3.2. Prestar contas. Diótrefes não prestava contas de seu ministério a seu líder, o apóstolo João. Aliás, nem o recebia [3]o 9]. Ele tinha um espírito independente, esquecendo-se de que o reino de Deus funciona sob o princípio da hierarquia [Tt 3.1]. Quem viola a hierarquia viola a disciplina, igualmente exigida por Deus [Pv 1.7]. Diótrefes deveria reconhecer e honrar aquele que estava presidindo sobre ele [1Ts 5.12]. Deus designou líderes para a igreja e líderes sobre líderes [At 14.23], que devem ser respeitados.

Diótrefes em nada se assemelhava a Jesus. Era intolerante e exigia atenção imediata apenas para as questões de seus próprios interesses, sem se importar com os problemas que ele poderia ocasionar aos outros. Quem não o obedecia saía. Ele não reconhecia nenhuma autoridade, mesmo devendo fazê-lo porque a Palavra de Deus ensina isso. O bom discípulo de Cristo cumpre finalmente seu chamado, não somente por palavras, mas, principalmente, por atitudes. A Bíblia nos ensina que Cristo cumpriu o Seu propósito e prestou contas ao Pai: “Dos que me deste, nenhum deles perdi” [Jo 18.9]. O discípulo sempre deverá estar conectado ao Mestre. A submissão é uma marca do verdadeiro discípulo de Cristo.

3.3. Receber a coroa de glória. Há recompensa para os verdadeiros discípulos que honram seus chamados. Pedro encerra sua palavra dizendo: “E, quando aparecer o Sumo Pastor, alcançareis a incorruptível coroa de glória” [1Pe 5.4]. O cuidado, a fidelidade, o espírito voluntário no exercício do ministério cristão, o sincero interesse em ser uma influência saudável e edificante aos que estão diante de nós não passam desapercebido pelo Sumo Pastor. E, então, quando Cristo se manifestar, haverá recompensa pelos esforços em benefício do rebanho de Deus. Este cuidado com vidas que pertencem ao Senhor, nos remete a Mateus 24.45-51 a parábola que trata do servo que é constituído pelo Senhor para cuidar dos conservos. É preciso sermos servos fiéis e prudentes. Breve o Senhor virá.

R. N. Champlin (O Novo Testamento interpretado versículo por versículo, Volume 6, Hagnos, 2014, p. 214) comenta sobre 1 Pedro 5.4: “Mediante a possessão dessa coroa, chegaremos a compartilhar da “glória de Cristo”, nos céus eternos. Isso fala da participação na própria glorificação de Cristo, o que é comentado em Romanos 8.29-30. A glorificação indica que chegaremos a ter o mesmo tipo de vida que Cristo possui (ver Jo 5.25-26 e 6.57), o que, por sua vez, é o próprio tipo de vida de Deus. (…) Ao invés da sórdida ganância e a honra vazia do predomínio, o apóstolo mostra aos anciãos, uma vez mais, a nobre vantagem e a verdadeira coroa de honra.”

EU ENSINEI QUE:

Um discípulo fraco jamais servirá de modelo como ministro. Mas aquele que tiver um ministério exemplar, agindo com cuidado, consciente de que deve satisfação àqueles que presidem sobre ele, e que vale a pena ser um discípulo aprovado por Deus, esse será recompensado.

CONCLUSÃO

Precisamos ser servos fiéis e prudentes no exercício do ministério, tendo cuidado para não agirmos com ganância e como dominadores dos demais irmãos, pois o Senhor da Igreja não está indiferente em relação às ações e motivações para com o Seu rebanho. Breve Jesus voltará.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38 – Clique também nos anúncios. Cada clique nos ajuda Bastante.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: