10 Principais Dicas de Ensino Para o Ministério Infantil

EBDCPAD – Infantil | Estudos Bíblicos | 10 Principais Dicas de Ensino Para o Ministério Infantil | Seja um Professor eficaz | Livro de Apoio EBD

Você ama a Deus. Você adora crianças. Você se dedica a ajudar as crianças a crescerem à semelhança de Cristo. Mas existem maneiras de se tornar ainda mais eficaz ? Aqui estão dez dicas de ensino que podem ajudá-lo a se tornar mais eficiente e eficaz.

1. Ensine a Bíblia.

A Palavra de Deus é o que mais importa, então certifique-se de que as Escrituras continuem sendo o ponto central da sua lição. Ao instruir as crianças, mantenha sua Bíblia aberta e consulte-a durante a aula. Mostre a seus filhos como obter ideias de suas próprias Bíblias.

2. Ensine de “conhecido” a “desconhecido”.

É muito mais provável que as crianças compreendam um novo conceito quando você mostra como ele se compara a algo que já conhecem. Explique como as novas verdades se relacionam com os fatos estabelecidos. Este método ajuda as crianças a construir sobre sua base de conhecimento e experiências.

3. Ensine com entusiasmo.

Quando as crianças veem que você está animado, elas também ficam motivadas. Sua energia multiplica o interesse do aluno e sua vontade de participar ativamente. “É um pecado aborrecer as pessoas com a Bíblia” (Dr. Howard Hendricks, Seminário Teológico de Dallas).

4. Ensine a criança inteira.

Certifique-se de que sua aula envolva as crianças mentalmente, emocionalmente e fisicamente. Procure maneiras específicas de ativar a cabeça, o coração e as mãos para que os princípios da Bíblia “se fixem”.

5. Ensine com alvos.

Ao planejar bem e focar em um objetivo abrangente, cada lição pode ser vencedora. Mostre aos alunos como cada parte da lição contribui para a “grande ideia” da passagem bíblica.

6. Ensine para uma mudança de vida.

Reserve bastante tempo durante cada lição para “aplicação na vida”. Não deixe o “tempo de resposta” para os últimos minutos. Sua principal responsabilidade é garantir que as verdades bíblicas se movam da cabeça – para o coração – para as mãos e pés.

7. Ensine conceitos desafiadores.

As crianças são capazes de compreender verdades e tópicos cada vez mais difíceis à medida que amadurecem. Procure ampliar as habilidades dos alunos em vez de permitir que suas capacidades e curiosidades murchem. Se você definir o padrão alto, as crianças tentarão alcançá-lo.

8. Ensine com padrões.

Estabeleça rotinas diárias de sala de aula à medida que você dirige cada aspecto de seu tempo juntos (trabalho de memória, pedidos de oração, ofertas, tempo de história da Bíblia, etc.). Um “procedimento operacional padrão” dá segurança às crianças e cria limites comportamentais.

9. Ensine para relacionamento.

Certifique-se de “conectar-se” com cada criança em um nível pessoal. Histórias sobre sua própria infância ajudarão a construir um vínculo de confiança e interesse pessoal. Quando as crianças conseguem se relacionar com você pessoalmente e sabem que você realmente se preocupa com elas, elas farão o melhor que puderem.

10. Ensine com expectativa.

Acredite no desejo sincero de Deus de capacitar e animar cada aluno. Antecipe que o Senhor intervirá durante todas as aulas para tornar Sua presença conhecida. O Espírito Santo deseja aprimorar seu ensino. Ele também está ansioso para reforçar o aprendizado das crianças.