As Principais Dicas para Ensinar as Crianças na Escola Dominical

EBDCPAD – Infantil | Estudos Bíblicos | Dicas para Ensinar as Crianças na Escola Dominical

Ser um professor da Escola Dominical inspirador é mais do que ensinar versículos bíblicos. Seu trabalho é importante e abrirá caminho para que uma nova geração de fiéis continue com as tradições e crenças de sua igreja. Para conseguir isso, siga estas dicas para manter os alunos interessados ​​e tornar seu trabalho mais fácil.

As lições e atividades fornecidas neste site são elaboradas como uma lista de opções. Não se espera que você use todas as atividades, todos os versos para memorizar ou todas as discussões. Minha esperança é que cada lição tenha opções para você escolher o que é útil para sua classe. Além disso, você provavelmente precisará personalizar as informações fornecidas para a faixa etária, histórico e interesses do seu grupo.

Abaixo estão algumas das principais dicas de ensino

Prepare suas aulas com antecedência

Não espere até sábado à noite para começar a pensar em sua aula de domingo de manhã. Reserve um pouco de tempo todos os dias para fazer planos e encontrar materiais relevantes. Suas aulas terão mais impacto nas crianças quando não forem apressadas no último minuto.

Evite passar a bola

Planeje o máximo de atividades interativas que puder. É normal programar pequenos períodos de respiração para si mesmo com um vídeo rápido ou atividade de livro de exercícios, mas na maioria das vezes suas aulas devem ser focadas em diálogos com seus alunos, onde eles são participantes ativos.

Seja um Disciplinador Positivo

Não faz diferença onde está o cenário, quando você reúne grupos de crianças, questões de disciplina vão surgir. Lide com eles de forma rápida, eficiente e com o máximo de atitude positiva que puder reunir. Se um problema persistir, você tem o direito de levá-lo à atenção do pastor e dos pais.

Incentive conversas espirituais entre pais e filhos

Para garantir que os pais saibam o que seus filhos estão aprendendo em sua classe, peça aos alunos que assinem nas páginas concluídas de suas apostilas. Com sorte, quando os pais virem o que os filhos aprenderam na Escola Dominical, isso provocará conversas espirituais em casa.

Mantenha os pais atualizados

Isso permite que você entre em contato com os pais como um grupo para notificá-los sobre eventos especiais futuros ou com uma lista de materiais que seus filhos podem precisar trazer para a aula. Você também pode entrar em contato com os pais individualmente com este tipo de serviço se precisar falar em particular com eles. 

Critique-se construtivamente

Seja realista consigo mesmo sobre como as aulas estão indo. Olhe para as crianças quando elas entram. Eles estão animados para a aula? Como está o seu nível de frequência? Se você tem certeza de que poderia estar se saindo melhor, mas não tem certeza de como, peça a outros membros da igreja que assistam a algumas de suas aulas da Escola Dominical e façam uma avaliação informal. Esteja aberto para aceitar críticas e trabalhar em maneiras de melhorar suas aulas e aulas.

Delegar

Não há razão para que a responsabilidade não seja uma parte sutil de seu ensino. Deixe seus alunos ajudá-lo o máximo possível, coletando papéis e projetos, limpando a sala após a aula e até mesmo controlando a frequência. Quanto mais trabalho você for capaz de designar a outras pessoas, mais tempo terá para se concentrar em seus objetivos principais de ensinamentos da Escola Dominical.

Ensine com base na Bíblia

EBD | CPAD - Infantil| Estudos Bíblicos | Dicas para Ensinar as Crianças na Escola Dominical

Enfatize o ensino na Bíblia, literalmente. Em vez de ter seu livro ou anotações sobre a mesa e ensinar a partir disso, tenha suas anotações na Bíblia e ensine com base nela

EBDCPADInfantil| Estudos Bíblicos | Dicas para Ensinar as Crianças na Escola Dominical

Faça-os se mexer

Incorpore o movimento às atividades o máximo possível. As crianças vão se mover durante a aula. É muito melhor controlar esse movimento do que deixá-lo acontecer “do jeito deles”. Faça-os vivê-la Outra ótima maneira de fazer com que os alunos mais novos se lembrem de uma lição é fazer com que encenem. Não precisa ser uma grande produção com roteiros e roupas. Ajuda ter um ou dois acessórios simples. As crianças têm uma imaginação fantástica. Basta alimentar as falas enquanto você lê a história. (Ouvir as falas duas vezes apenas enfatiza o que está acontecendo). Você nem sempre tem que fazer a lição inteira, apenas uma cena pode fazer a diferença.

Use um modelo 

Nem sempre use a mesma em cada atividade, mas tê-las prontas permite personalizar a aula para as crianças que vêm. Em vez de verdadeiro e falso, faremos sábios e tolos, ou obedientes e rebeldes. Use vários jogos de revisão com as perguntas.

Tenha um ponto

Mantenha a lição em mente ao criar a lição e as atividades. Certifique-se de que a lição ensine, o versículo para memorizar reforce, as atividades recapitulem e as crianças saibam disso. Foco. Não tente incluir tudo relacionado ao problema. Enquanto os alunos estão colorindo ou fazendo planilhas, fale apenas sobre os pontos de discussão para ver se eles entenderam. Isso lhes dá a chance de fazer perguntas sobre a lição de uma forma mais coloquial.

Estabeleça expectativas

Deixe os alunos saberem com antecedência o que a aula irá envolver. Dê aos alunos um motivo para ouvir a lição. Diga a eles de antemão que você fará uma revisão. Use atividades como o Jogo da Escuta para incentivar a escuta ativa. Faça perguntas durante a aula. Incentive a discussão.

Mantenha contato com seus alunos

Descubra os aniversários de seus alunos. Compre, faça ou envie cartões por e-mail para eles no dia, quando estiverem doentes, ou apenas para incentivá-los. Se eles tiverem acesso a e-mail, envie lembretes de lição de casa, versículos de incentivo ou votos de aniversário. Tarefas por correio normal para alunos ausentes ou para todos eles. Os lembretes por escrito ajudarão os pais e também os jovens. Mantenha um diário de oração escrito e faça o acompanhamento. Volte aos pedidos de oração anteriores e descubra como eles estão progredindo.

Dependa de Deus

Lembre-se de que Deus o apoiará enquanto você faz o Seu trabalho. Ele fornecerá os recursos, o tempo e o talento, desde que você tenha oferecido sua vontade.

EBDCPADInfantil | Estudos Bíblicos | Dicas para Ensinar as Crianças na Escola Dominical