Lição 07: A Bíblia Transforma Pessoas | 1° Trimestre De 2022 | EBD – Adultos

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: A Supremacia das Escrituras: A Inspiração, Inerrante e Infalível Palavra de Deus Lição 07: A Bíblia transforma pessoas | Escola Biblica Dominical

TEXTO ÁUREO

“Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.” (Hb 4.12)

VERDADE PRÁTICA

A Palavra de Deus é viva, anula os conselhos das trevas e nos torna humildes diante de Deus.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Hb 4.12 As Escrituras testemunham que a Palavra de Deus é viva e eficaz
Terça – G1 5.17 A Palavra de Deus alcança o âmago de nosso interior
Quarta – 2 Co 10.4 As nossas armas não são carnais, m as espirituais
Quinta – 2 Co 10.5 A Escritura diz que o poder de Deus também destrói os maus conselhos
Sexta – Tg 4.6 Deus abomina os soberbos, que confiam na sabedoria mundana
Sábado – Mt 18.4 Cristo ensinou que a humildade é a condição para acessar o Reino de Deus

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Hebreus 4.11-13; 2 Coríntios 10.4-6

Hebreus 4
11 – Procuremos, pois, entrar naquele repouso, para que ninguém caia no mesmo exemplo de desobediência.
12 – Porque a palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais penetrante do que qualquer espada alguma de dois gumes, e penetra à divisão da até alma, e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.
13- E não há criatura alguma encoberta diante dele; antes todas as coisas estão nuas e patentes aos olhos daquele com quem temos de tratar.

2 Coríntios 10
4- Porque as armas da nossa milícia não são carnais, mas, sim, poderosas em Deus, para destruição das fortalezas;
5 – Destruindo os conselhos e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo;
6 – E estando prontos para vingar toda a desobediência, quando for cumprida a vossa obediência.

Hinos Sugeridos: 56,133, 246 da Harpa Cristã

PLANO DE AULA

  1. INTRODUÇÃO
    Nesta lição veremos que a Palavra de Deus é viva, que ela anula os conselhos do mundo e nos torna humildes. Ou seja, a Bíblia transforma a vida da pessoa inteira. Só a Palavra de Deus pode transformar a vida de um pecador dominado pelos vícios mais profundos da alma. Por isso, quando falamos de leitura da Bíblia, interpretação e aplicação, falamos de algo que determinará o futuro eterno de um a pessoa.
  2. APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
    A) Objetivos da Lição:
    I) Destacar que a Palavra de Deus é viva e eficaz;
    II) Elucidar que a Bíblia anula os conselhos do mundo;
    III) Expor que a Bíblia nos proporciona a humildade.
    B) Motivação: A Bíblia nos transforma em pessoas humildes. A aula desta semana nos convida a colocar em prática a humildade ensinada pela Bíblia. Quem é humilde é uma pessoa sábia.
    C) Sugestão de Método: Reflita com os alunos a respeito de como a Bíblia transforma as vidas das pessoas. Você pode aproveitar essa oportunidade para ouvir testemunhos dos alunos que passaram pela experiência de transformação em alguma área da vida por causa da leitura da Bíblia.
  3. CONCLUSÃO DA LIÇÃO
    A) Aplicação: Quem medita nas Escrituras não se deixa influenciar pelos conselhos do mundo, mas ama os conselhos divinos que o fazem humilde (cf. SI 1.1-3).
  4. SUBSÍDIO AO PROFESSOR
    A) Revista Ensinador Cristão: Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios às Lições Bíblicas. Na edição 88, p.39, você encontrará um subsídio especial para esta lição.
    B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará um auxílio que dará suporte na preparação de sua aula:
    1) O texto “ O Caráter Dinâmico da Palavra ”aprofunda o tema a respeito da vivacidade da Bíblia que se encontra no primeiro tópico;
    2) O texto “ Entendendo como os Adultos são Diferentes” trabalha a noção da distinção dos adultos em relação aos outros segmentos (crianças, adolescentes e jovens). Compreender essa distinção nos torna mais humildes na prática do magistério cristão.

INTRODUÇÃO

A Bíblia é de origem divina. Seu autor é o único Deus vivo e verdadeiro (Jo 17.3). Por isso a sua mensagem transforma o nosso entendimento, e nos faz compreender “a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” (Rm 12.2). Nesta lição, veremos que a Bíblia é viva e eficaz, transpassa o interior do ser humano; tal qual uma espada, anula os conselhos do mundo e nos capacita a viver em humildade diante de Deus.

Palavra-Chave: TRANSFORMA

I – A BÍBLIA É A PALAVRA VIVA DE DEUS

1. A Palavra de Deus é viva e eficaz. Os israelitas não entraram em Canaã por negligenciar a Palavra de Deus (Hb 4.6). O autor aos Hebreus faz um alerta para os cristãos não cometerem o mesmo erro (Hb 4.11). Nesse propósito, ele lembra que a “ palavra de Deus é viva ” (Hb 4.12a), pois o Deus da Palavra é um “Deus vivo” (Hb 3.12; 9.14; 10.31; 12.22). Portanto, ela deve ser obedecida a fim de evitar o juízo e a morte (Dt 32.46,47). Não se trata de ensino obsoleto, ao contrário, a Palavra de Deus vive e permanece viva porque o Altíssimo vive desde a eternidade (l Pe 1.23). Por essas razões, a Palavra é igualmente eficaz, isto é, opera a vontade de Deus, jamais volta vazia e sempre realiza o seu propósito (Is 55.11).

2. A Palavra de Deus é espada penetrante. O texto sagrado descreve as Escrituras como “mais penetrante do que qualquer espada de dois gumes” (Hb 4.12b). O uso figurado da espada de dois gumes simboliza que a Palavra de Deus é tão bem afiada, que nada existe que ela não possa transpassar. Nenhuma resistência humana consegue impedir a ação da espada do Espírito (Ef 6.17). Assim , a Palavra “penetra até à divisão da alma, e do espírito, e das juntas e medulas” (Hb 4.12c). Significa que ela atinge o âmago de nosso interior, examina os segredos obscuros e revela o nosso verdadeiro caráter; ainda expõe os desejos de nossa alma e os conflitos entre o nosso espírito e a carne (G1 5.17).

3. A Palavra de Deus é apta para discernir. A mensagem bíblica também “ é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração” (Hb 4.12d). Nada está imune ao discernimento da Palavra de Deus. Até os nossos pensamentos mais íntimos e as nossas motivações mais espúrias são desvendadas. Os pecados escondidos são revelados, a hipocrisia e a rebeldia são desmascaradas. Coisa alguma pode ser escondida de Deus, toda a verdade é exposta “aos olhos daquele com quem temos de tratar” (Hb 4 -13). Portanto, se o nosso coração se render à Palavra, seremos salvos (Rm 10.9,10). Porém, se o endurecemos tal qual os israelitas no deserto, a Palavra nos julgará, e por fim nos condenará (Hb 3.12,13).

SINÓPSE I

A Palavra de Deus é viva, eficaz e apta para discernir o interior do ser humano.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

“[O Caráter Dinâmico da Palavra]
[…] O autor [aos Hebreus] reforça sua exortação trazendo à memória o caráter dinâmico da Palavra (grego logos – ‘revelação’) de Deus, de onde extraíram sua citação. Não é uma palavra morta ou formal, mas cheia de poder e eficácia, capaz de esquadrinhar até as profundezas da natureza humana. Ela é apta para estabelecer juízos de cunho moral e ‘discernir os pensamentos e intenções do coração’ (v.12). Deus percebe logo a dúvida ou o pecado mais diminuto. Alma e corpo não podem furtar-se ao seu olhar. A palavra ‘patentes’ (v.13) deriva-se do vocábulo grego traquelos (‘garganta’), e significa virar para trás a garganta, como faz o cirurgião no paciente. O animal do sacrifício tem sua garganta exposta totalmente à lâmina do cutelo. Semelhantemente, todo ser humano está totalmente descoberto diante dos olhos daquEle cuja Palavra é como espada cortante de dois gumes (Vicent)” (BOYD, Frank M. Gálatas, Filipenses, 1 e 2 Tessalonicenses, Hebreus. Rio de Janeiro: CPAD, 2013, p.133).

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: A Supremacia das Escrituras: A Inspiração, Inerrante e Infalível Palavra de Deus Lição 07: A Bíblia transforma pessoas | Escola Biblica Dominical

AMPLIANDO O CONHECIMENTO

A Palavra de Deus
“A Palavra de Deus mostra quem vai entrar no repouso de Deus. Ela é uma espada cortante que penetra no mais íntimo do nosso ser para discernir se nossos pensamentos e motivos são espirituais ou não (w.12,13). Tem dois gumes e corta, ou para nos salvar ou para nos condenar à morte […].” Amplie mais o seu conhecimento, lendo a Bíblia de Estudo Pentecostal, CPAD, p.1905.

II – A BÍBLIA ANULA OS CONSELHOS DO MUNDO

1. As armas da nossa milícia. Paulo esclarece aos Coríntios que “ as armas da nossa milícia não são carnais” (2 Co 10.4a). Isso porque a nossa luta é de ordem espiritual (Ef 6.12). Portanto, não usamos os métodos dos humanos, tais como, subterfúgio, conchavos, ameaças, calúnias e/ou difamações. Nosso poderio de ataque não é carnal. Nossas armas são poderosas em Deus (2 Co 10.4b). O conselho bíblico é tomar toda a armadura de Deus: a verdade, a justiça, o Evangelho, a fé, a salvação, a espada do Espírito e a oração perseverante (Ef 6.13-18).

2. A destruição das fortalezas. A Bíblia afirma que o mundo jaz no Maligno (1 Jo 5.19. O líder das forças do mal é o Diabo (l Pe 5.8). Por meio do espírito do erro, ele trabalha contra o Reino de Deus (2 Ts 2.4). Para tanto, se opõe aos valores cristãos, dissemina o ódio, o desrespeito à vida, à corrupção, e a imoralidade, dentre outros males (2 Ts 2.9-11). Contudo, o poder de Deus é capaz de destruir todas as fortalezas do Diabo (2 Co 10.4c). A Palavra de Deus anula o mal com graça e poder e liberta as almas da prisão espiritual (Jd 1.21-23).

3. A destruição dos falsos argumentos. A Escritura diz que o poder de Deus também “ destrói os conselhos” (2 Co 10.5a). A Bíblia na versão Nova Almeida Atualizada traduz com o “ raciocínios falaciosos”. São premissas falsas usadas para afastar as pessoas da verdade. Se aplica às ideologias anticristãs, entre elas, o ateísmo, o relativismo, o secularismo, o marxismo e as heresias que contradizem a mensagem da cruz. O método cristão para anular esses sofismas é a persuasão por meio da verdade da Palavra de Deus (Jo 8.32).

4. A destruição de toda a altivez. O poder do Altíssimo, igualmente, aniquila “ toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus” (2 Co 10.5b). A altivez se refere a toda conduta que serve de oposição para a fé em Deus (2 Tm 3.8). Aqui está incluso, entre outros, a rebeldia, o orgulho, a jactância e as demais vaidades humanas. Satanás é quem atua na mente das pessoas e as mantém afastadas de Deus (2 Co 4 .2 – 4). Porém , pela pregação da Palavra de Deus, o sistema soberbo do mundo é subjugado aos ensinos de Cristo (2 Co 10.5c).

SINÓPSE II

Nossas armas são poderosas em Deus para derrubar as fortalezas do Diabo, os falsos argumentos e toda a altivez humana.

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: A Supremacia das Escrituras: A Inspiração, Inerrante e Infalível Palavra de Deus Lição 07: A Bíblia transforma pessoas | Escola Biblica Dominical

III – A BÍBLIA NOS TORNA HUMILDES

1. Deus aborrece a soberba. A Escritura declara que “ Deus resiste aos soberbos, dá, porém , graça aos humildes” (Tg 4.6). Isso indica que Deus abomina os arrogantes que confiam na sabedoria mundana e que rejeitam os preceitos divinos. Por isso, Tiago exorta: “ sujeitai-vos, pois, a Deus” (Tg 4.7); e ainda, “humilhai-vos perante o Senhor” (Tg 4.10). As expressões” sujeitar-se” e “ humilhar-se” querem dizer obedecer ao Todo-Poderoso. Quando nos achegamos a Deus, Ele se achega a nós (Tg 4.8). Ele nos liberta da sabedoria “ terrena, animal e diabólica” (Tg 3.15) e nos agracia com a verdadeira “ sabedoria que vem do alto” (Tg 3.17). Em vista disso, a bênção plena de Deus é concedida aos humildes que são transformados pela Palavra do Altíssimo (Tg 1.21,22).

2. Cristo é nosso exemplo de humildade. A Bíblia registra que Cristo “não teve por usurpação ser igual a Deus”. Mas aniquilou-se a si mesmo, tomando a forma de servo ” (Fp 2.6,7). Ele deixou a sua glória (Jo 17.5), humilhou-se para submeter-se à vontade do Pai, e foi obediente até a morte, e morte de cruz (Fp 2.8). Cristo novamente agiu com humildade ao lavar os pés dos apóstolos (Jo 13 .14 ). Na ocasião, Ele disse que devemos aplicar esse mesmo princípio em nosso viver (Jo 13.15). Esse é o padrão de conduta para os cristão s (Fp 2.5). Desse modo, quem é verdadeiramente sábio obedece a Palavra e imita os passos de Jesus (l Pe 2.21).

3. A humildade é uma virtude cristã. Cristo ensinou que para entrar no Reino dos Céus a pessoa tem de se portar com humildade (Mt 18.4). Assim, somente a genuína conversão é capaz de modificar a nossa forma pecaminosa de viver (1 Co 6.9-11). Nessa direção, Paulo faz um apelo para que os salvos andem “com o é digno da vocação com que fostes chamados” (Ef 4.1), e enfatiza a necessidade da prática da humildade (Ef 4.2). Ser humilde significa comportar-se com modéstia e reconhecer as próprias fraquezas (Jo 15.5). Todavia, ninguém recebe virtude alguma se não for transformado pelo Espírito Santo (G1 5.16), ou seja, quer dizer que uma pessoa que não foi purificada pela Palavra de Deus, não pode ser verdadeiramente humilde (Ef 5.26,27).

SINOPSE III

Deus resiste aos soberbos e concede verdadeira sabedoria aos humildes que são transformados pela sua Palavra.

AUXÍLIO DE EDUCAÇÃO CRISTÃ

“Entendendo como os Adultos são Diferentes
Os adultos são diferentes. Não apenas uns dos outros, mas também em relação a outros grupos etários aos quais comumente ensinamos na Igreja. São diferentes na visão de si mesmos, muito mais cônscios das necessidades pessoais e da imediação da aprendizagem . Os cenários educacionais para adultos precisam ser psicológica, física e ambientalmente adultos. Em geral, isto leva a métodos que enfatizam a informalidade, as oportunidades de participação e a relevância dinâmica imediata do assunto. Os adultos também são diferentes das crianças e dos jovens nas experiências da vida , tendo acumulado riqueza de formação que eles trazem para toda a situação de aprendizagem. Isto nos permite utilizar os adultos como recursos e não apenas como estudantes a ser informados. Significa que eles devem ter oportunidades para diagnosticar a própria necessidade de aprendizagem em vez de sempre ter matéria despejada sobre ele s ” (GANGEL, Kenneth O; HENDRICKS, Howard G (Eds.). Manual de Ensino para o Educador Cristão: Compreendendo a natureza, as bases e o alcance do verdadeiro ensino cristão. 4.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2005, p.171).

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: A Supremacia das Escrituras: A Inspiração, Inerrante e Infalível Palavra de Deus Lição 07: A Bíblia transforma pessoas | Escola Biblica Dominical

CONCLUSÃO

O Altíssimo não tolera a soberba humana nem a rejeição à revelação divina. Os israelitas que se rebelaram contra ela sucumbiram no deserto. A Palavra de Deus examina os segredos humanos e desfaz todos os conselhos mundanos. Os humildes que se sujeitam a Deus e à sua Palavra são transformados e agraciados com a plenitude das bênçãos divinas.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja um parceiro desta obra. ( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

VOCABULÁRIO

Jactância: Atitude de quem se apresenta arrogância, vaidade, orgulho.
Sofisma: Argumento lógico, mas com o objetivo de produzir uma “ verdade ilusória”. Embora apresente regras da lógica, na verdade sua estrutura interna de argumento é contraditória, inconsistente e deliberadamente enganadora.

REVISANDO O CONTEÚDO

1- Que tipo de alerta o autor aos Hebreus faz? Os Israelitas não entraram em Canaã por negligenciar a Palavra de Deus (Hb 4.6). O autor aos Hebreus faz um alerta para os cristãos não cometerem o mesmo erro (Hb 4.11).
2- Qual é a consequência para quem endurece o coração tal qual os israelitas no deserto? Se o endurecemos tal qual os israelitas no deserto, a Palavra nos julgará, e por fim nos condenará (Hb 3.12,13).
3- Qual é o método cristão para anular os sofismas? O método cristão para anular esses sofismas é a persuasão por meio da verdade da Palavra de Deus (Jo 8.32).
4- Para quem Deus destina a plenitude de suas bênçãos? A bênção plena de Deus é concedida aos humildes que são transformados pela Palavra do Altíssimo (Tg 1.21,22).
5- Que virtude nosso Senhor falou a respeito como necessária para entrar no Reino dos Céus? Cristo ensinou que para entrar no Reino dos Céus tem que se portar com humildade (Mt 18.4).

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD | 1° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: A Supremacia das Escrituras: A Inspiração, Inerrante e Infalível Palavra de Deus Lição 07: A Bíblia transforma pessoas | Escola Biblica Dominical