Lição 04: O dia em que os Luminares Obedeceram | EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 04: O dia em que os Luminares Obedeceram | Escola Biblica Dominical

Saber +

Josué 10.1-14

Josué era um homem de oração, repleto de fé e coragem, embora ainda sentisse os temores e medos provenientes da natureza humana. Quantas vezes, nós também temos um desejo, um sonho ou, até mesma, uma necessidade, mas não conseguimos apresentá-las em nossas orações diante do Senhor, simplesmente pelo fato de não acreditarmos que Ele realmente deseja nos abençoar. E, muitas vezes, isso ocorre também devido à finalidade incorretas de nossas petições “E, quando pedem, não recebem porque os seus motivos são maus” (Tg 4.3). No entanto, essas dividas e questionamentos não tomavam conta do coração do juiz de Israel, nem o movia da direção de Deus em tudo quanto fosse fazer. A coragem descrita no oração de Josué demonstrava que ele conhecia bem quem comandava o seu exército nas batalhas.

Ele tinha a certeza de que somente a Criador do universo poderia realizar tal milagre. A sua oração transpôs os limites da fé do homem comum. Por esta coisa, Josué é considerado nas Escrituras como um exemplo de submissão e esperança para nós quando somos confrontados pelos problemas que tentam tirar a nossa paz. Convidamos você a confiar em Deus da mesma maneira que Josué, para que as suas orações ultrapassem os limites de visão humana e sejam guiadas pelo poder do Deus que criou os céus e a terra, porquanto, é Ele quem pelejará por nos “Eu SENHOR, sempre os guiará até mesmo no deserto, eu lhes, darei de comer e farei com que fiquem sãos e fortes Vocês seria como um jardim bem regado, como uma fonte de onde não para de correr água” (Is 58.11).

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 04: O dia em que os Luminares Obedeceram | Escola Biblica Dominical

Para Meditar

Segunda – Salmos 18.3 Quando clamamos à Deus, Ele nos socorre

Terça – Mateus 21.22 Quando oramos, recebemos a resposta de Deus

Quarta – Filipenses 4.6 Orando com um coração grato

Quinta – 1 Corintios 1.9 A Fidelidade de Deus

Sexta – Hebreus 11.6 Crendo em Deus, pois sem Fé é Impossível agrada-lhe

Sábado – Jeremias 32.27 Há alguma coisa impossível ao Senhor?

Objetivos

Conhecer o poder da Oração

Memorizando

“A oração de uma pessoa obediente a Deus tem muito poder” (Tiago 5.16)

Como educadores, precisamos relacionar as explicações da lição com o cotidiano dos alunos. Por este motivo, faça uso de exemplos simples com as quais as crianças possam se identificar. Diga à turma que Deus nos ama e deseja nos proteger, por isso nos deu regras e mandamentos que nos impedem de brigar, mentir e guardar a maldade em nosso coração. Da mesma maneira, nossos pais também nos dão vários conselhos a fim de nos proteger das más companhias, lugares errados e escolhas que podem afastar-nos de Deus. O nome que se dá a essa proteção é Amor. Portanto, enfatize aos alunos que agora eles aprenderam o que é fundamental: a obediência a Deus. Quando conversarem com o Senhor, devem ter a certeza de que tudo quanto pedirem, sendo da vontade de Deus, Ele os concederá!

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 04: O dia em que os Luminares Obedeceram | Escola Biblica Dominical

MATERIAIS PARA ATIVIDADES*

  • Lápis
  • Borracha
  • Apontador
  • Tesoura de ponta arredondada
  • Cola
  • Lápis de Cor
  • Duas Bolas Pequenas
  • Giz
  • Dois envelopes grandes
  • Papel oficio
  • Quadro de Pregas

PARA COMEÇAR

Sua sala deve ser impecável, deve estar bem organizada e limpa para receber a turma. Guarde os visuais em um local limpo e arejado. Quando você elaborar os recursos didáticos, capriche com os acabamentos e na escolha das cores Guarde as sobras dos papéis, E.V.A, fitas e gravuras, pois esses materiais serão utilizados para a elaboração de diversas aulas. À medida que as crianças forem chegando, peça que peguem a revista em sua mesa. Antes de iniciar a aula agradeça a Deus pela chegada de to dos e permita que os alunos conversem durante 5 minutos. Isto é importante para que a turma se entrose e firme relações de amizade. Enquanto isso, pegue a Sacola de Brin cadeiras para a oferta, es potes com lápis e borrachas, as tesouras e de inicio à aula. Ensine-os a recortar a figura de Josué com as mãos levantadas e a figura do sol, para serem colados no cenário da guerra. Este será a plano de frequência da aula de hoje.

EXPLORANDO AS ESCRITURAS

Deus cuida do seu povo e o protege de seus inimigos. Muitas foram as guerras que as israelitas travaram a caminho da Terra Prometida, o lugar de paz que foi prometido a Moisés quando o Senhor tirou o povo de Israel do Egito. E nessa jornada, outra batalha estava surgindo. O rei de Jerusalém estava morrendo de medo do exército do Deus vivo, quando soube que Josué fizera um acordo de paz com a cidade de Gibeão a também, que possuis um exército muito valente. Por causa disso, convidou quatro reis de outras nações que não gostavam de Israel, a fim de formar um grande exército com muitos carros e assim, lutar contra os gibeonitas. A história começa quando, de repente chega um mensageiro da cidade de Gibeão gritando:

Josué! Josué! Ajude-nos, pois o rei de Jerusalém declarou guerra ao meu povo!. O líder do exército israelita correu para o acampamento, reuniu os seus soldados e partiu para ajudá-los. No caminho Deus falou com Josué que mais uma vez lhe daria a vitórias.

Quando ele chegou com o seu exército para defender os gibeonitas, os soldados inimigos fugiram. Mas o Senhor fez cair do céu sobre eles uma grande saraiva e, com isso, muitos não sobreviveram. A guerra entre os cinco reis inimigos e a exercito do Senhor foi uma das piores batalhes enfrentadas por Josué. Homens apareciam de todos os lados e eles já estavam cansados, Para piorar a situação, os soldados perceberam que o sol ja estava se pondo, e agora? No escuro, os inimigos seriem mais habilidosos, porque estavam em suas terras. Os israelitas não conheciam aquele lugar.

Josué pensou.. Tenho que fazer alguma coisa mas o que? Neste momento, o líder israelita lembrou-se de todos os milagres que o Senhor fizera para preservar a nação de Israel de ser destruida. Então, seu coração se encheu de confiança e coragem. No meio da batalha, Josué levantou as mãos para o céu e falou com Deus em ato de fé :

-Sol, pare!

-Lua, não se levante! – Imaginem a reação dos soldados em volta.

Mas a batalha continuava e o sol não se punha mas permaneceu no meio do céu a lua não apareceu no horizonte. Brados de Glória a Deus foram ouvidos! E a luz do dia não acabou enquanto Israel não venceu a guerra. Este dia jamais foi esquecido, porque nele, o Senhor Deus dos Exércitos ouviu a voz de um homem

BATE PAPO

Faça dois círculos com a turma e entregue uma bola a cada equipe. Peça que eles a passem de mão em mão, sem jogar! Enquanto a passam, podem cantar ou bater palmas. Fique de costas e diga “já”! Aguarde alguns segundos e grite “pare! A criança que estiver com a bola nas mãos sairá da roda. Os últimos participantes de cada circulo disputarão entre si. Ao término da atividade, pergunte às crianças: “será que algum de nós pode olhar para o céu e dizer: Lua, pare?” Aguarde as respostas. “E ao sol, será que é possível gritar: ‘pare?” Nesta aula você aprenderá que um homem chamado Josué conseguiu fazer o sol parar, mas ele não fez isso sozinho, ele usou o maior poder que existe no mundo, o poder da fé.

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 04: O dia em que os Luminares Obedeceram | Escola Biblica Dominical

VOCABULÁRIO

Saraiva: Chuva de pedra também conhecida como granizo

Brados: Gritos em voz alta, forte e enérgica que pode ser ouvida longe.

BOA IDEIA!

Professor, escolha algumas palavras relacionadas com a lição como rei, mensageiro, sol, lua, dia, noite, céu, guerra, exército, soldado, chuva, milagre; e escreva previamente em pedaços de papel oficio. Certifique-se de que haverá palavras para todas as crianças e as coloque em envelopes presos ao quadro de pregas. Separe a turma em duas equipes e peça que um aluno de cada uma vá ao quadro de pregas, escolha um envelope e entregue a você. De acordo com a palavra encontrada no envelope, faça mimicas a fim de que o grupo descubra qual foi a palavra sorteada. As equipes poderão fazer três a cinco perguntas cada uma, para descobrir a palavra. Você poderá oferecer várias pistas. E para ficar mais divertido, leve bombons para distribuir conforme os grupos forem acertando, mas ao final, todos deverão ganhar. Vence a equipe que acertar mais palavras.

VOCÊ SABIA?

O Sol é a estrelas mais importante que existe. Ele é essencial para todos os seres vivos, inclusive as plantas e os animais. A energia solar é também responsável pelo movimento dos oceanos, pela formação dos ventos e pelo ciclo de água. Além disso, o Sol ainda tem papel fundamental na nossa saúde. Deus cuida de tudo, por só fez o luminar maior para governar o dial (Gênesis 1.16b).

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 04: O dia em que os Luminares Obedeceram | Escola Biblica Dominical

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *