Lição 1- O Livro de Salmos | 2° Trimestre de 2023 | EBD JOVENS

EBD | 2° Trimestre De 2023 | CPAD – Revista Jovens – TEMA: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos | Escola Bíblica Dominical | Lição 1- O Livro de Salmos

TEXTO PRINCIPAL

“E disse-lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo que de mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.” (Lc 24.44)

RESUMO DA LIÇÃO

O Livro dos Salmos nos ajuda em nossa vida com Deus. Ele nos permite potencializar a nossa devoção ao Altíssimo.

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Lc 24.44 O Livro de Salmos na vida de Jesus
TERÇA – 1 Co 14.26 Os Salmos na igreja do primeiro século
QUARTA – Ef 5.19 Os Salmos como elemento do culto da Igreja Primitiva
QUINTA – Sl 51.4 A intimidade do ser humano nos Salmos
SEXTA – Sl 109.26 Um clamor por auxílio divino nos Salmos
SÁBADO – Sl 33.6-8 O Deus Criador nos Salmos

OBJETIVOS

MOSTRAR que Salmos é um Livro que fala ao coração;
EXPLICAR a composição e propósito do Livro de Salmos;
DESTACAR os principais temas do Livro de Salmos.

INTERAÇAO

Prezado(a) professor(a), com a graça de Deus iniciaremos mais um trimestre. O comentarista das lições é o evangelista Marcelo Oliveira, chefe do Setor de Educação Cristã da CPAD. Ele é bacharel em Teologia pela FAECAD (Faculdade Evangélica de Tecnologia, Ciências e Biotecnologia das Assembleias de Deus), licenciado em Letras e graduando de Psicologia. Especialista em Educação. Estudaremos porções do Livro de Salmos, e veremos se tratar de uma das mais belas expressões do Espírito Santo por meio de seus autores no Antigo Testamento. Na primeira lição, o autor vai abordar o Livro no tempo de Jesus e da igreja do primeiro século, bem como seu título, autoria e data. Ele também fará uma análise da composição e do propósito de Salmos, focando alguns temas importantes desse precioso Livro. O propósito, ao longo deste trimestre, é que a sua vida devocional, assim como a de seus alunos, seja edificada para a glória de Deus.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), para a primeira aula do trimestre, sugerimos que você reproduza a tabela abaixo mostrando aos alunos uma visão panorâmica da divisão dos Salmos em cinco livros.

LIVRO I
1-41
LIVRO II
42-7
LIVRO III 73-89LIVRO IV 90-106LIVRO V
107-150
 
Total de Salmos4131141744
AutoriaMaioria de DaviMaioria de Davi e dos filhos de CoráMaioria de AsafMaioria de anônimosMaioria de Davi ou anônimos
Nome divino predominanteJeová (o SENHOREL/ELOHIM (Deus)El/ ELOHIM (Deus)Jeová (o SENHORJeová(o SENHOR)
Temas frequentesO ser humano e a criaçãoLivramento e redençãoAdoração e santuárioO deserto e os caminhos de DeuA Palavra de Deus e o seu louvor
Semelhança com o PentateucoGênesisÊxodoLevíticoNúmerosDeuteronômio
Extraído da Bíblia de Estudo Pentecostal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 813.

TEXTO BÍBLICO

Lucas 24.44-49

44 E disse-Lhes: São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco: convinha que se cumprisse tudo que mim estava escrito na Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos.
45 Então, abriu-Lhe o entendimento para compreenderem as Escrituras.
46 E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse e, ao terceiro dia, ressuscitasse dos mortos.
47 E, em seu nome, se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.
48 E dessas coisas sois vós testemunhas.
49 E eis que sobre vós envio a promessa de meu Pai; ficai, porém, na cidade de Jerusalém, até que do alto sejais revestidos de poder.

INTRODUÇÃO

Ao longo deste trimestre, estudaremos porções do Livro de Salmos. Essa obra é uma das mais belas expressões do Espírito Santo por meio de seus autores no Antigo Testamento. Nesta primeira lição, abordaremos o livro no tempo de Jesus e da Igreja do primeiro século, bem como seu título, autoria e data; analisaremos a composição e o objetivo de Salmos; e focaremos em alguns temas importantes desse precioso livro. Assim, o nosso propósito, ao longo deste trimestre, é que a sua vida devocional seja potencializada e edificada para a glória de Deus.

I – UM LIVRO QUE FALA AO CORAÇÃO

1- O Livro de Salmos e Jesus. Na leitura bíblica, o evangelista apresenta o Livro dos Salmos como Escritura que fala da vida, morte e ressurreição do Senhor Jesus (Lc 24.44). Não por acaso, ele tinha lugar na vida devocional de nosso Senhor. Além de ocupar um lugar no ministério de Jesus, juntamente com o livro de Isaías, o Livro dos Salmos é o mais citado pelo Senhor no Novo Testamento. Por isso, ao longo da história da Igreja, o povo de Deus sempre Leu os Salmos tendo em Jesus, o Cristo que se revela no livro.

2- O Livro de Salmos e a Igreja. Esse livro sempre auxiliou a vida devocional da Igreja de Cristo. Encontramos evidências disso quando o apóstolo Paulo menciona a forma de a Igreja Primitiva se reunir: “[…] quando vos ajuntais, cada um de vós tem salmo” (1 Co 14.26); ou como ordem na Epístola paulina: “enchei-vos do Espírito, falando entre vós com salmos” (Ef 5.19). Esses versículos rastreiam uma prática comum da igreja antiga. Os primeiros cristãos oravam, cantavam e sentiam os Salmos. Não era um exercício de mera repetição, mas de profunda devoção em que as palavras do saltério passavam a ser as suas próprias orações; as poesias, suas próprias canções.

3- O título do livro. O título do Livro de Salmos remonta a ideia de devoção a Deus. Por isso, os hebreus o denominam de Tehilim, com o sentido de “louvores”. O título tal como conhecemos hoje deriva da palavra latina psalmus e da grega psalmós, ambas traduzem a ideia de toque de um instrumento musical.

Assim, com base na etimologia hebraica, Latina e grega, bem como na tradição do uso do Livro de Salmos com Jesus e sua Igreja, podemos afirmar que ele remonta uma coletânea de 150 poesias que edifica a vida espiritual do povo de Deus. Judeus fiéis foram tocados por essa coletânea. Os Salmos também é denominado de Saltério. Os primeiros cristãos tiveram seus corações aquecidos por essas belas e espirituais poesias. Você, em pleno século XXI, pode ser edificado(a) espiritualmente pela beleza das canções de Salmos.

4- Autoria e data. Não há apenas um autor no Livro de Salmos. Esse livro sagrado foi escrito por várias mãos, guiadas e inspiradas pelo Espírito Santo (2 Tm 3.16,17). Nesse sentido, metade das poesias de Salmos é atribuída a Davi. Há Salmos atribuídos aos filhos de Corá (como o Salmo 42); há também os atribuídos a Asafe (como o Salmo 50); há Salmos atribuídos a Salomão, Hemã, Etã; e, finalmente, há Salmos com autoria desconhecida.

Quanto à data de autoria, podemos dizer que a maioria dos Salmos foi escrita entre os séculos X a V a.C. Assim, há os que foram escritos no tempo de Moisés, outros após o reinado de Davi e outros, ainda, após o exílio dos judeus. Portanto, esse livro abrange quase toda a história de Israel no Antigo Testamento.

PENSE! O que difere a poesia encontrada no Livro de Salmos das demais?
PONTO IMPORTANTE! Difere-se no fato de que as poesias do Livro de Salmos foram inspiradas pelo Espírito Santo.

SUBSÍDIO I

Prezado(a) professor(a), inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: “O que vocês sabem a respeito do Livro de Salmos?” Ouça os alunos com atenção e incentive a participação de todos. Em seguida, explique que “os Salmos, como orações e louvores inspirados pelo Espírito, foram escritos para, de modo geral, expressarem as mais profundas emoções íntimas da alma em relação a Deus.

1) Muitos foram escritos como orações a Deus, como expressões de a) confiança, amor, adoração, ação de graças, louvor e anelo por maior comunhão com Deus; b) desânimo, intensa aflição, medo, ansiedade, humilhação e clamor por livramento, cura ou vindicação.

(2) Outros foram escritos como cânticos de louvor, ação de graças e adoração, exaltando a Deus por seus atributos e pelas grandes coisas que Ele tem feito.

(3) Certos salmos contêm importantes trechos messiânicos.” (Adaptado da Bíblia de Estudo Pentecostal Rio de Janeiro: CPAD, p. 814.)

II – COMPOSIÇÃO E PROPÓSITO DE SALMOS

1- A divisão do Livro de Salmos. Já vimos que o Livro de Salmos é uma coletânea de 150 poesias. Como Livro poético, ele está na mesma categoria de Livros como Jó, Provérbios, Eclesiastes e Cantares. Contudo, o Livro de Salmos é formado por uma coletânea de cinco outros livros. Vejamos:

a) Livro I. O primeiro Livro é formado pelos Salmos 1-41. Essa coleção é de autoria de Davi. O Salmo 1 é uma introdução à primeira coleção (Livro I) em que é descrita uma promessa para os que se entregam à Palavra de Deus e um alerta para quem escolhe o conselho dos ímpios.
b) Livro II. O segundo livro é formado pelos Salmos 42-72 e é de autoria variada. Essa coletânea traz orações pessoais e ações de graças.
c) Livro III. O terceiro livro é de Salmos 73-89. A maioria desses Salmos foi escrita por Asafe. É uma coletânea que descreve a vida de Israel como uma nação.
d) Livro IV. O quarto livro é uma coleção dos Salmos 90-106. Nesse livro, a fidelidade de Deus com Israel é cantada.
e) Livro V. Finalmente, o último livro é formado pelos Salmos 107-150. Uma coletânea que traz a meditação na Palavra de Deus como referencial. Nela, se destaca o maior Salmo de todo o livro: o Salmo 119.

2- Classificação Literária dos Salmos. Os Salmos são um livro produzido para ser cantado, declamado em voz alta. Por isso, dizemos que ele tem 150 composições e não capítulos. Nesse sentido, eles são poemas e, portanto, o livro é classificado Literariamente como poético. Assim, os estudiosos costumam classificar os diversos Salmos em categorias básicas, tais como:

1) Salmos de lamentação;
2) de sabedoria;
3) régios;
4) de louvor;
5) de ação de graças;
6) proféticos;
7) penitenciais. Essas categorias nos auxiliam na compreensão do livro.

3- O propósito do Livro de Salmos. É importante ressaltar que Salmos é um livro em que há vários temas interdependentes. Nesse aspecto, podemos dizer que o propósito maior do Livro de Salmos é expressar o sentimento mais íntimo da alma humana a Deus. Um dos aspectos mais belos desse livro santo é a imagem da alma humana se inclinando ao Deus Todo-Poderoso para confessar um pecado (Sl 51.4), clamar por auxílio (Sl 109.26), reconhecer a grandeza divina (Sl 33.6-8). É a alma do homem se dirigindo à presença do Deus Criador. Assim, o Saltério cumpre uma função muito nobre na Bíblia: a de nos aproximar do Deus Pai Todo-Poderoso.

PENSE! Qual o propósito da sua adoração ao Senhor?
PONTO IMPORTANTE! Adoramos ao Senhor não para receber nada de sua parte, mas porque o amamos e queremos externar nosso amor mediante as canções.

SUBSÍDIO II

Prezado(a) professor(a), é importante que seus alunos saibam que “o Livro de Salmos é o primeiro Livro na terceira divisão da Bíblia hebraica. Conhecida como Kethublin ou Escritos, essa terceira divisão era popularmente conhecida pelo nome do primeiro livro, isto é, ‘Os Salmos’. Deste modo, Jesus inclui todo o Antigo Testamento no que tange às profecias a seu respeito na ‘Lei de Moisés, e nos Profetas, e nos Salmos’ (Lc 24.44).

O título em português vem da tradução grega, Septuaginta em cerca de 150 a. C. Psalmoi, o termo grego, significa ‘cânticos’ ou ‘cânticos sagrados’ e é derivado da raiz que significa ‘impulso, toque’, em cordas de um instrumento de cordas. O título hebraico é Tehilin, significa ‘louvores’ ou ‘cântico de louvor’. Os Salmos têm uma importância especial na Bíblia. Lutero descreveu esse livro como ‘uma Bíblia em miniatura’. Calvino o descreveu como ‘uma anatomia de todas as partes da alma’, visto que, como explicou, ‘não existe emoção que não é representada aqui como em um espelho’.

O lugar que Salmos recebe no Novo Testamento claramente testifica sobre o valor desse importante livro, Dos aproximados 263 textos do Antigo Testamentos citados no Novo Testamento, um pouco mais de um terço, ou seja, um total de 93 é tirado do Livro de Salmos,” (Comentário Bíblico Beacon. Vol 3. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p. 103)

III – PRINCIPAIS TEMAS DE SALMOS

1- O Deus Criador e Sustentador. Uma das imagens mais poderosas do Livro de Salmos é a apresentação de Deus como o Criador e sustentador de todas as coisas: “Do Senhor é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam. Porque ele a fundou sobre os mares e a firmou sobre os rios” (Sl 24.2). Aqui, Deus é apresentado como um ser distinto de sua Criação e, ao mesmo tempo, que sustenta e se relaciona pessoalmente com o que criou.

Uma mensagem consoladora dos Salmos, quanto ao poder criador e sustentador de Deus, é que não estamos sozinhos neste mundo. Não pertencemos a um mundo que foi produzido pelo acaso, Ao contrário, vivemos em um mundo criado e sustentado pelo Deus Pai Todo-Poderoso. Fomos criados por Ele, sustentados pela sua destra e amados por seu generoso e sublime amor.

2- A realeza do Messias. Muitos Salmos enfatizam o rei de Israel, isto é, sua entronização, justiça, retidão e reinado perene (Sl 72.1-7; 110.1;). É verdade que esses Salmos se referiam originalmente a Davi e seus sucessores. Entretanto, algumas declarações a respeito do rei em Israel não se cumpriram, mas foram reveladas ao longo do ministério do Senhor Jesus (cf. Mt 22.43-45). Os primeiros cristãos também citaram textos dos Salmos régios para confirmar que o Senhor Jesus era o Messias prometido nos Salmos. Sim, o Livro de Salmos nos ajuda a adorar a Jesus como o Rei dos reis e o Senhor dos senhores.

3- A vida de devoção a Deus. Esse livro remonta diversos aspectos da vida espiritual a partir de variados temas devocionais: louvar a Deus, agradecê-lo, celebrá-lo, clamá-lo; confessar o pecado, confiar, esperar; enfim, muitos aspectos da vida espiritual apresentados no Saltério produzem um conjunto de prática devocional.

Por isso, podemos dizer que o Livro de Salmos nos ajuda a orar melhor, a louvar ao Senhor de maneira mais piedosa, a cultuá-lo em espírito e em verdade (Jo 4.23,24). Sua linguagem nos ajuda a moldar nossos afetos e devoção a Deus e, sobretudo, as nossas ações na vida, isto é, exercitando o autoexame, a confissão, a retidão e a justiça diante de Deus.

PENSE! Qual a função prática do Livro dos Salmos?
PONTO IMPORTANTE! Ajudara vida de devoção do(a)jovem cristão(ã).

SUBSÍDIO III

Professor (a), dê início ao tópico fazendo a seguinte pergunta: “Quais os principais temas do Livro de Salmos?” Ouça os alunos com atenção. Explique que os temas são variados e seria impossível abordar todos no espaço da revista.

CONCLUSÃO

Nesta lição, estudamos o conceito, a estrutura, o propósito e alguns temas que perpassam o Livro de Salmos. Vimos que esse livro era usado por Jesus e a Igreja Primitiva, Aprendemos que ele é muito proveitoso para potencializar a nossa vida devocional diante de Deus. Assim, 0 nosso objetivo é que, ao longo das 13 lições, possamos orar melhor, adorar de maneira mais piedosa e servir ao Senhor de forma mais amorosa.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

HORA DA REVISÃO

1- Qual relação os primeiros cristãos tinham com os Salmos? Os primeiros cristãos oravam, cantavam e sentiam os salmos.
2- O que o título do Livro de Salmos remonta? O título do Livro de Salmos remonta a ideia de devoção a Deus.
3- Como o Livro de Salmos é dividido? Livro I. O primeiro livro é formado pelos Salmos 1-41 Essa coleção é de autoria de Davi. Livro II. O segundo livro é formado pelos Salmos 42-72 de autoria variada. Livro III. O terceiro livro é dos Salmos 73-89, A maioria desses Salmos foi escrita por Asafe. Livro IV. O quarto livro é uma coleção dos Salmos 90-106. Livro V. Finalmente, o último livro é formado pelos Salmos 107-150.
4- O que podemos dizer a respeito do propósito do Livro de Salmos? É importante ressaltar que Salmos é um livro em que há vários temas interdependentes, Nesse aspecto, podemos dizer que o propósito maior do Livro de Salmos é expressar o sentimento mais íntimo da alma humana a Deus.
5- Qual é uma das imagens mais poderosas do Livro dos Salmos? Um dos aspectos mais belos desse livro santo é a imagem da alma humana se inclinando ao Deus Todo-Poderoso para confessar um pecado (Sl 51.4), clamar por auxílio (Sl 109,26), reconhecer a grandeza divina (Sl 33.6-8). É a alma do homem se dirigindo à presença do Deus Criador.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

EBD | 2° Trimestre De 2023 | CPAD – Revista Jovens – TEMA: Encorajamento, Instrução e Conselho – Alcance uma Vida Cristã Feliz com os Ensinos dos Salmos | Escola Bíblica Dominical | Lição 1- O Livro de Salmos