Lição 01: O que é Liderança Cristã | 4° Trimestre De 2022 | EBD – Jovens

EBD | 4° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Liderança na Igreja de Cristo – Escolhidos por Deus para Servir | Escola Bíblica Dominical | Lição 01: O que é Liderança Cristã

TEXTO PRINCIPAL

“Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto.” (1 Pe 5.2)

LEITURA SEMANAL

SEGUNDA – Fp 4.9 O líder incentiva seus liderados
TERÇA – MT 20.25-28 Liderar e servir
QUARTA – 1 Rs 21.1-24 O perigo do mau uso da autoridade
QUINTA – 2 Co 2.16; 3.5 Deus é quem capacita o líder
SEXTA – Hb 13.7 O líder deve ser exemplo
SÁBADO – 3 Jo 9 Diótrefes, exemplo de um mau líder

OBJETIVOS

APRESENTAR o conceito de liderança;
EXPOR as partes do trabalho de um líder;
SABER o que não é liderança.

INTERAÇÃO

Prezado(a) professor(a), com a graça de Deus iniciamos o último trimestre do ano. Estudaremos treze lições sobre liderança cristã. Deus, ao longo do tempo, tem utilizado líderes para cuidar e direcionar o seu povo. Veremos que as Escrituras Sagradas nos revelam histórias emocionantes, de pessoas talentosas que dedicaram suas vidas ao trabalho do Senhor. O comentarista é o pastor Elias Torralbo, Mestre em Teologia Sistemática e especialista em Gestão Escolar, Diretor Executivo da FAESP – Faculdade Evangélica de São Paulo. Atua como pastor na Assembleia de Deus Ministério do Belém, cidade de Mogi das Cruzes. Que o estudo de cada lição possa trazer a certeza de que o Senhor deseja desenvolver nos jovens habilidades de liderança para o crescimento do seu Reino.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Professor(al. para a primeira lição do trimestre sugerimos que você inicie a aula fazendo a seguinte pergunta: “O que é ser um líder?” Ouça os alunos com atenção. Em seguida explique que segundo Chuck Swindoll. o líder e qualquer pessoa que influencia os outros. Em seguida, apresente o quadro abaixo e discuta com seus alunos as afirmações. Incentive a participação de todos.

1. Líderes não têm todas as respostas, embora os outros possam pensar que eles tenham.
2 Liderança não significa mostrar às pessoas o quanto você é enérgico, entusiástico ou empreendedor. Significa obter bastante conhecimento e sabedoria para levar as pessoas e planos da obscuridade à excelência.
3. Líderes sempre estão na curva da aprendizagem. Eles sabem que não chegaram ao fim de sua missão até que tenham mostrado a outra pessoa, pelo seu próprio exemplo, como ser o melhor que eles podem.
Extraído de Minutos de Motivação para Líderes, CPAD, p.5.

TEXTO BÍBLICO
Efésios 4.11-16

11 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas. e outros para pastores e doutores.
12 Querendo o aperfeiçoamento dos santos para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo.
13 Até que todos cheguemos à unidade da fé e ao conhecimento do Filho de Deus, a varão perfeito, à medida da estatura completa de Cristo.
14 Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia, enganam fraudulosamente.
15 Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo,
16 Do qual todo o corpo bem ajustado e ligado pelo auxílio de todas as juntas, segundo a justa operação de cada parte, faz o aumento do corpo, para sua edificação em amor.

INTRODUÇÃO

Muitos e importantes são os debates a respeito de liderança, tanto no mundo corporativo quanto na igreja. Nesta primeira lição, veremos o que é liderança e qual o papel de um líder cristão e suas qualidades. A Bíblia revela que o Senhor esco­lheu pessoas para conduzir o seu povo. Estes líderes receberam autoridade divina e seus exemplos servem como referencial para todos aqueles que querem trabalhar para o Senhor com excelência. Convidamos você a embarcar nessa jornada de conhecimento e aprendizagem, pois Deus conta conosco para a realização da sua obra até que Ele venha.

I- O QUE É LIDERANÇA

1- Definição do termo. É impossível alguém liderar com excelência sem conhecer o significado e o real propósito da liderança. Sendo assim, a definição do termo deve ser o nosso ponto de partida. O termo ‘liderança’ aponta para aquele que vai à frente, cuja responsabilidade é conduzir pessoas, orientando-as e guiando nas mais diferentes situações da vida. Na prática, liderar implica em influenciar. O verdadeiro líder é aquele que, por meio do exemplo pessoal, consegue extrair o que seus liderados têm de melhor, levando-os a cumprirem o propósito para o qual foram chamados. Uma liderança eficiente requer que o líder tenha visão e a comunique com clareza. Também é necessário que o líder trabalhe pelo sucesso do coletivo: defenda os seus liderados, respeite-os e seja um pacificador. Podemos afirmar que ‘liderar’ e in­fluenciar pessoas.

2- O que é liderança cristã. Lide­rança cristã é aquela norteada pelos princípios de Jesus Cristo encontrados nas Escrituras Sagradas. O trabalho de um líder cristão e influenciar pessoas – segundo os padrões bíblicos – a servirem e agradarem a Cristo. O primeiro chamado divino para o ser humano não é para liderar, mas sim para ser um discípulo de Cristo. Os Evangelhos de Mateus, Marcos e Lucas mostram que, próximo ao mar da Galileia, o Senhor Jesus chamou Pedro e André para segui-lo e serem “pescadores de homens” (Mt 4.19). A convocação para o trabalho é precedida pelo convite à comunhão.

Os afazeres de Pedro e André seriam resultado de uma vida com Cristo. O líder cristão precisa desenvolver as seguintes virtudes que resultam da sua comunhão com Jesus: amor, paciência, perdão e humildade. Por mais que as qualidades e os talentos pessoais de um líder sejam importantes, a sua fonte de conhecimento e exemplo é Jesus Cristo (2 Co 3,4-6). O líder cristão precisa conduzir os seus liderados a fim de que alcancem a maturidade cristã e reflitam o caráter de Cristo (Ef 4.13). Podemos afirmar que a liderança cristã depende de uma vida de comunhão com Deus: uma conduta ilibada e relacionamentos interpessoais saudáveis e respeitosos.

3- Liderança e serviço. Liderar e servir pessoas, auxiliando-as a identificarem e cumprirem o propósito que o Senhor tem para suas vidas. O apóstolo Paulo adverte que o comportamento do líder deve levar as pessoas a considerá-lo como ministro (servo) e despenseiro (aquele que cuida da despensa) dos mistérios de Deus (1 Co 4.1). A função do líder é servir aos seus liderados; trabalhar não segundo os seus próprios interesses e buscar agradar ao Senhor Jesus por meio de sua fidelidade. Liderança cristã é serviço e influência. Não existe liderança cristã que não seja servidora. pois liderar e servir.

SUBSÍDIO 1

Prezado(a) professor(a), inicie o tópico fazendo a seguinte pergunta: ‘Existe diferença entre liderança e gestão?’ Ouça os alunos com atenção e incentive a participação de todos. Em seguida, explique que ‘liderança é um processo, não uma posição. Houve um tempo em que as pessoas usavam os termos liderança e gestão alternadamente Hoje a maioria das pessoas reconhecem que há significativa diferença entre os dois. A gestão está em seu melhor momento quando as coisas permanecem as mesmas. Liderança lida com pessoas e suas dinâmicas, as quais estão em constante mudança. Nunca são estáticas. O desafio da liderança é facilitar o crescimento. lsso exige movimento. que é inerente na subida de um nível de liderança ao outro. Quando as pessoas pensam na sua jornada de liderança, é frequente visualizarem um plano de carreira. O que deveriam estar pensando e no seu próprio desenvolvimento de liderança. A boa Liderança não tem a ver com fazer você avançar. Tem a ver com fazer sua equipe avançar.
(Adaptado de 5 Níveis da Liderança; Rio de Janeiro: CPAD. p.14.)

II- PARTE DO TRABALHO DE UM LÍDER

1- Descobrir novos talentos. Uma das funções do líder e identificar as habilidades, as aptidões e vocação de seus liderados, e ajudando-os no seu desenvolvimento. Diante da dificuldade que Timóteo enfrentou no exercício de seu dom, o apóstolo Paulo cumpriu o seu papel de líder, pontuando os valores deste jovem obreiro, incentivando-o a despertar o dom que havia nele (2 Tm 1.6). O líder tem a nobre missão de descobrir talentos e conscientizar as pessoas a respeito da missão que possuem. Compete também ao líder a missão de incentivar, treinar e acompanhar aqueles que são chamados pelo Senhor para uma missão específica.

2- Guiar. Todos necessitam de um líder, seja na vida profissional, seja na vida familiar e eclesiástica. O líder deve atuar como um orientador, indicando o caminho à medida que peregrina junto de seu liderado, oferecendo-lhe segurança e tranquilidade. No Salmo 23, o salmista mostra a necessidade e o anseio que o ser humano tem de ser guiado, conduzido por outra pessoa. Este Salmo aponta para o Senhor como o único capaz de conduzir suas ovelhas em perfeita paz e segurança. Aqueles que são vocacionados para exercer algum tipo de liderança na igreja do Senhor representam – ainda que com as suas limitações – o Sumo Pastor (1 Pe 5-4).

3- Abençoar. O desejo de Deus é que todos sejam abençoados, conforme vemos na promessa que Ele fez a Abraão (Gn 12.3). O verdadeiro líder procura sempre abençoar seus liderados. José, enquanto governador do Egito, perdoou e abençoou seus irmãos, mesmo depois de tudo que eles fizeram (Gn 45.1-4).O líder deve também se assemelhar a Neemias que, em tempo de calamidade e de escassez, liderou a reconstrução dos muros e das portas de Jerusalém, animando, incentivando e inspirando o povo a fazer uma importante obra (Ne 2.20).

SUBSÍDIO 2

Professor(al, explique neste tópico que “grandes coisas acontecem quando as pessoas se entendem, descobrem pontos de interesse comum e trabalham em unidade para alcançar essas metas compartilhadas. Líderes desenvolvem uma comunidade pragmática infundida com carinho e entendimento. Liderança diz respeito a colaboração não com­petição. Empenhamo-nos em reunir pessoas para atingir a sinergia através de metas, atitudes e habilidades compatíveis. É óbvio que a Liderança importa, ou seja, faz diferença duradoura no mundo. quando percebemos que esta diz respeito a desenvolver pessoas de acordo com o plano de Deus.

Ligados por um propósito comum (a visão de Deus), um modelo comum(Jesus) é um recurso comum (o Espírito Santo), os líderes desencadeiam consequências significativas no mundo. Liderança é a arte de servir a Deus ajudando seu povo a ser mais com seu Filho mediante a busca infatigável da visão e valores de Jesus. É por meio dessa busca que nos tornamos o sal da terra e que a fé cristã assume significado prático e definição no mundo.”
(BARNA. GEORGE. Desperte o Líder que Há em Você. Rio de Janeiro, CPAD. p 29.)

III – O QUE NÃO É LIDERANÇA

1- Liderar não é agir com arrogância. O líder precisa agir com humildade e vigilância (1 Pe 5.1-9). Há quem pense erroneamente que liderar é estar acima das outras pessoas, considerando-se um ser superior. Esse pensamento equivocado produz ações equivocadas e costuma ferir as pessoas. O líder não é melhor e nem pior do que ninguém. Ele é um servo e deve usar de sua posição hierárquica para promover o Reino de Deus. O crescimento deve ser o do Reino.

2- Liderar não é dar ordens. O líder não dá ordens, ele pede e caminha junto. Jamais deve pedir aos seus liderados aquilo que ele não faz. O líder não ordena. Leva as pessoas a cumprirem suas tarefas com alegria e singeleza de coração. É o que acontecia na igreja do primeiro século (At 4.34-37).

3- Liderar não é transferir responsa­bilidades. A responsabilidade do líder é intransferível e deve ser assumida publicamente. A missão do apóstolo Paulo esteve ligada à transformação de sua vida (At 9.15.16). E isso o levou a consciência de que era um “devedor e a comprometer-se com a sua voca­ção (Rm 1.14,15). Paulo assumiu a sua responsabilidade e não a transferiu a ninguém, mas trabalhou arduamente a fim de cumpri-la. A transferência de responsabilidades faz do líder não somente um negligente, mas também um alvo fácil das grandes tragédias, como se vê no exemplo de Davi, que preferiu ficar em casa em vez de ir ao campo de batalha.

SUBSIDIO 3

Professor(a), faça a seguinte indagação: ‘O que não é liderança?’ Ouça os alunos e explique que liderar não é agir com arrogância, não é dar ordens e nem transferir responsabilidade. Depois, diga que líderes estão nos negócios das pessoas. A primeira função deles não é comprar, vender, analisar, ministrar ou manipular um comércio. É entender e trabalhar com pessoas. Eles sabem que a estrada para o sucesso é alinhada com pessoas – pessoas com diferentes atitudes, habilidades ou perspicácia. Líderes observam pessoas. Estudam seus motivos, falam com eles e os escutam. Buscam entender o que os torna felizes, tristes, bravos ou aborrecidos. Líderes sabem que eles não estão apenas designando uma pessoa. Estão herdando um passado, uma dor ou uma peculiaridade. Assim eles olham com discernimento além dos sorrisos ou carrancas. Um líder efetivo pode ‘ler’ as pessoas do modo como os outros leem um jornal”
(Adaptado de TOLER. Stam. Minutos de motivação para Líderes Rio de Janeiro, CPAD. p 29)

CONCLUSÃO

Ser líder é motivar e influenciar pessoas em direção a um alvo comum, buscando o seu crescimento e a expansão do Reino de Deus. Sua influência deve estar de acordo com os princípios bíblicos. Aprendemos, nesta lição, que o líder não é superior a ninguém e nem mesmo perfeito. Por melhor que seja a sua liderança, ele está sujeito às falhas. Jesus foi e é o único líder perfeito.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

HORA DA REVISÃO

1- Para que aponta o termo “Liderança”? O termo liderança aponta para aquele que vai a frente cuja respon­sabilidade é a de conduzir pessoas. orientando-as e guiando nas mais diferentes situações da vida.
2- Na prática, o que é liderar? Na prática, liderar é influenciar.
3- O que uma liderança eficiente requer? Uma liderança eficiente requer que o líder tenha visão e a comunique com clareza.
4- O que é liderança cristã? Liderança cristã é aquela que é norteada pelos princípios de Jesus Cristo, encontrados nas Escrituras Sagradas.
5- Cite, de acordo com a lição, o que faz parte do trabalho de um líder. Descobrir novos talentos, guiar e abençoar as pessoas.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

LIÇÃO Adultos CPAD

LIÇÃO Jovens CPAD

LIÇÃO Adolescentes CPAD

LIÇÃO Adultos Editora Betel

LIÇÃO Jovens Editora Betel

LIÇÃO Revista PECC

BIBLIA ONLINE

EBD | 4° Trimestre De 2022 | CPAD – Revista Jovens – Tema: Liderança na Igreja de Cristo – Escolhidos por Deus para Servir | Escola Bíblica Dominical | Lição 01: O que é Liderança Cristã

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.