Lição 13: O Espirito Santo e o Arrebatamento da Igreja | 4° Trimestre de 2022 | EBD BETEL

EBD Revista Editora Betel | 4° Trimestre De 2022 | TEMA: A IGREJA E O ESPIRITO SANTO – A necessidade do avivamento promovido pelo Espírito Santo para os dias atuais | Escola Biblica Dominical | Lição 13: O Espirito Santo e o Arrebatamento da Igreja

TEXTO ÁUREO

“Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.” Apocalipse 3.13

VERDADE APLICADA

Podemos confiar que o Espírito Santo, como nosso Consolador, continuará operando em nós, nos ajudando e avivando a esperança pela volta de Jesus Cristo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

Explicar o que é a regeneração.
Mostrar a importância da santificação para o cristão.
Conscientizar acerca do arrebatamento da Igreja.

TEXTOS DE REFERÈNCIA
1 TESSALONICENSES 4

13- Não quero, porém, irmãos, que sejais ignorantes acerca dos que já dormem, para que não vos entristeçais, como os demais, que não dormem. têm esperança.
14- Porque, se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim também aos que em Jesus dormem Deus os tornará a trazer com ele.
15- Dizemos-vos, pois, isto pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que
16- Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA SI 16.3 Deus tem prazer nos Seus santos
TERÇA Jo 16.13 0 Espírito Santo é o Espírito da Verdade.
QUARTA Cl 3.9 Devemos nos despir do pecado.
QUINTA 1 Ts 3.13 Jesus buscará apenas os santos
SEXTA Tt 3.5 O lavar regenerador do Espírito Santo.
SÁBADO Ap 22.11 Quem é santo santifique-se mais.
HINOS SUGERIDOS 237, 242, 346

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que a igreja não perca o desejo de estar com Jesus naquele Grande Dia.

ESBOÇO DA LIÇÃO

Introdução
1-
O Espírito Santo na vida da lgreja
2– Espírito Santo: O Consolador inseparável da lgreja
3– Sem santificação ninguém verá o Senhor
Conclusão

INTRODUÇÃO

Encerrando o trimestre, veremos a importância de buscarmos continuamente sermos cheios do Espírito Santo para um viver santo, cumprindo a missão e não perdermos a expectativa do retorno de Jesus Cristo para buscar a Sua Igreja.

PONTO DE PARTIDA

Jesus buscará a Sua igreja

1- O ESPÍRITO SANTO NA VIDA DA IGREJA

O Espírito Santo, como o outro Consolador prometido por Nosso Senhor Jesus [Jo 14.16], está atuante no Corpo de Cristo, revestindo d poder, concedendo dons espirituais, guiando o povo de Deus em toda a verdade, produzindo o fruto com as qualidades do caráter de Cristo e preparando, despertando e alertando o povo de Deus quanto a necessidade de aguardar a “bem-aventurada esperança e o apareci­mento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo” [Tt 2.13].

1.1. Evidências de uma igreja que está se preparando para o arrebatamento. Ao refletirmos sobre o tema deste subtópico, nossa mente é direcionada para a Igreja dos tempos apostólicos, pois vemos em Atos e nas Epístolas características que marcaram aquela geração. Foi uma geração marcada: pelo revestimento de poder; intenso comprometimento com a proclamação da Palavra de Deus; expectativa quanto à segunda vinda de Jesus; pela ênfase no ensino quanto à perseverança, testemunho de vida, santificação e cultivo de virtudes cristãs. Portanto, é nas páginas das Escrituras Sagradas que devemos buscar a identificação que deve prevalecer na atual geração do povo de Deus que está se preparando para o arrebatamento.

📚 Pastor Amador dos Santos: “Estamos vivendo uma profunda estiagem nestas últimas décadas (Is 44.3). Existem muitas mãos mirradas dentro das igrejas [Le 6.6-11], mas o mesmo Jesus que entrou na sinagoga e mandou o homem estender a mão ressequida, continua entrando em nossas igrejas para fazer milagres semelhantes. O derramamento do Espírito restaura os homens de vidas secas, mudando completamente nossa igreja. Acreditamos que há um ruído de abundantes chuvas. O céu pode estar claro, sem prenúncio de chuva, mas os “Elias” de Deus já estão ajoelhados no cume do Carmelo Já vislumbram no horizonte uma nuvem do tamanho da palma de uma mão, anunciando as chuvas torrenciais do Espírito 1Rs 18.44]”

1.2. A Igreja cheia do Espírito Santo. O batismo no Espírito Santo não elimina a necessidade de a Igreja buscar uma constante renovação. Não encontramos no Novo Testamento o ensino de que o salvo ao ser cheio do Espírito uma vez, sempre estará cheio [At 4.8; 4.31; 13.9]. O apóstolo Paulo exortou a Igreja: “enchei-vos do Espírito” [Ef 5.18], ou seja, literalmente “continuar sendo cheios” ou “ser enchido repetidas veze”. Não podemos desprezar o preparo concedido pelo Espírito Santo ao longo da caminhada cristã, estimulando o salvo em todo o seu ser, mente, coração e vontade. Faz a diferença em todas as áreas da vida como podemos observar em Efésios 5.19 a 6.1-9.

📚 Devemos ter em mente que é a ação direta do Espírito Santo que santifica a Igreja. Neste processo, um dos resultados reais e irrefutáveis da presença do Espírito Santo na Igreja é o seu crescimento de maneira saudável. Esta atuação do Espírito faz com que a Igreja preserve sua essência e se mantenha santa e pura. Sem o agir santificador do Espírito Santo a Igreja já teria cedido aos ataques do mundo e do império das trevas. Não podemos esquecer que a Igreja recebeu a missão de Cristo e junto com ela recebeu o Paracleto, o capacitador divino com a finalidade de ajudar, exortar, consolar e encorajar.

1.3. O Espírito Santo protege a Igreja, que vive a expectativa do arrebatamento. Ao fazermos uma leitura aprimorada dos evangelhos, vemos que Jesus recomendou aos discípulos que não dessem início a qualquer obra, sem que antes eles tivessem recebido o Espírito Santo, Desse modo, Jesus os adverte para ficar em Jerusalém até que recebessem a promessa de Deus Pai [At 1.4-5]. Após ter ressuscitado e ser elevado ao céu, Jesus cumpre a Sua promessa de que não deixaria órfãos os seus seguidores. Assim, Ele enviou o outro Consolador, como havia dito [Jo 14.16-17]. Notamos que o Espírito Santo encheu a vida dos discípulos para eles receberem ousadia para pregar a Palavra de Deus e preparar a Igreja para estar eternamente com o Nosso Senhor nos céus.

📚 Pastor William Barros: “O Espírito Santo tem um papel vital na vida e na existência da Igreja de Cristo. Sem o Espírito Santo, a Igreja não mais existiria ou seria meramente um clube ou mais uma agremiação. Ele é o Consolador que nos dá poder para fazer a obra de Cristo neste mundo e ao mesmo tempo prepara a Noiva para o arrebatamento.”

EU ENSINEI QUE:

A Igreja é Igreja e permanece sendo Igreja por que o Espírito Santo a santifica fundamentada constantemente na verdade.

2- Espírito Santo: o Consolador inseparável da Igreja

Após a ascensão de Jesus, os primeiros discípulos aguardaram, em oração, o cumprimento da promessa de que seriam revestidos de poder, por intermédio da virtude do Espírito Santo, que seria enviado. A partir da descida do Espírito Santo [At 2] e após a primeira pregação, muitos se convertem, são batizados e tem início a organização de várias igrejas locais. Assim tem sido até os dias de hoje.

2.1. O Espírito Santo faz a Igreja ser reconhecida por seu amor. É preciso que hoje a Igreja permaneça atenta aos registros no Novo Testamento e procure permanecer aplicando os princípios ali expostos sobre sua atuação neste mundo. Enquanto a Igreja crescia, os apóstolos, cheios do Espírito Santo, exalavam o amor e o cuidado para com todos. Assim, o esfriamento do amor deve ser evitado pela Igreja que espera pela vinda do Senhor [1Ts 4.13-18]. Desde o início Deus tem derramado o Seu amor pelo Seu Espírito e, assim, a Igreja tem sido atuante e se desenvolvido. Assim, de igual modo, se agirmos como a Igreja de Atos dos Apóstolos, fazendo o uso do amor, Deus fará a Igreja crescer e florescer e seremos uma igreja saudável, uma igreja cheia do Espírito Santo.

📚 O livro de Atos evidencia o nascimento da Igreja pentecostal, cheia de amor e cuidado por todos. Na Igreja Primitiva todos eram constantes, se guiam aos ensinamentos dos apóstolos e viviam um amor cristão, partindo o pão juntos, fazendo orações e participando das refeições com alegria e humildade. Por sua entrega, esta Igreja era estimada por todos. É importante ressaltar que demonstrar o amor é um mandamento, portanto é uma decisão que deve ser tomada por nós diariamente.

FOCO NA LIÇÃO: “ O Batismo no Espírito Santo não elimina a necessidade de a igreja buscar uma constante renovação.

2.2. O Espírito Santo gera esperança aos crentes de um futuro glorioso. A esperança de encontrar com Cristo é essencial para a vida do crente. Se a pessoa não tem essa esperança, qual é o propósito da sua vida cristã? Paulo diz que se esperarmos em Cristo só nesta vida, somos os mais miseráveis de todos os homens [1Co 15.19]. A partir da compreensão deste texto, entendemos que necessitamos do auxílio do Espírito Santo para nos ajudar a esperar por algo que não vemos [Rm 15,13). O Espirito Santo nos faz acreditar que Cristo cumprirá o que disse, que preparará um lugar para estarmos juntamente com Ele [Jo 14.2]. A esperança que temos é que Ele voltará para nos buscar.

📚 Esequias Soares: “As profecias messiânicas do Antigo Testamento apontam para dois eventos: a aparição de Jesus como homem para realizar a grande obra da redenção e a sua segunda vinda, no fim dos tempos, escatológica, que envolve o arrebatamento da Igreja e a sua vinda em glória. Os profetas Isaías, Ezequiel, Zacarias, dentre os demais anunciam essas promessas. O slogan de Daniel Berg termina com o “breve voltará, que diz respeito ao arrebatamento da Igreja.”

2.3. É o Espírito Santo quem opera a regeneração. A palavra regeneração remete a nascer de novo, nascer do Espirito, estar em Cristo, se tornar uma nova criatura [Jo 3.3-6; 2Co 5.17]. Na Bíblia fica implícita a ideia de que a regeneração é a atuação divina que proporciona um novo coração no homem, transformando-o em nova criatura. Assim, o grande trabalho do Espírito Santo é a obra da regeneração na vida do homem, já que nem todos atendem a esse chamado. Para fazer parte do Reino de Deus, é necessário tornar-se uma nova criatura e nascer do Espírito.

📚 Dicionário Bíblico Wycliffe: “A regeneração afeta sua natureza moral e espiritual e a transforma. A justificação remove sua culpa: a regeneração, sua atrofia espiritual, de forma que ele passa da morte espiritual para a vida espiritual. A justificação traz o perdão dos pecados: a regeneração. a renovação da vida espiritual para que o indivíduo possa atuar como filho de Deus.”

EU ENSINEI QUE:

O Espírito Santo proporciona ao crente amor esperança e regeneração para que tenha a capacidade de permanecer fiel à sã doutrina, através de uma adoração contínua e sincera, para que ele possa encontrar com Jesus naquele Grande Dia

3- Sem santificação ninguém verá o Senhor

Entristecemos o Espírito que reside em nós todas as vezes que atuamos de forma adversa aos ensinamentos da Palavra de Deus. Dentre os seus múltiplos ensinamentos, somos orientados a nos santificar [Hb 12.14]. Neste processo, santificar-se é abster-se de pecar pela atuação do Espírito Santo, para servir ao Senhor.

FOCO NA LIÇÃO: A partir da descida do Espírito Santo [At 2] e após a primeira pregação, muitos se convertem, são batizados e tem início a organização de várias igrejas locais.

3.1. A santificação prepara a Igreja para o arrebatamento. Paulo, sabedor que a cada dia que passa ficamos mais próximos da volta de Cristo, em sua carta direcionada aos crentes da Galácia, ele os adverte a andar em Espírito e não praticar a concupiscência da carne [Gl 5.16]. Apoiado na fé e crendo que o Espírito Santo está preparando um povo, a Igreja, para as Bodas do Cordeiro, Pau lo os adverte a andar no Espírito, para que não fossem surpreendidos naquele grande dia. Já em sua carta à igreja de Tessalônica, Paulo afirma que Deus nos escolheu para a salvação mediante a santificação do Espírito [2Ts 2.13].

📚 Pastor William Barros: “Em relação ao arrebatamento da Igreja, o Espírito Santo tem um papel de vital importância. Pois, sendo o “outro Consolador” está preparando, guiando, operando até o dia da volta de Cristo [Rm 8.11, 14-17; Ef 1.14], quando seremos glorificados com Cristo. Também nos adverte com relação ao perigo de entristecer o Espírito Santo, sendo que fomos selados por Ele para o dia da nossa redenção [Ef 4.30]. Em suma, podemos afirmar que, assim como o mordomo Eliezer preparou uma noiva para Isaque, o Espírito Santo prepara a noiva de Cristo para seu encontro com o noivo nos dias do arrebatamento [Gn 24].”

3.2. A Noiva deve permanecer pura e imaculada à espera do Noivo. No Novo Testamento, Cristo é o Noivo e a Igreja, a Noiva. O Noivo não vai voltar para uma Noiva infiel, ineficaz e conivente com o pecado, que perdeu a sua pureza, zelo e presença do Espírito. Paulo usa esse simbolismo em sua carta aos Efésios no capítulo cinco. Cristo voltará para uma Noiva distinta, fervorosa, afetuosa e santa. Desse modo a Noiva se reunirá ao Esposo e essa oficial “cerimônia de casamento” será realizada e, então, estaremos para sempre com o Senhor [1Ts 4.17].

📚 Warren Wiersbe: “Cristo entregou-se pela Igreja; da mesma forma, o marido entrega-se, por amor, à esposa. Jacó amava tanto a Raquel que se sacrificou catorze anos trabalhando para obtê-la como esposa. O verdadeiro amor cristão “não procura os seus próprios interesses” [1Co 13.5] – não é egoísta. Se um marido é submisso sacrificial, pagará de bom grado o preço necessário para que sua esposa possa servir e glorificar a Cristo no lar.”

3.3. Será arrebatado o crente que estiver em comunhão com o Espírito Santo. Se quisermos ser participantes do arrebatamento da Igreja, precisamos manter uma comunhão diária com o Espírito Santo. Se bem observado, a comunhão do Espírito tem a ver com nossa salvação e vida com Deus. Paulo deixou registrado sobre a importância desta comunhão na vida de todos: “A graça do Senhor Jesus Cristo, e o amor de Deus, e a comunhão do Espírito Santo sejam com vós todos. Amém!” [2Co 13.13].

📚 Pastor César Roza de Melo: “O conceito de arrebatamento é que todos os cristãos que estiverem em plena comunhão com Deus serão, repentinamente e instantaneamente, tirados desta terra e levados para o céu. O verbo “arrebatar” (do grego, Harpazo) significa, literalmente, “tirados com violência”; indicando que não haverá tempo para tomar uma decisão ou pedir perdão. Paulo chega a dizer que isto acontecerá num “momento”, do grego, átomos, ou seja, em um momento indivisível do tempo, num abrir e fechar de olhos [1Co 15.52].”

EU ENSINEI QUE:

Devemos deixar ser envolvidos pelo Espírito Santo, de modo que Ele desperte em nós a urgência de mudarmos nossas ações, para podermos escolher viver uma vida de comunhão com Deus.

CONCLUSÃO

Vimos nesta última lição que manter a santificação, a pureza e a comunhão com o Espírito Santo é nossa responsabilidade para que naquele Grande Dia estejamos preparados para o encontro com o Noivo nos ares.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

EBD Revista Editora Betel | 4° Trimestre De 2022 | TEMA: A IGREJA E O ESPIRITO SANTO – A necessidade do avivamento promovido pelo Espírito Santo para os dias atuais | Escola Biblica Dominical | Lição 13: O Espirito Santo e o Arrebatamento da Igreja