Lição 3- Moisés e Josué, grandes líderes do povo de Israel | 2° Trimestre de 2023 | EBD ADOLESCENTES

EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2023 | Tema do Trimestre: A História do Povo Escolhido | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 3- Moisés e Josué, grandes líderes do povo de Israel

LEITURA BÍBLICA

Êxodo 33.7-11
Deuteronômio 31.1-8

A MENSAGEM

O Senhor disse a Moisés: — Chame Josué, filho de Num, que é um homem competente, e ponha as mãos sobre ele. Números 27.18

Devocional

Segunda » Êx 3.14,15
Terça » Nm 12.3
Quarta » Êx 20.1-8
Quinta » Êx 20.12-17
Sexta » Êx 34.10-14
Sábado » Nm 27.18-23

Objetivos

ENSINAR que Deus estabelece lideranças para servir e cuidar do seu povo;
EXPOR o legado espiritual da liderança de Moisés para o povo de Israel;
DESTACAR que lideranças humanas precisam se submeter a Deus e serem fiel a Deus, conforme o exemplo de Moisés e Josué.

Ei Professor!

Deus é quem lhe capacita e lhe prepara para a realização de sua obra. Talvez você leia as histórias de grandes líderes como Moisés e Josué e pense que não seria capaz de atuar ministerialmente como eles. Mas, lembre-se que Deus é quem estava agindo por eles. O mesmo Deus está pronto para usar você, no lugar onde você está. Moisés e Josué foram lideranças fortes que marcaram seu tempo, cada um na sua época. Aprendemos com eles que lideranças são transitórias. Nós devemos servir, ensinar e ministrar para fazer a diferença hoje na vida dos nossos alunos. Esse é o tempo de ensinar a Palavra, interceder e instruir o adolescente no caminho que ele deve andar

Ponto de Partida

Ninguém faz nada sozinho! Essa não é uma frase clichê. Ela tem aplicação real e assertividade. Ela mostra o valor do trabalho em equipe. Nem mesmo Moisés, um dos principais líderes de Israel, que teve uma das missões mais difíceis da história, trabalhou sozinho. Moisés, não só liderou junto com seus irmãos, Arão e Miriã, como também delegou responsabilidades a outros chefes dentre o povo. Use esse exemplo para mostrar a importância dos líderes para a igreja local. Destaque também que todas as pessoas são importantes, inclusive cada adolescente. No Reino de Deus precisamos uns dos outros, o projeto de Deus é que sua Igreja caminhe em comunhão e interdependência, servindo e amando uns aos outros

Vamos Descobrir

Moisés foi um homem que possuía as características de um bom Líder, além de ter sido escolhido por Deus para esse ofício. A liderança de Moisés foi muito significativa. Ele não apenas guiou e organizou o povo em termos legais e civis. Mas, seguindo as orientações de Deus, ele estabeleceu um código de ética em Israel e os parâmetros de culto ao Senhor. Outro grande líder que se desenvolveu no deserto foi Josué. Ele sempre acompanhava Moisés e deu continuidade ao seu legado, adentrando o povo à Terra Prometida.

Hora de Aprender
I – A LIDERANÇA DE MOISÉS

1- Moisés, um grande líder. Moisés foi um homem escolhido por Deus. Ele preparou Moisés por 80 anos até que ele ficasse apto para liderar o povo rumo a Canaã. Durante 40 anos Moisés viveu no Egito e por mais 40 anos ele morou no deserto (At 7.23,30). Quando finalmente estava apto a liderar o povo escolhido, Deus o chamou para essa grande missão. Moisés, durante o exercício do seu ministério , demonstrou algumas qualidades que são indispensáveis para um líder: comunhão com Deus, obediência à voz do Senhor, longanimidade, sabedoria e perseverança.

Além de ser temente a Deus, Moisés teve coragem para enfrentar a tirania do Faraó (Êx 5.1); ele também era um excelente ouvinte e julgava as questões do povo (Êx 18.13). Moisés ficava o dia inteiro ouvindo os dilemas do povo e ainda propunha soluções para os problemas. Além disso, ele também era extremamente humilde (Nm 12.3). Essas qualidades não são importantes apenas para pessoas em posição de liderança. Nós que somos cristãos devemos nos inspirar no exemplo de Moisés e procurar desenvolver em nossas vidas essas mesmas qualidades (Mt 5.5-9).

2- Trabalho em equipe. Na vida de Moisés também podemos observar uma conduta muito sábia. Ele ficava muito tempo ocupado ouvindo as questões que existiam entre o povo, instruindo as famílias e ensinando os mandamentos de Deus (Êx 18.16). Porém, certo dia, ele recebeu a visita do seu sogro, Jetro. Observando a rotina de Moisés, Jetro sugeriu uma nova dinâmica de atuação. Ele orientou Moisés a trabalhar em equipe e delegar responsabilidades.

Em vez de fazer tudo sozinho, Moisés poderia nomear novos líderes e juízes que ajudariam o povo a se organizar e Moisés atenderia apenas às pessoas com problemas mais graves (Êx 18.21,22). Moisés aceitou o conselho de seu sogro e escolheu homens para serem chefes de mil, de cem, de cinquenta e de dez pessoas. Tais líderes atendiam às questões mais fáceis e levavam apenas as mais difíceis para Moisés (Êx 18.24-26).

I- AUXÍLIO DEVOCIONAL

“Aqui está um teste rápido de liderança. O líder olha nos olhos da pessoa que fala com ele? Nesse caso, o líder é atento, interessado e preocupado com as necessidades do membro da equipe […]. Bons líderes levam as pessoas a sério. Escutam cuidadosamente as palavras, inflexão e emoções expressas pelos outros. Líderes escutam as ideias dos seus associados. Podem não agir em toda sugestão que recebem, mas escutam com atenção para ouvir metodologias novas […].

Também escutam reclamações. Líderes entendem que emoções guardadas podem ser explosivas e sufocantes ou poderia muito bem sufocar os esforços do resto da equipe. Avaliam o feedback dos membros de equipe críticos. Compreendem que os gritos e preocupações dos outros são brados pela atenção pessoal. Os líderes aprendem porque eles ouvem” (TOLER, Stan. Minutos de motivações para líderes. Rio de Janeiro: CPAD, 2015, p. 63).

II- A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE E DA ESPIRITUALIDADE DO POVO

Os israelitas haviam saído recentemente de um longo período de escravidão em uma nação idólatra, por isso era preciso que Deus tratasse o povo e ensinasse as leis, de acordo com a sua vontade. Durante a jornada no deserto o povo recebeu a Lei do Senhor e aprendeu a adorá-lo. Esse foi o legado do ministério de Moisés. Por meio dele, Deus instruiu o povo escolhido a andar justamente e guardar seus mandamentos e estatutos.

1- Os 10 mandamentos. Moisés, obedecendo a voz do Senhor, subiu ao monte Sinai e recebeu as duas placas de pedra com os mandamentos, escritos pelo próprio Deus (Êx 31.18). Estes mandamentos eram para orientar o povo sobre a sua conduta em relação a Deus e ao seu próximo.

Os 10 mandamentos são:
• “Não adore outros deuses; adore somente a mim” (Êx 20.3);
• “Não faça imagens de nenhuma coisa que há lá em cima no céu, ou aqui embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra” (Êx 20.4);
• “Não use o meu nome sem o respeito que ele merece […]” (Êx 20.7);
• “Guarde o sábado, que é um dia santo […]” (Êx 20.8);
• “Respeite o seu pai e a sua mãe […]” (Êx 20.12);
• “Não mate” (Êx 20.13);
• “Não cometa adultério” (Êx 20.14);
• “Não roube” (Êx 20.15);
• “Não dê testemunho falso contra ninguém” (Êx 20.16);
• “Não cobice a casa de outro homem […]” (Êx 20.17).

Além desses mandamentos, o Senhor entregou a Moisés diversas orientações, revelações, leis e estatutos, que estão registrados em um conjunto de cinco livros que são identificados como Pentateuco e chamados pelos judeus de livros da “Lei” (Gênesis, Êxodo, Levítico, Números e Deuteronômio). A Lei do Senhor orientou e formou a identidade do povo de Israel, que se tornou uma nação que era referência para todos os povos, pois adorava ao único Deus verdadeiro e era guiada por seus princípios de justiça.

2- A ordem para a construção do tabernáculo. A fim de estabelecer a adoração de forma santa e agradável no meio do povo de Israel, Deus ordenou a construção do Tabernáculo (Êx 25.1,8,9). Mas, talvez alguém questione: “como eles poderiam fazer algo assim no meio do deserto”? O povo saiu do Egito levando muitos despojos (Êx 12.35,36). Sabendo disso, Deus pediu uma oferta especial de diversos materiais (Êx 25.2-7) com o objetivo de construir o Tabernáculo (Êx 25.8).

A Tenda Sagrada (Tabernáculo) deveria ser construída de acordo com a orientação divina. Cada detalhe da construção, objetos sagrados e roupas dos sacerdotes, deveria ser executado de acordo com o plano de Deus (Êx 31.7-11). Tudo foi confeccionado e o Tabernáculo foi erguido cerca de 1 ano depois que os israelitas saíram do Egito (Êx 40.2,17). “Então a nuvem cobriu a Tenda, e ela ficou cheia da glória de Deus, o Senhor” (Êx 40.34). Assim Deus habitou e atuou no meio do seu povo.

II- AUXÍLIO DIDÁTICO

“O Tabernáculo foi montado no Sinai no primeiro dia, do primeiro mês, do segundo ano (Êx 40.2,17), isto é, 14 dias antes da celebração da Páscoa no primeiro aniversário do Êxodo. Quando os israelitas recomeçaram a sua viagem, seis carros carregaram todas as coisas exceto a arca e os dois altares (Nm 7). Antes de deixar o Sinai, o altar da oferta queimada e os utensílios de ouro e prata foram consagrados.

O Tabernáculo havia permanecido levantada no Sinai por 50 dias (Nm 10.11). Do Sinai até Canaã se passaram mais 39 anos. Destes, quase 38 anos foram passados em Cades. Os sacrifícios comuns não foram oferecidos durante esse período (Am 5.25). […] Quando Israel finalmente entrou na terra de Canaã, uma das primeiras considerações foi encontrar um lugar de descanso para o Tabernáculo. Este deveria ser um lugar que não houvesse sido habitado e que estivesse livre da contaminação das sepulturas humanas.

Tal lugar foi encontrado em Gilgal (Js 4:19; 5.10; 9.6; 10.6,43). Gilgal, porém, nunca foi considerado um local permanente. A questão de um local permanente foi uma questão de ciúme intertribal, e foi assim enfim fixado pela remoção de Tabernáculo para Siló (Js 18.1)” (Dicionário Bíblico Wycliffe. Rio de Janeiro: CPAD, 2006, p. 1874).

III- JOSUÉ, O FIEL APRENDIZ

1- Josué, o fiel aprendiz. Josué foi alguém que sempre esteve junto de Moisés, desde os momentos de guerra (Êx 17.8-10) aos momentos de oração (Êx 24.13). O texto bíblico relata que Josué era o moço, aprendiz de Moisés, e após o libertador de Israel falar com Deus face a face, na Tenda da Presença, e sair de volta ao acampamento israelita, Josué permanecia na Tenda (Êx 33.11).

Portanto é evidente que Josué foi influenciado pela liderança de Moisés, pois sempre estava junto do seu líder, orando com ele e o acompanhando em diversas situações. Essa mentoria de Moisés ajudou a Josué na sua formação pessoal e espiritual. Josué era um dos espiões que foram observar a Terra Prometida e voltou com relatório positivo, confiando na promessa de Deus (Êx 14.6-8). Também o próprio Deus deu testemunho de Josué, dizendo que ele era competente (Nm 27.18). Ter um bom testemunho, tanto da parte dos homens, quanto da parte de Deus é fundamental para o cristão.

2- A transição da liderança. Moisés, mesmo sendo um grande líder, não pôde entrar na Terra Prometida. Em certa ocasião, quando faltou água ao povo, Deus pediu a Moisés que falasse à rocha que ela jorraria água. Todavia, Moisés desobedeceu e feriu a rocha com o seu cajado duas vezes (Nm 20. 7,8,11,12). O milagre da água jorrar aconteceu, pois era uma extrema necessidade do povo, mas como consequência, Moisés (e seu irmão Arão) não puderam entrar em Canaã. Deus permitiu a Moisés apenas observar e ver de longe a beleza da terra que Ele prometeu e que entregaria ao seu povo (Dt 34.4).

Esse episódio da vida de Moisés deixa claro que nossas ações têm consequências diante de Deus e diante dos homens e que precisamos nos manter fiéis, mesmo em momentos de grande pressão e desgaste emocional. Após 40 anos de liderança, Moisés já se encontrava com 120 anos de idade e Deus ordenou que ele nomeasse um novo líder. O sucessor escolhido por Deus foi Josué (Nm 27.18-20).

Reconhecendo que seu tempo estava passando (Dt 31.2), Moisés põe Josué diante do povo e o encoraja a liderar a nação de Israel (Dt 31.7). Assim, Moisés deixou bem claro para todo o povo que Josué seria seu sucessor. A liderança de Moisés foi transferida para Josué, que deu continuidade à grande missão de levar o povo de Israel até Canaã (Dt 34.9).

III- AUXÍLIO DIDÁTICO

“O texto de Deuteronômio 34.9 revela que Josué havia sido escolhido por Moisés para substituí-lo posteriormente. Até chegar ao ponto de estar devidamente preparado para aquela missão, Josué demonstrou ser um homem cheio do espírito de sabedoria’ mediante atitudes que tomou ao longo de sua vida. Logo no primeiro capítulo do seu livro (Josué), destaca-se uma lista de qualificações despertadas pelo Senhor para se ter uma liderança eficaz:

Primeira, força e coragem para enfrentar as ameaças (Js 1.6,7,9); segunda, prioridade com a Palavra de Deus, meditando nela, dia e noite (Js 1.8); terceira, obediência incondicional às diretrizes divinas para obter êxito (Js 1.7,8). Por estas qualificações Josué teria eficácia e prosperidade em sua missão de liderança” (CABRAL, Elienai. Josué: um líder que fez a diferença. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p. 19).

CONCLUSÃO

A liderança de Moisés foi muito significativa para a história de Israel. Ele foi a pessoa que Deus usou para tirar os hebreus do Egito e para guiá-los no deserto rumo à Canaã. Durante essa jornada, Deus usou Moisés para transformar o povo de Israel em uma nação organizada, com leis civis. Acima de tudo, Ele ensinou a Lei de Deus ao povo e instituiu a adoração, segundo a orientação do Senhor. A missão de liderar o povo de Israel após a partida de Moisés foi entregue a Josué.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

VAMOS PRATICAR

1- Assinale (V) para verdadeiro e (F) para falso nas afirmações abaixo:

( F ) Moisés não aceitava conselhos e trabalhava sozinho.
( V ) Os israelitas haviam saído de um longo período de escravidão em uma nação idólatra, por isso era preciso que Deus tratasse o povo e ensinasse as leis de acordo com a sua vontade.
( F ) Josué, por seu um aprendiz rebelde e ausente, foi escolhido para ser o novo líder e sucessor de Moisés.
( V ) Josué era um dos espiões que foram observar e Terra Prometida e voltou com relatório positivo.

Pense Nisso

A obra de Deus requer coragem. Deus nos chama para desafios que são muito grandes e nós, muitas vezes, não nos sentimos capazes de aceitar o chamado. Todavia, os exemplos de Moisés e Josué nos inspiram a seguir em frente. Ambos foram corajosos e tementes a Deus. Com eles, aprendemos que pela fé podemos vencer grandes desafio.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Lições Adultos – CPAD

Lições Jovens – CPAD

Lições Adolescentes – CPAD

Lições Adultos – EDITORA BETEL

Lições Jovens – EDITORA BETEL

Lições Adultos – REVISTA PECC

Esboço De Pregação

BIBLIA ONLINE

SUBSÍDIO EBD – CPAD

EBD Adolescentes | 2° Trimestre De 2023 | Tema do Trimestre: A História do Povo Escolhido | Escola Biblica Dominical | CPAD | Lição 3- Moisés e Josué, grandes líderes do povo de Israel