Lição 01: Conhecendo o Evangelho de João | 1° Trimestre De 2022 | EBD – Jovens

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Tema: Jesus, o Filho de Deus – Os Sinais e Ensinos de Cristo no Evangelho de João | Lição 01: Conhecendo o Evangelho de João | Escola Biblica Dominical

TEXTO PRINCIPAL

“E o verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.” (Jo 1.14)

RESUMO DA LIÇÃO

O Evangelho de João é essencialmente cristológico e singular em relação aos demais Evangelhos.

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA Mt 4.21 João, filho de Zebedeu
TERÇA – Jo 13.23 João o discípulo amado
QUARTA – Mt 17.1,2 João esteve presente na transfiguração
QUINTA – Jo 1.12 João apresenta Jesus como Salvador
SEXTA – Jo 1.1 João apresenta o Verbo encarnado
SÁBADO – Jo 2.1 João apresenta o primeiro sinal de Jesus

OBJETIVOS

APRESENTAR a autoria, a época e o propósito do Evangelho de João;
EXPOR a riqueza doutrinária do Evangelho de João;
COMPREENDER a Cristologia apresentada por João.

INTERAÇÃO

Prezado(a) professor(a), com a graça de Deus vamos iniciar o ano estudando o Evangelho de João, um livro singular cujo o propósito é mostrar que Jesus Cristo é o Filho Unigênito de Deus, o “Verbo que se fez carne”. O comentarista das lições é o pastor Silas Queiroz, membro do Conselho de Comunicação e Imprensa da CGADB. Ele é Jornalista, Bacharel em Teologia e Direito. Especialista em Direito Público, Direito Processual Civil e Docência Universitária. É pastor na Assembleia de Deus em Ji-Paraná (RO), cidade na qual reside e atua como procurador geral do município. Que o estudo de cada lição possa trazer a certeza de que Jesus Cristo é o Filho de Deus e único mediador entre o Todo-Poderoso e os seres humanos.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(a), para a primeira lição do trimestre sugerimos que você reproduza o quadro abaixo. Utilize-o na apresentação do primeiro tópico da lição, pois o objetivo é apresentar algumas informações importantes a respeito do Evangelho de João.

O EVANGELHO DE JOÃO

PROPÓSITOComprovar que Jesus é o Filho de Deus e que todo
aquele que nEle crê tem a vida eterna
.
AUTORJoão, filho de Zabedeu e irmão de Tiago, o apóstolo
apelidado de “filho do trovão”.
DESTINATÁRIONovos cristãos e não cristãos.
DATAProvavelmente 85-90 d.C.
PANORAMAEscrito depois da destruição de Jerusalém, em 70 d.C.,
antes do exílio de João na ilha de Patmos.
PESSOAS-CHAVEJesus, João Batista, os demais discípulos, Maria, Marta,
Lázaro, a mãe de Jesus, Pilatos e Maria Madalena.
LUGARES-CHAVEInterior da Judeia, Samaria, Galileia, Betânia e Jerusalém.
Extraído de Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal, CPAD, p. 1410.

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Tema: Jesus, o Filho de Deus – Os Sinais e Ensinos de Cristo no Evangelho de João | Lição 01: Conhecendo o Evangelho de João | Escola Biblica Dominical

TEXTO BÍBLICO

João 1.1-5,9-14
1 No princípio, era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus.
2 Ele estava no princípio com Deus.
3 Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez.
4 Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens.
5 E a luz resplandece nas trevas, e as trevas não a compreenderam.
9 Ali estava a luz verdadeira, que alumia a todo homem que vem ao mundo.
10 Estava no mundo, e o mundo foi feito por ele e o mundo não o conheceu.
11 Veio para o que era seu, e os seus não o receberam.
12 Mas a todos quantos o receberam deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no seu nome.
13 Os quais não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da Vontade do varão, mas de Deus.
14 E o Verbo se fez carne e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do Unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.

INTRODUÇÃO

Estamos iniciando não somente um novo trimestre, mas também um novo ano. Estudaremos um livro que expõe, com muita clareza, profundidade e objetividade, uma das principais doutrinas da Bíblia: a Doutrina de Cristo no Evangelho de João. O Evangelho de João é essencialmente cristológico e se apresenta com toda a sua singularidade em relação aos demais Evangelhos, que guardam entre si grande similaridade, daí serem considerados sinóticos. Enquanto Mateus, Marcos e Lucas enfatizam mais a humanidade de Cristo, em João Jesus é apresentado especialmente como o Filho de Deus, o Verbo Encarnado.

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Tema: Jesus, o Filho de Deus – Os Sinais e Ensinos de Cristo no Evangelho de João | Lição 01: Conhecendo o Evangelho de João | Escola Biblica Dominical

I – AUTOR, ÉPOCA E PROPÓSITO

1. O discípulo amado. João, filho de Zebedeu e irmão de Tiago, também discípulo de Jesus (Mt 4.21), é o autor desse “Evangelho espiritual”, como assim o chamou Clemente de Alexandria (150-215 d.C.). O livro traz várias referências ao discípulo “a quem Jesus amava” (Jo 13.23; 19.26; 20.2) e encerra com a expressão: “Este é o discípulo que testifica dessas coisas e as escreveu” (Jo 21.24). João trabalhava com o pai e o irmão no ramo da pesca (Mc 1.19,20). Tornou-se um dos discípulos mais próximos de Jesus, ao lado de Pedro e Tiago, tendo o privilégio de estar presente em momentos ímpares, como na transfiguração (Mt 17.1). O que muito se destaca na vida de João, portanto, é sua intimidade com Jesus (Jo 13.25).

2. O apóstolo do amor. O Evangelho de João foi o último a ser escrito. Não há uma data específica, mas registros dos primeiros séculos indicam ter sido entre os anos 80 e 95 d.C. Nessa época, e nos séculos seguintes, foram intensos os debates teológicos em torno das
doutrinas centrais da fé cristã. Muitas heresias foram forjadas pelo judaísmo, que tentou se reestabelecer após a Diáspora, ocorrida depois de 70 d.C., quando aconteceu a destruição de Jerusalém. Também no seio do cristianismo surgiram muitos hereges. Dentre os falsos ensinos destaca-se o que negava a divindade de Jesus. O amoroso apóstolo João, o mesmo autor de 1, 2 e 3 João e do Apocalipse, havia estabelecido muitas igrejas, especialmente na Ásia Menor. Foi justamente de lá, mais precisamente de Éfeso, que escreveu seu Evangelho, cujo escrito serviu para solidificar a fé de cristãos não somente de seu tempo, mas de todas as épocas, chegando até nós.

3. Evangelista e apologista. O diligente pastor João, já idoso, era também evangelista e apologista. Seu Evangelho tem esse duplo caráter, sobressaindo nele uma firme apologia da doutrina central da fé cristã. Esse propósito é diretamente anunciado por ele, quando, após registrar os sinais que evidenciavam a divindade de Cristo, afirmou: “Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e que para que, crendo, tenhais vida em seu nome” (Jo 20.31). O Evangelho de João tem, portanto, crucial importância tanto para a propagação das Boas-Novas da Salvação aos que ainda não creem, quanto para a firmeza e permanência da nossa fé, através da vida que somente no Filho de Deus podemos ter.

SUBSÍDIO 1

“Prezado(a) professor(a), incentive seus alunos a lerem, no decorrer do trimestre, o Evangelho de João. Se possível faça uma leitura em que todos possam acompanhar juntos. Para dar início ao primeiro tópico faça a seguinte pergunta: “O que João desejou evidenciar ao escrever o Evangelho que leva o seu nome?” Explique que “neste Evangelho, João evidenciou claramente que Jesus Cristo é o Filho de Deus e que, crendo nEle, teremos a vida eterna. João também forneceu um material singular a respeito do nascimento de Jesus, ao revelar que Ele não veio a existir quando nasceu, porque é eterno; sempre existiu.” (Adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1410.)

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Tema: Jesus, o Filho de Deus – Os Sinais e Ensinos de Cristo no Evangelho de João | Lição 01: Conhecendo o Evangelho de João | Escola Biblica Dominical

II – A RIQUEZA DOUTRINÁRIA DO EVANGELHO DE JOÃO

1. A Cristologia e a Trindade. A riqueza doutrinária do Evangelho de João é simplesmente surpreendente. Já nos primeiros 34 versículos do primeiro capítulo do Livro é possível encontrar revelações claras e profundas acerca das principais doutrinas da Bíblia. A doutrina de Deus, dentro da compreensão da Trindade (“um só Deus, eternamente subsistentemente em três pessoas que, embora distintas, são iguais em poder, glória e majestade”, conforme nossa Declaração de Fé), levaria cerca de três séculos para ser bem compreendida e sistematizada pela cristandade, mas ali estava, de maneira inequívoca, o registro acerca das pessoas do Deus Pai, do Deus Filho e do Deus Espírito Santo, com indicação, inclusive, do papel primordial de cada uma delas. Depois de falar do Filho, como o Verbo que sempre esteve com o Pai, João apresenta o Espírito Santo, aquele que outro João, o Batista, viu “descer do céu como uma pomba e repousar sobre ele” (Jo 1.32). O Espírito é o que convence o mundo do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16.8), tem papel imprescindível na regeneração (Jo 3.5; 20.22) e é indispensável para uma vida cristã vitoriosa (Jo 14.16-18,26).

2. Cristo, o Deus Criador. João não apenas refere-se a Cristo como um Ser Divino, mas apresenta desde logo seus principais atributos, como a eternidade, a Onipotência, a Onipresença e a Onisciência, pois o situa “no princípio”, na eternidade passada, agindo com e como Deus: “No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus” (Jo 1.1). Quando houve esse “princípio”, que foi revelado a Moisés (Gn 1.1), Cristo já existia como verdadeiro Deus, Eterno, sem princípio; incriado. Ele, aliás, participou com o Pai e o Espírito da obra da criação: “Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez” (Jo 1.3). Cristo, portanto, é também Deus Criador. Por isso, Gênesis registra a ação plural: “Façamos o homem, à nossa imagem, conforme a nossa semelhança” (Gn 1.26) e Paulo afirma que “ele [Cristo] é antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem por ele” (Cl 1.17).

3. Cristo no Antigo Testamento. O discípulo amado também sintetizou, em um versículo apenas, a livre e permanente agência de Cristo desde o Éden e por todo o Antigo Testamento até sua encarnação, quando diz: “Nele, estava a vida e a vida era a luz dos homens” (Jo 1.4). Um dos exemplos está na declaração paulina aos coríntios: “Ora, irmãos, não quero que ignoreis que nossos pais estiveram todos debaixo da nuvem; e todos passaram pelo mar, e todos foram batizados em Moisés, na nuvem e no mar, e todos comeram de um mesmo manjar espiritual, e beberam todos de uma mesma bebida espiritual, porque bebiam da pedra espiritual que os seguia; e a pedra era Cristo” (1 Co 10.1-4). Cristo, portanto, não foi um mero assistente junto ao Pai desde Adão. Seja de forma teofânica, seja através de tipos, o Deus Filho esteve presente em toda a Antiga Aliança, aguardando o tempo em que haveria de se manifestar, encarnado, para a obra prometida ainda no Éden: que da semente da mulher nasceria um que pisaria a cabeça da serpente (Gn 3.15).

SUBSÍDIO 2

Professor(a), explique neste tópico que “enquanto na filosofia grega, o logos significa princípio da razão que governa o mundo, o pensamento; na cultura hebraica, é outra forma de referir-se
a Deus. Assim, a descrição de Jesus como o Verbo feita por João indica que ele se refere a um ser humano que conheceu e amou, mas ao mesmo tempo o Criador do universo, a suprema revelação de Deus, a Deidade encarnada (1.14), o retrato vivo da santidade de Deus, o único em que tudo subsiste (Cl 1.17). Para os leitores judeus, afirmar que Jesus é a encarnação de Deus é blasfêmia. Para os leitores gregos, dizer que o “Verbo se fez carne” (1.14) era inconcebível. Para João, o novo entendimento sobre o Verbo eram as Boas-Novas em Jesus Cristo.” (Adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1410.)

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Tema: Jesus, o Filho de Deus – Os Sinais e Ensinos de Cristo no Evangelho de João | Lição 01: Conhecendo o Evangelho de João | Escola Biblica Dominical

III – CRISTOLOGIA: SINAIS, SERMÕES E DECLARAÇÕES

1. Os sinais miraculosos. O Evangelho de João apresenta o Jesus homem manifestando sua glória como o Unigênito do Pai (Jo 1.14). A completa humanidade de Cristo em perfeita consonância com sua completa divindade. As narrativas dos milagres apresentam Jesus homem de forma natural, como um convidado comum para uma festa de casamento, por exemplo, realizando sinais sobrenaturais, próprios de alguém absolutamente incomum, divino, Todo-Poderoso, capaz de transformar água em vinho (Jo 2.1-11) e realizar inúmeros outros milagres. Tais sinais tinham como finalidade demonstrar que Ele e o Pai são Um (Jo 10.30; 14.9,10), sem prejuízo algum de sua completa sujeição ao Pai através da encarnação (Fp 2.5-11), para cumprir a obra de redenção de todo aquele que nEle crer (Jo 3.14-18;10.1-18; 17.20). Registrados por João, há mais seis sinais: a cura do filho de um oficial do rei (Jo 4.43-54), a cura de um paralítico de Betesda (Jo 5.1-15), a multiplicação de pães e peixes (6.1-15), Jesus andando sobre as águas do Mar da Galileia (Jo 6.16-21), a cura de um cego de nascença (Jo 9.1-41) e a ressurreição de Lázaro (Jo 11.1-45). Muitos outros não estão escritos, e, conforme disse João (em hipérbole), se tudo o que Jesus fez fosse escrito “nem ainda o mundo todo poderia conter os livros que se escrevessem” (Jo 21.25).

2. Os sermões cristológico. É muito importante considerar como as Escrituras valorizam a exposição das doutrinas. Os sinais são importantes, mas não são suficientes. As multidões precisavam não apenas crer no Messias como Deus, capaz de realizar milagres, mas como o necessário e sufi ciente Salvador e Senhor. Isso está muito claro nas mensagens de Jesus, a começar pelo sermão que pregou para Nicodemos. A primeira coisa que fez esse fariseu, príncipe dos judeus, foi reconhecer que Jesus era um “mestre vindo de Deus”, justamente por causa dos sinais (Jo 3.2).

Mas era imperativo que Nicodemos reconhecesse sua necessidade pessoal de salvação. Como diz Matthew Henry, “Não era sufi ciente que ele admirasse os milagres de Cristo, e reconhecesse sua missão; ele devia nascer de novo”. Por isso Jesus disse-lhe logo: “Na verdade, na verdade te digo que aquele que não nascer de novo não pode ver o Reino de Deus” (Jo 3.3). Que declaração fundamental! A mesma revelação do aspecto salvífico de seu ministério Ele apresentaria no sermão pregado à mulher samaritana (Jo 4.4-42) e em outros cinco sermões registrados por João (Jo 5.16-47; 6.37-44; 8.12-30 e 10.1-21). Com isso Jesus nos deu o exemplo de que é preciso pregar, pois a “fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra
de Deus” (Rm 10.17).

image.png

3. As declarações divinas. Além dos sinais e dos sermões, o Evangelho de João traz sete declarações de Jesus que revelam sua deidade. Em todas elas, Ele se apresenta como o “EU SOU’, o mesmo Deus que se manifestou a Moisés como “o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó” (Êx 3.14,15). Em João esse Deus Único e Eterno se revela nas figuras do “pão da vida” (Jo 6.35), da “luz do mundo” (Jo 8.12), da “porta” ( Jo 10.9), do “bom Pastor” (Jo 10.11,14), da “ressurreição e a vida” (Jo 11.25), do “caminho, e a verdade, e a vida” (14.6) e da “videira” (Jo 15.1,5).

SUBSÍDIO 3

“Prezado(a) professor(a) dê uma olhada, juntamente com seus alunos, no sumário da revista. Depois, explique que “João registrou oito sinais específicos ou milagres que provam a natureza do poder e do amor de Jesus. Vemos seu poder sobre todas as coisas criadas e seu amor por todas as pessoas. Enfatize aos alunos que estes sinais nos encorajam a crer nEle.” Conclua afirmando que Jesus está vivo e continua operando milagres. (Adaptado da Bíblia de Estudo Aplicação Pessoal. Rio de Janeiro: CPAD, p. 1410.)

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Tema: Jesus, o Filho de Deus – Os Sinais e Ensinos de Cristo no Evangelho de João | Lição 01: Conhecendo o Evangelho de João | Escola Biblica Dominical

CONCLUSÃO

João é o Evangelho do Filho de Deus. Sua riqueza doutrinária, os sinais, sermões e declarações nos apresentam a Cristo como o Verbo que se fez carne para ser nosso Libertador, Provedor, Guia, Sustentador, Protetor, Doador da vida, Garantidor da eternidade. Que o conheçamos mais e desfrutemos de suas virtudes e maravilhosas bênçãos, para que permaneçamos firmes na fé e, ao final, tomemos posse da vida eterna.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja um parceiro desta obra. ( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

HORA DA REVISÃO

1- Qual a finalidade dos sinais segundo João?
Os sinais tinham como finalidade demonstrar que Jesus e o Pai são um para cumprir a obra de redenção de todo aqueles que nEle crer.
2- Segundo a lição, quantos sinais foram registrados por João?
João registrou oito sinais.
3- Os sinais são importantes, mas eles são sufi cientes?
Os sinais são importantes, mas não são sufi cientes. É preciso crer em Jesus como único e suficiente Salvador.
4- Qual a primeira coisa que Nicodemos fez ao encontrar com Jesus?
Foi reconhecer que Jesus era um “mestre vindo de Deus”.
5- Além dos sinais e dos sermões, o que mais o Evangelho de João traz?
João traz sete declarações de Jesus que revelam sua deidade.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Tema: Jesus, o Filho de Deus – Os Sinais e Ensinos de Cristo no Evangelho de João | Lição 01: Conhecendo o Evangelho de João | Escola Biblica Dominical