Lição 07: Noé e o Recomeço da Vida | 1° Trimestre de 2023 | EBD ADOLESCENTES

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 07: Noé e o Recomeço da Vida

LEITURA BÍBLICA

Gênesis 6.13-22; 8.15-22

A MENSAGEM

“Mas o Senhor Deus aprovava o que Noé fazia.” Gênesis 6.8

Devocional

Segunda » Dt 32.4
Terça » Sl 51.17
Quarta » Is 54.9
Quinta » 1 Pe 3.20
Sexta » Hb 11.7
Sábado » Mt 24.37-39

Objetivos

APRESENTAR A narrativa da vida de Noé, sua família e missão;
EXPLICAR o dilúvio;
DESTACAR a aliança de Deus com toda a humanidade.

Ei Professor!

A adolescência é uma fase de constantes descobertas e transformações. Por isso, ela é tão fundamental no processo de formação do indivíduo. No campo da fé, o adolescente pode viver algumas oscilações, assim como em outras áreas. Por isso, você, professor de Escola Dominical, deve estar sempre pronto a ser um mentor e conselheiro para os alunos. Eles precisam de orientação para se fortalecerem.

Em sua vida pessoal, professor, pode também haver momentos de eventual dificuldades e provações. Saiba, porém, que o Deus de Noé, o nosso Deus, sempre está pronto a lhe ajudar. Sempre que for necessário busque se fortalecer no Senhor para perseverar na fé e no seu ministério.

Ponto de Partida

Para esta aula, leia atentamente os capítulos 7 e 8 de Gênesis. Faça anotações e compreenda bem a cronologia do dilúvio. Esse entendimento é essencial para a ministração da presente lição. Para concluir a lição, enfatize que Deus está sempre disposto a dar uma chance de recomeço ao homem, desde que haja quebrantamento.

Assim, ímpios, desviados e os fracos na fé tem no amoroso Criador a possibilidade de uma vida de santidade, mediante arrependimento e confissão de pecados. Ore com os alunos, a fim de que eles sejam fortalecidos pelo Senhor. Se houver alguém presente na aula que, porventura, perdeu as forças na caminhada, faça o apelo e convide essa pessoa para um recomeço com Deus.

Vamos Descobrir

Imagine Deus olhar para terra e encontrar apenas um homem que lhe agracie. Isto é o que aconteceu nos dias de Noé e sua família. O pecado dominava a terra de forma tão intensa, que somente esse justo buscava andar de forma reta diante do Criador. Foi nesse contexto que Deus decidiu extinguir a raça humana para em seguida fazer um novo povo. Noé viveu experiências que nunca pensou serem possíveis: receber de Deus a missão de construir a arca para salvação da espécie humana e muitos animais, vivenciar o terror do dilúvio sobre a terra e depois ser parte de uma aliança com Deus.

Hora de Aprender
I- QUEM FOI NOÉ

1- Noé e sua família. Noé era descendente de Sete, filho de Adão (Gn 5.7). Noé era filho de Lameque e neto de Matusalém (Gn 5.25,28), o homem com maior idade registrada na Bíblia (Gn 5.21). Além disso, era bisneto de Enoque, o homem que andou com Deus e foi arrebatado (Gn 5.24). Quando Noé nasceu, seu pai profetizou:”[…] este menino vai trazer descanso para nós” (Gn 5.29). Noé era casado e pai de três filhos, Sem, Cam e Jafé (Gn 5.32). Ele era um homem justo e obediente a Deus (Gn 6.9). Noé é um dos heróis da fé, pois temeu a Deus e creu quando ouviu sua voz (Hb 11.7).

2- Os contemporâneos de Noé. Os homens se multiplicaram e foram se espalhando pela face da terra (Gn 6.1). Os descendentes de Adão deveriam contar a história do Éden uns aos outros para prevenir o homem de cometer novos pecados diante de Deus. Porém, “[…] o Senhor viu que as pessoas eram muito más e que sempre estavam pensando em fazer coisas erradas” (Gn 6.5). A triste conclusão é que houve a multiplicação do mal, e não da retidão e da gratidão.

3- A insatisfação de Deus com os homens. O Criador ficou muito “triste e com o coração tão pesado” (Gn 6.6) que decidiu extinguir toda a raça humana (Gn 6.7,12). Deus é sempre justo e não comete erros (Dt 32.4). A decisão em tomar medida tão dura contra os contemporâneos de Noé foi porque a medida do pecado deles atingiu um nível muito alto. Se houvesse pessoas com um coração voltado para Deus, com arrependimento e súplicas, não haveria necessidade de um juízo tão duro. Apenas Noé e sua família faziam o que agradava a Deus (Gn 6.9-12).

I- AUXÍLIO DIDÁTICO

“Maldade e violência – Essas palavras são usadas para caracterizar os pecados que causaram o dilúvio de Gênesis. Maldade é rasah, atos criminosos que violam os direitos dos outros e tiram proveito do sofrimento deles. Violência é hamas, atos deliberadamente destrutivos que visam prejudicar outras pessoas. Quando qualquer sociedade é marcada por situações frequentes de maldade e violência corre o risco de receber o Juízo de Deus. Noé. Noé deve ser honrado por sua constante fidelidade.

Ele trabalhou 120 anos na construção da arca numa planície sem água (cf. Gn 6.3). Ele deve ter sofrido zombaria sem piedade dos seus vizinhos; nenhum dos quais respondeu às suas advertências acerca do juízo divino. Contudo, Noé não deixou de confiar em Deus. Manteve uma postura obediente. Percebemos a qualidade de nossa fé quando passamos por provações” (RlCHARDS, Lawrence O. Guia do Leitor da Bíblia: uma análise de Gênesis a Apocalipse capítulo por capítulo. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 29).

II- DEUS MANDA 0 DILÚVIO

1- O anúncio das muitas águas. Deus aprovava a conduta de Noé entre seus contemporâneos. O filho de Lameque estava sempre em comunhão com Deus (Gn 6.10). Em certa ocasião, o Criador se apresentou a Noé e anunciou seu plano de destruir toda a raça humana (Gn 6.13). O Senhor estava decidido e sua determinação não poderia ser impedida.

2- Instruções para a arca. Para preservar os homens e os animais na face da terra, Deus orientou Noé iniciar um grande projeto de engenharia naval O justo homem deveria construir uma grande arca de madeira, para que nela sua família e muitos animais fossem abrigados e não morressem afogados (Gn 6.14) A arca tinha dimensões muito grandes: 133 metros de comprimento, 22 metros de largura e 13 de altura. Por dentro, a arca tinha compartimentos divididos em três andares, portas, além de ter todas as brechas tapadas com piche (Gn 6.14-16).

3- O dilúvio sobre a terra. Chegado o tempo, no grande barco entraram Noé, sua esposa, seus filhos e as noras do patriarca (Gn 7.7,11-13). E com eles, todos os animais que Deus determinou que também entrassem na embarcação (Gn 7.8,9,14-16). O Senhor Lacrou a porta da arca (Gn 7.16). Dos céus e das grandes fontes jorraram águas em abundância por 40 dias e 40 noites (Gn 7.10-12). No Éden, o pecado causou a expulsão do homem, abriu portas para a morte e provocou a maldição da terra. Sob o dilúvio, uma vez mais, a humanidade sofreu por causa das iniquidades. Tudo que tinha fôlego, homens, aves e animais terrestres, mas que estavam fora da arca, morreu (Gn 7.21-23).

II- AUXÍLIO TEOLÓGICO

“O dilúvio de Noé, ou Inundação, foi um golpe único, o maior já desferido por um Deus santo contra esta terra e seus habitantes. Foi provocado pela apostasia e corrupção universal do homem, de quem está escrito: ‘Toda imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente’ (Gn 6.5). Mais espaço é dedicado à descrição desta catástrofe aquosa universal nos primeiros capítulos de Gênesis, do que à criação e à queda do homem.

O termo técnico para ‘dilúvio’ usado em Gênesis 6-11 (e no Sl 29.10) é mabbul, que é traduzido como katalismos na LXX [Septuaginta], e a mesma palavra grega é usada em várias referências no NT ao Dilúvio (Mt 24.38,39; L 17.27; 2 Pe 2.5). Também há referências ao dilúvio em Salmos 104.6-9; Isaías 54.9; Hebreus 11.7; 1 Pe 3.20; 2 Pe 3.3-7; e possivelmente em Já 12.15 […]. As Fontes das Águas do Dilúvio: Em Gênesis 7.11, somos informados de que, no mesmo dia em que o Dilúvio começou, ‘romperam-se todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus abriram-se’.

A partir disso podemos presumir, em primeiro lugar, que um grande sub levantamento suboceânico fez com que os mares passassem dos limites das costas continentais e terras baixas. Segundo, todo o vapor antediluviano e invisível do céu, que havia ficado suspenso na atmosfera superior desde o segundo dia da criação (Gn 1.6-8), caiu sobre a terra” (PFEIFFER, Charles F; VOS, Howard F.; REA, John. Dicionário Bíblico Wydiffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2019, pp. 559,561).

III – A ALIANÇA DE DEUS COM NOÉ E TODA CRIAÇÃO

1- O fim do dilúvio. As águas do dilúvio subiram, levantaram a arca que ficou boiando sobre a terra (Gn 7.17,18). Passados 150 dias do dilúvio, as águas começaram a baixar, quando Deus mandou um vento soprar sobre a terra (Gn 7.24; 8.1). Noé, para verificar as condições da terra, da janela da arca soltou um corvo, que foi e voltou, sem encontrar terra seca (Gn 8.7).

E, depois, soltou também uma pomba (Gn 8.8,9); depois de sete dias, soltou novamente a pomba, que dessa vez levou ao patriarca uma folha de oliveira (Gn 8.10,11), por fim, em mais sete dias tornou a soltar a ave, que não mais retornou para a arca (Gn 8.12). Passado cerca de 1 ano, desde o início do dilúvio, a terra estava bem seca (Gn 7.11; 8.13,14).

2- Noé sai da arca. Sob orientação divina, Noé, sua mulher, seus filhos e noras saíram da arca, juntamente com todos os animais (Gn 8.16-19). A única família do mundo contemplava a nova terra, sem outros seres humanos. Os animais existentes eram somente os que saíram da arca. Nesse novo cenário, a primeira coisa que Noé fez foi construir um altar para adorar a Deus (Gn 8.20). Homens e mulheres que temem a Deus estão sempre preocupados em buscar ao Senhor em oração e súplicas, independente das circunstâncias.

3- O pacto de Deus com a criação. O cheiro do sacrifício de Noé chegou até o Senhor, que se agradou daquela adoração. Deus, então, fez uma promessa para toda humanidade: Nunca mais vou amaldiçoar a terra por causa da raça humana […]. Também nunca mais destruirei todos os seres vivos, como fiz desta vez. Enquanto o mundo existir, sempre haverá semeadura e colheita, frio e calor, verão e inverno, dia e noite” (Gn 8.21,22).

Então, Deus abençoou Noé e sua família, para que se multiplicassem e se espalhassem sobre a terra e para dominarem sobre os animais (Gn 9.1-3). Esta benção era semelhante àquela dada a Adão e Eva (Gn 1.28). Para firmar sua aliança, o Criador colocou no céu o arco-íris (Gn 9.11-13). Ele é a lembrança de que Deus prometeu e vai cumprir o que foi dito, é sinal de que o Criador tem um compromisso com toda a criação. Em Noé, Deus marcou o recomeço da vida para toda a criação.

III- AUXÍLIO DIDÁTICO

“Sacrifício e Promessa (Gn 8.20- 22). Saindo da arca, Noé dirigiu seus pensamentos e ações primeiramente a Deus. Sacrificou no altar (v.20) animais e pássaros Limpos, dos quais havia número em excesso (Gn 7.2,8,9), e Deus respondeu. Aqui, a frase cheirou o suave cheiro (Gn 8.21) não indica que Deus estava sofregamente faminto, mas que estava ciente do ato de Noé e o aprovava. Deus toma a resolução interior de não usar um dilúvio outra vez como meio de punição.

As razões para tal punição ainda permaneciam, porque a imaginação do coração do homem é má desde a sua meninice (v.21), mas a misericórdia de Deus impediria um dilúvio como punição. Isto não significa que não haveria mais punições. Enquanto o pecado persistir entre os homens, a punição virá, embora por outros meios. Como sinal da sua decisão, Deus estabeleceu uma regularidade de sequências naturais que encorajaram o homem a ter esperança no futuro.

O concerto de Deus com Noé (Gn 9.1-17). Rememorativo de Gn 1.28,29, abençoou Deus a Noé e a seus filhos (Gn 9.1), os quais receberam uma ordem de povoar a terra. Eles tinham de dominar sobre todas as outras criaturas da terra” (LANGSTON, George H. In Comentário Bíblico BEACON. VOL 1. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 51).

CONCLUSÃO

O dilúvio foi a resposta de Deus diante do aumento generalizado do pecado sobre a face da terra. No entanto, Deus não exterminou a raça humana em sua totalidade. Preservou a humanidade, através de Noé e sua família. Mais uma vez Deus demonstrou misericórdia com sua criação.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

VAMOS PRATICAR

1- Marque (V) para Verdadeiro e (F) para Falso:
(V) Noé era descendente de Sete, filho de Adão.
(F) Noé era casado e pai de dois filhos.
(V) A arca media 133 metros de comprimento, 22 metros de largura e 13 metros de altura.
(V) O dilúvio durou 40 dias e 40 noites.
(F) Deus prometeu enviar outro dilúvio.

2- Quantas pessoas entraram na Arca? Oito pessoas.
3- Em média, quanto tempo Noé, sua família e os animais passaram dentro da arca? Há cerca de 1 ano.
4- Qual sinal Deus estabeleceu no céu como símbolo de sua aliança? O Criador colocou no céu o arco-íris.

Pense Nisso

O Senhor continua detestando o mal. O nível de maldade dos homens parece não diminuir. Mas, nós, cristãos, somos diferentes. Estamos neste mundo para fazer a luz de Cristo brilhar. Assim, como Noé deu bom testemunho em sua geração, nós devemos agir como verdadeiros filhos de Deus, vivendo em santidade e nos distanciando do pecado.

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

BÍBLIA ONLINE

SUBSÍDIOS EBD – CPAD

ESBOÇO DE PREGAÇÃO

EBD Adolescentes | 1° Trimestre De 2023 | Tema: Como Viver no mundo à Luz da Bíblia | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 07: Noé e o Recomeço da Vida