Lição 10: Igreja, O Povo de Deus | 3° Trimestre de 2023 | EBD PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 3° Trimestre De 2023 | TEMA: DOUTRINAS BIBLICAS – Fundamentos da Verdades | Escola Biblica Dominical | Lição 10: Igreja, O Povo de Deus

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora o suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

O homem é uma criatura social – faz parte de sua natureza formar relações pessoais e ter comunhão com outras pessoas. Assim, não é de admirar que Jesus tenha estabelecido uma comunidade de pessoas dotadas da mesma atitude mental e numa mesma posição espiritual, a Sua igreja. Deus espera que a Sua vontade seja cumprida através da igreja, pois ela é a co­munidade do povo de Deus. Suas relações mútuas estão alicerçadas na relação de cada um de seus membros com Jesus Cristo. Quando meros pecadores, estávamos do “lado de fora”, pois os nossos pecados nos separavam de Deus. Entretanto, quando aceitamos Jesus como Salvador, mediante a fé, fomos reconciliados com Deus, através de Cristo. Esse novo relacionamento também nos levou a um novo relacionamento com os outros crentes na família de Deus, a Sua igreja.

PALAVRAS CHAVES: Igreja • Ordenança • Comunhão

OBJETIVOS

Definir o termo igreja e distinguir entre as definições bíblicas e as não-bíblicas do mesmo.
Dizer quando a Igreja começou e confirmar sua declaração com evidências bíblicas.
Explicar a dupla natureza da Igreja.

PARA COMEÇAR A AULA

Pergunte: Que instrumento Deus escolheu para glorificá-lo, para nutrir a nossa vida espiritual e para propagar as boas obras da salvação às nações? Acentue que estudando acerca da Igreja e compreendendo o Seu verdadeiro significado, seremos capazes de apre­ciar melhor o valor dado por nosso Senhor Jesus a Igreja, por ter dado a vida por ela (Ef 5.25). Lembre que o valor da Igreja foi estipulado pelo Senhor, ou seja, a Sua própria vida Portanto, se algo tem um real valor no Universo, é a Igreja.

LEITURA COMPLEMENTAR

Suponhamos que você tivesse mencionado a palavra igreja para alguém que nunca antes a tivesse ouvido e que então lhe perguntasse: “Que quer dizer igreja?” Com base em sua própria experiência, escreva em seu caderno, uma resposta breve a essa pergunta. Se você tem as mesmas ideias de tantas pessoas hoje em dia, então a sua resposta a pergunta aci­ma seria algo como: “Uma igreja é um lugar onde as pessoas reúnem-se para adorar”.

Mas, se você quisesse ser mais preciso, talvez chegasse a dizer: “A palavra igreja refere-se a uma organização composta por grupos de pessoas em diferentes lugares, que tem as mesmas ideias doutrinárias, são guiadas pelas mesmas regras e têm alvos similares”. Ambas as respostas dão-nos alguma ideia sobre como o termo igreja é definido por muitas pessoas e podem ser consideradas corretas, de conformidade com a compreensão moderna do vocábulo.

Entretanto, quando a Bíblia Fala sobre a igreja, há uma significação muito mais pro­funda. De fato, a Bíblia nunca se refere a certo tipo de edificação como sendo a igreja, conforme se vê hoje em dia; mas refere-se a certas pessoas, que formam a igreja de Deus. A Bíblia também nunca se refere à Igreja como uma mera organização. As pessoas que identificam o vocábulo igreja dessa maneira associam-na a alguma denominação, como católica, batista, metodista, etc. No sentido bíblico, há duas definições da palavra igreja.

As palavras raízes de que se compõe o termo grego ekklesia, o qual é traduzido por “igreja” no Novo Testamento em português, fazem-nos entender que estão em foco as pessoas que responderam a chamada de Deus. Tendo respondido à chamada divina e confessado a Jesus como Senhor, essas pessoas tornaram-se membros de Sua Família. E agora, estão dedicadas à tarefa de anunciar o evangelho, conforme seu Senhor as instruiu. Livro: “Doutrinas Fundamentais da Bíblia” (ICI, São Paulo, 2013, pág. 177, 178)

TEXTO ÁUREO

“Para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais” Ef 3.10

VERDADE PRÁTICA

A Igreja do Deus vivo é coluna e baluarte da verdade.

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda – Ef 3.10 A multiforme sabedoria de Deus.
Terça – Ef 5.23 Cristo é o cabeça da Igreja
Quarta – Ef 5.25 Cristo amou a Igreja e deu a vida por ela
Quinta – Mt 16.18 O inferno não pode vencer a Igreja.
Sexta – 1Co 14.12 Crescer para edificar a igreja.
Sábado – At 20.28 A igreja pertence a Deus
Hinos da Harpa: 340, 115, 132

LEITURA BÍBLICA

Efésios 3.8-12
8 A mim, o menor de todos os santos, me foi dada esta graça de pregar aos gentios o evangelho das insondáveis riquezas de Cristo
9 e manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas,
10 para que, pela igreja, a multiforme sabedoria de Deus se torne conhecida, agora, dos principados e potestades nos lugares celestiais,
11 segundo o eterno propósito que estabeleceu em Cristo Jesus, nosso Senhor,
12 pelo qual temos ousadia e acesso com confiança mediante a fé nele.

IGREJA, O POVO DE DEUS
INTRODUÇÃO
I- A NATUREZA DA IGREJA

1- Definição Ef 5.25,32
2- Origem Ef 1.4
3- Identificação Cl 1.24
II- A EXISTÊNCIA DA IGREJA
1- Membros Jo 15.5
2- Líderes At 20.28
3- Ordenanças Mt 28.19; 1Co 11
III- A MISSÃO DA IGREJA
1- Adoração a Deus Jo 4.23
2- Comunhão Jo 17.20-23
3- Evangelização Mt 28.19
4- Discipulado Ef 4.11-15
APLICAÇÃO PESSOAL

INTRODUÇÃO

Ao aceitarmos Jesus como o nosso Salvador, fomos postos em uma nova relação com Deus e com os outros crentes. Tornamo-nos parte da família de Deus, a Sua igreja. Estudando acerca da Igreja e compreen­dendo o Seu verdadeiro significado, seremos capazes de apreciar me­lhor o valor dado por nosso Senhor a Igreja, ao ponto de ter dado a Sua vida por ela (Ef 5.25)

I- A NATUREZA DA IGREJA

1- Definição. No sentido bíblico, a palavra igreja vem do termo grego ekklesia que significa “uma assembleia de chamados para fora”. Refere-se a todas as pessoas que responderam ao chamado de Deus e confessaram a Jesus como Senhor e Salvador, assim, tornaram-se membros de Sua família. Essas pessoas formam uma comunidade, que se organiza a fim de cumprir a vontade do Senhor. A igreja pode ser geral ou local:

a) A geral, ou corpo místico de Cristo, e a soma de todos os salvos que confessam a Jesus como Senhor (Ef 5.25,32).
b) A local, ou visível, é a comu­nidade de crentes de uma determinada localidade que compartilham a mesma fé no Senhor. (Rm 1.7; 1Co 1.2). Portanto, a Igreja é reunião de pecadores remidos por Deus, através de Jesus, o Salvador.

2- Origem. Na eternidade, a Igreja surgiu no coração de Deus, antes da criação do mundo (Ef 1.4-7). Profeticamente, no Antigo Testamento, a ideia da comunidade formada pelo povo de Deus é vista, inicialmente, na promessa a Abraão, de que seria um instrumento para abençoar todos os povos da terra (Gn 12.1-3). Posteriormente, esse conceito de comunidade do povo de Deus foi confirmado no tempo através do povo de Israel, tirado dentre outras nações para o serviço de Deus (Êx 19.4-6).

Na tradução do Antigo Testamento para o grego, a palavra “congregação” foi traduzida por “ekklesia” ou “igreja” (At 7.38). Jesus anunciou a fundação da Sua nova igreja (Mt 16.18). Historicamente, a igreja de Cristo nasceu no dia de Pentecostes, na descida do Espírito Santo, como nosso Consolador, sobre todos os discípulos que creram e aceitaram a Jesus como Senhor e Salvador (At 2.1-4; Jo 14.16,17).

3- Identificação. A Bíblia usa diversos símbolos para identificar a Igreja de Jesus:
a) Templo de Deus (1Pe 2.5,6; Ef 2.21,22). Um templo feito por pessoas, pois Deus habita em qualquer lugar onde os salvos estão presentes (1Co 3.16,17).
b) Esposa de Cristo. Fala da pureza e santidade dos filhos de Deus (2Co 11.2; Ap 19.7).
c) Corpo de Cristo. A Igreja substituiu o corpo físico do Senhor neste mundo, na realização da Sua obra na terra (Cl 1.24; 1Co 6.15; 12.13).
d) Coluna e baluarte da ver­dade. Representa a missão do povo de Deus de viver, pregar e guardar a verdade eterna de Cristo (1Tm 3.15).
e) Família de Deus. Todos os crentes são filhos de Deus e, por meio de Jesus, espiritualmente, irmãos uns dos outros (Ef 2.19). Originalmente, a palavra “irmão”, no grego, significa “nascido no mesmo útero”: ou seja, fomos gerados no mesmo “útero” da graça de Deus.

II- A EXISTÊNCIA DA IGREJA

A Igreja do Senhor já existe na terra há mais de dois mil anos, fundada em alguns princípios:

1- Membros. A Igreja de Cristo é um organismo vivo, constituído por vidas transformadas por Ele e guiada pelo Espírito Santo. Como Igreja Local, ela é obrigada a ob­servar as legislações de cada país ou nação, como uma associação ou organização religiosa. Entretanto, a verdadeira Igreja está além des­ses conceitos humanos: estatuto, regimento, patrimônio, regras denominacionais etc. A existência da igreja é a vida dos seus membros, o que corresponde aos seguintes aspectos:

a) Crer na Palavra de Deus (At 16.31).
b) Aceitar a Cristo como único Senhor e Salvador (Rm 10.9,10).
c) Ser batizado nas águas, como testemunho de fé em Cristo (Mt 28.19,20).
d) Viver para a glória e honra de Cristo (Jo 15.16).

2- Líderes. O Espírito Santo, em todos os tempos e lugares, escolhe e levanta líderes para dirigirem à igreja (At 20.28). Não existe uma forma bíblica padrão de organização e liderança. A Igreja, como um organismo vivo, se adequa à estrutura de liderança e organização de cada cultura e localidade. Por isso, podemos ver tanta diversidade de nomes de autoridades eclesiásticas nas denominações da atualidade.

Entretanto, o Espírito Santo dá dons ministeriais específicos para capacitar pessoas como dirigentes da Igreja: apóstolo, profeta, evangelista, pastor e mestre (Ef 4.11-12). Ele também capacita Líderes para auxiliá-los na administração: presbíteros, diáconos, obreiros e auxiliares (At 6.1-4; 1Tm 3.8-13).

3- Ordenanças. Cristo deu duas ordenanças específicas para a Igreja: o batismo nas águas e a ceia.
a) Batismo nas águas (Mc 16.16). Batizar significa “mergulhar” ou “imergir”. Representa para o crente a sua identificação com a morte e ressurreição de Cristo (Rm 6.4-6). Ao mergulharmos nas águas, declaramos a nossa morte para o mundo, de pecados; e, ao sairmos das águas, declaramos vi­ver uma nova vida com Deus em santidade e justiça. Por isso, o batismo nas águas é realizado uma única vez, em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo (Mt 28.19,20).

b) Ceia do Senhor. Tem o propósito didático de avivar na vida do salvo a sua nova aliança permanente com Cristo: “fazei isto em memória de mim’ Por isso, a Ceia é realizada repetidas vezes durante a vida do crente. Neste ato, ao comermos o pão e o vinho, relembramos a encarnação (Ele se tornou homem) e a expiação (Ele morreu pelos nossos pecados) de Cristo.

III- A MISSÃO DA IGREJA

A Igreja existe para glorificar o nome de Deus, ou seja, “… para louvor da glória de sua graça” (Ef 1.6,12,14).

1- Adoração a Deus. É o louvor, a reverência e o serviço pres­tado unicamente a Deus em razão da Sua soberania e perfeição. O foco central da verdadeira adoração está em quem Ele é (o Seu caráter) e também por causa daquilo que Ele faz (Sl 107.1-3). Devemos adorá-lo em espírito e em verdade, como resultado da ação do Espírito de Deus em nosso espírito (Jo 4.23). Na salvação, em Jesus, Deus removeu para sempre as barreiras que impediam a nossa comunhão com Ele (Hb 4.16; 10.19-22).

Por isso, somente a igreja pode adorar a Deus. A adoração pode ser individual ou coletiva. Na individual, o crente desenvolve a sua vida devocional (Mt 6.6-8). Na adoração coletiva, na família de Deus, o crente é ca­pacitado numa dinâmica espiritual que um indivíduo não pode experimentar sozinho: com cânticos congregacionais, orações, ministério da Palavra e o exercício dos dons espirituais.

2- Comunhão. A vida cristã é uma experiência coletiva. Através do novo nascimento, a natureza antiga e egoísta e abandonada, e os crentes tornam-se parte de uma família de pessoas que se amam e cuidam umas das outras (Jo 17.20-23; GI 5.22). Os crentes mesclam-se em uma união espiritual com Cristo que envolve responsabilidades coletivas “uns com os outros” (Ef 4.25; At 2.42).

Responsabilidade ou cooperação mútua de cada crente na igreja (Rm 14.13; 15.7). A Bíblia deixa claro que a comunhão dos crentes em amor é o maior sinal de fé para o mundo descrente em Jesus (Jo 13.35). Nós temos responsabilidades no corpo de Cristo que ultrapassam as nossas preferências pessoais, nossos próprios valores individuais (1Co 1.10).

3- Evangelização. Cada crente deve concentrar as suas energias para fora de si mesmo, para o mundo não-crente (Mt 28.19). Deus utiliza-se de pessoas para conquistar pessoas! A igreja tem a responsabilidade e o privilégio de tornar conhecida a salvação para todos os seres humanos (2Co 5.18,19).

Essa é uma missão exclusiva da igreja, nem os anjos podem fazer (1Pe 1.12). Recebemos essa missão do mesmo modo que Jesus recebeu a dele (Jo 17.16,18). A missão de “fazer discípulos” não é uma escolha ou opção, mas um mandamento (Mc 16.15; At 1.8).

4- Discipulado. O propósito de Deus para os Seus filhos é a maturidade espiritual (Ef 4.12-15). Através do discipulado, essa maturidade fica visível nos seguintes aspectos:
a) Viver em unidade ou comunhão.
b) Servir a Deus com os dons e talentos.
c) Conhecimento da Palavra de Deus.
d) Caráter semelhante a Cristo.
e) Firmeza e convicção diante das heresias.

O Espírito capacita os crentes com dons para contribuírem na maturidade e crescimento espiritual uns dos outros (Rm 12.4-8; 1Co 12.8-10). Cada mem­bro do corpo de Cristo tem pelo menos um serviç0, um talento ou alguma contribuição especial a fazer. E cada qual! precisa da contribuição dos outros membros (1Co 12.24-26).

APLICAÇÃO PESSOAL

Aprendemos que a igreja é o corpo de Cristo para realizar a vontade de Deus na terra. Diante disso, nosso alvo deve ser o crescimento espiritual para adorarmos, vivermos em comunhão, contribuirmos para a edificação dos novos irmãos na fé e cuidar para que cada pessoa conheça a Cristo.

GOSTOU DO SITE? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 Seja Um Parceiro Desta Obra. “Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também”. Lucas 6:38

RESPONDA

1- A Bíblia usa o termo igreja para referir-se a:
( ) um grupo de pessoas com crenças similares.
(X) uma comunidade de pessoas que atenderam ao chamamento divino.
( ) um lugar onde as pessoas se reúnem, a fim de adorar.
( ) grupos de pessoas que têm os mesmos pontos de vista doutrinários.

2- A ilustração bíblica da igreja como um corpo com muitos membros indica que:
( ) As pessoas que se reúnem em nome de Deus formam uma igreja.
( ) Cada pessoa relacionada a Cristo e a Sua igreja.
(X) A igreja inclui muitas pessoas em relação umas com as outras, por causa de sua relação 980 individual com Cristo.
( ) Cada assembleia é organizada da mesma maneira que todas as demais.

3- A igreja local ou visível aponta para:
( ) Todo o corpo místico de Cristo.
(X) Crentes de um lugar qualquer, que confiam em Jesus Cristo e se reúnem para adorar.
( ) Todos os crentes de alguma denominação evangélica.
( ) A igreja universal.

VOCABULÁRIO

Eclesiástica: Pertencente ou relativo à Igreja.
Legislação: Conjunto de leis acerca de determinada matéria. A totalidade das leis de um País.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL: