Lição 04: GÊNESIS 4 – Caim e Abel | 1° Trimestre De 2022 | EBD – Pecc

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 04: GÊNESIS 4 – Caim e Abel Escola Biblica Dominical

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora um suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em Gênesis 4 há 26 versos. Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes Gênesis 4.1-26 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.

Caro(a) professor(a). nesta lição devemos tratar dos graves efeitos do pecado sobre a criação Não só a morte, mas o assassina to e todo tipo de degeneração que presenciamos diariamente apontam para a falta de relacionamento com Deus. Somente a opção diária por renunciar às más inclinações pessoais para assumir o caráter de Jesus pode nos livrar de atos pecaminosos. Devemos respeitar nossas diferenças, reconhecer nossas qualidades mutuamente, aprender com os mais maduros na fé e zelar pela vida do nosso irmão. Nosso culto seja como o de Abel. Apresentemos a Deus nosso empenho em adorá-lo intimamente a fim de resistirmos ao pecado até que Jesus retorne para restaurar toda a criação.

OBJETIVOS

Compreender a universalidade do pecado.
Seguir a paz e comunhão com os irmãos.
Corrigir nossa vida pela Palavra.

PARA COMEÇAR A AULA

Esta é uma lição oportuna para manifestarmos nossa decisão de vivermos como irmãos. Uma sugestão é começar a aula pedindo que cada um escreva num papel a forma como gosta de ser tratado. Ninguém precisa se identificar. Recolha os papéis e leia-os para todos. Nossa atitude com os demais deve, daqui por diante, levar em conta cada depoimento. Vamos resistir ao pecado de egoísmo cuidando bem dos irmãos conforme lhes agrada, assim estaremos ofertando nosso melhor para o Reino de Deus.

LEITURA ADICIONAL

A maldade do coração termina no assassinato praticado com as mãos.

Caim matou Abel, o seu próprio irmão, e filho de sua própria mãe, a quem deveria ter amado, o seu irmão mais novo, a quem deveria ter protegido um bom irmão, que jamais lhe havia feito algum mal. Que efeitos fatais do pecado de nossos pais foram estes, como os seus corações devem ter se enchido de angústia. Observe o orgulho, a incredulidade e a soberba de Caim. Nega o crime, como se fosse capaz de escondê-lo de Deus. Procura esconder um homicídio deliberado, através de uma mentira deliberada.

O assassinato é um pecado que clama, o sangue pede sangue, o sangue do assassino pelo sangue do assassinado. Quem conhece o alcance e o peso de uma maldição divina, o quão longe é capaz de ir, a quão profundo é capaz de penetrar? Os crentes salvam-se dela somente em Jesus Cristo, e herdam a bênção, Caim foi amaldiçoado pela terra. Ele encontrou o seu castigo ali mesmo, onde escolheu a sua sorte e colocou o seu coração. A maldade dos maus traz a maldição a tudo o que fazem, e a tudo o que possuem Caim se queixou não de seu pecado, mas de seu castigo. Uma grande dureza de coração fica patente, quando os nossos sofrimentos nos preocupam mais do que os nossos pecados

Livro: Comentário bíblico de Matthew Henry (4° ed – Rio de Janeiro, CPAD, 2004, p.19).

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 04: GÊNESIS 4 – Caim e Abel | Escola Biblica Dominical

TEXTO ÁUREO

“Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos no campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel, seu irmão, e o matou.” Gn 4.8

Leitura Bíblica Para Estudo

Gênesis 4.1-26

Verdade Prática

O mundo caído segue, contínua e celeremente, piorando a cada dia.

INTRODUÇÃO
I- O AVANÇO DO PECADO Gn 4.1-8
1-
Os primeiros filhos Gn 4.1
2– A universalidade do pecado Gn 4.5
3– O mal não é estático Gn 4.8
II- O PRIMEIRO CULTO Gn 4.4-5
1
– O culto de Abel Gn 4.4
2– O culto de Caim Gn 4.5
3– O ambiente religioso Gn 4.4
III- O PRIMEIRO HOMICÍDIO Gn 4.2-7
1
– Filhos diferentes Gn 4.2
2– O lar de Adão e Eva Gn 4.7
3– O homicídio Gn 4.8
APLICAÇÃO PESSOAL

Diário Devocional

Segunda – Gn 4.3
Terça – Gn 4.10
Quarta – Gn 4.16
Quinta – Gn 4.21
Sexta – Gn 4.25
Sábado – Gn 4.26

Hinos da Harpa: 227-20

INTRODUÇÃO

Nesta lição, lidaremos com a universalidade e o avanço do pecado. A serpente escondeu do casal as consequências que viriam. Agora, Adão e Eva lidarão com a tragédia de terem um filho assassino e outro assassinado

I – O AVANÇO DO PECADO (Gn 4.1-8)

1- Os primeiros filhos (Gn 4.1) “Coabitou o homem com Eva sua mulher. Esta concebeu e deu à luz a Caim: então, disse: Adquiri um varão com o auxílio do Senhor.”

Apesar de a fecundação não ser o único propósito do casamento e de nem todo casamento ser contemplado com filhos, inegavelmente, é fato que os filhos são uma dádiva e um tesouro de Deus para o casal (Sl 127.3). Fora do jardim, Adão coabitou com Eva e ela concebeu. A palavra “coabitar” no Antigo Testamento é um termo também empregado para designar “relacionamento sexual”: Nunca é usado para animais, apenas para seres humanos.

O nome de Caim está associado com alegria: “alcancei, adquiri” Eva estava alegre pelo filho. Será que Eva teria pensado tratar-se do cumprimento da promessa em Gênesis 3.15, ou seja, que ele seria o homem que pisaria a cabeça da serpente? O segundo filho (Abel) significa “sopro” ou “vento passageiro”. O nome de Caim significa, portanto, que a vida vem de Deus (adquirido) e o de Abel que a vida passageira (sopro).

2- A universalidade do pecado (Gn 4.5) “Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou, irou-se, pois, sobremaneira Caim e descaiu-lhe o semblante”

Adão e Eva, agora fora do paraíso, geraram filhos “à sua semelhança, conforme a sua imagem” (Gn 5.3). Eles eram pecadores e geraram filhos semelhantes a eles, também pecadores. Por universalidade do pecado entendemos que toda criatura humana é pecadora. Não é verdade esse discurso de que o homem, após a Queda, continua bom por natureza, sendo depois corrompido pela sociedade. Isso não passa de sofisma humanista. A universalidade do pecado é dada nas Escrituras. O pecado não é um fenômeno raro ou incomum confinado a uma pequena minoria da raça humana, mas é universal em seu alcance.

A Bíblia é clara. Todos pecaram e carecem da glória de Deus” (Rm 3.23). Não há nenhum membro da raça de Adão que não tenha se unido a ele na rebelião que ele começou. O salmista diz que Deus esquadrinhou atentamente a terra procurando um homem sem pecado, mas não achou nenhum sequer (SI 14). É lamentável que alguns segmentos da igreja tenham deixado de falar sobre o pecado, pois não querem confrontar a comodidade dos pecadores.

3- O mal não é estático (Gn 4.8) “Disse Caim a Abel, seu irmão: Vamos ao campo. Estando eles no campo, sucedeu que se levantou Caim contra Abel seu irmão, e o matou.”

Um dos problemas com o pecado é que ele avança e vai contaminando tudo. É uma doença contagiosa e metastática, ou seja, não é possível administrar ou controlar os seus efeitos. Alguém já comparou o pecado com um animal selvagem. Enquanto filhote, é bonitinho e inofensivo. Mas, quando cresce, pode nos devorar, se tiver a chance. O pecado é dinâmico, não é estático. Tende a se intensificar e se alastra enquanto não houver conversão. Sabedores disso, os fundadores do “Alcoólicos Anônimos” estabeleceram um princípio em seus passos para ajudar pessoas a alcançarem a cura: “Evite o primeiro gole”. Eles também dizem algo em relação ao álcool que podemos utilizar como um princípio geral: “Uma bebida é demais, e vinte não satisfazem; se você não tomar esse primeiro gole não pode ficar bêbado. Muitos problemas podem ser evitados quando estancados no nascedouro. Adão e Eva viram em sua descendência os efeitos inimagináveis do pecado e o crescente desgosto divino até que o juízo fosse inevitável.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 04: GÊNESIS 4 – Caim e Abel | Escola Biblica Dominical

II – O PRIMEIRO CULTO (Gn 4.4-5)

Temos nessa passagem o primeiro culto registrado na Bíblia. Aprenderemos, entre outras coisas, que não é todo culto que Deus aceita.

1- O culto de Abel (Gn 4.4) “Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e de gordura deste .Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta.”

A aceitação da oferta de Abel significa que, provavelmente, o fogo do céu consumiu seu sacrifício. Logo de imediato aprendemos que culto tem a ver com oferta e entrega. Parece que hoje, quando se pensa em culto, a maioria das pessoas estão mais preocupadas em como receber algo de Deus e ser abençoadas. Isso não é errado, mas a ideia primeira relacionada a culto é dar algo a Deus (Êx 23.15). É muito forte no texto a ideia de Abel trazer o primogénito, algo especialmente separado e preparado para aquele momento, O culto é um grande momento para o cristão sincero e grato. Abel se aproxima de Deus com coração obediente e cheio de sinceridade. Ele não foi odiado e invejado por Caim porque fosse do mau, ao contrário, porque era piedoso.

Em outras palavras, não foram os pecados de Abel que incomodaram e inflamaram o ódio de Caim, mas as suas virtudes. A retidão de Abel atormentava Caim. Não é estranho? Essa é a atitude do homem que, mesmo consciente do seu pecado, escolhe pecar impiamente. Tais pessoas incomodam-se profundamente com os irmãos que vivem na presença de Deus. “Agradou-se o Senhor de Abel”. Primeiro vem a pessoa, somente depois é mencionada a oferta dela. A mesma coisa se repete em relação a Caim. Deus está mais interessado em quem nós somos do que naquilo que fazemos para Ele.

2- O culto de Caim (Gn 4.5) “Ao passo que de Caim e de sua oferta não se agradou, irou-se, pois sobremaneira Caim, e descaiu-lhe o semblante”

Por que Deus rejeitou a oferta de Caim? É muito comum estudiosos mencionarem a questão da falta de derramamento de sangue como sinal da reprovação divina ao culto de Caim. Será que resume-se a isso? Fato é que ele era agricultor e trouxe do produto do seu trabalho. Além disso, temos na própria Lei, menção da “oferta de cereais” (Lv 2.1). Creio ser mais apropriado vermos que Abel trouxe das primícias, ao passo que isso não é dito da oferta de Caim. Sua oferta não foi aceita porque fosse de uma espécie errada, mas por não ser a melhor que ele poderia trazer. Não há uma clara indicação de que a oferta dele fosse pecaminosa em si mesma.

A questão toda estava mais relacionada com a atitude e motivação do ofertante. Caim não considerou importante levar o primeiro fruto, mas não somente isso Adorador e sua oferta são inseparáveis. Mais do que a adoração em si, são autênticos adoradores que Deus procura, disse Jesus (Jo 4.23). Será que, se tão somente Caim tivesse sacrificado um animal teria sido aceito? Certamente não, isso devido à condição de seu coração cheio de inveja e ódio (Gn 4.5). Que fique claro: rituais vazios não servem para Deus (Is 1.13,14), pois antes de aceitar a oferta. Ele precisa aceitar o ofertante (Gn 4.7).

3- O ambiente religioso (Gn 4.4) “Abel, por sua vez, trouxe das primícias do seu rebanho e da gordura deste. Agradou-se o Senhor de Abel e de sua oferta.”

Chama a atenção que Caim não era um ateu. Ambos os filhos eram, por assim dizer, religiosos. Não é curioso que toda essa questão de inveja, ódio pelo irmão e planeja mento de assassinato ocorra dentro de um contexto de culto e de adoração a Deus? Saibamos que muitas maldades podem existir e ocorrer mesmo entre aqueles que dizem servir e adorar a Deus. Isso é um alerta para todos nós. O que passou na cabeça de Caim? Será que ele pensou: “Se eu matar Abel, ai Deus só terá o meu culto Teria sido isso? Não sabemos. Mas a advertência é muito grande. Ninguém está protegido do mal simplesmente porque está dentro de um templo religioso, Lembremos que no grupo apostólico havia um traidor; na igreja primitiva, Ananias e Safira. Nosso coração precisa ser protegido e vigiado pela prática da oração, do temor e da obediência à Palavra de Deus. Ninguém está acima da necessidade da vigilância.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 04: GÊNESIS 4 – Caim e Abel | Escola Biblica Dominical

III – O PRIMEIRO HOMICÍDIO (Gn 4.27)

Como já foi dito, primeiro Caim fracassou no altar; e, porque fracassou no altar, também fracassou nas demais coisas.

1- Filhos diferentes (Gn 4.2) “Depois, deu à luz o Abel, seu irmão Abel fol pastor de ovelhas e Caim lavrador”.

Todos sabemos que não há duas pessoas iguais. Nem mesmo gêmeos univitelinos são idênticos, apenas se parecem. Pais que desconsideram isso terão enormes problemas. Caim e Abel sugaram o mesmo leite materno, tiveram os mesmos pais e nada indica que tiveram uma educação diferente um do outro. De fato, tiveram a mesma carga genética, crescerem na mesma casa e receberem os mesmos ensinos. Pais precisam saber que, não obstante fazerem o melhor, se esforçarem e amarem profundamente os filhos, haverá um momento no qual eles terão que decidir que caminho seguir. A parábola do filho pródigo, entre outras coisas, nos ensina que o descaminho, falha de caráter e devassidão de um filho não significa que os pais falharam. A Bíblia revela que Caim era do Maligno (1 Jo 3.12) e Abel, um homem de Deus. Todos nós somos responsáveis por nossas decisões. Não são os astros, os signos, maldições hereditárias ou o destino. Somos nós.

2- O lar de Adão e Eva (Gn 4.7) “Se procederes bem, não é certo que serás aceito? Se, todavia, procederes mal eis que o pecado jaz à porta; o seu desejo será contra ti, mas a ti cumpre dominá-lo”

No primeiro lar mencionado na Bíblia havia disputas. O lar de Adão e Eva foi profundamente afetado pelo pecado. Começou com a transferência de culpa de Adão quando confrontado por Deus (Gn 3.12). Ele não assume imediatamente a sua responsabilidade. Ali nasce o primeiro conflito conjugal da história. Logo depois temos as desavenças entre os irmãos. Há um sério problema de relacionamento entre Caim e Abel com consequências desastrosas Deus toma a iniciativa para normalizar as coisas, mas Caim endureceu ainda mais o seu coração. Há uma grandiosa lição prática para todos nós: cultuar a Deus requer relações saudáveis com nosso irmão. Não é possível separar nosso relacionamento com Deus dos relacionamentos que temos na igreja Um não sobrevive sem o outro.

3- O homicídio (Gn 4.8) “Disse Caim a Abel seu irmão: Vamos ao campo Estando eles no campo sucedeu que se levantou Caim contra Abel seu irmão, e o matou.”

Deus confronta Caim perguntando o motivo da sua cara feia. O texto sugere que Caim sabia por que havia sido rejeitado. Deus lhe explica que o pecado é como uma besta feroz que jaz à porta de sua vida e que era melhor não abrir essa porta. Se Caim procedesse corretamente, seu semblante seria levantado e Deus receberia sua oferta. É a primeira vez que a palavra “pecado” aparece na Bíblia. Seu significado é “desviar-se do caminho reto”. Caim deveria vigiar e se cuidar. Ele não considera a advertência divina e comete o primeiro homicídio da história. Mas não há pecado que fique encoberto aos olhos de Deus. Achando que estava destruindo a vida de Abel, ele destruiu a si mesmo.

A amargura pode se transformar em ódio, e o ódio em homicídio. Em Hebreus 12.15, somos recomendados a não permitirmos que nenhuma raiz de amargura brote, perturbe e contagie o nosso coração e o ambiente à nossa volta. É perigoso carregar tais sentimentos no coração. Provavelmente, Caim matou seu irmão muitas vezes no coração antes de assassiná-lo de fato. Por isso, o apóstolo João afirma que quem odeia a seu irmão é homicida (1Jo 3.15, Mt 5,21,24). Caim não se arrependeu, não se humilhou, não chorou. Mesmo assim, Deus o trata com misericórdia colocando-lhe um sinal para protegê-lo.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 04: GÊNESIS 4 – Caim e Abel | Escola Biblica Dominical

APLICAÇÃO PESSOAL

Sem um coração submisso, nem mesmo as mais preciosas ofertas podem nos tornar aceitáveis diante de Deus. Como está o seu coração? Se parece mais como de Caim ou com a de Abel?

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69
Seja um parceiro desta obra (“Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos vos; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lc 6:38 )

RESPONDA
Marque V para verdadeira e F para falso nas afirmativas abaixo;

(V) O pecado não é um fenômeno raro ou incomum, mas presente e universal.
(V) O culto de Abel e Caim a Deus expressava o que havia em seus corações
(F) Apesar de tudo, o lar de Adão e Eva permaneceu intacto e inalterado, mesmo após a Queda.

SAIBA TUDO SOBRE A  ESCOLA DOMINICAL :

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

Professor CPAD EBD Juniores

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2022 | Tema: GÊNESIS – O Livro dos Começos | Lição 04: GÊNESIS 4 – Caim e Abel | Escola Biblica Dominical