Lição 13: MATEUS 28 – A Ressurreição de Jesus e a Grande Comissão | 4° Trimestre De 2021 | EBD – Pecc

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 13: MATEUS 28 – A Ressurreição de Jesus e a Grande Comissão Escola Biblica Dominical

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora a suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em Mateus 28 há 20 versos. Sugerimos começara aula lendo, com todos os presentes, Mateus 28.1-20 (5 a 7 min.). A revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.
Professor(a) amado(a), Jesus venceu o pecado e a morte! O Rei vive! A ressurreição nos encoraja a apontar para o túmulo vazio e espalhar ao mundo a boa notícia. Tudo se cumpriu conforme os profetas anunciaram, isso nos assegura que também a volta de Jesus se cumprirá, conforme os evangelhos. Aleluia! Vivemos o tempo entre sua subida ao Pai e sua volta tão esperada, tempo em que nos cabe a comissão de manifestar à humanidade a graça, a paz e a unção que Ele mesmo ministrou à igreja. É tempo de testemunhar em Jerusalém, como Pedro; por toda a Ásia, como Paulo; por todo o Brasil, como a Assembleia de Deus. Testemunhe na sua família, no seu bairro: Jesus ressuscitou, como disse. Aleluia!

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 13: MATEUS 28 – A Ressurreição de Jesus e a Grande Comissão Escola Biblica Dominical

OBJETIVOS

Declarar por atos e palavras a fé inabalável na ressurreição.
Assumir o compromisso de anunciar o evangelho até que Jesus volte.
Tomar unicamente a Escritura como verdade incontestável.

PARA COMEÇAR A AULA

Professor(a), lembre aos alunos que o dono da vinha voltará, que o noivo virá para cumprir suas bodas. É tempo de assumirmos a comissão de ensinar, de anunciar, de convocar quantos queiram ser transformados por Cristo. Pergunte: sua forma de falar e agir testemunha que você é um discípulo? Você tem ministrado aos aflitos e angustiados a salvação que o Messias assegurou ao que Nele crê? Você manuseia com sabedoria as escrituras, para não ser confundido pelos que não acreditam na ressurreição?

LEITURA ADICIONAL

Um discípulo é um seguidor. Isso implica:
1) fazer do reino de Deus eu tesouro;
2) renunciar a tudo por amor a Jesus;
3) guardar as palavras de Jesus. Hoje, temos muita adesão e pouca conversão.
Temos grandes ajuntamentos e pouco quebrantamento. […] Temos grandes multidões que buscam as bênçãos, mas não a Deus. São religiosos, mas não discípulos de Cristo. […] Há duas implicações no cumprimento da grande comissão. A primeira delas é a integração dos novos convertidos. Fazer discípulo implica integrar o indivíduo à igreja, por meio do sacramento do batismo em nome do Pai, do filho e do Espírito Santo. David Stern é oportuno quando escreve: “O Novo Testamento não ensina o triteísmo, que é a crença em três deuses. Ele não ensina o unitarismo, que nega a divindade de Jesus, o filho, e do Espírito Santo. Não ensina o modalismo, que diz que Deus aparece às vezes como o Pai, às vezes como o filho, e às vezes como o Espírito Santo, como um ator trocando as máscaras”

[…]. Todo convertido deve ser batizado e integrado à igreja. A igreja é importante. Não existe crente isolado, “desigrejados”, fora do corpo. […] A igreja foi instituída por Cristo, e os novos crentes devem ser integrados a ela pelo batismo. A segunda implicação é que a grande comissão envolve ensino aos novos convertidos. Três coisas merecem destaque nesse ensino. Primeiro, ensinar o que Jesus mandou (Mt 28.19). Não se trata de ensinar doutrinas de homens, modismos, tradições humanas e legalismo, mas ensinar o que Jesus ordenou. Segundo, ensinar todas as coisas (Mt 28.19). Ensinar não apenas as coisas mais agradáveis. Devemos ensinar toda a verdade, toda a Palavra, e dar não apenas o leite, mas também o alimento sólido. Terceiro, ensinar a guardar (Mt 28.19).

Livro: Mateus: Jesus, o Rei dos reis (LOPES, Hernandes Dias. São Paulo: Hagnos, 2019, pp. 821-822). EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 13: MATEUS 28 – A Ressurreição de Jesus e a Grande Comissão Escola Biblica Dominical

Texto Áureo

“Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde ele jazia.” Mt 28.6

Leitura Bíblica Para Estudo

Mateus 28.1-20

Verdade Prática

Jesus ressuscitou e vive para sempre. Esta é a mensagem que fomos comissionados a pregar e ensinar a todo mundo, certos de que Ele está sempre conosco.

INTRODUÇÃO
I- ELE VIVE Mt 28.1-15
1-
O túmulo vazio Mt 28.6
2– Jesus aparece às mulheres Mt 28.7
3– Os guardas pagos para mentir Mt 28.12-13
II- APARECIMENTO AOS DISCÍPULOS Mt 28.16-17
1-
A Galileia Mt 28.16a
2– A adoração Mt 28.17
3– Vida de comunhão Mt 28.16
III- A GRANDE COMISSÃO Mt 28.18-20
1-
Toda a autoridade Mt 28.18
2– A grande comissão Mt 28.19
3– Ele está conosco Mt 28.20
APLICAÇÃO PESSOAL

Devocional Diário

Segunda – Daniel 10.6
Terça – Daniel 7.13-14
Quarta Lucas 24.5
Quinta – Lucas 24.39
Sexta – João 21.2
Sábado – Efésios 2.6

INTRODUÇÃO

Apenas Jesus passou por esta vida, pela morte, ressuscitou e vive para sempre.

ASSUNTO EXCLUSIVO DE MATEUS
28.11-15 | OS GUARDAS PAGOS PARA MENTIR

I. ELE VIVE (Mt 28.1-15)

1. O túmulo vazio (Mt 28.6) “Ele não está aqui; ressuscitou, como tinha dito. Vinde ver onde jazia.”

Ao findar o sábado, e “ao entrar do primeiro dia da semana” (Mt 28.1), Madalena e outras mulheres foram ao túmulo, levando aromas (Mc 16.1). Um grande terremoto acontece, graças à descida de um anjo. Os guardas desmaiam de medo. O anjo remove a pedra, assenta-se sobre ela e informa às mulheres: o que foi crucificado ressuscitou; e lhes mostra o túmulo vazio (Mt 28.1-6). Ele está vivo! Lembre que algumas mulheres, que seguiam e serviam a Jesus, estavam próximas da cruz, dentre elas Maria Madalena, e viram Jesus expirar (Mt 27.56). Antes de escurecer, José, um homem rico de Arimateia, autorizado por Pilatos, tomou o corpo de Cristo e envolveu-o num pano limpo de linho; depositou-o num túmulo novo que abrira na rocha e, a seguir, rolou uma grande pedra para fechar o sepulcro. As mulheres testemunharam tudo isso (Mt 27.57-61). Violando o sábado, os principais sacerdotes pediram a Pilatos que mandasse guardar o túmulo, porque Jesus havia dito que ressuscitaria ao terceiro dia. Segundo eles, precisavam guardar o sepulcro para que os discípulos não mentissem sobre a ressurreição. Pilatos lhes concedeu (Mt 27.62-66).

2. Jesus aparece às mulheres (Mt 28.7) “Ide, pois, depressa e dizei aos seus discípulos que ele ressuscitou dos mortos e vai adiante de vós para a Galileia; ali o vereis É como vos digo!”

O Senhor possibilitou a especial participação das mulheres em seu reino. Maria foi escolhida para ser a mãe biológica de Cristo (Gn 3.15); Maria, irmã de Lázaro, o ungiu para a Sua morte, Maria Madalena e outras mulheres foram as primeiras a saberem da ressurreição do Senhor; as primeiras pessoas da terra a vê-lo ressuscitado e a anunciar Sua ressurreição. Embora discriminadas na época, o evangelho mostra e incentiva a dar relevância às mulheres. Elas devem ter oportunidade e destaque, também na igreja. As mulheres, ao terem encontrado com Jesus ressuscitado, receberam a missão de anunciar o Evangelho da ressurreição ao mundo, mas inicialmente aos discípulos. A fé cristã não é uma mera religião, trata-se, de fato, de fé, certeza, de que Aquele que foi crucificado ressuscitou. Através de nossa vida, alcancemos os que precisam ser impactados por essa convicção: Ele ressuscitou!

3. Os guardas pagos para mentir (Mt 28.12-13) “Reunindo-se eles em conselho com os anciãos, deram grande soma de dinheiro aos soldados, recomendando-lhes que dissessem: Vieram de noite os discípulos Dele e o roubaram enquanto dormíamos”.

Ao serem informados pelos soldados sobre os eventos sobrenaturais que ocorreram no túmulo, os sacerdotes resolveram dar dinheiro para que os soldados mentissem sobre a ressurreição. Em verdade, o inimigo de Deus trabalha para que heresias sejam espalhadas e para que as pessoas não acreditem:
1-) que Jesus veio em carne (1 Jo 4.2);
2-) que Jesus morreu na cruz ou que tenha valor a sua morte (Cl 2.15); e
3-) que Ele ressuscitou (I Co 15.13).
É Paulo quem reverbera: “E, se Cristo não ressuscitou, é vã a nossa pregação, é vã a nossa fé” (I Co 15.14). Em Atos 4.10, quando os sacerdotes que ordenaram a morte de Jesus quiseram saber em nome de quem os discípulos haviam curado um coxo de nascença, e com que poder o fizeram, os apóstolos responderam: “Em nome de Jesus Cristo, o Nazareno, a quem vós crucificastes, e a quem Deus ressuscitou dentre os mortos, sim, em seu nome é que este está curado perante vós”. A ressurreição tem que ser pregada. A mentira não prevalecerá. O poder da ressurreição de Cristo sempre prevalecerá!

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 13: MATEUS 28 – A Ressurreição de Jesus e a Grande Comissão Escola Biblica Dominical

II. APARECIMENTO AOS DISCÍPULOS (Mt 28.16-17)

1. A Galileia (Mt 28.16a) “Seguiram os onze discípulos para a Galileia…”

O anjo do Senhor avisou que Jesus iria adiante deles para a Galileia (Mt 28.7). Jesus, ao encontrar as mulheres, já ressuscitado, também mandou que avisassem aos demais, que deveriam ir para a Galileia (v. 10). Ele queria vê-los lá. Os discípulos, ao saberem da ressurreição, ainda estavam cheios de dúvidas e culpas: dentre eles, saíra o traidor; Pedro negou Cristo; todos fugiram e abandonam o Senhor. Cristo sabia disso. Assim, já no dia da ressurreição, em Jerusalém, apareceu:
(a) a Madalena;
(b) às mulheres;
(c) aos dois discípulos no caminho de Emaús;
(d) a Pedro;
(e) a dez discípulos.
Quando Ele apareceu-lhes, Tomé não estava, e não creu. Oito dias depois, Ele apareceu aos 11 (Jo 20.26), mostrou as marcas da cruz, e, então, Tomé creu. O Senhor disse a Tomé: “Bem-aventurados os que não viram e creram” (Jo 20.29). Só a fé no Cristo ressuscitado nos faz sair do enclausuramento espiritual rumo a uma experiência real com Cristo e aos efeitos plenos da ressurreição, dentre os quais: a certeza da salvação, da ressurreição e de que receberemos um corpo glorificado na volta de Cristo. E, junto aos que estiverem vivos, sermos arrebatado para o céu (l Ts 4.13-18).

2. A adoração (Mt 28.17) “E quando o viram, o adoraram, mas alguns duvidaram”.

Mateus menciona que os onze estavam no monte da Galileia com Cristo ressuscitado. A maior parte, naquele momento, o adorou. Todavia, mesmo assim, alguns duvidaram. Jesus permaneceu com os 11 na Galileia e todos, convivendo intimamente com o Cristo ressuscitado, creram e tiveram a fé amadurecida. Há quem diga que eles se encontraram no monte das bem-aventuranças. Foi um grande encontro: lugar lindo e celebração com a presença do Cristo ressuscitado. No dia em que o Senhor proclamou as bem-aventuranças, as multidões maravilharam-se, “pois ensinava como quem tem autoridade” (Mt 7.28-29). No encontro com o Cristo ressuscitado, muitos devem ter recordado o que aprenderam em Mateus 5.4: “Bem-aventurados os que choram, porque serão consolados”. Trata-se de decreto cumprido na vida dos apóstolos, felizes com o Cristo vivo. Que Jesus, a autoridade máxima dos céus e da terra, decrete o mesmo no seu coração: Seja consolado!

3. Vida de comunhão (Mt 28.16) “Seguiram os onze discípulos para a Galileia, para o monte que Jesus lhes designara.” Quando reconhecemos o Cristo ressuscitado, precisamos estar com Ele em intimidade, andar com Ele em nossa terra, na nossa praia (Jo 21.1-14) e no alto da montanha em que refletimos. Antes de qualquer coisa, precisamos ir com Cristo para a Galileia, receber o seu cuidado, da mesma forma que Pedro, Tomé e outros cinco, para os quais Jesus preparou peixes e pães na brasa, servindo-os. Precisamos deixá-lo suprir nossas demandas da alma e do espírito. Não por acaso, os dois primeiros nomes citados em João 21.2, que estavam na praia, foram os de Pedro, que negou Cristo veementemente, e de Tomé, que, insistentemente, não creu. A intimidade com o Cristo ressuscitado é fundamental para fortalecer a nossa fé e vivermos uma vida para Ele, que quer estar conosco. Cheios Dele, poderemos ir a qualquer lugar (Jo 10.9).

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 13: MATEUS 28 – A Ressurreição de Jesus e a Grande Comissão Escola Biblica Dominical

III. A GRANDE COMISSÃO (Mt 28.18-20)

1. Toda a autoridade (Mt 28.18) “Jesus, aproximando-se, falou-lhes, dizendo: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra”.

Cristo, ressuscitado, revelou esta verdade aos seus discípulos: toda autoridade, sem qualquer limitação de poder, lhe foi dada, nesta dimensão física e na espiritual. Tudo isso em benefício das pessoas, obra prima de Deus, do que Nele crê, para que viva aqui na terra fazendo parte de seu reino, debaixo de sua autoridade, a qual Ele conquistou por nós. O Cristo ressurreto reúne seus discípulos para lhes contar esta bênção. Ele deixou uma unção sobre a vida dos que crerem (Mc 16.17-18): para expulsar as forças espirituais do mal; para não ser dominado pelo mundo; para vencer a morte espiritual; para ministrar saúde e vencer a morte física. Assim, o reino das trevas (demônios); o reino do pecado (viver sem Deus); o reino da morte espiritual (condenação); e o reino da morte física estão vencidos. O Reino de Deus está instalado. Sua autoridade está na vida do que Nele crê.

2. A grande comissão (Mt 28.19) “Ide, portanto, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo”.

Jesus, depois de ter-se revelado ressuscitado, deu-lhes essa missão. Não há nada melhor e mais importante a ser dito ao mundo inteiro do que a mensagem de Cristo. É a Palavra que traz o novo, que renova, que impacta todos positivamente. Só Jesus pode salvar e Ele é conhecível e aceitável por essa boa nova, anunciada de pessoa para pessoa no mundo todo. A propósito, no encontro e experiência de Pedro com o Cristo ressurreto na praia da Galileia, Jesus lhe disse, por 3 vezes, para cuidar das ovelhas Dele. Depois da confirmação, Pedro cuidou das ovelhas do Senhor. Cada salvo também recebeu a mesma comissão que pode ser sintetizada em evangelização com discipulado. Ele nos chamou para sermos discípulos que produzem discípulos que discipularam outros, isto é, para fazer de tudo a fim de que as “ovelhas” que Ele nos deu pra cuidar, em especial as da família, tenham fé. Por sua vez, os que aceitam a Cristo devem ser discipulados e se candidatarem ao batismo em águas, cumprindo a ordenança de Jesus (Mt 28.19; Mc 16.16).

3. Ele está conosco (Mt 28.20) “Ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho ordenado. E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século”.

Foram 40 os dias da permanência de Jesus na terra depois de haver ressuscitado, sendo visto por mais de 500 pessoas (At 1.3; 1 Co 15.6). Ao fim dos 40 dias ensinando e preparando os discípulos, ascendeu ao céu. Então, eles, adorando-o, voltaram para Jerusalém, tomados de grande júbilo (Lc 24.51-52). Em todo esse tempo Jesus completou o discipulado dos apóstolos, ordenando-lhes que seguissem Seu exemplo e ensinassem aos futuros discípulos todas as coisas, conforme haviam aprendido com Ele. Jesus assegurou aos apóstolos estar com eles e com o Seu povo todos os dias até a consumação dos séculos. Se, pela Sua morte sacrificial Jesus perdoou os nossos pecados, a Sua ressurreição é fundamental para a nossa salvação, pois é por intermédio dela que temos uma nova vida e a segurança da ressurreição dos mortos (1 Pe 1.3). Eles sabiam que se cumpriu a profecia de Isaías 7.14 – Ele é Emanuel: Deus conosco (Mt 1.23). Ele é homem, mas também é Deus. Jesus subiu para assumir seu trono ao lado do Pai. Ele está no céu, mas também está conosco (Mt 28.20). Encha-se de alegria!

APLICAÇÃO PESSOAL

A ressurreição de Cristo é essencial para a salvação, assegurando que o ser humano seja uma nova criatura e possa ingressar no céu.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja um parceiro desta obra. ( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

RESPONDA

1) A quem Cristo apareceu primeiro ao estar ressuscitado? R. Às mulheres.
2) Para qual região Cristo mandou os discípulos irem após ter ressuscitado? R. Galileia
3) Quais foram as últimas palavras de Jesus aos discípulos antes de subir aos céus? R. Estarei convosco até a consumação dos séculos.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 4° Trimestre De 2021 | Tema: MATEUS – Jesus, Messias e Rei | Lição 13: MATEUS 28 – A Ressurreição de Jesus e a Grande Comissão Escola Biblica Dominical