Lição 13: A Revelação Sobre o Futuro  | 3° Trimestre de 2023 | EBD PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: DOUTRINAS BIBLICAS – Fundamentos da Verdades | Escola Biblica Dominical | Lição 13: A Revelação Sobre o Futuro

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

A Bíblia muito tem a dizer sobre o cumprimento do plano de Deus acerca de Seu povo. Deus haverá de restaurar todas as coisas; e a criação aguarda o desvendamento do programa redentor de Deus (At 3.21; Rm 8.18-25). Desde a queda do homem, a natureza e os seres humanos têm estado debaixo dos trágicos efeitos da maldição divina. A terra sofre com a baixa produtividade. O homem tem sofrido os efeitos das enfermidades e da decadência. Aguarda-se o cumprimento da bendita declaração: “Nunca mais haverá maldição” (Ap 22.3). Aproxima-se o tempo quando Deus cuidará da fonte originária de todos os problemas. Os ímpios, incluindo Satanás, serão julgados. Antes, porém, Jesus voltará para levar os justos para viverem com Ele. Essa é a bendita esperança do crente!

PALAVRAS – CHAVE: Reino • Dispensação • Juízo

OBJETIVOS

Discorrer sobre as evidências acerca do Milênio e o propósito do mesmo.
Explicar o propósito e o processo do Juízo Final.
Compreender sobre a culminação do plano divino com a Nova Criação.

PARA COMEÇAR A AULA

Nesta última lição, quando discutiremos o cumprimento de outras profecias da Bíblia, que incluem a consumação futura do programa redentor de Deus, convém revisar a lição anterior. Enquanto você estiver considerando questões concernentes ao fim, ore com seus alunos para que a esperança seja neles insuflada, levando-os a examinarem-se a si mesmos, purificando-se de qualquer coisa que possa impedi-los de estarem preparados para a volta do Senhor Jesus Cristo. Boa aula!

LEITURA COMPLEMENTAR

A Bíblia refere-se a uma era de justiça e paz, de retidão e abundância em conexão com a segunda vinda de nosso Senhor (ver Isaías 2.1-4; 65.20-2 2; Miquéias 4.1-5). Em Apocalipse 20.1-7, é dito que esse período de tempo será de mil anos. Obtemos o vocábulo milênio dos termos latinos mille (mil) e anum (ano), podendo serem entendidos simplesmente, como “mil anos”. Entre tanto, o reino a que nos referimos é chamado na Bíblia de diversas mane iras. Na oração do Pai Nosso, ele aparece como “o teu reino” (Mt 6.10), ao passo que em Lucas 19.11 é chamado de “o reino de Deus”.

Por sua vez, em Apocalipse 11.15 lemos a res peito do reino “de nosso Senhor e do seu Cristo”. E a passagem de Daniel 7.14 chama esse reino de·~ .. domínio eterno, que não passará, e o seu reino jamais será destruído”. ( … ) Ele mesmo estará governando o mundo em equidade e verdade. Como resultado disso, os homens darão ao Senhor a sua leal cooperação. Em Seu reino de bondade, nosso Senhor demonstrará que as necessidades dos homens foram satisfeitas, que a justiça realmente existe e que a paz e a harmonia são possíveis neste mundo.

Em segundo lugar, a era do reino é necessária para cumprimento das profecias bíblicas sobre o futuro. Deus prometeu a Davi que seus descendentes haveriam de governar para sempre (ver 2 Samuel 7.8-17; Salmos 89.3,4,19- 37; jeremias 33.14-26). Conforme já vimos, tem havido uma interrupção nesse governo e essas predições continuam esperando cumprimento. Na plenitude do tempo, jesus nasceu de Maria, da família de Davi; mas, até agora, Ele nunca reinou sobre o trono de Davi, em Israel.

Por conseguinte, essa profecia bíblica espera cumprimento, que, sem dúvida, sucederá no futuro. (Ver também Daniel 2.34,35,44,45 e Romanos 8.18-25, quanto a outras predições relacionadas àquela). Livro: »Doutrinas Fundamentais da Bíblia” (ICI, São Paulo, 2013, pág. 214, 215).

TEXTO ÁUREO

“Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça.” 2 Pe 3.13

VERDADE PRÁTICA

Toda a vontade Deus será cumprida, e Sua vitória será completa e definitiva.

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda – Ap 21.3-6 Viveremos num Reino de justiça e paz.
Terça – Ap 20.7 A Igreja reinará em corpo glorificado.
Quarta – Is 14.11-14 Israel será restaurado pelo Senhor.
Quinta-Ap 20.10 O triste destino de quem rejeita a Deus.
Sexta – 2Pe 3.13 Haverá um novo céu e uma nova terra.
Sábado -Ap 21.3 O Deus Eterno habitará na nova terra.
Hinos da Harpa: 304 – 509 – 488

LEITURA BÍBLICA

2 Pedro 3.11-14
11 Visto que todas essas coisas hão de ser assim desfeitas, deveis ser tais como os que vivem em santo procedimento e piedade,
12 esperando e apressando a vinda do Dia de Deus, por causa do qual os céus, incendiados, serão desfeitos, e os elementos abrasados se derreterão.
13 Nós, porém, segundo a sua promessa, esperamos novos céus e nova terra, nos quais habita justiça
14 Por essa razão, pois, amados, esperando estas coisas, empenhai-vos por serdes achados por ele em paz, sem mácula e irrepreensíveis.

A REVELAÇÃO SOBRE O FUTURO
INTRODUÇÃO
I- O MILÊNIO

1- Reino Milenial Ap 20.3-6
2- Propósitos Jr 33.14-16
3- Características Is 11.11-16
II- O JUÍZO FINAL
1- Lago de Fogo Ap 20.14
2- Julgamento de Satanás Ap 20.10
3- Trono Branco Ap 20.11-15
III- A NOVA CRIAÇÃO
1- Purificação 2 Pe 3. 7-12
2- Nova Jerusalém Ap 21.2
3- Reino Eterno Ap 22.3-5
APLICAÇÃO PESSOAL

INTRODUÇÃO

Deus revelou na Sua Palavra algumas partículas do futuro, ou dispensações eternas, que a mente humana finita não compreende totalmente. Vamos estudar o Reino Milenial de Cristo, o Juízo Final e os Novos Céus e Nova Terra. Sobre esses assuntos controversos existem muitas discussões teológicas.

I- O MILÊNIO

Na lição anterior, estudamos que a segunda vinda de Cristo em glória culminará com a implantação do Seu Reino Milenial na terra.

1- Reino Milenial. Será o reinado de Cristo na terra por um período de mil anos, uma era de justiça e paz, de retidão e abundância (Ap 20.3-6; Es 2.3). Um sonho profetizado por Deus (Is 65.20-22; Mq 4.1-5). A Igreja, em corpo glorificado, reinará com Cristo no Milênio, como reis e sacerdotes (Ap 20.7; 2.26-28; 5.9,10). Participarão desse reino o povo judeu e todas as nações que passarem pelo julgamento de Cristo, após a batalha do Armagedom (M t 25.31-45; Dn 7.14; Zc 14.16). Durante esse período de mil anos Satanás estará preso, para que não produza mais sofrimento (Ap 20.1-3).

2- Propósitos. O Estabelecimento deste reino tem alguns propósitos:
a) Restaurar a glória de Deus na ordem natural da terra. Sob o governo de Cristo, sem os efeitos da maldição divina e anulação de Satanás, os homens serão livres para observar o amor, a justiça e a sabedoria do Senhor. Como resultado disso, os homens darão ao Senhor a sua leal cooperação. Em Seu reino de bondade, nosso Senhor demonstrará que as necessidades dos homens foram satisfeitas, que a justiça realmente existe e que a paz e a harmonia são possíveis neste mundo.
b) Cumprir as profecias bíblicas sobre o futuro. Deus prometeu a Davi que seus descendentes haveriam de governar para sempre (2Sm 7.8-17; Jr 33.14-26).

3- Características. Numerosas referências bíblicas falam sobre as condições que existirão durante o reinado do Ungido de Deus:
a) Será um reino literal, neste mundo (Zc 14.9).
b) O solo produzirá alimentos em grande abundância. Não haverá mais escassez de alimentos e nem fome (ls 35.1; Mq 4.1-4).
c) Israel será restaurado como uma grande nação (Is 11.11-16).
d) A lei do Senhor será obedecida por todos os povos. Essa legislação, apesar de ser bondosa e gentil, também será firme (SI 2.9).
e) Teremos julgamentos perfeitos e perfeita justiça (Is 11.4).
f) Todo aquele que se recusar a obedecer será punido (ls 65.20; Zc 14.16-19).
g) A paz será uma das características fundamentais desse reino milenar (Is 11.6,7).
h) Os animais ferozes tornar-se-ão mansos e os animais mansos não viverão atemorizados (Is 11.6-9). Nesse tempo, o conhecimento de Deus tornar-se-á evidente por toda parte (Is 2.3; 11.9; Zc 5.20-23).

II- O JUÍZO FINAL

1- Lago de Fogo. A revelação divina é clara sobre o castigo eterno, ou morte eterna (separação de Deus), num lugar de dor e sofrimento inimaginável, o “Lago de Fogo”. Aqueles que morrem sem Deus, suas almas são levadas para o Inferno, ou Hades, para um estado intermediário de sofrimento, enquanto aguardam o Juízo Final (Mt 25.41; Lc 16.23). Mas, no julgamento final, no Trono Branco, o próprio Inferno será lançado no Lago de Fogo (Ap 20.14). Essa prisão cósmica eterna é um lugar de sofrimento eterno (Ap 20.10). Suas características são:
a) Consciência e remorso (Lc 16.19-31).
b) Inquietação e desespero (Lc 16.24).
c) Vergonha e desprezo (Dn 12.2).
d) Más companhias – conviver com Satanás, Anticristo e o Falso Profeta (Ap 21.8; 20.10).

2- Julgamento de Satanás. Terminado o Milênio, Satanás será solto de seu confinamento (Ap 20.7-10). Imediatamente, ele percorrerá a terra inteira, a fim de enganar os homens mais uma vez, encorajando-os à rebeldia contra o Senhor. Mesmo depois de experimentarem o Reino de Cristo, multidões da terra cerrarão fileiras em torno de Satanás, preparando-se para combater contra o povo do Senhor, na sua capital, Jerusalém. Essa rebelião será de escala mundial e irá crescer até o ponto em que Satanás lançará diretamente suas forças contra o acampamento do povo de Deus. Entretanto, Deus enviará juízo de fogo contra os rebeldes e eles serão consumidos. Satanás, seu chefe, será amarrado para sempre, confinado no Lago de Fogo.

3- Trono Branco. Após essa rebelião satânica final, chegará o tempo do Juízo Final. Toda a humanidade será convocada à presença da majestade de Deus. Os que morreram sem aceitar a salvação oferecida por Deus ressuscitarão para colocar-se diante do grande Trono Branco (Ap 20.11- 15). Aqueles que estiverem diante do Grande Trono Branco serão julgados e será verificado se seus nomes estão alistados no Livro da Vida. Baseado na perfeita e estrita justiça, cada incrédulo receberá a sentença do confinamento eterno no Lago do Fogo (Mt 8.12; 13.42). Dessa forma, portanto, Deus porá fim ao mal em Sua criação, banindo-o para sempre.

III- A NOVA CRIAÇÃO

Logo após o Juízo Final, Deus preparará a terra para as dispensações de comunhão eterna com Ele (2Pe 3.18).

1- Purificação pelo fogo. A terra passará por uma renovação, mudança e transformação, por meio das chamas (Is 65.17; 2 Pe 3.7,10-12; Ap 21.1). Todo o planeta será purificado para uma nova dimensão espiritual. Será terrível, visto que a atmosfera da terra é constituída de oxigênio e hidrogênio, altamente inflamáveis. Todas as obras humanas serão consumidas (2Pe 3.10; Hb 12.27). As pessoas serão protegidas por Deus (Is 51.16; Dn 3.25). Entretanto, após essa tremenda destruição, devemos esperar por “novos céus e nova terra, em que habita a justiça” (2 Pe 3.13).

2- Nova Jerusalém. A Cidade Santa, a Nova Jerusalém celestial, será colocada na nova terra (Ap 21.2). A cidade que o Senhor terá preparado desafia qualquer tentativa de descrição (1Co 2.9,10). Ela será linda, acima de tudo que já tenhamos contemplado (Ap 21.11-). Nesse tempo, a Igreja estará em estado glorioso, e continuará reinando com Cristo para sempre (Dn 7.18,28).

3- Reino Eterno. Deus estabelecerá Seu trono e Sua residência na Nova Jerusalém (Ap 22.3). O Deus Eterno e Seu Filho reinarão num reino perfeito:
a) Não existirá mais pecado ou maldição (Ap 22.3).
b) Os homens os servirão com alegria (Ap 22.3).
c) Haverá uma comunhão íntima (Ap 22.4-).
d) Identidade própria (Ap 22.4).
e) Iluminação perfeita em todo lugar (Ap 22.5). Na era vindoura da eternidade, nós, os que agora vemos apenas um indistinto reflexo da realidade das coisas, disporemos de toda a eternidade para desfrutar as maravilhas dessa nova criação divina (1Co 13.12). Certamente, agora nem passa pelo nosso entendimento (Ef 2.7). Mas nós entenderemos, na medida em que os planos de Deus forem se cumprindo.

APLICAÇÃO PESSOAL

Regozijemo-nos diante de todas essas revelações das dispensações futuras, pois estamos cada vez mais perto do dia de nossa redenção final. Nunca devemos nos olvidar de que a nova criação aguarda por nós, onde Jesus será o Rei! (Ap 22.7).

GOSTOU DO SITE? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

RESPONDA

Concernente ao Reino de Deus a ser implantado na terra, marque V para as sentenças Verdadeiras, e F para as Falsas:

1) (V) Será um reino literal.
2) (F) Não incluirá todos os povos que permanecerem vivos no mundo.
3) (F) Uma vez removidos efeitos da mak:lição, o solo produzirá alimentos em grande abundância, mas ainda haverá fome em alguns lugares.
4) (V) A lei do Senhor será obedecida por todos os povos. Todo aquele que se recusar a obedecer será punido.
5) (V) A paz será uma das características fundamentais desse reino milenar, porquanto o governante será o Príncipe da Paz.
6) (V) Os animais ferozes tomar-se-ão manso e os animais mansos não viveram atemorizados. Antes, todos viverão juntos, pacificamente.

VOCABULÁRIO

Confinamento: Ato de confinar, encerrar, enclausurar, prender.
Dispensação: Período de tempo referente a alguma revelação especial da vontade de Deus.
Vindoura: Que há de vir ou acontecer; futuro.