Lição 11: Jesus e as Últimas Instruções | 2° Trimestre De 2021 | BETEL – Jovens

EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens Conectar | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 11: Jesus e as Últimas Instruções

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Conhecer o valor do Espírito Santo em nossa vida;
Compreender a responsabilidade de pregar o Evangelho;
Entender que a volta de Jesus é a maior promessa que temos.

Texto de Referência:

Lucas 24. 24-49

VERSÍCULO DO DIA

“Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas tanto em Jerusalém, como em toda a Judéia e Samaria e até os confins da terra”. At 1.8

VERDADE APLICADA

Jesus confiou a Seus discípulos a continuidade de Sua obra.

MOMENTO DE ORAÇÃO

Oremos para que Deus levante trabalhadores para a sua seara, pois os desafios são enormes.

LEITURA SEMANAL

SEG | 1Co 9.16 Nos é imposta a obrigação de pregar o Evangelho.
TER | 2Pe 3.12 Aguardando a promessa.
QUA | 2Co 5.20 Somos embaixadores de Deus.
QUI | Jo 16.13 O Espírito nos guiará em toda a verdade.
SEX | Rm 10.15 São formosos os pés dos que anunciam a paz.
SÁB | Lc 24.49 A promessa do revestimento de poder.

INTRODUÇÃO

Os Evangelhos, mormente os sinóticos, apresentam pelo menos três instruções básicas de Jesus para os Seus discípulos entre a ressurreição e sua ascensão aos céus. Jesus investiu tempo em Seus discípulos, pois sabia da grande tarefa que eles teriam que desempenhar.

Ponto Chave

“Viver e pregar o Evangelho seria a missão de Seus discípulos”.

1- A PROMESSA DO ESPÍRITO SANTO

Com a volta de Jesus aos céus, Ele não nos deixaria órfãos, por isso prometeu que enviaria o Consolador para estar conosco, bem como o revestimento de poder para continuar a obra de pregação do Evangelho.

1.1. A pessoa do Espírito Santo

Em João 20.19-23, vemos Jesus se apresentando aos Seus discípulos que, na ocasião, estavam com as portas fechadas, por medo dos judeus dizendo: “Recebei o Espírito Santo”. A Terceira Pessoa da Trindade, de agora em diante, estaria com os discípulos de Jesus para confortar, consolar e, em momentos de angústia, interceder com gemidos inexprimíveis (Rm 8.26). Jesus voltaria para o Pai, mas através do Espírito Santo estaria presente na vida dos Seus discípulos.

Podemos dizer que, na pessoa do Espírito Santo, Jesus se faz presente. Jesus sabia e sabe muito bem que o novo homem, que nos tornamos nEle, não consegue viver neste ambiente hostil sem a presença do Espírito Santo. Que venhamos usufruir desta presença maravilhosa todos os dias de nossa vida.

1.2. O Revestimento de Poder

Jesus prometeu também o revestimento de poder através do batismo com o Espírito Santo (At 1.8). Nesta passagem, vemos que o revestimento de poder tem como objetivo transformar Seus discípulos em testemunhas vivas em todas as nações. Além da presença do Espírito Santo em nós, Jesus nos outorgou poder para enfrentarmos as oposições espirituais. Paulo diz, inclusive, que as armas de nossa milícia são poderosas em Cristo para destruição das fortalezas (2Co 10.4).

Em Atos 2, vemos o cumprimento desta promessa e, como evidência, os discípulos de Jesus falaram em outras línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem. Além desta prova, foi perceptível também a mudança na vida dos discípulos, pois pregavam com ousadia a Palavra de Deus.

Refletindo

“Não existe amigo fiel mais do que Ele, companheiro que veio do céu, só mesmo Ele, com gemidos intercede a nosso favor, com carinho e cuidado é Consolador”. (Bp. Primaz Manoel Ferreira)

EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens Conectar | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 11: Jesus e as Últimas Instruções

2 – A GRANDE COMISSÃO

Jesus nos delegou um dos maiores privilégios da vida que é sermos embaixadores do céu para anunciar as verdades e as boas novas de Deus. Esta é uma tarefa que os anjos desejaram (1Pe 1.12), porém Deus confiou aos homens que, mesmo com suas limitações, mostrariam não somente a graça, mas também a glória e o poder de Deus.

2.1. As nações precisam ouvir de Jesus

Nas passagens de Mateus e Marcos percebemos claramente que o objetivo de Deus era o mundo. Mateus usa a expressão nações (28.19), enquanto Marcos usa a expressão “toda a criatura” (16.15). O grande objetivo aqui é mostrar que o Evangelho deveria transpor barreiras geográficas, culturais, raciais e etc. Como discípulos de Jesus, precisamos desempenhar a grande responsabilidade que está sobre os nossos ombros: fazer discípulos de todas as nações! Jesus chegou a dizer que o campo é o mundo (Mc 13.38), e que poucos são os trabalhadores ante os desafios (Lc 10.2).

Que Deus levante em nossa geração pessoas cujo coração queime com a mensagem do Altíssimo para ir às partes mais remotas da terra, pois existem cerca de seis mil povos que ainda não conhecem Jesus. Um dos maiores desafios missionários na atualidade é a janela 10/40, composta aproximadamente por sessenta e dois países com muita resistência quanto à pregação do Evangelho. Sabemos e cremos que, através da oração e do jejum, Deus muda situações, por isso oremos por Missões.

2.2. O Evangelho, a mensagem central

Ao apresentar sua visão acerca da comissão missionária, Lucas dá maior ênfase à mensagem que deveria ser pregada em nome de Jesus, mostrando a necessidade de arrependimento para perdão dos pecados (Lc 24.47). Quando se fala de pregação, sabemos que o Evangelho, somente ele, é que tem poder para transformar vidas. Paulo chegou a dizer que a mensagem da cruz é loucura para os que perecem, mas para nós, que somos salvos ela é o poder de Deus (1Co 1.18). Vale salientar que o verdadeiro Evangelho se resume à vida, ao ministério, à morte e à ressurreição de Cristo.

A igreja primitiva pregava este Evangelho e as pessoas ficavam libertas de práticas ocultas (At 19.19), de possessão maligna (At 16.16-18), e testemunharam sinais e prodígios. Jesus é o que as pessoas precisam conhecer, e esta história do amor sacrificial de Deus tem poder para transformar e libertar pessoas. Que venhamos ser testemunhas vivas do amor de Deus.

EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens Conectar | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 11: Jesus e as Últimas Instruções

3 – JESUS CRISTO VOLTARÁ!

Uma das maiores promessas e esperança que o Evangelho nos lega é que Jesus voltará para buscar a sua igreja, por isso precisamos estar preparados. De acordo com a Teologia, a segunda vinda de Jesus se dará em duas etapas, em épocas distintas e com características diferentes.

3.1. A primeira etapa da vinda de Jesus

Jesus pontuava sempre durante o Seu ministério sobre a volta do Filho do homem. Este assunto tomou as páginas do NT e, posteriormente da Teologia primitiva, consolidando-se em uma doutrina denominada Escatologia. O dia da volta de Jesus é uma incógnita, pois o dia e a hora ninguém sabe (Mc 13.32), por isso é necessário manter a vigilância. Esta primeira vinda de Jesus fala do arrebatamento em que os remidos serão arrebatados (1Ts 4.16-18).

Vale salientar que, no arrebatamento, Jesus não descerá nesta terra e será de maneira invisível: a igreja irá ao seu encontro nos ares. Como sinais que antecederiam a Sua volta, Jesus mesmo disse que haveria pestes em vários lugares, terremotos, fomes, falsos cristos, rumores de guerras, aumento da iniquidade e esfriamento do amor. Os salvos, precisamos prestar atenção aos sinais dos tempos, pois o próprio Cristo disse que, quando estas coisas começassem a acontecer, era para olhar para cima, pois a redenção estava próxima (Lc 21.28).

3.2. A segunda etapa da vinda de Jesus

A segunda etapa é dita pelos anjos, quando Jesus estava sendo elevado ao céu no texto relatado por Lucas, em Atos 1.11. A passagem aqui sugere que Jesus será visto e voltará. Informação esta que coaduna com as características da segunda etapa de sua volta, que não será para a igreja, mas sim para a libertação e salvação da nação de Israel. Escatologicamente, Jesus voltará de maneira visível e pisará sobre o Monte das Oliveiras, o qual se fenderá ao meio, abrindo passagem para que Israel escape do exército inimigo comandado pelo anticristo (Zc 14.4).

Neste dia se dará a conversão e o reconhecimento do povo judeu de que Jesus é o Messias. Esta fase da volta de Jesus não apenas encerrará o ciclo de sete anos de grande tribulação, como também marcará o início do milênio, onde haverá 1000 anos de paz com Cristo reinando. O Cristo, que um dia foi rejeitado pelos judeus, se tornará O Desejado das Nações, e a terra se encherá do seu conhecimento. Que a cada dia mais venhamos saber que o nosso Deus é Senhor da História e que a Sua vontade será consumada na terra.

EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens Conectar | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 11: Jesus e as Últimas Instruções

SUBSÍDIO PARA O EDUCADOR
Subsídio Teológico

Um dos pontos fundamentais da Teologia Pentecostal está no batismo com o Espírito Santo, cuja evidência inicial é falar em línguas. Infelizmente existem muitos conceitos errôneos no que diz respeito a isto. Existem pessoas que argumentam que as línguas estranhas foram para um momento específico, outros dizem que a língua é um dom, portanto, pode perfeitamente uma pessoa ser batizada com Espírito Santo e não falar em línguas.

Precisamos deixar bem claro que o ensinamento e os exemplos que temos nas Escrituras evidenciam que o Batismo com o Espírito Santo tem como evidência o falar em línguas. Em Atos 2.4, vemos que todos foram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

Em Atos 10, na casa de Cornélio, o Espírito Santo foi derramado sobre eles e os ouviram falar em outras línguas. Em Atos 19.6 vemos novamente outro exemplo na cidade de Éfeso, quando Paulo impôs as mãos sobre os irmãos, eles foram batizados, falavam em línguas e profetizavam. Não podemos abrir mão do que Jesus ensinou. Vivemos tempos difíceis, de novas doutrinas e de pessoas escarnecedoras do Evangelho, porém, a Palavra de Deus segue inalterada.

EBD | 2° Trimestre De 2021 – Editora Betel Jovens Conectar | Tema: Os Evangelhos – A representação de Jesus em quatro dimensões | Lição 11: Jesus e as Últimas Instruções

CONCLUSÃO

O Evangelho, em sua conclusão, apresenta a principal missão da igreja: o poder para a execução da obra e a promessa aos santos.

Complementando

A principal tarefa da igreja é anunciar Cristo às nações. Existem países em que a perseguição é ferrenha, a ponto de pessoas serem executadas ao pregarem o Evangelho, e as que aceitam a Jesus serem destinadas a morte.

Eu ensinei que:

A grande comissão só será possível debaixo do poder do Espírito Santo.