Outros tipos de Famílias | EBD 2° Trim. 2020

Lição 12: Outros tipos de Famílias EBD | 2° Trimestre De 2020 – A Família Cristã CPAD Adolescentes

ESTUDANDO A BÍBLIA

Caro professor, por vezes, as circunstâncias da vida levam ao surgimento de outras formas de família. Seja a perda do pai ou da mãe, ou às vezes ambos, ou o processo de separação, já estudado por nós em lição anterior, acabam gerando novos arranjos familiares diferentes do formato criado por Deus. As vezes essa nova formação pode se dá como no exemplo de Timóteo, onde o pai não era cristão, mas sua mãe e avó eram. Naturalmente, no caso de Timóteo, houve uma polaridade dentro da família, uma lacuna, embora a mãe e a avó tenham dado conta da criação de Timóteo.

Professor, o ponto central a ser desenvolvido nesta lição é que, independente da circunstância e do formato da família, Deus poderá transformar e usá-la de maneira profunda na vida dos seus membros. Assim como no caso de Timóteo, o Senhor pode nos abençoar! Boa aula!

Por vários motivos, ao nosso redor, ou em nossa própria casa, há uma pluralidade familiar na sociedade. A Bíblia Sagrada também descreve tipos diferentes de família. Por exemplo, a família de Timóteo é bem peculiar para aquele contexto religioso em que a Igreja nasceu. A luz dessa narrativa bíblica, podemos entender que Deus pode abençoar todo tipo de família e fazer dela um lugar de amor, respeito e aprendizado mútuo.

Objetivos

Explicar sobre os diversos tipos de família;

Mostrar a importância da família para a nossa fé;

Afirmar que Deus ama a família

TEXTO BÍBLICO

2 Timóteo 1.3-7

Destaque

“Lembro da sua fé sincera, a mesma fé que a sua avó Lóide e Eunice, a sua mãe, tinham. E tenho certeza de que é a mesma fé que você tem” (2 Tm 1.5).       

LEITURA DEVOCIONAL

Segunda – At 9.36-43

Terça – 1 Rs 17.8-24

Quarta – Lc 7.11-17

Quinta – Jo 7.1-9

Sexta – Mt 24.36-44

Sábado – Jo 4.31-42

Domingo – Gl 3.1-14

MATERIAL DIDÁTICO

Barbante, folhas de papel, cola branca e fotos de pessoas.

QUEBRANDO A ROTINA

Leve várias fotos de pessoas para a classe e peça a cada aluno que monte uma família, colando as fotos em uma folha de ofício. Cada um deve escolher o modelo que desejar. Quando todos houverem terminado, faça um varal para expor as famílias criadas pela classe. Utilize o momento para fazer menção dos diversos tipos de famílias e finaliza afirmando que todas elas são de’ grande importância para’ Deus e podem ser canal de benção do Senhor para muitas vidas.

Uma Família Diferente

Quando lemos a Segunda carta a Timóteo, constatamos que o jovem era temente a Deus, tinha uma fé demonstrada pela Escritura e confirmada pelo apóstolo Paulo. Entretanto, sua família era um pouco diferente da tradicional. O jovem Timóteo havia sido criado pela sua avó Lóide, e por Eunice, sua mãe. Não há menção do seu pai. Isso não impediu de que ele desenvolvesse um caráter digno e agradável a Deus. Vemos no jovem Timóteo uma poderosa convicção e disponibilidade para fazer toda boa obra. Não por acaso, Timóteo foi confirmado como pastor e uma pessoa de confiança do apóstolo Paulo, digno de elogio pelo seu caráter e firmeza na fé (2Tm 1.6-12).

Algumas circunstâncias da vida, que fogem ao nosso controle, podem levar a uma alteração no modelo de família que não aquele criado por Deus. Assim, a família recebe uma nova configuração. Por isso, devemos nos lembrar que não vivemos num mundo perfeito, mas distorcido e contaminado pelo pecado.

Mas o que importa é que a família seja colocada sob o padrão de Deus, e assim, mesmo havendo alguma modificação por motivo de força maior, a família será sempre para a glória de Deus.

AUXÍLIO DIDÁTICO

Professor, as circunstâncias da vida levam os adolescentes a se encontrarem situações das mais diversas, muitas vezes, contra a própria vontade. A perda de um pai ou de uma mãe, uma mudança inesperada no contexto familiar, uma adoção, ou seja, tudo isso pode transformar a estrutura da família.

Portanto, prezado professor, é importante pontuar que a possível nova formação familiar não deve ser considerada por esse adolescente um impedimento da manifestação de Deus em sua vida. Pelo contrário, a história da vido de Timóteo nos revela que, embora o seu pai não fosse um cristão, ele o honrou e o amou; e o Senhor nosso Deus abençoou a Timóteo em todo o seu ministério.

Padrão não saudável de existência familiar

Ainda falando sobre famílias diferentes, é importante ficarmos atentos, pois algumas formações familiares, a despeito das culturas e das liberdades individuais, não são saudáveis: como o “casamento homossexual”, a poligamia etc.

O mundo quer que aceitemos como normal aquilo que não é natural e que não condiz com a estrutura familiar projetada por Deus. Ele busca introduzir em nossa sociedade, de maneira arbitrária e manipuladora, outros tipos de família, pleiteando que aceitemos tais arranjos. O mundo rejeita a formação familiar projetada por Deus, querendo criar novos modelos conforme o seu desejo. Como podemos ver na Bíblia: “E, como não querem saber do verdadeiro conhecimento a respeito de Deus, ele entregou os seres humanos aos seus maus pensamentos, de modo que eles fazem o que não devem” (Rm 1.28).

Portanto, seja um adolescente firmado na Palavra de Deus, não importando como seja a sua família, busque sempre a vontade de Deus para formar a sua família sob a orientação do Altíssimo, registrada nas Sagradas Escrituras.

Um lugar para aprender da Fé

Na vida de Timóteo, a família tem um lugar muito importante para o aprendizado e a vivência da fé. O jovem pastor foi educado pela sua avó, Lóide, e Eunice, a sua mãe. Estas lhe instruíram no caminho de Deus. Como foi que você ouviu falar da mensagem de Deus? Foi em sua família? Saiba que assim como Timóteo ouviu falar de Deus em sua casa, você também pode ser aquele instrumento que Deus usará em sua família.

Existem diferentes maneiras de cultivar a fé dentro da sua família: seja através do culto doméstico; ou através do simples compartilhamento de um problema e, juntos, buscarem a solução em oração; ou a partir de um planejamento de estudo diário da Bíblia; ou por intermédio de leituras de livros que nos tragam experiências para fortalecer a nossa vida espiritual; ou mesmo numa conversa em que são partilhadas experiências de vida e de fé por nossos pais e avós.

Ao ensinarem seus discípulos, Jesus passou a viver com eles diariamente. Cada momento do dia era uma oportunidade de passar uma instrução importante para as suas vidas. Essas instruções se davam durante a refeição, ou na viagem de uma cidade para outra, ou até mesmo ao beber água à beira de um poço. Isso nos ensina que a vivência diária é uma eficiente maneira de formar discípulos. Que aprendamos a Palavra e fortifiquemos a nossa fé no dia a dia de nossa família!

AUXÍLIO PEDAGÓGICO

Comece a evangelizar seus filhos a partir do seu próprio testemunho dentro de casa. De nada adianta denominar-se evangélico ou ser cristão na igreja, e em casa ou na rua não dar exemplo de vida cristã. E através do tratamento que damos ao nosso cônjuge e do modo como nos relacionamos com os nossos próprios filhos que lhes mostramos Jesus. Os pais precisam ter uma vida dedicada à prática do amor e da verdade, e antes de tudo amarem a Deus guardando os seus mandamentos. Só então poderão f alar a seus filhos com propriedade sobre a Lei de Deus.

Uma forma de conhecer o caráter de Deus é lendo a Bíblia. Quando pequenos os filhos precisam aprender a reverenciar o livro sagrado e entender que a Bíblia é a Palavra de Deus. Devemos ensinar aos nossos filhos a acreditar na Bíblia como verdade infalível e útil para todas as situações. Afinal, ela é um manual de vida, uma bússola que dirige os passos e instrui. Deve ser o primeiro presente dos nossos filhos (CRUZ, Elaine. Amor e Disciplina para Criar Filhos Felizes. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, pp.277,78).

Deus ama a Família

Embora as influências que modificam a nossa família, às vezes, sejam maiores do que nós, o Reino de Deus é muito maior do que essas influências e, por isso, somos impulsionados a viver sob a perspectiva dele para a glória de Deus (Mt 5.1-16). Entretanto, ainda que o Reino de Deus não esteja plenamente manifestado no mundo, cabe a nós, os filhos desse reino, vivermos no mundo com os olhos voltados para a esperança da plenitude do Reino de Deus, onde um dia Ele enxugará dos nossos olhos toda a lágrima (Ap 21.4).

A exemplo de Timóteo, não reclame da sua família, como ela é, como está formada; mas somente agradeça a Deus por ela, seja obediente e ouça os ensinamentos do seu pai, da sua mãe, dos seus avós etc. Seja sábio e experimente o amor de Deus dentro da sua família, pois não há maior valor do que o de viver em família.

AUXÍLIO DIDÁTICO

Professor, ao final desta aula, uma das verdades que mais devem ser enfatizadas é a de que Deus ama a família. Ele a criou para que ela fosse uma rocha construtiva da sociedade humana. Embora o pecado tenha desfigurado a família, o Senhor nos deu em Cristo a oportunidade de sermos restaurados e transformados pelo Espírito. A família reflete o amor de Deus e a sua misericórdia. Tudo isso está refletido na deliberação de Deus em se relacionar conosco. Outro ponto interessante que demonstra o amor de Deus pela família é a promessa lançada sobre Abraão e sua descendência. Ou seja, o Altíssimo usa uma família para alcançar a todas as famílias do mundo, todos as eras.

Conclusão

Mesmo a despeito de toda dificuldade em nossa família, Deus a ama. Por isso, Be ajudará você a manter a harmonia, o amor e a comunhão em sua família. Abra escaco ocra Ele ser o centro da sua família; seja esta pequena ou grande, ou de outro tipo: Deus a ama!

Recapitulando

Algumas circunstâncias da vida, que fogem ao nosso controle, podem levar a uma alteração no modelo de família que não aquele criado por seus. Assim, a família recebe uma nova configuração. Por isso, devemos nos lembrar que não vivemos num mundo perfeito, mas distorcido e contaminado pelo pecado.

Mas o que importa é que a família seja colocada sob a padrão de Deus, e assim, mesmo havendo alguma modificação por motivo de força maior, a família será sempre para a glória de Deus.

Seja como for a configuração da sua família, sabia que Deus a ama e, por isso, você deve seguir o fio condutor da vontade de Deus para a sua vida.

Refletindo

1. Como seria o tipo de família que Deus ama?

R: Pessoal.

2. Você acha que a família é importante para a sua fé?

R: Pessoal.

3. Como a família pode te ajudar em sua caminhada de fé?

R: Pessoal.