Lição 11: Seja Firme | 3° Trimestre de 2023 | EBD JOVENS

EBD | 3° Trimestre De 2023 | CPAD – Revista Jovens – TEMA: Sejam Firmes – Ensino Sadio e Caráter Santo nas Cartas Pastorais | Escola Bíblica Dominical | Lição 11: Seja Firme

Lição 11: Seja Firme | 3° Trimestre de 2023 | EBD JOVENS

TEXTO PRINCIPAL

“Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus. Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.” (2 Tm 1.13,14)

RESUMO DA LIÇÃO

O líder deve estimular seus liderados a serem firmes, valorizando e investindo no dom que receberam de Deus

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – At 2414 Sirvo a Deus crendo
TERÇA – Jo 6.69 “Temos crido e conhecido que tu és o Cristo”
QUARTA – 1Co 4 2 Fiel despenseiro
QUINTA – Hb 10.22 Inteira certeza de fé
SEXTA – 1 Tm 1.12 Aquele que nos conforta
SÁBADO – Pv 25.13 O mensageiro fiel

OBJETIVOS

MOSTRAR quais eram as lembranças de Paulo dos momentos que passou com seu filho na fé Timóteo;
EXPLICAR o fato de que Paulo exortou a Timóteo para que despertasse o dom;
SABER que não devemos nos envergonhar do Evangelho de Cristo.

INTERAÇÃO

Professor(a), como é bom receber uma palavra de estímulo, especialmente quando essa palavra vem de alguém a quem temos como referência e que demonstra profundo e sincero interesse em nosso progresso. Diante dos traços de timidez vistos em Timóteo, Paulo procurava estimulá-lo a ser firme, valorizando e investindo no dom que havia recebido de Deus. Na primeira Carta, disse a Timóteo que não desprezasse o dom (1Tm 4.14). Na Segunda, que despertasse o dom (2 Tm 1.6).

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), no primeiro tópico da lição fale que produzir boas lembranças no coração de alguém é uma grande fonte de bênçãos para nós. Em seguida, faça a seguinte pergunta: “Quais lembranças você tem produzido no coração de seus líderes ?” “Quais lembranças você tem produzido no coração de seus pais em sua juventude?” Incentive a participação de todos e ouça os alunos com atenção. Em seguida explique que a construção de bons relacionamentos exige sacrifícios mútuos, mas é vital para uma vida de realizações sólidas recíprocas.

TEXTO BÍBLICO

2 Timóteo 1.3-18
3 Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia;
4 Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo;
5 Trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.
6 Por este motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.
7 Porque Deus não nos deu o espírito de temor, mas de fortaleza, e de amor, e de moderação.
8 Portanto, não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro seu; antes participa das aflições do evangelho segundo o poder de Deus,
9 Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos;
10 E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho;
11 Para o que fui constituído pregador, e apóstolo, e doutor dos gentios.
12 Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho; porque eu sei em quem tenho crido, e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele dia.
13 Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.
14 Guarda o bom depósito pelo Espírito Santo que habita em nós.
15 Bem sabes isto, que os que estão na Ásia todos se apartaram de mim; entre os quais foram Figelo e Hermógenes.
16 O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias.
17 Antes, vindo ele a Roma, com muito cuidado me procurou
18 O Senhor lhe conceda que, naquele Dia, ache misericórdia diante do Senhor. E, quanto me ajudou em Éfeso, melhor o sabes tu

INTRODUÇÃO

No texto em estudo, Paulo demonstra sua confiança na sinceridade de fé de seu principal cooperador, fundamento para o exercício de seu dom no poder do Espírito Santo. É isso que daria ao jovem pastor as condições para permanecer firme, participando das aflições do Evangelho.

I – AS LEMBRANÇAS DE PAULO

1- Momentos que marcam. Você já ouviu falar em memória afetiva? O texto estudado hoje nos apresenta um cenário que se encaixa bem com o que atualmente tem sido conceituado com o memória afetiva. Os momentos vividos por Paulo com Timóteo vieram à sua mente de maneira mais profunda e afetuosa quando ele estava preso em Roma. As condições difíceis desse seu segundo aprisionamento e o avanço de seu processo judicial, que apontava para um fim fatídico (2 Tm 4.6), certamente contribuíram para que o apóstolo buscasse, em sua memória, momentos que lhe trouxessem alegria. Foi exatamente o que disse em relação a Timóteo: “[…] lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo” (2 Tm 1.4). É bem provável que Paulo se recordasse de momentos de devoção compartilhados com Timóteo ou de quando se despediram na Ásia, durante sua viagem, depois de seu primeiro aprisionamento (1 Tm 1.3). O que sabemos, pelo texto paulino, é que as memórias eram boas e bem reconfortantes naquele difícil momento que o apóstolo vivia.

2- Construindo bons relacionamentos. O extraordinário relacionamento entre Paulo e Timóteo é um dos muitos fatores de inspiração na vida desses dois grandes vultos do Novo Testamento. São exemplos de fé e dedicação, além de exemplos de companheirismo, lealdade e afetuosidade. Como já estudamos, Timóteo servia Paulo como a um pai (Fp 2.22), e Paulo o tratava como filho. Além de ser muito importante para nossa vida no presente, construir bons relacionamentos serve como fonte de alegria e conforto no futuro. Quando temos boas lembranças, sentimos alegria. Mas quando as recordações não são boas, o quadro é de tristeza. Que em tempos de tanto egoísmo Deus nos dê a graça de amar e servir uns aos outros, a começar pelos nossos familiares, dedicando-lhes atenção; tempo de qualidade e gestos concretos de respeito e muito apreço (Rm 12.9,11).

3- Lembranças e orações. Não era somente Paulo que era abençoado pelas boas lembranças que tinha de Timóteo. Este também era alvo de bênçãos. Todas as vezes que se lembrava de seu “amado filho” Paulo fazia orações por ele, noite e dia (2 Tm 1.3). É uma grande riqueza espiritual termos alguém que se lembra de nós em suas orações. Tais pessoas prestam, diante de Deus, um grande serviço a nosso favor, fundamental para nosso progresso em todas as áreas da vida. Precisamos reconhecê-las e honrá-las, além de sermos, também nós, bons intercessores (Ef 6.18,19; 1 Ts 5.25; 2 Ts 3.1,2). Temos produzido boas lembranças com quem convivemos?

SUBSÍDIO 1

“É a memória das lágrimas de Timóteo que move em Paulo o desejo de ver seu jovem amigo novamente, para que em sua próxima visita a dor presente possa ser substituída pela alegria. Não há dúvida de que o apóstolo mais velho está recordando o sofrimento de sua última despedida. Podemos ver uma sugestão da solidão de Paulo durante sua vigília final e como deseja a companhia de Timóteo, embora a obra em Éfeso ainda não esteja concluída. Outra memória aquece 0 coração do apóstolo: a fé sincera de Timóteo. O adjetivo significa ‘genuíno’ (literalmente, ‘sem hipocrisia cristã’); o substantivo ‘fé’ (pistis) poderia referir-se à sua confiança em Deus, porém é mais provável que indique a fidelidade de Timóteo.” (Comentário Bíblico Pentecostal Rio de Janeiro CPAD, 2003. p. 1486.)

ATENÇÃO: Este Site foi feito com muito carinho 💝 Para Abençoar você. Ajude-nos 🙏 . Não leva nem 30 segundos. Basta clicar em qualquer ANÚNCIO e você estará colaborando para que esse Site continue trazendo conteúdo exclusivo e de edificação para a sua vida.

II – “DESPERTES O DOM”

1- Chama acesa. A força ministerial de Timóteo vinha do dom divino que recebera pela imposição das mãos do presbitério (incluindo Paulo) (1 Tm 4.14; 2 Tm 1.6). Era um poder interior que o capacitava para o exercício de sua missão. Agora, precisava ‘‘despertar” o dom. O sentido metafórico do verbo “despertar” é como o assoprar de brasas vivas para manter aceso o fogo. Não era, portanto, que Timóteo estivesse desanimado ou frio na fé, mas que precisava manter-se ativo, avivando o dom que já havia recebido. O texto sugere que o jovem pastor necessitava de um novo encorajamento. Talvez uma nova inspiração para o pleno desenvolvimento de seu ministério, diante de sua inclinação à timidez (2 Tm 1.7). Ninguém está isento de viver fases espirituais difíceis na vida, nas quais a busca de uma experiência mais profunda com Deus seja fundamental para prosseguir na jornada de fé, como aconteceu com o profeta Elias (1Rs 19,1-19).

2- Comunhão diária. Nossa vida espiritual depende da prática de disciplinas diárias para que nos mantenham os acesos quanto à nossa fé, devoção e dedicação ao serviço cristão. Se assim não fizermos, a tendência é chegar ao desânimo. As cinzas vão tomando conta do altar e o fogo pode se apagar de vez. Para o fogo continuar acesso , é preciso, diariamente, retirar a cinza, pôr lenha no altar e oferecer nosso sacrifício pessoal a Deus (Lv 6.12). Tirar um tempo a sós para falar com o nosso Pai celestial – especialmente na primeira hora da manhã – e cultivar uma vida de adoração e serviço é fundamental para que permaneçam os espiritualmente avivados (Sl 5.3′, Pv 8.17; Ts 5T 7).

3- Poder, amor e moderação. Paulo lembra a Timóteo que o “espírito” que Deus nos deu não é de “temor (timidez, covardia ou medo; deilia, no grego), mas de “fortaleza” (ou poder), “amor” e “moderação” (equilíbrio, domínio próprio ou autocontrole). Os exegetas se dividem acerca do sentido do termo “espírito” no versículo 7 de 2 Tm 1. Para alguns, teria o significado de “atitude interior”. Para a maioria, contudo, trata-se de uma referência ao Espírito Santo, porque Ele é a fonte do poder, do amor e da moderação que recebemos para viver como cristãos e servir a Deus segundo o dom recebido dEle (Rm 12.4-8). O exercício de nossa vocação deve ser feito com a conjugação dessas três virtudes espirituais, para que seja pleno e perfeito: o poder não deve ser exercido em prejuízo ao amor, e tudo deve ser feito com equilíbrio. Enganam -se os que pensam que o verdadeiro poder de Deus se manifesta de forma grosseira e imoderada (1 Co 14.40).

SUBSÍDIO 2

Professor(a), explique que “a confiança de Paulo na herança religiosa e na fé genuína de Timóteo é a base da recomendação para que Timóteo desperte’ seu dom espiritual; É como se o apóstolo estivesse dizendo a seu amigo tímido; ‘Agora é o momento, a situação exige que você faça pleno uso do dom da graça de Deus’. Em 1 Timóteo 4.14 lemos sobre o dom espiritual de Timóteo, e em 1.18 e 4.14 sobre as profecias a seu respeito; agora vemos que as mãos que lhe foram impostas não foram somente as dos presbíteros, mas também as mãos do apóstolo. Paulo enfoca sua própria situação pessoal ao autenticar o ministério de Timóteo, em um esforço de encorajar o jovem inseguro. (Comentário Bíblico Pentecostal. Rio d e Janeiro: CPAD, 2003 p. 1487)

III – “NÃO TE ENVERGONHES”

1- O testemunho de Cristo. A vida cristã às vezes é vista com um certo glamour ou encantamento. Isso tem se acentuado principalmente por causa do crescimento do chamado “mundo gospel”, d e forte viés artístico no mercado lógico. Infelizmente, algumas igrejas têm servido de palco para essa “glamorização” do evangelho com o desprezo da vida cúltica cotidiana, simples e piedosa. Servir a Deus é, realmente, uma extraordinária oportunidade. Enche-nos de alegria e empolgação. O problema é quando a atração a esse cristianismo é feita desconsiderando o aspecto fundante do Evangelho, que é compartilhar o testemunho de Cristo, não apenas por palavras, mas, principalmente, por ações. Em um mundo tão secularista, materialista e hedonista, viver de acordo com a pureza e a simplicidade do Evangelho é um grande desafio. É remar contra a maré (Rm 12.2). A mensagem da cruz, que importa renúncia, é vista como loucura, pois a visão cristã bíblica não confere com a cultura vigente (1 Co 1.18-24). Vivemos em uma sociedade que se autodenomina plural e inclusiva, mas que não tolera quem pensa e vive diferente (Jo 15.19). Assim como Timóteo, precisamos do encorajamento que vem do Espírito Santo para viver como cristãos convictos. Somente uma transformação profunda, a partir de nosso interior, nos capacita a manifestar o caráter de Cristo ao mundo (Gl 4.4).

2- O prisioneiro de Cristo. As prisões de Paulo não poderiam intimidar Timóteo. Pelo contrário, deveriam servir de estímulo para que o jovem pastor também participasse “das aflições do evangelho, segundo o poder de Deus” (2 Tm 1.8). Além dos sofrimentos comuns ao exercício de sua missão pastoral em Éfeso, Timóteo já havia compartilhado de muitas das aflições do apóstolo durante as várias viagens que fizeram juntos (At 17.14,15; 18.1-5; 19.20,21; 20.1-5). O próprio Timóteo já teria experimentado ou viria a experimentar cadeia, como se infere da menção feita a ele pelo escritor aos hebreus (Hb 13.23). E segundo a tradição, assim como Paulo, Timóteo foi martirizado por causa da pregação do Evangelho.

3- “Sei em quem tenho crido”. Nesse texto está uma das mais belas declarações de fé feitas por Paulo. Diante de tudo o que ele enfrentava, sofrendo dentro de uma masmorra romana – o que, por algum tempo, provavelmente incluiu a fria e escura Prisão Mamertina – o apóstolo fala de seu padecimento, para, em seguida, expressar sua mais profunda convicção espiritual: “eu sei em quem tenho crido e estou certo de que é poderoso para guardar o meu depósito até àquele Dia” (2 Tm 1.12). A fé de Paulo era na pessoa de Jesus Cristo. Sua fé era fruto de seu relacionamento com o Mestre, desde o dia de seu encontro com Ele no caminho de Damasco (At 9.1-6). Sua inabalável confiança o estimulava a continuar padecendo sem se envergonhar, porque tinha certeza de sua salvação eterna e da recompensa que receberia no Dia de Cristo (2 Tm 1.12; 4.8). Ancorado nessa fé, o apóstolo exorta Timóteo a permanecer firme, conservando “o modelo das sãs palavras”, ou seja, a correta doutrina, como havia recebido de Paulo, “na fé e no amor que há em Cristo Jesus” (2 Tm 1.13). Timóteo também deveria guardar o seu próprio “bom depósito” (2 Tm 1.14), no fiel cumprimento da obra espiritual de proclamação e defesa da verdade do Evangelho, para a qual fora chamado.

CONCLUSÃO

A lição de hoje nos faz refletir sobre a importância de se construir bons e profundos relacionamentos Como estamos administrando o nosso tempo’ Estamos valorizando mais as coisas ou as pessoas’ Tiramos mais tempo para dar atenção a quem nos Certa ou para navegar pelas ilusórias redes da sociedade superficial na qual vivemos? bons relacionamentos têm valor espiritual. Seja firme! “Timóteo”!

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088-69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

HORA DA REVISÃO

1- Que exemplo temos, no texto, de memória afetiva? Os momentos vividos por Paulo com Timóteo quando estava preso em Roma
2- Qual a importância de se construir bons relacionamentos? Além de ser muito importante para nossa vida no presente, construir bons relacionamentos serve como fonte de alegria e conforto no futuro. Quando temos boas lembranças, sentimos alegria. Mas quando as recordações não são boas, o quadro é de tristeza.
3- Qual o sentido da expressão “desperte o dom 1”? O sentido metafórico do verbo ‘despertar’ é como o assoprar de brasas vivas para manter aceso o fogo. Não era, portanto, que Timóteo estivesse desanimado ou frio na fé, mas que precisava manter-se ativo, avivando o dom que já havia recebido.
4- O que fazer para permanecer espiritualmente avivado? Para o fogo continuar acesso , é preciso, diariamente, retirar a cinza, pôr tenha no altar e oferecer nosso sacrifício pessoal a Deus. Tirar um tempo a sós para falar com o nosso Pai celestial – especialmente na primeira hora da manhã – e cultivar uma vida de adoração e serviço é fundamental para que permaneçamos espiritualmente avivados.
5- Segundo a lição, qual foi a declaração mais bela feita por Paulo? “Sei em quem tenho crido”

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL: