Lição 3 – Jó e a Realidade de Satanás | EBD 4° Trimestre De 2020

EBD | 4° Trimestre De 2020 | CPAD – Adultos – A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó | Lição 03: Jó e a Realidade de Satanás

 Lição 03: Jó e a Realidade de Satanás

OBJETIVO GERAL 

Destacar que Satanás não é um ser auto existente, mas criado;e que sua ação não se sobrepõe à soberania de Deus. 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS 

Abaixo, os objetivos específicos referem-se ao que o professor deve atingir em cada tópico. Por exemplo, o objetivo I refere-se ao tópico l com os seus respectivos subtópicos. 

Explicitar que o Livro de Jó não procura explicar a origem de Satanás, mas que seus atributos revelam quem ele é;

Afirmar que as obras do Diabo são visíveis e que o Livro de Jó revela sua natureza maligna;

Sublinhar o ocaso do Diabo, isto é, seus intentos sobre Jó não foram alcança

Texto Áureo 

“E vindo um dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o SENHOR veio também Satanás entre eles” (Jó 1.6)

Verdade Prática

Segundo as Escrituras, Satanás é um ser real portador de personalidade e só o venceremos com as armas espirituais. 

LEITURA DIÁRIA 

Segunda: Jó 1.6 O Diabo se apresenta diante de Deus 

Terça: J6 1.7,8 Satanás e o testemunho de Deus a respeito de Jó 

Quarta: 3ó 1.9,10 Só é possível servir a Deus na bonança? 

Quinta: Jó 1.11 A acusação do Diabo a Jó diante de Deus

Sexta: Jó 1.12 Deus impõe limites a Satanás 

Sábado: Jó 2.4,5 O Diabo pede permissão para tocar na saúde de Jó  

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE

Jó 1.6-12; 2.4,5 

6 – E num dia em que os filhos de Deus vieram apresentar-se perante o Senhor, veio também Satanás entre eles.

7 – Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela.

8 – E disse o Senhor a Satanás: Observaste tu a meu servo Jó? Porque ninguém há na terra semelhante a ele, homem íntegro e reto, temente a Deus, e que se desvia do mal.

9 – Então respondeu Satanás ao Senhor, e disse: Porventura teme Jó a Deus debalde?

10 – Porventura tu não cercaste de sebe, a ele, e a sua casa, e a tudo quanto tem? A obra de suas mãos abençoaste e o seu gado se tem aumentado na terra.

11 – Mas estende a tua mão, e toca-lhe em tudo quanto tem, e verás se não blasfema contra ti na tua face.

12 – E disse o Senhor a Satanás: Eis que tudo quanto ele tem está na tua mão; somente contra ele não estendas a tua mão. E Satanás saiu da presença do Senhor.

Jó 2:4,5

4 – Então Satanás respondeu ao Senhor, e disse: Pele por pele, e tudo quanto o homem tem dará pela sua vida.

5 – Porém estende a tua mão, e toca-lhe nos ossos, e na carne, e verás se não blasfema contra ti na tua face!

HINOS SUGERIDOS: 212, 224, 225 da Harpa Cristã

EBD | 4° Trimestre De 2020 | CPAD Adultos – A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó | Lição 03: Jó e a Realidade de Satanás

EBD | 4° Trimestre De 2020

INTERAGINDO COM O PROFESSOR 

Uma das coisas mais perigosas é uma ideia que revela determinado extremo. Acerca de Satanás há pelo menos duas. A primeira tende a negar sua existência. A segunda, supervaloriza a ação maligna como se Satanás fosse uma entidade onipotente. O Livro de Jó revela a realidade do Diabo. E o livro mais claro em relação ao assunto do Antigo Testamento. Entretanto, de maneira equilibrada, podemos aprender que o Diabo tem determinada ação no mundo, mas ele não é maior que Deus, nem muito menos exerce ação autônoma. O livro mostra com clareza que o Diabo está submetido a Deus. Essa compreensão é alentadora, pois não podemos ignorar a sua ação, mas também não devemos supervalorizar-la porque maior é Deus que que nos salvou. 

PONTO CENTRAL: O Diabo é um ser espiritual, mas não é auto existente

INTRODUÇÃO

Uma das constatações que o leitor logo chega ao ler o Livro de Jó e que o Diabo  existe. Ele é um ser real. Todo o mal descrito poeticamente no livro é visto a partir da realidade de Satanás. Todo sofrimento experimentado pelo homem de Uz, mesmo sem a consciência histórica disso, foi motivado por uma ação maligna. Ali, o Diabo assume o caráter pessoal de uma criatura. Nesse aspecto, o livro mostra como o Diabo pode interferir na vida humana. Portanto, nesta lição abordaremos algumas questões relativas à existência e à realidade de Satanás a partir do contexto de Jó. 

EBD | 4° Trimestre De 2020 | CPAD Adultos – A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó | Lição 03: Jó e a Realidade de Satanás

I – O LIVRO DE JÓ E A NATUREZA DE SATANÁS

1. Um ser espiritual. O Livro de Jó não procura provar a origem do Diabo, mas o revela como um ser real. O livro destaca algumas características da natureza de Satanás que nos permitem conhecê-lo melhor. Em primeiro lugar, conforme o livro apresenta, o Diabo é um ser espiritual e encontra-se na mesma categoria dos anjos, representada no texto pela expressão “os filhos de Deus” (Jó 1.6). Os anjos são seres espirituais que não pertencem à dimensão natural, mas à sobrenatural. Isso explica, por exemplo, a capacidade da rápida locomoção do Diabo quando rodeava a Terra e passeava por ela (Jó 1.7).

2. Um ser criado. Satanás é um ser criado. Mesmo sendo um anjo, dotado de natureza espiritual, ele não é auto existente. Ao contrário de Deus, que criou todas as coisas, o anjo que se  tornou Satanás teve uma origem. Nem sempre o Diabo foi Diabo. Ele fora um anjo bom como os demais. Assim, ele é uma criatura, não o Criador. Por isso, o livro revela que Satanás tem suas ações limitadas por Deus. Ele pode fazer muitas coisas, mas não tudo (Jó 1.12;2.7). Como ele no é autoexistente e, semelhante às outras criaturas que povoam o universo, não é um ser incriado, o Diabo é uma criatura limitada. 

3. Um ser dotado de personalidade. Além do fato de ser um ente espiritual, o Diabo é dotado também de personalidade. Ele é uma pessoa e se apresenta como tal. No Livro de Jó o vemos assumindo atributos de um ser pessoal. Ele fala e possui capacidade argumentativa (Jó 1.9-11. Essa mesma característica aparece de forma mais explícita na tentação de Cristo (Mt 4.1-11; Lc 4.1-13). No livro, além de se expressar verbalmente, Satanás também demonstra possuir conhecimento.

Ele sabe o que se passa na Terra e como se comportam os homens. Ele conhecia a vida de Jó. Isso faz dele um ser perspicaz. 0 apóstolo Paulo sabia que o Diabo é um ser que possui perspicácia quando disse não lhe ignorar os “ardis” e que ele se valia de métodos sofisticados para atingir as pessoas (2 Co 2.11; Ef 6.11). Assim Satanás usou de seu conhecimento e perspicácia para atacar Jó. 

SÍNTESE DO TÓPICO I 

O Diabo é um ser espiritual criado e dotado de personalidade

SUBSÍDIO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO 

Sugerimos que você inicie este tópico fazendo indagações acerca da natureza do Diabo. Pergunte aos alunos o que eles acham acerca das características de Satanás: É um ser espiritual? É um ser criado ou incriado? É dotado de personalidade? São perguntas importantes que devem levá-los à compreensão de como a Bíblia revela a natureza do Diabo. Por isso, após ouvir atentamente as respostas dos alunos, desenvolvam o tópico levando em consideração que a palavra Satanás significa “adversário”.

Nas palavras de Myer Pearlman, essa palavra descreve a intenção persistente de o Diabo obstruir os propósitos de Deus. E uma oposição que se revelou nas seguidas tentativas de impedir o plano divino de cumprir a atividade predita em Gênesis 3.15: a vinda do Messias. 

EBD | 4° Trimestre De 2020 | CPAD Adultos – A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó | Lição 03: Jó e a Realidade de Satanás

II – O LIVRO DE JÓ E AS OBRAS DE SATANÁS 

1. Dor e sofrimento. A introdução do Livro de Jó apresenta Satanás como um ser capaz de agir contra o ser humano (1ó 1.12; 2.6). Através de suas ações é Possível conhecer a natureza maligna de suas obras. É da natureza do Diabo provocar dor e sofrimento dos seres humanos. No livro, Satanás impõe ao patriarca um sofrimento, até então, sem precedentes, pois ninguém sofreu como Jó no Antigo Testamento. Primeiramente, o Diabo atingiu as posses dele, o que fez o patriarca sofrer ao ver o seu patrimônio destruído repentinamente. Da mesma forma, houve grande sofrimento em 16 quando ele viu a tragédia se abater sobre sua casa, pois sua família foi devastada. Entretanto, o sofrimento do homem de Uz não cessou com a perda da família. O Diabo o infligiu com uma doença que o fez padecer dor e isolar-se de todos. 

2. Acusar. O Diabo é capaz de infligir dor e sofrimento, mas não só isso. Ele também acusa. Faz parte de sua natureza acusar. Foi o que ele fez com Jó (Jó 1.10,11). O Diabo o acusou de praticar uma religiosidade motivada por interesse. Assim como fez, posteriormente, como apóstolo Pedro, querendo cirandá-lo (Lc 22.31,32), o Diabo quis fazer o com Jó. O livro do Apocalipse mostra a acusação como a missão do Diabo (Ap 12.10). 

3. Tentar. Por outro lado, devemos destacar a atuação de Satanás na tentação para o mal. Também faz parte de sua natureza tentar pessoas. Pelo texto sagrado, podemos inferir que o Diabo, impulsionou os sabeus e os caldeus, povos até então nômades, a dizimarem os bens de Jó (vv. 12,14,17). É uma característica do Diabo incitar e tentar para o mal (1 Cr 21.1). 

SÍNTESE DO TÓPICO II 

No Livro de Jó, as obras de Satanás são representadas pela dor, sofrimento, acusação e tentação 

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO 

“Satanás […] ressalta que Jó tem sido recompensado de todas as formas possíveis – Porventura, não o cercaste tu de bens a ele? (10). Ele e sua família 66 eram protegidos de todo e qualquer tipo de perigo, e Satanás conclui: A obra de suas mãos abençoaste, e o seu gado está aumentando. Um sucesso incomum aparece em tudo que Jó realiza. Essa prosperidade, cobra Satanás, é a recompensa de Deus pela fidelidade de Jó. Depois de acusar a Deus de comprar a lealdade de Jó, Satanás o desafia  dizendo que uma reversão na condição próspera de Jó redundaria em sua deserção: Mas estende a tua mão […] e verás se não blasfema de ti em tua face (11). Isto é, ele renunciaria completa e abertamente a Deus e sua forma piedosa de vida.

Deus não abandona Jó nas mãos de Satanás, mas Ele dá permissão para  testar a disposição de Jó em permanecer leal e devoto: Eis que tudo quanto tem está na tua mão (12). Observe, no entanto, que existe um limite para o teste: Somente contra ele não estendas a tua mão. Com tal autorização,  Satanás age rapidamente para cumprir o seu propósito, confiante no sucesso de seu empreendimento” (CHAPMAN, Milo L.; PURKISER, W. T.; WOLF, Earl C. (et al). Comentário Bíblico Beacon: Jó a Cantares de Salomão. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, p.29). 

EBD | 4° Trimestre De 2020 | CPAD Adultos – A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó | Lição 03: Jó e a Realidade de Satanás

III – O LIVRO DE JÓ E O OCASO DE SATANÁS 

1. Queda e ruína de Satanás. O vocábulo “ocaso”, quando usado em sentido figurado, é definido pelo Dicionário Aurélio como “fim, final, queda e ruína”. O Livro de Jó retrata de forma nítida o ocaso final de Satanás. A vitória de Jó foi uma derrota para ele. Em quase todo o livro, Deus se mantém em silêncio e oculto, mesmo o leitor tenso consciência que Ele está lá e que seu silêncio fala alto, Por outro lado, o Diabo não aparece mais a partir do capítulo 3 e não é mais mencionado no restante do livro. Não é, pois, propósito do livro pô-lo em evidência, nem tampouco superestimar o mal. O Livro de Jó mostra que Satanás não conseguiu o seu intento, que era fazer com que Jó blasfemasse.

2. Jó e o testemunho de Deus. O Livro tem um início dramático, mas um final apoteótico. Jó foi submetido a uma prova de fogo, e mesmo sendo chamuscado pelas chamas do sofrimento, saiu vivo e vitorioso. Deus nunca o abandonou. A graça estava oculta, mas estava lá. No momento oportuno ela se manifestou (Jó 38.1). Da mesma forma que a graça de Deus se manifestou trazendo salvação a todos os homens (Tt 2.11), ela também se manifestou trazendo alívio, paz e livramento a Jó. Deus mesmo, no momento certo, testemunhou que Jó era o homem que Ele sempre disse que era: justo, reto e temente a Deus (16 42.7,8). 

SÍNTESE DO TÓPICO II

O Livro de Jó mostra indiretamente o Ocaso do Diabo, e, ao mesmo tempo diretamente, o testemunho de Deus a respeito de Jó. 

SUBSÍDIO BÍBLICO-TEOLÓGICO

O termo hebraico (tam) usado na afirmação, este era homem sincero (perfeito, ou ‘íntegro’, ARA), é de grande interesse para os teólogos da santidade. O significado principal da raiz é plenitude de caráter. No caso de Jó, não significa perfeição no sentido absoluto. Jó afirma que ele é tam (27.5), mas ele também admite suas fraquezas humanas (9.1ss; 13.26). Jó mantém a integridade básica do seu caráter. Tudo faz parte de uma mesma disposição. Os olhos e o coração estão focados no que é íntegro (cf. Mt 6.22; At 2.46). O coração de Jó não está dividido (Sl 12.2).

A vontade de Jó pertence a Deus e ele não abre mão disso (2.9,10; 27.5). Além de ser sincero (perfeito/íntegro), também lemos que Jó era reto e temente a Deus; e desviava-se do mal. Não havia falta em Jó. Ele preenchia todos os requisitos dos seus dias de um homem exemplar. Na narrativa, essas qualidades em Jó no constituem a avaliação de homens, mas sim, a do próprio Deus” (CHAPMAN, Milo L.; PURKISER, W. T.; WOLF, Earl C. (etal). Comentário Bíblico Beacon: Jó a Cantares de Salomão. Rio de Janeiro: CPAD, 2014, pp. 27-28).

EBD | 4° Trimestre De 2020 | CPAD Adultos – A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó | Lição 03: Jó e a Realidade de Satanás 

CONCLUSÃO

O Livro de Jó, mesmo poética mente, apresenta Satanás de forma real, e a partir da revelação divina na história bíblica. Dessa forma, Satanás é um ser dotado de personalidade. Ele possui grande conhecimento e age com perspicácia. No deve, portanto, ser ignorado. Todavia, mesmo o livro tendo deixado esse fato em oculto, Jó sempre esteve debaixo das soberanas mãos de Deus. O Maligno não o tocou como quis, mas apenas da forma que Deus permitiu. Isso nos lembra a afirmação de João (1 Jo 5.18). Por isso devemos descansar em Deus. 

EBD | 4° Trimestre De 2020 | CPAD Adultos – A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó | Lição 03: Jó e a Realidade de Satanás

VOCABULÁRIO 

Ente: 0 que existe, o que é; ser, coisa, objeto. Ser humano; pessoa, indivíduo. 

Perspicaz: Que tem agudeza de espírito; sagaz, inteligente. 

Ardil: Ação que se vale de astúcia, manha, sagacidade; ardileza. 

Apoteótico: Que lembra apoteose; glorificante

PARA REFLETIR 

A respeito de “Jó e a Realidade de Satanás”, responda

1- Como o Livro de Jó mostra Satanás? O Livro de Jó no procura provar a origem de Satanás, mas o mostra como um ser real. 

2- Além de ser um ente espiritual, de que o Diabo é dotado? Além do fato de ser um ente espiritual, o Diabo é dotado também de personalidade. 

3- Como o prólogo do Livro de Jó apresenta Satanás? O prólogo do Livro de Jó apresenta Satanás como um ser capaz de agir contra o ser humano (Jó 1.12; 2.6). 

4- Além de infligir dor e sofrimento, o que o Diabo faz? O Diabo é capaz de infligir dor e sofrimento, mas não só isso. Ele também acusa e tenta. 

5- Como Deus se mantém ao longo de quase todo o Livro de Jó? Em quase todo o livro, Deus se mantém em silêncio e oculto, mesmo o leitor tendo consciência que Ele está lá e que o seu silêncio fala alto. 

EBD | 4° Trimestre De 2020 | CPAD Adultos – A Fragilidade Humana e a Soberania Divina: Lições do Sofrimento e da Restauração de Jó | Lição 03: Jó e a Realidade de Satanás