Lição 07: Juízes 13 a 16 – Sansão, o Juiz de Israel | 1° Trimestre de 2023 | EBD – PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 1° Trimestre De 2023 | Tema: JUÍZES E RUTE – Historias do Passado; Alerta para o Presente | Escola Biblica Dominical | Lição 07: Juízes 13 a 16 – Sansão, o Juiz de Israel

Texto Áureo

“Porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado sagrado a Deus desde o ventre de sua mãe; e ele começará a livrar Israel do poder dos filisteus.” Jz 13.5

Leitura Bíblica Com Todos

Juízes 13. 1-18

Verdade Prática

Sansão foi um homem de grande força física e pequena força moral

INTRODUÇÃO
I- QUEM FOI SANSÃO? Jz 13.1-25
1-
Seu nascimento Jz 13.1
2– Sua missão Jz 13.S
3– Seus feitos Jz 13.2
II- OS ERROS DE SANSÃO Jz 15.7- 16.4
1-
Uma visão distorcida Jz 15.7
2– Não andar em fidelidade Jz 16.1
3– Vencido por suas paixões Jz 16.4
III- O FINAL DE SANSÃO Jz 16.5-31
1
– lgnorou suas fraquezas Jz 16. 5
2– Quebrou o nazireado Jz 16.19
3– Fracassou como líder Jz 16.30
APLICAÇÃO PESSOAL

DEVOCIONAL DIÁRIO

SEGUNDA – Jz 13.3
TERÇA – Jz 13.8
QUARTA – Jz 13.24
QUINTA – Jz 14.2
SEXTA – Jz 14.12
SÁBADO – Jz 16.4
HINOS DA HARPA: 15 – 205

INTRODUÇÃO

Sansão é o último dos líderes escolhidos por Deus mencionado no livro de Juízes. Sua biografia situa-se entre as mais notáveis das Escrituras, especialmente por sua descomunal força física. Esse último ciclo, como de costume, se repete e o resultado é conhecido: Deus os entrega novamente nas mãos de um novo inimigo, neste caso, os filisteus, por 40 anos, a mais longa opressão. Respondendo ao clamor do povo de Israel, Deus fez nascer o libertador e juiz Sansão que julgou Israel vinte anos.

I- QUEM FOI SANSÃO (Jz 13.1-25)

1- Seu nascimento (Jz 13.1) Tendo os Filhos de Israel tornado a fazer o que era mau perante o Senhor, este os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos.

A frase “fizeram o que era mau aos olhos do Senhor” é muito frequente em juízes (2.11; 3.7,12; 4.1; 6.1; 10.6). Aqui aparece pela última vez. Misericordiosamente, Deus levanta um novo libertador. O Anjo do Senhor é enviado a Manoá, um homem da tribo de Dã, e a sua esposa. Não deve passar despercebido que Sansão é o único juiz escolhido antes de nascer; na verdade, antes de ser concebido.

A esposa de Manoá “era estéril, nunca lhe dera filhos” (v.2). “Porém”, diz o anjo do Senhor, “[…] conceberás e darás à luz um filho” (v.3). As mulheres estéreis viviam debaixo de sombras e vergonha, mas a misericórdia divina chegou naquela casa e uma criança, cujo nascimento era impossível, chegará e será um nazireu.

O voto nazireu a que o anjo se refere é encontrado em Números 6.1-21 e continha três normas básicas.
1) O nazireu não podia cortar o cabelo enquanto o voto durasse;
2) Não podia beber nenhum produto da videira, alcoólico ou não;
3) e não podia tocar em nenhum cadáver.

O nazireu deveria ser alguém especialmente consagrado para uma vida santa e cons­tante na presença de Deus. lsso mostra que Sansão teve um começo brilhante (seu nome, inclusive, significa “pequeno sol”), mas nem sempre um bom começo é garantia de um bom fim.

2- Sua missão (Jz 13.5) Porque eis que tu conceberás e darás à luz um filho sobre cuja cabeça não passará navalha; porquanto o menino será nazireu consagrado a Deus desde o ventre de sua mão; e ele começara a livrar a Israel do poder dos filisteus.

A missão de Sansão, como dos demais juízes, era libertar o povo de Deus de mais uma opressão. No caso de Sansão era a opressão dos filisteus, uma das mais cruéis e a mais longa de todas (durou 40 anos). Mas a libertação política e militar não era a única tarefa dos juízes. Resumidamente, o juiz era um líder guerreiro em ocasiões de guerra e um governante em épocas de paz.

Como juiz que era, Sansão tinha também como missão governar e garantir que Israel não sucumbisse diante da tentação constante de adotar os ritos de fertilidade e adoração dos ídolos de seus vizinhos cananeus. Ele consegue derrotar os filisteus em circunstâncias lamentáveis e à custa da própria vida, mas seu exemplo negativo e suas paixões mundanas o desqualificaram para governar a nação.

Uma coisa a acrescentar é refletir e sabermos que certas atitudes e atos podem nos desqualificar para maiores missões. Davi viveu isso. Foi um grande homem de Deus, mas seus feitos o impediram de construir o templo. Essa missão seria confiada a seu filho, Salomão (2 Cr 28.3).

3- Seus feitos (Jz 13.25) E o Espírito do Senhor passou a incitá-Lo em Maané-Dã, entre Zorá e Estaol..

Nada sabemos sobre a constituição física de Sansão, se era ele um homem musculoso como geralmente retratamos nas histórias infantis. Talvez fosse. Mas o ponto principal é compreendermos que a fonte da sua força não eram seus músculos, mas o poder do Espírito Santo. Seus feitos espetaculares são registrados com detalhes:

a) matar um leão só com as mãos (14.5-6);
b) derrotar sozinho trinta filisteus (14.19);
c) capturar e amarrar trezentas raposas colocando tochas em suas caudas (15.3-5);
d) romper suas cadeias (15.14; 16.9,12 e 14);
e) matar mil homens com a queixada de um jumento (15.15);
f) carregar a porta da cidade filisteia de Gaza (16.3);
g) derrubar um edifício filisteu, matando os presentes.
Lendo Juízes 16.24 temos a impressão que ele realizou muitos outros feitos além desses citados.

II- OS ERROS DE SANSÃO (Jz 15.7- 16.4)

Devemos lembrar que a Bíblia não é uma coletânea das pessoas mais virtuosas que andaram sobre a terra. É a história dos pecadores sendo redimidos e transformados pelo Senhor.

1- Uma visão distorcida (Jz 15.7) Disse-lhes Sansão: Se assim procedeis, não desistirei enquanto não me vingar.

Sansão parece ter tido uma visão muito distorcida do propósito de Deus para ele. Em vez de lutar as batalhas de Deus, ele só consegue lutar suas próprias lutas. Ele luta apenas por si mesmo, sendo consumido por um projeto de vingança pessoal (15.11). Do começo ao fim da sua vida, as suas lutas são vinganças e acertos pessoais. Comparemos, por exemplo, com a atitude de Davi diante de Golias, o campeão filisteu.

Não havia nada de pessoal. Davi lutou pela honra do nome de Deus e por perceber que Deus era o dono daquela batalha. Sansão, por outro lado, é um homem cheio de amarguras e ressentimentos (14.19; 15.3,7). A lição que devemos aprender é que aquilo que recebemos de Deus é para ser usado em Sua obra e para glória do Seu nome e não para nossa projeção ou enriquecimento pessoal (1 Co 12.7).

Os dons não são nossos e quem os tem é servo dos demais. Muitos, infelizmente, fracassam aqui. Essa é a razão de igrejas divididas e maus testemunhos resultantes de projetos de poder por gente que, tendo recebido algo de Deus, esqueceu o propósito pelo qual foi chamada.

2- Não andar em fidelidade (Jz 16.1) Sansão foi a Gaza, e viu ali uma prostituta, e coabitou com ela.

A vida de Sansão era uma mistura de altos e baixos. Indiscutivelmente, ele foi um homem de fé. Inclusive é assim que ele é mencio­nado na galeria de Hebreus, capítulo onze. Mas ele tinha enorme dificuldade de andar em fidelidade. São coisas diferentes. Geralmente exaltamos e enaltecemos a fidelidade de Deus em nosso favor, mas e nos? Temos sido fiéis? Temos andado em fidelidade?

Um dos aspectos do fruto do Espírito em nossa vida é exatamente esse: fidelidade (GI 5.22). O Espírito Santo produz fidelidade, firmeza e lealdade a Cristo. Sem isso nossa vida se assemelha­ a de Sansão, uma gangorra espiritual. Não encontramos na vida dele nenhum crescimento em santidade, a despeito de tanto “poder’ Temos sido constantes e fiéis?

3- Vencido por suas paixões (Jz 16.4) Depois disso ele se afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque, cujo nome era Dalila.

Sansão, embora consagrado a Deus é cheio de força física, vivia rendido às suas paixões. Sua vida é uma estranha combinação de impulsividade egoísta, ressenti­mento e desvio moral. Na verdade, Sansão é um líder que reflete a verdadeira condição espiritual de Israel. Ele não é diferente dos de­mais da sua nação. Ele frequentou prostíbulos (14.1) e depois casou­-se com uma adoradora de ídolos.

Dentre tantas candidatas, Sansão casa-se com uma filisteia. O texto de Êxodo 34.15 e 16 mandava que Israel não fizesse aliança “com os moradores da terra” (ou seja, com aqueles que não conhecem o Senhor) nem tomasse “mulheres das suas filhas para os teus filhos”. Por que? Porque isso levaria o povo a se afastar do Senhor. O cerne da interdição divina nunca foi de matriz xenofóbica (coibir a miscigenação racial), mas religiosa (afastar Israel da adoração a outros deuses).

Lamentavelmente há aqueles que, como Sansão, vivem dominados por paixões e desejos carnais. Sua fé não os conduz ao triunfo. Não percebem, mas caminham para o matadouro, conforme Provérbios 7.6-23.

III- O FINAL DE SANSÃO (Jz 16.5-31)

1- Ignorou suas fraquezas (Jz 16.5) Então, os príncipes dos filisteus subiram a ela e lhe disseram: Per­suade-a e veem que consiste a sua grande força e com que poderíamos dominá-lo e amarrá-lo, para assim o subjugarmos; e te daremos cada um mil e cem siclos de prata.

Sansão, como já vimos, possuía dons e habilidades extraordinárias, mas faltava-lhe um caráter a altu­ra de alguém cheio do Espírito. Caráter é algo forjado com o tempo e com oração diante de Deus. Algo curioso e exatamente como a vida de oração deste homem era medíocre. Ele não se destacou nessa área. Só aparece orando em duas ocasiões: uma delas pedindo água (15.18) e outra pedindo forças para derrubar as colunas (16.28).

Todos temos fraquezas e preci­samos revesti-las de vigilância Essa é a razão porque entre os alcoólicos anônimos existe uma máxima que diz que “uma bebida e demais é vinte não satisfazem”: Sansão foi um homem que brincou com o perigo e este o alcançou e o derrotou. Warren Wiersbe diz que Sansão era corajoso diante de outros homens, mas não resistia aos encantos femininos e contava todos os seus segre­dos. Essa fraqueza o destruiu.

2- Quebrou o nazireado (Jz 16.19) Então, Dalila fez dormir Sansão nos Joelhos dela e, tendo chamado um homem, mandou rapar-lhe as sete tranças da cabeça; passou ela a subjugá-lo; e retirou-se dele a sua força.

Nenhuma queda ocorreu repentinamente. A perda do nazirea­do de Sansão foi se dando gradativa­mente. O cabelo cortado foi o último passo. Só podia cortar o cabelo em caso de contaminação (Nm 6.9-11) ou ao fim de seu voto, quando o fazia por tempo determinado (Nm 6.18). O cabelo só podia ser oferecido a Deus. No caso de Sansão, o seu voto era por toda a vida e não apenas por um determinado período. Seu nazi­reado era superior e foi quebrado nas mãos de uma prostituta.

Aquilo que só poderia ser queimado no altar do Senhor, provavelmente foi parar no lixo. É possível jogar no lixo algo sa­grado. Muitos fazem isso quando não se valorizam e são levianos com seu chamado, acomodando-se e sendo assimilados pelo espírito do mundo.

3- Fracassou como líder (Jz 16.30) E disse: Morra eu com os filisteus. E inclinou-se com força, e a casa caiu sobre os príncipes e sobre todo o povo que nela estava; e foram mais os que matou na sua morte do que os que mataram na sua vida.

O juiz, além de libertador, também era um líder. Mas Sansão se tornou um herói solitário e não um líder autêntico. Estorvado e embaraçado por suas próprias paixões e vinganças pessoais, ele em nenhum momento conseguiu reunir um exército para combater os filisteus. Sansão não Lidera o povo para a vontade e o querer de Deus. Ele perde o foco e não tem seguidores. Não tem ninguém ao seu lado.

Ninguém quer seguir um líder que só pensa em si mesmo. Gente amarga vai ficando sozinha pelo caminho, pois ninguém inspira. A única vez que Sansão con­segue reunir um exército foi para prendê-lo (Jz 15.11). Há uma ocasião em que ele mata 1.000 ho­mens e os demais ficam só olhando (Jz 15.15). Líderes autênticos servem e respeitam seus liderados, não os usam.

Quantas pessoas que receberam maravilhosos dons começaram bem e hoje, infelizmente, pensam e servem apenas a si mesmos. Considerando-se que o nome de Sansão significa “enso­larado” ou “pequeno Sol” é uma ironia esse juiz terminar seus dias na escuridão, cegado pelo inimigo que foi chamado para derrotar.

APLICAÇÃO PESSOAL

Nossas motivações e ações importam para Deus mais do que votos e ritos vazios. Permaneçamos firmes e vigilantes, nada fazendo por vanglória, sabendo que o trabalho que realizamos para Deus nunca é em vão.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

RESPONDA

Identifique a resposta apropriada a cada questão e relacione-a abaixo no parêntese correspondente.

1) Não podia tocar em cadáver.
2) Significava “pequeno sol”.
3) O Espírito Santo e não o cabelo.

(2) O nome de Sansão
(3) A verdadeira fonte da força de Sansão
(1) O Nazireu

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BIBLIA ONLINE

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada| 1° Trimestre De 2023 | Tema: JUÍZES E RUTE – Historias do Passado; Alerta para o Presente | Escola Biblica Dominical | Lição 07: Juízes 13 a 16 – Sansão, o Juiz de Israel