Lição 03: Jesus é Apresentado no Templo | EBD – Juniores | 4° Trimestre De 2021

EBD – Juniores | 4° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: A Vida de Jesus | Lição 03: Jesus é Apresentado no Templo Escola Bíblica Dominical

SABER +

Lucas 2.22-40

Deus criou o homem dotado de livre-arbítrio, com a capacidade de realizar tanto o bem quanto o mal. O Cria dor nos concedeu a liberdade de sermos obedientes ou não à sua vontade. Embora a consciência da maldade tenha influenciado o ser humano a praticar o mal, isso mostra que Deus não fez máquinas, e sim criaturas que buscassem conhecer o seu grande amor e bondade. Deus nos criou com um propósito, para adorá-lo e servi-lo com um coração verdadeiro, mesmo sendo fracos e imperfeitos. A felicidade que Deus quis para suas criaturas mais elevadas é a felicidade de estar de forma livre e voluntária em sua presença, ligados em comunhão com Ele e com os demais irmãos que compartilham da mesma fé. Para isso, a obediência aos seus é essencial.

Nossas ações devem demonstrar que verdadeira mente amamos e adoramos o Criador porque confiamos na sua bondade. Somente assim teremos paz e harmonia e, finalmente, desfrutaremos de uma vida em que haja a verdadeira liberdade. Aproveite o assunto da lição desta semana para refletir com seus alunos a respeito do privilégio de conhecer a Cristo. Simeão e Ana tiveram esta oportunidade e não desperdiçaram. Nossa vida é transformada quando reconhecemos a Cristo, o Príncipe da Paz, como nosso Senhor e Salvador.

EBD – Juniores | 4° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: A Vida de Jesus | Lição 03: Jesus é Apresentado no Templo Escola Bíblica Dominical

PARA MEDITAR

Segunda Gn 3 A Desobediência de Adão

Terça – Ex 13.1-16 A Consagração do Primogênito

Quarta – Rm 5.12-21 A Obediência justificadora de Cristo

Quinta – Fp 2.5-11 A obediência sacrificial de Cristo

Sexta – Is 1.11-20 Deus quer obediência e não sacrifício se vãos

Sábado – 1Pe 1.13-25 Um chamado a santidade: obedeça

OBJETIVO

Ensinar que Deus quer a nossa obediência e quando obedecemos mostramos a ele que o amamos

MEMORIZANDO

“Sejam obedientes a Deus e não deixe que a vida de vocês sejam dominadas por aquele desejo que vocês tinham quando ainda eram ignorantes” (1 Pedro 1.14)

DINÂMICA: Divida a turma em dois grupos e apresente um quebra-cabeça com as palavras do versículo. Recorte papel cartão e escreva as palavras que os alunos deverão colocar em ordem. Cada grupo deverá montar o seu quebra-cabeça. Dê um tempo para os alunos realizarem a atividade. Prepare uma lembrança (uma caixa de bis ou balas) para a equipe que terminar primeiro.

EXPLICAÇÃO: Explique o versículo e diga que Deus quer que o obedeçamos. Mesmo que pareça difícil é sempre melhor fazer o que Deus manda. Ele não quer adoração mentirosa ou pedidos de desculpas falsos, e sim confiança e obediência sinceras e constantes. Aquele que obedece mostra a Deus que o ama mais do que aquele que traz a sua melhor oferta. A obediência é o melhor sacrifício, a melhor oferta que podemos apresentar a Deus.

EBD – Juniores | 4° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: A Vida de Jesus | Lição 03: Jesus é Apresentado no Templo Escola Bíblica Dominical

MATERIAIS PARA ATIVIDADES

• Para a seção “Memorizando”: Em papel cartão, desenhe uma pomba e, dentro dela, escreva o versículo-chave de hoje. Escreva as palavras do versículo e fome o quebra-cabeça, um para cada equipe;

• Para a seção “Boa Ideia”: Prepare duas caixas de presente. Em uma escreva “coisas boas” e na outra escreva “coisas ruins”;

• Separe folhas de colorset ou cartolina nas cores branca e vermelha. Nelas você vai recortar desenhos de pombas, em quantidades suficientes para os seus alunos usarem, no mínimo, três de cada cor;

• Separe também lápis, borracha, giz de cera, lápis de cor, e canetas hidrográficas.

PARA COMEÇAR

  1. Receba seus alunos com um alegre “bom dia”. Esteja animado, se você estiver desanimado, isso influenciará a classe. É importante que você cuide da sua saúde física e emocional para que esteja em boas condições de lecionar uma aula com qualidade.
  2. Pergunte aos alunos como foi a semana. Permita que eles contem sobre o dia a dia da escola, da casa, e mostre-se interessado por suas histórias. Ore para começar a aula, e interceda também pelos alunos faltosos.
  3. Realize a marcação no quadro de leitura de Lucas e João e faça o sorteio dos ajudantes, escrevendo o nome dos escolhidos no quadro.
  4. Cante com os alunos louvores que falem sobre a obediência e de como Deus nos ama.
  5. Reforce para os alunos que Deus se agra da da obediência e não de sacrifícios falsos.
  6. Recolha as ofertas e ore louvando a Deus e agradecendo pela quantia ofertada. Ao final, relembre a história da aula passada.

EXPLORANDO AS ESCRITURAS

Depois do nascimento de Jesus, José e Maria o levaram ao templo para ser apresentado, como ordenava a Lei (que dizia que todo s filho primogênito deveria ser consagrado a 1 Deus) [Visual 3.1]. Como oferta, eles levaram – duas rolinhas, porquanto, eram pobres e essa era a oferta mínima estipulada pela lei. Em Jerusalém morava Simeão, um homem piedoso, a quem Deus prometera que veria o Salvador. Ele foi levado pelo Espírito Santo ao templo no mesmo dia da consagração de Jesus. Quando viu o menino, tomou-o no colo e glorificou a Deus, porque estava vendo a Salvação de Israel [Visual 3.2].

Ana, uma profetisa de oitenta e quatro anos, que passava seus dias no pátio do templo orando e adorando a Deus, também viu Jesus e, no momento em que o encontrou, começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos que esperavam o libertador de Israel [Visual 3.3]. Assim, José e Maria apresentaram seu filho em cumprimento à lei de Moisés. A vida de Jesus foi permeada pela obediência. Antes devir ao mundo, Ele já havia se oferecido para ser o sacrifício pelos nossos pecados. Jesus se fez menor do que Deus e viveu seguindo as leis do Senhor e dos homens de forma obediente. Fez-se pecado e maldito, morrendo na cruz pelos pecados de outros (Fp 2.6-11). E não o fez por ser fácil ou por Ele ser Deus, mas por amor ao Pai, sabendo que as suas ações mostravam e testemunhavam sobre aquele que o enviara.

Obedecer é uma escolha. Desde o Éden foi assim. Se fosse imposta seria uma obrigação. E Deus não quer amigos por obrigação. Deus quer amigos que o amem e aceitem viver sob a sua Palavra. Obedecemos porque acreditamos que é a melhor coisa a fazer, sabedores de que tudo o que Deus faz é bom; confiamos em seu amor e bondade; porque o amamos. Você glorifica a Deus com suas ações ou desobedece sabendo que depois poderá pedir perdão? Você renuncia à sua vontade ou prefere pagar o preço depois pela desobediência? Lembre-se de que “obedecer é melhor do que sacrificar”, sempre!

EBD – Juniores | 4° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: A Vida de Jesus | Lição 03: Jesus é Apresentado no Templo Escola Bíblica Dominical

BATE PAPO

Converse com os alunos a respeito da obediência. O que é; por que devemos obedecer. Explique que a obediência é um ato de amor aos pais, aos professores, aos avós, a Deus. Obedecemos porque – amamos. Pergunte se eles têm vontade de obedecer. Diga que nem sempre temos vontade, pois o pecado nos faz desejar não obedecer. Pergunte se eles conhecem exemplos bíblicos de pessoas que obedeceram a Deus, mesmo quando parecia perigoso fale sobre Abraão, Davi, Daniel e seus amigos, e sobre as consequências de seus comportamentos. Mostre para os alunos que a obediência aos mandamentos de Deus sempre nos traz boas recompensas.

VOCABULÁRIO

Sacrifício: Oferta a Deus de algo valioso ou precioso para quem sacrifica. Feito como adoração a Deus.

Oferta: É um ato voluntário de gratidão a Deus; uma forma de adorá-lo por tudo o que Ele é, e faz por nós.

Consagrar: Dedicar alguma coisa para Deus. Primogênito: Primeiro filho de uma família.

BOA IDEIA!

Confeccione, previamente, pombas com papel colosert ou cartolina, e entregue aos alunos: 3 vermelhas e 3 brancas para cada aluno, no mínimo. Nas pombas brancas, deverão ser escritas coisas boas que existem em seus alunos e que eles querem entregar a Deus (por exemplo: o coração, o talento de desenhar, o futuro, etc.). Nas pombas vermelhas, deverão ser escritas possíveis coisas ruins que existem nos alunos e que eles querem entregar a Deus (por exemplo: um coração rebelde, a teimosia, a mentira, etc.). Em seguida, coloque as pombas vermelha e as brancas em suas caixas correspondente (aquelas que você preparou e escreveu “coisas boas” e “coisas ruins”). Faça uma oração consagrando o conteúdo das duas caixas ao Senhor explique aos pequenos que precisamos entrega a Deus tudo o que há em nós, seja bom ou ruim O que há de bom, Deus usa para sua glória, e que há de ruim, Ele lava com o sangue de Jesus.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site. Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja um parceiro desta obra. ( Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )

VOCÊ SABIA?

Primogênito era o filho mais velho de cada família. Ele tinha prioridade sobre os irmãos e irmãs e era Senhor, herdava a porção dobrada de consagrado ao tudo o que o pai possuía e era responsável por cuidar de toda a família depois d morte do pai.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD – Juniores | 4° Trimestre De 2021 | Tema do Trimestre: A Vida de Jesus | Lição 03: Jesus é Apresentado no Templo Escola Bíblica Dominical