Lição 08: Mensagem Contra os Falsos Profetas e os Pastores Infiéis | 1° Trimestre de 2022 | EBD – Betel

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus | Lição 08: Mensagem Contra os Falsos Profetas e os Pastores Infiéis Escola Biblica Dominical

TEXTO ÁUREO

“Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos profetas loucos, que seguem o seu próprio espírito e coisas que não viram!” Ezequiel 13.3

VERDADE APLICADA

O povo de Deus precisa estar atento para não ser enganado pelos falsos obreiros.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Alertar contra os falsos profetas.
Advertir acerca dos pastores infiéis.
Explicar a responsabilidade dos obreiros diante de Deus.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

EZEQUIEL 13
6- Veem vaidade e adivinhação mentirosa os que dizem: O Senhor disse; quando o Senhor os não enviou; e fazem que se espere o cumprimento da palavra.

EZEQUIEL 34
2- Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza, e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas?
3- Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas.

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus |Lição 08: Mensagem Contra os Falsos Profetas e os Pastores Infiéis Escola Biblica Dominical

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA / Dt 13.1-5 O castigo dos falsos profetas.
TERÇA / 2Sm 5.2 Davi, eleito por Deus para apascentar Israel.
QUARTA / 2Rs 22.8-11 O livro da lei é encontrado no templo.
QUINTA / Jr 29 O plano divino de restauração do Seu povo.
SEXTA / 1Co 4.1-2 Despenseiros dos mistérios de Deus.
SÁBADO / Ef 4.12 Aperfeiçoamento dos santos.

HINOS SUGERIDOS 96, 127, 432

MOTIVOS DE ORAÇÃO

Ore pela unidade das igrejas no Brasil.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1
– Profecia contra os falsos profetas
2– Profecia contra os pastores infiéis
3– Ministros de Cristo fiéis
Conclusão

INTRODUÇÃO

Ezequiel profetizou contra os falsos profetas e líderes de Israel (pastores infiéis) que deixaram de guiar o povo de Deus na verdade das Escrituras Sagradas. Tais relatos devem servir de alerta para a Igreja hoje.

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus |Lição 08: Mensagem Contra os Falsos Profetas e os Pastores Infiéis Escola Biblica Dominical

PONTO DE PARTIDA

É preciso estar atento para não ser enganado.

1- PROFECIA CONTRA OS FALSOS PROFETAS

Desde o início da humanidade há tentativa de enganar as pessoas com mensagens que anunciam uma mentira como se fosse verdade e procuram semear dúvidas quanto ao que o Criador falou [Gn 3.1-5]. Tal realidade sempre acompanhou a história do povo de Deus, como veremos no presente tópico [Ez 13.2-3]. Deus repudia essas práticas e se mostra contra todos os que usam de engano [Ez 13.8].

1.1. Deus prepara o povo para entrar em Canaã. A preparação para o povo de Israel possuir e habitar a terra de Canaã incluiu orientações sobre como lidar com o surgimento de falsos profetas no meio do povo [Dt 13.1-5]. Notemos que Deus avisou que o referencial para discernir se a mensagem deveria ser recebida, não era a realização de um sinal ou prodígio, mas a Palavra de Deus já revelada ao povo [Dt 13.4]. A Palavra de Deus continua sendo a revelação maior sobre a vontade de Deus para a humanidade. Precisamos passar pelo crivo das Escrituras Sagradas todas as mensagens e ensinos [Is 8.19-20].

Subsídio do Professor: Comentário Bíblico Moody sobre Deuteronômio 13.1-5: “O padrão de vida e culto de Israel era revelação de Deus através de Moisés, escrita ou falada; a exigência fundamental, portanto, era fidelidade exclusiva ao Senhor – andareis após o Senhor [Dt 13.4]”. Infelizmente, desde os tempos remotos há a tendência de o povo desprezar as Escrituras Sagradas como referencial de culto e conduta, chegando ao ponto do Livro da Lei ter sido esquecido nos arquivos do templo [2Rs 22.8-11].

1.2. O povo desprezou os profetas de Deus. Tanto o Reino do Norte como o Reino do Sul desprezaram os profetas que Deus enviou chamando o povo ao arrependimento [2Rs 17.13-14; Ne 9.26, 30]. Também não aceitaram a Palavra de Deus que ordenava que se submetessem ao cativeiro, pois o mesmo era uma disciplina imposta pelo Senhor como parte do plano divino no processo de restauração do Seu povo [Jr 29].

Subsídio do Professor: Comentário Bíblico Moody – Ezequiel 33.30-33: “Neste fragmento da vida oriental, os exilados são vistos falando um com o outro sobre Ezequiel, assentados diante dele [Ez 8.1; 14.1; 20.1]. Gostavam de suas mensagens sobre a futura restauração e as profecias contra as nações, mas não obedeciam às condições morais e religiosas sem as quais não participariam da nova era.”

1.3. A atuação dos falsos profetas. Tanto Jeremias como Ezequiel denunciaram e enfrentaram a atuação dos falsos profetas que ainda estavam presentes, mesmo num tempo de grande sofrimento, desviando a muitos da verdadeira mensagem divina [Jr 26.6-9; 28.1-2; 29.8; Ez 13.1-10]. Os falsos profetas criaram, na época, uma falsa segurança nos judeus em Jerusalém, promovendo-lhes paz e livramento falsos [Ez 13.16]. Na realidade, isso só aconteceria quando se voltassem para as leis de Deus e abandonassem as rebeldias, idolatrias e profanações. Infelizmente muitos seguiam mensagens que não chamavam ao arrependimento, mas procuram tranquilizar o povo e mantê-los em suas práticas pecaminosas [Jr 7.4, 8-10].

Subsídio do Professor: Antônio Neves de Mesquita comentou sobre o texto de Ezequiel 12.21 – 14.11: “Entre as muitas infelicidades que visitaram o povo nesses trágicos dias, estava a corja dos falsos profetas. Homens sem convicções religiosas, apenas desejando agradar aos que dominavam, constituíam-se em entraves aos verdadeiros enviados de Deus. Esta seção compõe-se de cinco oráculos ou curtos discursos a respeito da obra danosa dos falsos profetas. Havia até um provérbio entre eles: “Prolongue-se o tempo e não se cumpra a profecia”, que era o mesmo que dizer: Vamos ver se o que diz o profeta vai sair certo. (…) Contra tal provérbio vem a palavra do Senhor: Farei cessar esse provérbio e já não se servirão dele em Israel [Ez 12.23].

”EU ENSINEI QUE:

A Palavra de Deus continua sendo a revelação maior sobre a vontade de Deus para a humanidade. Portanto, precisamos passar pelo crivo das Escrituras Sagradas todas as mensagens e ensinos.

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus |Lição 08: Mensagem Contra os Falsos Profetas e os Pastores Infiéis Escola Biblica Dominical

2- PROFECIA CONTRA OS PASTORES INFIÉIS

A mensagem divina contra atitudes de líderes contrárias às orientações divinas à frente do povo de Deus (tanto no AT como no NT) é um tema bem presente nas Escrituras Sagradas, pois causam muitos e grandes sofrimentos e dificuldades [Ez 34.7-10; 2Co 11.13].

2.1. A atividade de pastor. A atividade de pastor é uma das mais antigas profissões da história da humanidade. A primeira pessoa mencionada na Bíblia como sendo pastor de ovelhas é Abel [Gn 4.2]. A expressão hebraica usada para pastor, segundo James Strong, transmite várias ideias: “apascentar um rebanho; pastoreá-lo; guardar”. Os primeiros patriarcas de Israel estiveram envolvidos na atividade de apascentar rebanhos [Gn 13.7; 26.20; 30.36]. Portanto, por se tratar de uma atividade bem presente no cotidiano dos judeus, quando o Senhor Deus usou esta expressão metaforicamente acerca dos líderes do povo de Israel ou de outros, o povo bem entendia a mensagem que o Senhor estava transmitindo.

Subsídio do Professor: Ralph Gower – A tarefa do pastor: “Na primavera, depois das chuvas de inverno, havia muita pastagem perto da aldeia. Depois de o cereal ser colhido, as ovelhas tinham permissão para comer tudo o que restasse. Quando isso acabava, era necessário deixar a região e procurar a erva seca que permanecia sob o sol quente [1Cr 4.39-40]. Fontes de erva fresca onde houvesse suprimento de água (águas tranquilas, quando disponíveis) tornavam esse movimento possível [Sl 23.2]”. Além de ser necessário prover proteção diante de tantos perigos para o rebanho.

2.2. Os pastores de Israel. Já vimos na lição passada que a Bíblia descreve, metaforicamente, o povo de Deus como “ovelhas do pasto do Senhor” [Ez 34.31]. Assim, também são usadas as expressões ”pastor” ou “apascentar” com significado metafórico em relação aos que tinham a responsabilidade de guiar, ensinar, prover proteção e suprir as necessidades do povo de Israel, como os profetas, reis e sacerdotes [Jr 23.1-2; Ez 34.2-10]. Nesse sentido, encontramos Davi sendo escolhido por Deus para apascentar o Seu povo [2Sm 5.2]. Os líderes eram estabelecidos para que o povo do Senhor não fosse “como ovelhas que não têm pastor” [Nm 27.17; 1Rs 22.17].

Subsídio do Professor: John B. Taylor: “Não é incomum, nem no Antigo Testamento nem em outros escritos do antigo Oriente Próximo, ver governantes designados como pastores [Is 44.28; Jr 2.8; 10.21; Mq 5.4-5; Zc 11.4-17]. Moisés e Davi recebem esta descrição [Is 63.11; Sl 78.70-71] e, não sem relevância, estes dois homens receberam sua chamada à liderança enquanto realmente serviam como pastores de rebanhos. A palavra “pastor” sugere a liderança e o cuidado, e era, portanto, uma metáfora apropriada para se usar no caso de monarcas hereditários que, doutra forma, poderiam pensar somente em termos de dominar o povo.”

2.3. Pastores que apascentam a si mesmos. Assim, diante do exposto nos tópicos anteriores, podemos entender com mais clareza, como os primeiros ouvintes de Ezequiel, a mensagem divina: “Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos!” [Ez 34.2]. Ao longo da história de Israel há diversos exemplos de líderes que contribuíram para que o povo se desviasse dos caminhos do Senhor [2Rs 22.53; 2Rs 3.3], assim como líderes que promoveram um retorno ao Senhor e se esforçaram para ensinar o povo os mandamentos do Senhor [2Cr 17.7-10; 2Cr 29.1-11; 2Cr 34.29-33]. A denúncia de Ezequiel aqui é contra todos aqueles tinham sido constituídos para cuidar “das ovelhas do Senhor”, contudo apenas visavam seus próprios interesses (comer gordura, se vestir de lã e degolar o cevado), além de agir sem amor (rigor, dureza e não socorrer as mais necessitadas).

Subsídio do Professor: F. F. Bruce: “Os reis e príncipes de Israel são denunciados como falsos pastores que tosquiavam e devoravam o rebanho de Deus confiado a seus cuidados, em vez de pastoreá-lo, com a consequência de que o rebanho estava espalhado por toda a terra. Essa seção tem eco em Zacarias 11.15-17 e especialmente na referência de Jesus aos mercenários que se intrometem sorrateiramente no rebanho e, na hora do perigo, abandonam as ovelhas aos ataques dos lobos [Jo 10.12-13].”

EU ENSINEI QUE:

Assim como no passado, hoje, os líderes estabelecidos pelo Senhor têm a responsabilidade de guiar, ensinar, prover proteção e suprir as necessidades do povo de Deus.

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus |Lição 08: Mensagem Contra os Falsos Profetas e os Pastores Infiéis Escola Biblica Dominical

3- MINISTROS DE CRISTO FIÉIS

Como no passado, hoje também Deus chama e capacita pessoas para apascentar, ensinar e cuidar do Seu rebanho, a Igreja [1Co 4.1-2]. E requer-se que tais pessoas sejam fiéis. São duas importantes expressões: “ministro” (servir sob direção) e “despenseiros” (administrador do Evangelho). São termos que lembram: cumprir a missão dada por Deus sendo submissos ao Espírito Santo e fiéis às verdades do Evangelho.

3.1. Dons de Deus para a Igreja. O Senhor Jesus tem concedido à Sua Igreja dons (gr. doma – ou seja, presente), como os relacionados em Efésios 4.8-11. Assim, enquanto a Igreja estiver neste mundo, será cuidada, como rebanho de Deus, pelo Senhor por intermédio daqueles que Ele tem dado e capacitado pelo Seu Espírito Santo, visando aperfeiçoamento, edificação, amadurecimento e crescimento, até que cheguemos “à medida da estatura completa de Cristo” [Ef 4.12-16].

Subsídio do Professor: Geremias do Couto escreveu: “Assim como no Antigo Testamento existiu a congregação do povo de Israel, para receber o conhecimento de sua revelação, de igual modo a Igreja dá continuidade ao plano divino na atualidade. Como resultado direto do projeto de Deus, a Igreja tem uma missão, qual seja de anunciar as riquezas incompreensíveis de Cristo.”

3.2. Falsidades nos últimos dias. Como vimos nos tópicos 1 e 2, a existência de falsos profetas e pastores infiéis na história passada de Israel, o Senhor Jesus e os apóstolos, pelo Espírito Santo, também nos alertam que nos últimos dias da Igreja na terra surgirão falsos doutores, enganadores e falsos profetas [Mt 24.5,11; At 20.29-30 – notar como a expressão “não perdoarão o rebanho” lembra a descrição de Ezequiel 34; 2Pe 2.1-2]. Precisamos, pois, estar atentos e seguros na Palavra de Deus para não sermos levados por “espíritos enganadores” [1Tm 4.1-2]. Israel tinha as Escrituras Sagradas e os profetas que o Senhor enviou, porém desprezaram. E nós hoje? Temos a Bíblia completa, o Espírito Santo habitando em nós, os dons ministeriais. Como estamos reagindo às providências de Deus para a Sua Igreja?

Subsídio do Professor: Michael Green comentou sobre 2Pedro 2.1-2: “O pensamento de Pedro ainda se demora nas profecias do Antigo Testamento. Em Israel no meio do povo surgiram falsos profetas além dos verdadeiros; e agora a história estava se repetindo. Seus leitores tinham falsos mestres no seu meio. Sem dúvida, isto é, porque vê que cumprem as profecias tanto do Antigo Testamento quanto de Jesus [Dt 13.2-6; Mt 24.24, etc.]. Sempre tem havido falsos mestres entre o povo de Deus, e sempre os haverá.”

3.3. Cumpre o teu ministério. A expressão que intitula este tópico foi extraída de 2Timóteo 4.5. O apóstolo Paulo estava encerrando sua carreira nesta terra. Conforme o sentido destas expressões no grego, é como se ele estivesse dizendo a Timóteo: “Desempenhe plenamente, com toda certeza, o ofício de ministrar acerca das coisas divinas”. Tal firmeza no cumprimento da missão faz-nos lembrar de Jeremias e Ezequiel, que, em tempos tão difíceis, enfrentando falsos profetas, indiferença, perseguições, adversidades e ameaças, permaneceram fiéis Àquele que os chamou, enquanto anunciavam a verdadeira Palavra de Deus ao povo.

Subsídio do Professor: J. N. D. Kelly comentou sobre 2Timóteo 4.3-4: “Os homens e as mulheres já estão achando, conforme o apóstolo não pode deixar de observar com dor, o evangelho desagradável ao paladar, e ele, com seu senso vívido das crescentes tribulações dos “últimos dias” pode facilmente prever que este é apenas um antegosto de coisas piores que se seguirão. (…) Pessoas cercar-se-ão de mestres, segundo as suas próprias cobiças, isto é, que lhes contarão ou coisas que desejam ouvir, ou coisas que pretendem excitar sua imaginação ou aguçar sua curiosidade religiosa, independentemente, nos dois casos, da veracidade do que dizem.”

EU ENSINEI QUE:

Hoje, como no passado, Deus também chama e capacita pessoas para apascentar, ensinar e cuidar do Seu rebanho. E Ele requer que tais pessoas sejam fiéis.

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus |Lição 08: Mensagem Contra os Falsos Profetas e os Pastores Infiéis Escola Biblica Dominical

CONCLUSÃO

Em todo o tempo o povo de Deus tem enfrentado a realidade de encontrar falsos profetas e pastores infiéis. Contudo, o Senhor Deus continua levantando pessoas fiéis a Ele e comprometidas com as verdades do Evangelho para levar adiante o Seu propósito.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra.
“(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38)”

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Betel | 1° Trimestre De 2022 | Tema: EZEQUIEL – O Profeta com a Mensagem de Juízo, Arrependimento, Restauração e Manifestação da Gloria de Deus |Lição 08: Mensagem Contra os Falsos Profetas e os Pastores Infiéis Escola Biblica Dominical