A Igreja Como Corpo de Cristo

EBD | CPAD | Estudos Bíblicos | A Igreja Como Corpo de Cristo | Escola Dominical | Seja um Professor eficaz | Livro de Apoio EBD

A Bíblia nos ensina alguns designativos bíblicos figurados da igreja, cada qual ressaltando algum aspecto particular da igreja. Eis alguns exemplos:

(1) Templo do Espírito Santo.  I Co 3:16 (2) Habitação de Deus. Ex 25:08; Sl 22:03; Ef 2:22 (3) Edifício de Jesus. I Co 3:09; Mt 16:16-18 9 (4) Casa de Deus. Hb 3:06 (5) Povo de Deus. I Pe 2:9-10 (6) Universal Assembléia. Hb 12:22 (7) Esposa. Ap 19:07; Ef 5: 25-32. (8) Coluna e Baluarte da verdade. I Tm 3:15 (9) Jerusalém de cima ou Nova Jerusalém ou Jerusalém Celestial. Gl 4:26; Hb 11:22; Ap 21:01. (10) Corpo de Cristo. Ef 1:22-23; I Co 12:27

Texto base

“Ora vós sois Corpo de Cristo; e individualmente membros deste corpo.” I Co 12:27

A Igreja é um Corpo. Somos um Corpo com um objetivo específico. O principal objetivo do Corpo é expressar a vida do Espírito Santo de Deus, a vida de Cristo. O Contato de Cristo com o mundo e por meio do corpo. Em outras palavras o propósito do Corpo é de se  relacionar com o mundo exterior, o corpo é a expressão do Espírito. Esta é a principal responsabilidade da Igreja  como corpo; expressar a vida e a glória de Deus. O Contato do mundo com Deus se faz pela Igreja.

Obs. “Anjos não pregam o Evangelho.”

Fazer parte do  Corpo de Cristo significa ser representante de Deus no mundo em que habitamos. Em I Co 5:20, o Apóstolo Paulo diz que somos embaixadores do Reino de Deus. E como embaixadores temos a responsabilidade de representar o nosso Senhor diante de toda a humanidade. Jesus deu-nos poder e autoridade afim de que tornássemos seus representantes.

De que maneira o membro do Corpo de Cristo deve viver ? 

1 – Com a consciência de que o Corpo de Cristo não é formado por um só membro, mais sim por vários. I Co 12: 12-14. (Obs.: não existe somente eu, ou somente a minha Igreja.

2 – Com a consciência de que o Corpo é de Cristo. I Co 12:27.

3 – Com  a consciência de que cada membro do corpo tem uma função e que não há necessidade de competição entre os membros. I Co 12:14-15

4 – Com a consciência de que não existe membro Desnecessário.  I Co 12:22.

5 – Com o entendimento de que todos os membros devem obedecer o cabeça. Ef 5:23.

6 – Com o entendimento que quando um membro sofre todos sofrem..

7 – Com o entendimento que quando um membro é honrado todos são também honrados. I Co 12:26.

8 – Com o entendimento que  os membros são diferentes e têm funções diferentes. I Co 12:13,17.

10 – Com o entendimento que fomos chamados por Deus para cooperar uns com os outros.

Obs. “Jesus o Senhor dos Senhores se fez servo a fim de servir os homens.”

“Não será assim entre vós, antes qualquer que entre vós que quiser tornar-se grande entre vós será esse que vos sirva (Diáconos) e qual dentre vós que quiser ser o primeiro será esse vosso servo; assim como o filho do homem não veio ser servido (Diáconos) mais para servir (Diáconos) e para dar a vida a favor de muitos.”  Mt 20:26-27

Obs.: “Jesus o Maior apostolo se fez diácono a fim de formar apóstolos.”

Texto Auxiliar

A ultima Ceia: Jo 13:1-20

Jo 13:04 – “Levantou-se da ceia tirou o manto e tomando uma toalha cingiu-se.”. Esta expressão tirou no grego (Tithmi), é a mesma palavra usada em Jo 10:11 com referência a dar a vida pelas ovelhas. Ou seja, quem serve deve fazer de seu serviço uma doação de vida.

Jo 13:05 – “E  começou a lavar os pés dos discípulos.”  ( Obs. lavar os pés era uma função destinada aos escravos.”

Por quais motivos se devia lavar os pés ?

Por causa da sujeira das estradas.

Por causa dos ferimentos provenientes da caminhada. Isto também significava prevenção de certas enfermidades que poderiam infeccionar os pés.

Obs. Jesus lavou os pés de todos os discípulos, independente de ideologia, cultura, caráter e etc.

João: O discípulo amado – Pedro: O falador compulsivo – Mateus: O ex-cobrador de impostos – Simão: O zelote, O ex-militante da esquerda extremista do farisaísmo – Judas Iscariotes: O traidor.

Será que teríamos a mesma disposição de lavar os pés de Judas assim como teríamos de lavar os pés de João. ?