Lição 08: O Mestre por Excelência que se fez Servo | 1° Trimestre de 2023 | EBD – BETEL

EBD Revista Editora Betel | 1° Trimestre De 2023 | TEMA: O EVANGELHO DE MARCOS – O Servo e a missão no serviço da obra de Deus | Escola Biblica Dominical | Lição 08: O Mestre por Excelência que se fez Servo

TEXTO ÁUREO

“E, chamando outra vez a multidão, disse-lhes: Ouvi-me, vós todos, e compreendei.” Marcos 7.14

VERDADE APLICADA

É fundamental que as verdades e os princípios dos ensinamentos de Jesus Cristo dirijam Todas as áreas da vida dos discípulos de Cristo.

OBJETIVOS DA LIÇÃO

MOSTRAR que Jesus trouxe esperança com Seus ensinos.
RESSALTAR a grandeza dos ensinos de Jesus.
DESTACAR que Jesus fez uso de métodos pedagógicos.

TEXTOS DE REFERÊNCIA

MARCOS 1
9- E aconteceu, naqueles dias, que Jesus, tendo ido de Nazaré, da Galiléia, foi batizado por João, no Jordão.
10- E, logo que saiu da água, viu os céus abertos e o Espírito, que, como pomba, descia sobre ele.
11- E ouviu-se uma voz dos céus, que dizia: Tu és o meu Filho amado, em quem me comparo.
12- E logo o Espírito o impeliu para o deserto.
13- E ali esteve no deserto quarenta Dias, tentado por Satanás. E vivia entre as feral, e os anjos o serviam.
14- E, depois que João foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do reino de Deus.

LEITURAS COMPLEMENTARES

SEGUNDA Mc 2.2 O Servo tinha prazer em ensinar.
TERÇA Lc 2.52 O Servo cresceu em sabedoria a grata.
QUARTA Jo 13.13 O Servo era também Mestre e Senhor.
QUINTA 1Co 1.30 O Servo e a fonte de sabedoria.
SEXTA Cl 2.3 O Servo e os tesouros da sabedoria.
SÁBADO Tg 3.17 A sabedoria do Servo vinha do alto.
HINOS SUGERIDOS 419, 456, 581

MOTIVO DE ORAÇÃO

Ore para que possamos ser sábios em todas as nossas tomadas de decisões.

ESBOÇO DA LIÇÃO

INTRODUÇÃO
1– O Servo que oferecia esperança
2– O Servo que oferecia instrução
3– A sabedoria inquestionável do Servo
CONCLUSÃO

INTRODUÇÃO

Observaremos na lição de hoje que, ao proferir Seus magistrais ensinamentos, o Filho de Deus trouxe esperança e renovo a muitos, mostrando ser o Mestre dos mestres.

PONTO PARTIDA – Jesus tinha prazer em ensinar

1- O SERVO QUE OFERECIA ESPERANÇA

Nos evangelhos podemos observar Jesus como um valoroso Mestre. Podemos dizer que Ele foi o maior Educador que já viveu nesta terra. A par desta certeza podemos observar que o evangelho de Marcos está repleto de Seus ensinamentos, discursos e parábolas. Jesus ensinava e oferecia esperança através do Seu ensino em cada um dos dezesseis capítulos deste evangelho.

1.1 O Servo oferece um novo ensino de esperança. O evangelho de Marcos é uma narrativa em que os atos a os ditos do Servo compõem temas fundamentais para que os seguidores do Filho do Homem possam identificá-lo como Mestre. Assim, Marcos apresenta uma abordagem motivadora sobre um novo começo marcado por um anúncio alegre e esperançoso: “E, depois que Joao foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus:’ [Mc 1.14]. O texto mostra e aponta para o reconhecimento dos ensinamentos de Jesus sobre a proclamação do Reino e a chamada a uma nova vida sob nova perspectiva.

Pastor Cesar Roza de Melo: “As aulas do Mestre da vida não estavam circunscritas ao ambiente de sala de aula. Enquanto os rabinos da época educavam seus discípulos nos ambientes educacionais, Jesus treinava Seus discípulos nos mais variados lugares; extraindo lições preciosas por onde passava. Um dos maiores discursos como o “Sermão do Monte” foi dado em uma colina. Diante de tantos mestres, como os escribas, Jesus se destacava, pois ensinava como tendo autoridade. Este é um fator imprescindível para o educador moderno, pois, para se ensinar com autoridade, precisa dominar o conteúdo e ser o exemplo vivo do que ensina.

1.2. O Servo oferece um ensino de esperança aos desesperançados. Acompanhando o itinerário do evangelho de Marcos fica evidente que, infelizmente, os líderes religiosos de Jerusalém praticamente não fizeram nada diante da situação de miséria do povo, ao contrário, o comportamento deles procurava os seus próprios encantos [Mc 7.6]. Contrariando essa maneira de pensar, Jesus diz: “Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos:’ [Mc 10.45]. Assim o evangelho de Marcos esclarece que o Mestre veio ensinar, solidarizar-se e libertar as pessoas oprimidas e excluídas pelo sistema religioso de Israel.

Podemos dizer que o ensinamento do Servo nasce da Sua compaixão pelo povo: “E Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e teve compaixão deles, porque eram como ovelhas que nao tern pastor; e começou a ensinar-lhes muitas coisas:’ [Mc 6.34]. Essa verdade é sedutora, pois, assistimos que até hoje o Servo continuamente acolhe e continua ensinando quem vai ao Seu encontro sofrendo, sem esperança ou machucado. “E tornou a sair para o mar, e toda a multidão ia ter com ele, e ele os ensinava:’ [Mc 2.13].

1.3. O Servo veio trazer esperança aos nossos corações. Nos dias de Jesus, a dominação romana, com seus altos impostos a seu controle sobre tudo e sobre todos, fazia com que Israel vivesse um caldeirão de problemas: “E o rei entristeceu-se muito; todavia, por causa do juramento e dos que estavam com ele mesa, não lhe quis negar. E, enviando logo o rei o executor, mandou que lhe trouxessem ali a cabeça de João. E ele foi e degolou-o na prisão.” [Mc 6.26- 27].

Outro agravante nestes dias era a preponderância do sistema religioso de Israel que tornava a vida do povo hebreu precária: “Em vão, porém, me honram, ensinando doutrinas que são mandamentos de homens.” [Mc 7.7]. Nessa desordem Jesus aparece para ensinar e combater a hipocrisia e trazer esperança para com os fracos e oprimidos. Paulo em sua Carta pastoral a Timóteo descreve o Servo como: “esperança nossa” [1Tm 1.1].

O salmista diz que é muito feliz aquele cuja esperança está no Senhor: “Bem-aventurado aquele que tem o Deus de Jacó por seu auxílio e cuja esperança está posta no Senhor, seu Deus:’ [Sl 146.5]. Diante do texto que lemos estamos certos de que aquele que coloca sua esperança no Servo Deus – Jesus Cristo – passa a viver com mais vigor a esperança, pois acredita nas promessas do Pai [Rm 8.38-39].

EU ENSINEI QUE:

Jesus foi um Servo a Mestre infinitamente popular e sábio, que ofereceu esperança a todos, apesar de Sua natureza simples a aspecto comum.

2- O SERVO QUE OFERECIA INSTRUÇÃO

Optamos por incluir em nosso estudo os ensinamentos de Cristo, segundo o evangelho de Marcos, de modo a apresentar Sua sabedoria em Seus atributos estrutural, literário e teológico. Seria preciso não perder de vista que a narrativa deste evangelho deixa transbordar o autoconhecimento, demonstrado por Cristo Jesus até o momento da Sua morte.

2.1. O Servo possuía uma sabedoria que veio do alto. Da sempre oportuna visita aos dicionários da língua portuguesa, podemos visualizar que a sabedoria remete ao conhecimento de algo, ser instruído, saber, razão. Neste trajeto de compreensão é bom que se diga que a sabedoria humana é defeituosa, porque nós não sabemos tudo. Já a sabedoria de Jesus é distinta da sabedoria humana. Marcos nos faz ver que Jesus foi um homem muito sábio, porque cultivou estes conceitos e experimentou esta verdade: “Entraram em Cafarnaum, e, logo no sábado, indo ele à sinagoga, ali ensinava.” [Mc 1.21]. Assistimos neste evangelho que Jesus ofereceu respostas e ações prudentes a todos que o confrontavam [Mc 12.38].

Bispo Primaz Manoel Ferreira: “Jesus desenvolveu um trabalho itinerante, tornando a Galileia o Seu circuito, ou seja, Jesus rodeava toda a Galileia desenvolvendo o ministério da Palavra através da pregação e ensino [Mt 4.23]. Mateus é bem enfático quanto a isso, pois ele informa que Jesus percorria cidades e povoados [Mt 9.35]. O Senhor Jesus ensinava, ou seja, instruia os Seus ouvintes, expondo acerca do Reino de Deus. Às vezes, esse ensino era em tom de conversação e outras em discursos didáticos, mas também de pregação. O Seu auditório era formado de frequentadores das sinagogas a pessoas que se reuniam em casas ou debaixo de uma árvore nos povoados”

2.2. O Servo possuía uma Sabedoria jamais vista. Jesus implementou um trabalho itinerante, durante o seu ministério terreno. Podemos enxergar que a missão de Jesus era o anúncio da Palavra de Deus, isto é, a construção do Reino de Deus: “E, depois que Joao foi entregue à prisão, veio Jesus para a Galileia, pregando o evangelho do Reino de Deus e dizendo: O tempo está cumprido, e o reino de Deus está próximo. Arrependei-vos e crede no evangelho.” [Mc 1.14- 15]. No texto vemos que Jesus percorria toda a Galileia desenvolvendo o ministério da Palavra através da pregação e ensino. Marcos relata que o Servo ensinava, ou seja, instruía os Seus ouvintes, expondo que Ele veio para chamar os pecadores a não os justos [Mc 2.17].

Bispo Primaz Manoel Ferreira: “O Senhor Jesus Cristo tinha um senso de urgência muito grande em relação às almas. Por isso Ele “percorria “; que, no grego, significa “periegen” e, também, tem o sentido dinâmico de rodear [Mt 4.23]”

2.3. A sabedoria do Servo prevalecia sobre a sabedoria dos sábios judeus. Jesus não perdia tempo com os líderes religiosos [Mc 2.23-28]. Jesus tinha o entendimento de que era preciso ensinar a Palavra de Deus [Mc 1.21-22]. Como um bom Servo obediente que era Jesus compreendia ter um desígnio de Deus [Mc 1.38]. E por isso que seguindo a trilha deixada pelo Servo não podemos parar de ensinar a Palavra de Deus: “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” [Mc 16.15].

Olhando para os ensinos do Servo, encontramos a verdadeira sabedoria divina: através desta sabedoria que vem do alto que cultivamos um viver que contribui para o bom testemunho perante o mundo e passamos a ter conhecimento dos pianos de Deus para as nossas vidas.

EU ENSINEI QUE:

A sabedoria de Cristo e luz para as que a procuram e é facilmente encontrada por aqueles que a amam, é achada por aqueles que a buscam.

3- A SABEDORIA INQUESTIONÁVEL DO SERVO

Não temos medo de errar ao dizer que todos quantos desejam exercer um ministério com excelência devem olhar para o Servo, o Mestre dos mestres. Vemos no evangelho de Marcos que Jesus corn Sua pedagogia unica fazia corn que todos ficassem admirados e o coração deles transbordasse de amor corn tom de ternura em Sua voz a uma certeza de que Suas palavras eram inquestionáveis.

3.1. O Servo ensinou como receber o Reino de Deus. O evangelho de Marcos em sua composição deixa transparecer em suas páginas que qualquer um que ouvisse os ensinos de Jesus ia embora com a impressão de ter ouvido uma palavra do próprio Deus. Marcos relata que em um de Seus ensinos Jesus querendo nos ensinar como receber o Reino de Deus, Ele usa um exemplo de uma criança como modelo de submissão, por uma criança ser graciosa a dependente do seu pai [Mc 10.13-16]. Para Jesus assim que devemos ser, dependentes e humildes como uma criança, reconhecendo diariamente que necessitamos da sabedoria do nosso Pai Celestial.

Warren Wiersbe: “Jesus ficou indignado e repreendeu os discípulos publicamente por impedirem o acesso a Ele. Em seguida anunciou que as crianças eram melhores exemplos do reino do que os adultos, mas Jesus disse aos adultos para se espelharem no comportamento das crianças! De que forma uma criança serve de exemplo? Pela maneira humilde de depender dos outros, por sua receptividade, pela aceitação de si mesma e de sua situação na vida. É evidente que Jesus falava de uma criança pura, não de uma criança que estivesse tentando agir como adulto.”

3.2. O Servo ensinou como servir. Não é difícil perceber que o ensinamento de Jesus era prático e chamava as pessoas à ação. Por estes ensinamentos objetivos, Jesus foi chamado abundantemente de Rabi e Senhor, evidenciando que o povo o respeitava como Mestre. Em um de Seus ensinos, Ele nos convoca a sermos servos, assim como Ele foi: “E ele, assentando-se, chamou os doze e disse-lhes: Se alguém quiser ser o primeiro, será o derradeiro de todos e o servo de todos.” [Mc 9.35].

O gesto de lavar os pés dos Seus discípulos mostrou como Ele não veio para essa vida para buscar glória para si: “Levantou-se da ceia, tirou os vestidos e, tomando uma toalha, cingiu-se. Depois, deitou água numa bacia e começou a lavar os pés aos discípulos e a enxugar-lhos com a toalha com que estava cingido.” [Jo 13.4-5]. Podemos dizer que como um bom Servo Jesus seguiu o caminho da humilhação, da rejeição a serviu a todos que foram até Ele.

Bíblia de Estudo Holman: “Assentando-se era a postura assumida por um mestre [Mc 4.1-2; Mt 5.1]. O ensino de Jesus inverteu o pensamento humano. Em seu sistema de valores, ser primeiro não vem por meio de agressividade e privilégio, mas por humildade [Mt 18.4] e por ser servo de todos”

3.3. O Servo ensinou a ofertar. Temos de nos situar que os textos bíblicos que tratam a respeito das ofertas e dízimos estão atrelados com justiça, misericórdia e fé. Como nos mostra o texto, o Servo como um bom observador nota o ato de uma pobre viúva ter ofertado tudo o que tinha: “Vindo, porém, uma pobre viúva, deitou duas pequenas moedas, que valiam um quadrante.” [Mc 12.42]. Como de costume o Servo aproveita esta ação da viúva pobre para ensinar uma lição valiosa a todos nós. Ele nos ensina a não sermos seduzidos pelos bens materiais. Podemos reparar que aquela pobre viúva ofertou tudo que ela tinha, duas pequenas moedas. Ao passo que os outros doaram o que lhes sobejava.

Indicando modelos a serem seguidos, Jesus através desse ensinamento nos faz aprender que a doação tem que representar, genuinamente, o desejo do nosso coração.

EU ENSINEI QUE:

Precisamos aprender com os ensinamentos de Jesus. Afinal, os seus preceitos são para termos uma vida moral apropriada a como fazer para alcançar o Reino dos céus.

CONCLUSÃO

Ensinar era algo que estava no coração do Servo. Para conduzir nossa tese, podemos ver entre os evangelhos que a maior parte do Seu ministério foi ocupada pelo ensino. Neste trajeto nosso Senhor Jesus ofereceu tamanha nobreza ao ministério do ensino como ninguém jamais havia feito.

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

SAIBA MAIS SOBRE ESCOLA DOMINICAL:

EBD Revista Editora Betel | 1° Trimestre De 2023 | TEMA: O EVANGELHO DE MARCOS – O Servo e a missão no serviço da obra de Deus | Escola Biblica Dominical | Lição 08: O Mestre por Excelência que se fez Servo