Lição 06: O Nascimento da Sociedade | 1° Trimestre de 2023 | EBD – Adolescentes

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 06: O Nascimento da Sociedade

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 4.1,2.8,17-26

A MENSAGEM

“Por isso o Senhor Deus expulsou o homem do jardim do Éden e fez com que ele cultivasse a terra da qual havia sido formado.” Gênesis 3.23

Devocional

Segunda » Gn 4.3-7
Terça » Gn 4.8-12
Quarta » Lm 3.22,23
Quinta » 1 Jo 3.11,12
Sexta » Gn 5.1-5
Sábado » Gn 5.6-8

Objetivos

ENSINAR como o ser humano viveu após a saída do Jardim do Éden;
DESTACAR a misericórdia de Deus, mesmo após o pecado e expulsão do Éden;
APRESENTAR o surgimento das primeiras famílias, profissões e culturas

Ei Professor!

A presente lição toca em três assuntos muito próximos do público brasileiro: atos de violência, agropecuária e música. O que você conhece sobre esses temas? Sobre violência, é bom que se evite os programas sensacionalistas que enfocam a crueldade. Sobre a vida no campo, um pouco de conhecimento sempre é útil para entender até mesmo contextos da Bíblia Sagrada. Em relação à música, nossas Assembleias de Deus são riquíssimas em cânticos e louvores que elevam nossa alma a Deus. Selecione períodos desta semana para ouvir louvores que falam ao teu coração. Aproveite esses momentos para orar e buscar a Deus profundamente.

Ponto de Partida

Comece a aula despertando a curiosidade dos seus alunos sobre o tema da lição. No fechamento do tópico 1, destaque-se que o primeiro ato de violência foi praticado por um dos filhos do primeiro casal. A violência é sempre algo para ser lamentado e a Igreja tem um papel fundamental para sua diminuição. Para o tópico 3, reproduzo um belo louvor em sala de aula, cujo conteúdo engrandeça a Deus. Indague aos alunos se eles têm ideia de quando teriam surgido os primeiros instrumentos musicais. Desenvolva a conversa até chegar ao ponto da resposta constante na lição. Se possível, leve para sala de aula, instrumentos de trabalho no campo, ou fotos deles, para abordar o surgimento da agropecuária.

Vamos Descobrir

Hoje estamos acostumados a uma sociedade violenta e com grandes avanços tecnológicos. Mas já parou para pensar que nem sempre foi assim? Houve um tempo sem crimes e sem grandes criações da mente humana. No entanto, quando tiveram início as relações humanas fora do Éden o mal aumentou. Também o homem começou a desenvolver tecnologias que dariam origem a muitas coisas comuns em nossos dias: agropecuária, construção civil e música. O berço de tudo isto está em Gênesis, o livro dos começos.

Hora de Aprender
I – A VIDA FORA DO JARDIM DO ÉDEN

1- Adão, o agricultor. Homem e mulher, expulsos do jardim, tiveram de cultivar a terra (Gn 3.23). Não desfrutavam mais da bondade do solo em dar frutos com facilidade.

2- A dádiva da maternidade. Apesar do pecado, a benção da maternidade não foi negada à primeira família. A ordem de Deus dada em Gênesis 1.28, (“Tenham muitos e muitos filhos”), permanecia. Assim, homem e mulher tiveram seu filho primogênito, Caim (Gn 4.1). Eva passou por uma experiência extraordinária: a maternidade. Depois, Adão e Eva tiveram outro filho, chamado Abel. E, assim, a família cresceu.

3- A tristeza invade o lar. Não demorou muito para que a herança do pecado de Adão fosse manifestada em seus filhos. Quando em um culto Deus aceitou Abel e sua oferta de animais, mas rejeitou Caim e sua oferta de produtos da terra, o filho primogênito ficou furioso (Gn 4.3-7). Caim fechou a cara, endureceu o coração e ficou cheio de inveja. Ao ver a inclinação para a maldade, Deus o advertiu de forma preventiva: “[…] o pecado está na porta, à sua espera.

Ele quer dominá-lo, mas você precisa vencê-lo.” (Gn 4.7). Em lugar de ouvir a Deus, Caim seguiu seus próprios desejos. Tendo armado uma cilada, matou seu irmão Abel de forma traiçoeira (Gn 4.8-10). O primeiro homicídio da terra ocorreu na primeira família da humanidade. Desde então, o pecado aumenta em volume e diversidade.

I- AUXÍLIO DIDÁTICO

– As Consequências da Queda de Adão: A perda da comunhão com Deus. Em consequência de seu pecado, Adão e Eva foram expulsos da presença de Deus (Gn 3.23,24). Doravante, não poderiam mais viver no Jardim do Éden, onde, diariamente, conversavam com o Senhor (Gn 3.8). Mas, apesar de haver ofendido a Deus, continuaram a ser alvo de seu imenso, eterno e infinito amor (Jo 3.16). Desde a Queda, o ser humano, para reatar a comunhão com Deus, tem de aproximar-se dELe pela fé (Hb 11.6). Nesse retorno, não estamos sós. Jesus Cristo é o nosso medianeiro eficaz (Rm 5.1). Ele é o verdadeiro Deus e o Verdadeiro Homem […].

– Civilização e Conflito: Caim e Abel. Os primeiros filhos de Adão dedicaram-se à subsistência básica da civilização humana: a agricultura e a pecuária. Caim fez-se lavrador enquanto Abel, seu irmão, dedicou-se ao pastoreio (Gn 4.2). Sem ambas as atividades, a civilização tornar-se-ia inviável (Ec 5.9; 2 Cr 26.10). Foi na confluência de ambas as atividades, que Caim, o agricultor, movido por uma inveja maligna, matou Abel, o pecuarista temente a Deus (Gn 4.8)” (ANDRADE, Claudionor de. A Raça Humana: Origem, Queda e Redenção. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp. 90,98).

II- A MISERICÓRDIA DE DEUS SOBRE CAIM

1- A sentença contra o pecador. O crime de Caim foi gravíssimo. O sangue de Abel clamava a Deus da terra (Gn 4.10). Deus deu a sentença ao homicida e disse que ele estava amaldiçoado e não poderia mais cultivar a terra, pois o solo não produziria como antes (Gn 4.11,12). Se antes, com o pecado de Adão, a terra frutificava debaixo de suor, em Caim a situação ficou ainda mais grave. Além disso, o primogênito de Eva viveria sempre fugindo pelo mundo (Gn 4.12).

2- O lamento de Caim. Diante da sentença divina, Caim reclamou dizendo: “[…] Eu não vou poder aguentar esse castigo tão pesado” (Gn 4.13); e continuou lamentando, dizendo que estava sendo expulso da terra (Gn 4.13,14). O homem que matou seu irmão não demonstrou arrependimento, não se mostrou contrito, nem buscou o perdão divino. Caim tinha somente reclamações.

3- A misericórdia divina. Nos dias de Noé, algum tempo depois de Abel, o Senhor disse que o homicida deveria morrer (Gn 9.6). No entanto, no caso de Caim, é possível ver a misericórdia divina em ação: Deus não matou o homicida e deu a ele a chance de continuar a viver. São as misericórdias do Senhor a causa de não sermos consumidos (Lm 3.22,23), elas estão presentes em todo o tempo (Sl 145.9; 136.1).

II- AUXÍLIO TEOLÓGICO

“A exemplo do que aconteceu a Adão e Eva, o castigo de Caim é o banimento da presença do Senhor (Gn 4.16). Como aconteceu a eles, há uma manifestação de misericórdia imediatamente anterior à manifestação de juízo. Antes de serem expulsos (3.22-24), Adão e Eva receberam roupas (3.21). Antes de ser expulso, Deus pôs uma marca em Caim para impedir que ele fosse vítima da vingança de alguém (4.15). Como observou David J. A. Clines, a ‘graça de Deus’ […] não é revelada apenas durante e após o juízo, mas mesmo antes de sua execução’. Não é possível conhecermos com certeza a natureza da marca de Caim […].

O homicídio de Caim, contudo, parece ser um ato intencional. Isso fica claro no texto, em especial numa expressão hebraica: Caim ‘se levantou contra’ (qúmél) seu irmão (Gn 4.8). Deuteronômio 19.11 (logo após a parte que fala sobre as ‘cidades de refúgio’ [19.1-10]) trata da questão do assassinato intencional, descrevendo as ações desses criminosos com as seguintes palavras: “Mas, havendo alguém que aborrece a seu próximo e Lhe arma ciladas, e se levanta contra ele (qúmal), e o fere na vida’.

É exatamente a mesma expressão utilizada em relação a Caim, com apenas uma minúscula alteração na preposição que acompanha o verbo” (HAMILTON, Victor P. Manual do Pentateuco. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 64).

III- O SURGIMENTO DAS SOCIEDADES

1- A descendência de Caim. Caim e sua mulher tiveram um filho, que foi chamado de Enoque (Gn 4.17). Adão e Eva tornaram-se avós. Caim e sua esposa tiveram muitos outros descendentes (Gn 4.17,18). Um deles se chamava Lameque. Ele contrariou o padrão divino para o casamento e tomou para si duas mulheres, Ada e Zilá (Gn 4.19). Ele se gloriava de ter matado dois homens (Gn 4.23) e mostrava conhecer bem a história do primeiro homicida, Caim (Gn 4.24). O livro de Gênesis deixa bem claro que o pecado entrou no mundo por Adão e passou a toda a sociedade (Rm 5.12,19).

2- O desenvolvimento social. A Bíblia afirma que Adão e Eva tiveram “filhos e filhas” (Gn 5.4). Não se sabe o nome de todos os filhos do primeiro casal. Mas, sabemos que Eva louvou a Deus quando recebeu outro filho: Sete (Gn 4.25). Os filhos de Adão e Eva, com seus descendentes, formaram as primeiras sociedades. Dos descendentes de Caim, a Bíblia informa que surgiram homens especialistas em algumas profissões. Jabal, por exemplo, foi o pai dos que criavam gado (Gn 4.20).

Hoje conhecemos essa primeira atividade como pecuária. Os filhos de Jabal também foram peritos em armar moradas em forma de barracas. Esta habilidade foi o berço das construções, que depois se desenvolveu e passou a usar ferro e outros materiais, como se vê hoje nas grandes obras da engenharia civil. Outro descendente de Caim era Jubal (Gn 4.21). Este foi o pai de todos os músicos. Ao longo da Bíblia a música é mostrada como um meio útil para adoração a Deus (Sl 92.1-3; 150.1-4), como ocorre até hoje nas igrejas.

III- AUXÍLIO TEOLOGICO

“Civilização e Conflito: A cidade de Lameque. Enoque (não confundir com o piedoso ancestral de Noé) foi o nome da primeira cidade fundada na terra. Estabelecida por Caim, logo após este haver assassinado Abel, a cidade de Enoque foi marcada pela violência e pela banalidade quanto à vida humana. Tanto é que Lameque, um dos netos de Caim, matou dois homens por motivos fúteis e, em seguida, celebrou seu duplo homicídio com uma poesia (Gn 4.23,24). Desde então, a violência vem sendo celebrada em poemas, crônicas, romances e filmes.

Mas virá o tempo em que os homens não mais aprenderão a se matar (Is 2.5). A tecnologia: Paralelamente à sua iniquidade, a civilização caimita, instalada na cidade de Enoque, experimentou um grande progresso tecnológico, econômico e artístico. Havia, ali, fabricantes de tendas, criadores de gado, metalúrgicos e músicos (Gn 4.20-22).

[…] A partir daí, a iniquidade alastrou-se de tal forma na terra, que o Senhor Deus viu-se na contingência de destruir toda aquela civilização” (ANDRADE, Claudionor de. A Raça Humana: Origem, Queda e Redenção. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp. 99,100).

CONCLUSÃO

A expulsão do jardim do Éden foi acompanhada de muitas dificuldades que são comuns até hoje. Deus, porém, estendeu sua misericórdia aos homens e permitiu a continuidade da vida, mesmo após o pecado.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

VAMOS PRATICAR

1- Em que ocasião Caim ficou furioso contra seu irmão? Num culto a Deus, onde Abel e Caim apresentaram ofertas ao Senhor.
2- Quem tomou para si duas mulheres, contrariando o padrão bíblico para o casamento? Lameque, descendente de Caim.

3- Relacione corretamente as colunas:
A- Ada e Zilá
B- Jubal
C- Jabal

(C) Foi pai dos que criam gados e habitam em tendas.
(A) Foram mulheres de Lameque.
(B) Foi pai de todos os músicos.

Pense Nisso

Devemos cooperar para a diminuição dos conflitos entre os homens. A primeira coisa a fazer é manter a paz com os outros em tudo que depender de nós (Rm 12.18). Em segundo lugar, só o Evangelho pode trazer a verdadeira Paz e cabe a nós anunciá-la.

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BÍBLIA ONLINE

SUBSÍDIOS EBD – CPAD

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 06: O Nascimento da Sociedade