Lição 05: Apenas 300? | EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 05: Apenas 300?Escola Biblica Dominical

Saber +

Juízes 7

Embora não sabemos o que a vida nos reserva, devemos crer que Deus tem um plano traçado para cada um de nós. Na Lição deste domingo, aprenderemos como exemplo de Gideão, que apesar do medo que sentiu diante das circunstancias que envolviam a nação de Israel, não se deixou dominar por este sentimentos tão comum à natureza humana. No entanto, a grande diferença na duvida do juiz de Israel foi a confiança que ele tinha em Deus. Acima da visível adversidade Gideão pôs-se de pé e creu antes de ver o milagre acontecer e glorificou ao Senhor antes mesmo de receber.

Da mesma maneiras, você também, professor de Escola Dominical deve ter a sua vida poutada na Palavra de Deus. Sua fé precisa ser firme e seu testemunho cristão deve ser irrefutável. Como alguém pode falar de uma pessoa que não conhece? Não se esqueça de que você está contribuímos para a formação espiritual de crianças e eles precisam nos enxergar como um referencial cristão. E que melhor exemplo podemos oferecer do que uma vida dedicada ao crescimento do Reino de Deus na terra?

Aquele que lhe chamou é fiel e justo para capacitá-lo. Não se esqueça de que Deus só precisa de pessoas comprometidas. Por isso, deixe as impossibilidades humanas de lado e espelhe-se no exemplo de Gideão, pois não haverá problema algum que abalará a sua confiança. “E ele respondeu: — Se a fé que vocês têm fosse do tamanho de uma semente de mostarda, vocês poderiam dizer a esta figueira brava: “Arranque-se pelas raízes e vá se plantar no mar!” (Lc 17.6).

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 05: Apenas 300? | Escola Biblica Dominical

Para Meditar

Segunda: 1 Crônicas 29.12 – De Deus são todas as coisas

Terça: Jeremias 1.8 – O Senhor é quem nos guarda

Quarta: 1 Corintios 1.27 – Os seres humanos não podem alcançar os pensamentos de Deus

Quinta: Romanos 8.31 – Se Deus é por nós, quem será contra nós?.

Sexta: Salmos 91.5 – Crendo em Deus, pois Ele está conosco

Sábado: Salmos 28.8 – O Senhor é nosso Refúgio

Objetivos

Levar aos alunos à compreensão de como Deus concedeu a coragem a Gideão

Memorizando

” Será que para o Senhor há alguma coisa impossível? (Gn 18.14a)”

Crie os modelos dos instrumentos que Deus orientou a Gideão utilizar, para vencer os midianitas. Você deverá utilizar para confeccionar a corneta uma cartolina bege: para o jarro, uma cartolina marrom, para a base da tocha, uma cartolina vermelha; para a chama, uma cartolina amarela: para a lâmina da espada, uma cartolina branca; e para o cabo, uma cartolina marrom. Escreva o versículo em cartolina branca e cole o jarro, a corneta, a tocha e a espada em torno. Pergunte as crianças:

“Vocês sabem o que significa a palavra: Infinito?” Espere as respostas e explique que infinito é algo que não tem fim. Por isso, não pode ser medido, contado, pesado, visto ou tocado, e muito menos terminar porque é para sempre. Assim é o amor de Deus por nós, nunca vai acabar porque é infinito. Ele sempre cuidará de nos, e sempre vai nos proteger dos perigos da vida. Ensine os juniores sobre o cuidados de Deus pelas nossas vidas. Ele sempre está conosco!

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 05: Apenas 300? | Escola Biblica Dominical

DICAS PARA ATIVIDADES

1. Confeccione dois cofrinhos para o momento da oferta. Utilize latas e caixas recicladas e coloque o rosto de merino em um e o de menina em outro.

2. Prepare os cartõezinhos do versículos chave do dia.

3. Cada aluno pode ter o seu próprio estojo com lápis preto, lápis de cor, borracha, apon tador, tesoura sem ponta, etc. Esse tipo de organização toma a aula mais dinâmica e o ambiente de aprendizagem agradável. Hoje, existem atacadistas que revendem esses materiais em grande quantidade por um preço acessível.

PARA COMEÇAR

Demonstre a alegria de ter chegado mais um domingo em que vocês estão juntos na Escola Dominical. As crianças precisam saber que fazem parte de um momento muito especial Verifique o ambiente de sua sala, desde cadeiras a revistas; separe os lápis; examine as borrachas e se existe material suficiente para todas as crianças e possíveis visitantes. Aguarde os alunos com as revistas. Depois que todos estiverem acomodados, inicie a oração, peça que se coloquem de pé por respeito à presença de Deus e pergunte se alguém tem algo importante para contar.

Crie uma atmosfera de amizade e confiança entre você e seus alunos e, do mesmo modo, entre eles também. Recolha as ofertas utilizando a Sacola de Brincadeiras. Distribua as tesouras às crianças, instrua-os a recortar a imagem de Gideão e dos homens que estavam de pé e de joelhos. Cole na frente do rio para o plano de frequência.

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 05: Apenas 300? | Escola Biblica Dominical

EXPLORANDO AS ESCRITURAS

Anos se passaram, desde que os israelitas saírem do Egito, e no deserto eles foram per seguidos por todos os lados. Agora, a nação era governada pelos juízes Vocês se lembram dos amalequitas? Pois bem, eles não estavam mais sozinhos, pois os midianitas haviam se unido a eles, a fim de atacar o povo de Deus.

Lição 05: Apenas 300?

Gideão era o comandante do exército israelita que estava acampado junto à fonte de Harode. O exército midianitas era muito numeroso e montou suas tendes no vale, perto do monte Moré. Deus queria que seu Nome fosse glorificado e por isso, mandou que Gideão levasse os soldados que restavam até o rio. Ali, os mandou que bebessem água. Aqueles que lambessem a água igual aos cachorros, deveriam ser separados e enviados de volta para casa. Sobraram apenas trezentos soldados para aquele batalha, (visual 5.1).

Apesar de Gideão, ter ficado com medo, o Senhor permitiu que ele fosse no acampamento midianitas e ouvisse uma conversa entre os sol dados que tinham certeza de que Deus daria a vitorio a Israel. Neste momento, Gideão entendeu que a batalha estava ganha. Assim, ele reuniu o seu exército e disse: Quando o meu grupo chegar ao arraial midianitas, tocaremos as cornetas, e os outros soldados que estarão ao redor, farão o mesmo. E então gritarão: Pelo Senhor e por Gideão!

A meia-noite todos os soldados que carregavam tochas, tocaram as cornetas, quebraram os jarros e gritaram – Uma espada pelo Senhor e por Gideão!

Os soldados não se mexeram, e cada um ficou em seu lugar. Com isso, os midianitas ficaram tão confusos com o barulho das cornetas que se atacaram e o exército de Deus nem precisou lutar. Assim o exército inimigo foi completamente derrotado.

BATE PAPO

Pergunte à turma “O que aconteceria se um exército fosse para guerra sem armas? As respostas serão variadas. Explique que o exército que não estiver devidamente preparado perderá a batalha. Imagine se vocês fossem a escola sem levar livros, cadernos, lápis e canetas, vocês não conseguiriam fazer as anotações necessárias para aprender a matéria. E se o capitão desse exército fosse Deus? Como seria? Espere que respondem e diga: “Com Deus à frente de qualquer batalha, a vitória é garantida”. Porque é Ele quem nos dá força, coragem e inteligência para que possamos vencer. Ele tem as armas certas e a melhor estratégia para enfrentarmos a guerra.

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 05: Apenas 300? | Escola Biblica Dominical

VOCABULÁRIO

Arraial: Acampamento.

Juiz: Homem que julgava os problemas do povo e tomava as decisões. Era também o comandante do exército.

Cevada: Planta da qual se faz farinha para o alimento de homens e animais.

BOA IDEIA!

Crie um espaço em sua sala de aula e divide a turma em dois grupos. Depois, forme duas rodas com os grupos e explique a brincadeira com a roda formada eles terão que ficar de mãos dadas com os braços para dentro do Circulo. O grupo terá de virar-se para o lado de fora sem largar as mãos. Um grupo não pode copiar a solução do outro. É essencial que a turma não conheça a brincadeira para que o grupo se esforce à fim de encontrar a saída.

A solução ocorre quando um dos participantes resolve passar por baixo ou por cima das mãos dadas entre os seus companheiros e puxa a todos num trenzinho, desvirando a roda. Após a brincadeira, você pode fazer as seguintes perguntas: Vocês ficaram desanimados? Quem era o líder? Como ele convenceu vocês de segui-lo? Ensine a turma que devemos seguir somente os lideres que conhecemos e realmente confiamos. Por isso que o exército israelita seguiu a Gideão, porque acreditavam que ele era um homem de Deus!

Você Sabia?

Que a Bíblia diz que o exercito midianitas tinha tantos homens que parecia uma nuvem de gafanhotos, e que os seus camelos eram tantos como os grãos de areia da praia do mar? ( Jz 7.12).

Saiba TUDO Sobre A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD – Juniores | 3° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: Vitórias do Povo de Deus | Lição 05: Apenas 300? | Escola Biblica Dominical