Lição 09: A Visão do Vale de Ossos Secos | 1° Trimestre de 2022 | EBD – Betel

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus | Lição 09: A Visão do Vale de Ossos Secos Escola Biblica Dominical

TEXTO ÁUREO

“E me disse: Filho do homem, poderão viver estes ossos? E eu disse: Senhor Jeová, tu o sabes.” Ezequiel 37.3

VERDADE APLICADA

A genuína restauração espiritual produz fidelidade e comprometimento com a Palavra de Deus e um viver para a glória de Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

EZEQUIEL 37
1- Veio sobre mim a mão do Senhor; e o Senhor me levou em espírito, e me pôs no meio de um vale que estava cheio de ossos,
2- E me fez andar ao redor deles; e eis que eram mui numerosos sobre a face do vale e estavam sequíssimos.
4- Então me disse: Profetiza sobre estes ossos, e dize-lhes: Ossos secos, ouvi a palavra do Senhor.
5- Assim diz o Senhor Jeová a estes ossos: Eis que farei entrar em vós o espírito, e vivereis.
10- E profetizei como ele me deu ordem; então o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército grande em extremo.

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus | Lição 09: A Visão do Vale de Ossos Secos Escola Biblica Dominical

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Explicar que o plano divino inclui restauração.
Ressaltar que Deus pode fazer mais do que pensamos.
Mostrar os resultados da restauração divina.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Jó 42.2 Deus é poderoso para cumprir Sua Palavra.
TERÇA / Mt 7.24-27 É preciso ouvir e praticar as palavras de Jesus.
QUARTA / Lc 1.37 Para Deus nada é impossível.
QUINTA / Gl 4.4 A plenitude dos tempos.
SEXTA / Ef 1.6, 12 Salvos para louvor e glória da graça de Deus
SÁBADO / Ef 2.11-19 Em Cristo, fazemos parte do povo de Deus.

HINOS SUGERIDOS 212, 340, 526

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore por cura emocional e graça do Senhor.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1
– O plano divino inclui restauração
2– O poder de Deus para fazer mais do que pensamos
3– Resultados da restauração
Conclusão

INTRODUÇÃO

Essa visão revela que Deus é poderoso para levar adiante Seu propósito de ter um povo que viva de acordo com a Sua vontade, para testemunho a todas as nações e a glória do Seu Nome.

PONTO DE PARTIDA

O plano de Deus inclui a restauração do homem.

1- O PLANO DIVINO INCLUI RESTAURAÇÃO

É provável que Ezequiel 37 seja um dos mais lidos e usados em pregações, dentre os quarenta e oito capítulos desse livro profético. Além de tantas mensagens denunciando o pecado do povo e o juízo divino, agora o profeta recebe uma mensagem que aponta para o plano divino de restauração. Assim tem sido desde o início da história da humanidade e sua relação com Deus: pecado, juízo, chamada ao arrependimento e promessa de restauração.

1.1. Ações divinas para restauração. Como visto nas lições anteriores, Deus revelava o Seu propósito em restaurar o povo de Israel, enquanto anunciava Seu descontentamento com os pecados cometidos e as consequências de o povo ter se afastado dEle [Ez 11.16-20; 14.11; 16.60-63; 17.22-24]. Assim, o estudo de Ezequiel 37 é importante que seja realizado dentro deste contexto, principalmente da mensagem expressa no capítulo 36.16-38, que enfatiza maiores detalhes das diversas ações divinas visando a restauração do Seu povo, dentre outras: trará de volta o povo das nações para a sua terra; purificará das imundícias; dará um coração novo; dará o Seu Espírito.

Subsídio do Professor: Alguns comentaristas consideram os capítulos 33-39 como “profecias de restauração” ou “a esperança de restauração”. Lawrence Richards: “Somente treze anos após a destruição de Jerusalém foi que Ezequiel assumiu seu ministério de profeta da esperança. O cativeiro não era definitivo. O remanescente certamente retornaria para sua terra. A seu tempo e à sua maneira, Deus cumpriria as promessas que fizera a Abraão e a Davi.”

1.2. Uma visão da situação espiritual. Mais uma vez Deus revela ao profeta a situação espiritual do povo (ao longo do livro, isto foi feito por intermédio de várias mensagens metafóricas), agora por intermédio de uma visão de grande impacto: numerosos ossos “sequíssimos” espalhados em um vale [Ez 37.1-2]. Esta visão, como outros textos bíblicos, desperta a nossa mente quanto à relevância da Palavra de Deus para termos uma consciência mais ampla e profunda acerca da gravidade da situação humana, quando permanece afastada do relacionamento com Deus, de acordo com a vontade do Senhor – Gênesis 3.9-24 (o desenvolvimento do texto revela a gravidade do pecado de Adão e Eva); Isaías 1.5-6 (uma forte figura de linguagem para retratar a depravação); Apocalipse 3.17 (notar a diferença entre a percepção da igreja e a avaliação divina).

Subsídio do Professor: Comentário Histórico-Cultural da Bíblia: “A grande quantidade de ossos descrita aqui implica que era o cenário de uma grande catástrofe. A descrição de um grande número de cadáveres que haviam sido privados de um enterro digno remete a muitas cenas de batalha encontradas nos primeiros períodos da história mesopotâmica e egípcia. (…) Uma maldição típica do antigo Oriente Próximo era que o cadáver da vítima amaldiçoada ficasse exposto às intempéries e aos elementos da natureza.”

1.3. Profeta – instrumento de Deus. Desde o início o plano de Deus inclui o ser humano, não apenas como alvo de Seu amor e graça salvadora, como, também, sendo instrumento do Senhor para levar adiante Seu propósito de formar um povo para a Sua glória [At 13.14]. Logo no texto de Gênesis 3.15, que contém a primeira promessa que aponta para a vinda do Messias [Gl 4.4], encontramos Deus revelando que seria através de um ser humano que o Verbo viria e habitaria entre nós [Jo 1.14]. Assim, vemos Ezequiel sendo colocado “no meio de um vale que estava cheio de ossos” e andando ao redor dos mesmos [Ez 37.1-2]. Podemos imaginar o profeta pensando naquela experiência, considerando que era sacerdote e estava proibido de ter contato com “alguma coisa imunda de cadáver” [Lv 22.4]. Porém, foi o Senhor quem o levou, assim como Pedro à casa de Cornélio [At 10]. Os mesmos que são alcançados pela salvação também, vocacionados para anunciá-la [1Pe 2.9-10].

Subsídio do Professor: Comentário Bíblico Shedd: “O objetivo do ato de profetizar é, invariavelmente, fazer alguém escutar a palavra de Deus [Ez 37.4]. “A fé vem pela pregação, e a pregação pela palavra de Cristo” [Rm 10.17]. A palavra traduzida por “pregação” é “ouvir”, no original. Fazer alguém ouvir a palavra produz a fé que justifica para a vida eterna [Rm 5.1], e também põe o ouvinte em contato com o Espírito Santo, com Sua obra tríplice de inspirar as palavras da Bíblia, converter o homem a Cristo e santificar o convertido, inculcando-lhe no íntimo o pleno sentido da palavra.”

EU ENSINEI QUE:

O plano de Deus inclui a restauração do ser humano, e, também, Seu propósito de formar um povo para a Sua glória.

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus | Lição 09: A Visão do Vale de Ossos Secos Escola Biblica Dominical

2- O PODER DE DEUS PARA FAZER MAIS DO QUE PENSAMOS

Quantas vezes na história humana a manifestação do poder de Deus e o resultado produzido surpreenderam e superaram as maiores expectativas? Deus falou a Jeremias: “seria qualquer coisa maravilhosa para mim?” [Jr 32.27]. O anjo disse a Maria que “para Deus nada é impossível” [Lc 1.37]. Agora, Deus estava revelando a Ezequiel que o Seu poder é suficiente para cumprir a Sua Palavra e levar adiante o Seu plano [Jó 42.2].

2.1. Há esperança? Após Deus ter revelado a Ezequiel o real estado espiritual do povo, como abordado nos tópicos 1.2 e 1.3, agora pergunta: “poderão viver estes ossos?” [Ez 37.3]. O próprio povo exilado dizia que os seus ossos estavam secos, sem esperança e aniquilados [Ez 37.11]. Porém, a manifestação do poder de Deus surpreende tanto aqueles que não têm esperança, como aqueles que têm esperança, porém somente para um futuro distante, como Marta [Jo 11.24]. Ele “é poderoso para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos” [Ef 3.20]. Dentre tantas lições a serem extraídas de Ezequiel 37.3, uma pode ser: não permitamos que situações que estejam além do controle humano, ou de sua capacidade de compreender, abafem a fé no poder de Deus e na Sua Palavra.

Subsídio do Professor: Bíblia Vida Nova – Ezequiel 37.11: “Aqui vem a aplicação imediata da mensagem: os prisioneiros israelitas, sem nenhuma força política, haveriam de formar uma nação; sem nenhuma força moral, iam vencer a idolatria e formar uma religião pura. Isto se faria não por força, nem por poder, porém pelo Espírito do próprio Deus [Zc 4.6].”

2.2. O anúncio da Palavra de Deus. A ordem de Deus para Ezequiel foi: “dize-lhes: …ouvi a palavra do Senhor” [Ez 37.4]. F. F. Bruce comentou: “A congregação menos promissora a que qualquer pregador já tenha pregado; mas a ideia encontra eco nas palavras do nosso Senhor em João 5.25: “os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus, e aqueles que a ouvirem, viverão””. Em nosso tempo tão repleto de desafios, a ordem é a mesma: “Que pregues a palavra, instes a tempo e fora de tempo” e “faze a obra de um evangelista” [2Tm 4.2, 5]. Prossigamos no poder do Espírito Santo.

Subsídio do Professor: Ênio Mueller sobre 1 Pedro 1.23: “Este poder e o novo nascimento que ele opera são mediados pela palavra de Deus. Isaías 55.10-11 fala da eficácia da palavra divina, que, enviada à terra, cumpre o propósito que lhe foi destinado. Este “envio” da Palavra é comparado ao envio da chuva que rega a terra, fazendo nela brotar a semente. (…) A Palavra de Deus tem tal poder porque também ela é “de fora”, não limitada pelas limitações normais deste mundo”. Vide Tiago 1.18 – “nos gerou pela palavra da verdade”.

2.3. Ação do Espírito Santo. Muito significativo o fato de Ezequiel 37 apresentar um cenário tão desolador – ossos sequíssimos e, a seguir, descrever uma tremenda mudança a partir da ação conjunta da Palavra de Deus e do Espírito Santo. Tal descrição lembra outro momento na história: “terra sem forma e vazia…trevas…abismo”, mas o “Espírito de Deus se movia”. Após este cenário, vem a Palavra de Deus: “E disse Deus” [Gn 1.2-3]. Ou seja, o Espírito estava em movimento, pronto para proporcionar vida a partir da Palavra pronunciada, operando assim, junto com ela.

Subsídio do Professor: Wilf Hildebrandt, em sua obra “Teologia do Espírito de Deus no Antigo Testamento”, aborda o fato de ser nítido que em todo o AT a ação do Espírito nos diversos momentos da história de Israel é bem presente. Um dos livros proféticos onde há ênfase na obra do Espírito é Ezequiel. Israel estava no cativeiro, pois não tinha conseguido guardar e observar a Palavra de Deus. Então, Deus promete operar uma mudança tal que o povo receberá um novo coração, um novo espírito e, ainda, porá sobre eles o Seu Espírito [Ez 36.26-27], não apenas aos profetas, sacerdotes e líderes, mas sobre todo o povo. Esta promessa é reforçada em Ezequiel 37 com a visão do vale de ossos. A restauração virá pela participação conjunta da Palavra pronunciada e do Espírito de Deus.

EU ENSINEI QUE:

O poder de Deus é suficiente para cumprir a Sua Palavra e levar adiante o Seu plano.

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus | Lição 09: A Visão do Vale de Ossos Secos Escola Biblica Dominical

3- RESULTADOS DA RESTAURAÇÃO

A obra de restauração inclui vivificação para um novo viver. Deus disse que abriria as sepulturas e faria o Seu povo sair delas para passar a vivenciar um novo tempo que incluía uma nova vida. Esta nova vida inclui o aspecto da comunidade (viver como povo de Deus); um viver de acordo com a vontade de Deus; “concerto perpétuo”; testemunho a todas as nações.

3.1. Um viver como povo de Deus. Em vários versículos há expressões indicando “povo de Deus” em Ezequiel 36 e 37 [Ez 36.28; 37.12-13, 23, 27]. Deus não desistiu de ter “um povo para o seu nome” [At 15.14; Êx 6.7]. Não apenas os judeus, mas Deus está chamando pessoas de todas as nações para fazer parte do Seu povo. Outros textos do Novo Testamento revelam este propósito de Deus [1Pe 2.9-10; Ap 21.3]. Em Cristo Jesus, passamos a fazer parte do povo de Deus [Ef 2.11-19]. Tal verdade – ser povo de Deus – envolve algumas verdades, como: exclusividade, comprometimento e propósito.

Subsídio do Professor: Simon Kistemaker – Apocalipse 21.3: “A voz chama a atenção para a união de Deus e seu povo, expressa na imagem do tabernáculo no Antigo Testamento. João alude a uma conhecida passagem em que Deus, falando sobre uma aliança eterna com o seu povo, diz: “porei o meu santuário no meio deles para sempre. O meu tabernáculo estará com eles; eu serei o seu Deus, e eles serão o meu povo” [Ez 37.26-27]. Essa passagem é um fio de ouro que está entretecido na Escritura do início ao fim [Gn 17.7; Êx 6.7; Lv 26.12; Ez 11.20; Zc 2.10-11; 2Co 6.16; Ap 21.3, 7]. É o fio do eterno amor de Deus pelo povo da aliança.”

3.2. Um viver de acordo com a Palavra de Deus. O profeta anunciou que o povo restaurado seria fiel às leis e aos princípios divinos e zeloso em praticar os Seus estatutos [Ez 37.24]. Não se trata de uma nova revelação quanto à vontade de Deus para o Seu povo. Após a libertação do Egito e antes de entrar na Terra Prometida, o povo foi exortado a viver de acordo com a Palavra de Deus [Lv 18.1-5]. Jesus também falou sobre a relevância de ouvir e praticar as Suas palavras [Mt 7.24-27; 12.50]. Por isso a restauração envolvia um novo coração e a habitação do Espírito Santo [Ez 36.26-27].

Subsídio do Professor: Taylor sobre Ezequiel 36.26-27: “A implantação do Espírito de Deus dentro deles transformará seus motivos e lhes capacitará a viver de acordo com os estatutos e os juízos de Deus (27). Jeremias, em passagem semelhante da sua profecia, sobre a qual Ezequiel parece estar baseado [Jr 31.31-34], não faz referência ao dom do Espírito, mas sua referência a imprimir “as minhas leis” na sua mente, e a inscrevê-las “no coração” claramente produz os mesmos resultados”. Afinal, a Palavra de Deus é o padrão de conduta do Seu povo.

3.3. Um viver para a glória de Deus. A restauração também aponta para testemunho a todas as nações acerca de Deus [Ez 36.21-23; 37.28]. Bíblia Missionária de Estudo: “Assim como a escolha de Israel foi por amor [Dt 7.6-11] e pela honra de seu nome, a restauração também se dá por zelo ao seu santo nome [Ez 36.16-21]. A missão da Igreja visa acima de tudo a proclamação e a manifestação da glória de Deus”. Nosso testemunho perante esta geração passa por sermos “sal da terra” e “luz do mundo” para que o Pai seja glorificado [Mt 7.13-16]. Devemos ser frutíferos para que o Pai seja glorificado [Jo 15.8]. Fomos salvos para “louvor e glória da sua graça” [Ef 1.6, 12].

Subsídio do Professor: David F. Payne sobre Isaías 60.21: “O v. 21 revela a razão de as promessas do capítulo terem esperado tanto pelo cumprimento; as bênçãos materiais precisam ser acompanhadas de retidão interior, para que haja a manifestação da glória de Deus”. Também os que são recebidos como filhos de Deus por meio de Cristo Jesus [Ef 1.5-6], “devem demonstrar a natureza da graça do Pai e, dessa maneira, glorifica-lo [Ef 5.1; Mt 5.45; Lc 6.35]”, como escreveu Francis Foulkes.

EU ENSINEI QUE:

Os resultados da restauração são: um viver como povo de Deus; um viver de acordo com a Palavra de Deus; e um viver para a glória de Deus.

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus | Lição 09: A Visão do Vale de Ossos Secos Escola Biblica Dominical

CONCLUSÃO

Deus cumpre Seu plano por intermédio da proclamação do Evangelho e da ação do Espírito Santo, restaurando vidas e capacitando-as a viver de acordo com a vontade de Deus e testemunhar acerca da salvação, para que o Senhor seja glorificado.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra.
“(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38)”

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus | Lição 09: A Visão do Vale de Ossos Secos Escola Biblica Dominical