Lição 11: TIAGO 1 e 2 – Provações, Pratica da Palavra, Fé e Obras | 2° Trimestre de 2022 | EBD – PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 11: TIAGO 1 e 2 – Provações, Pratica da Palavra, Fé e Obras

SUPLEMENTO EXCLUSIVO DO PROFESSOR

Afora a suplemento do professor, todo o conteúdo de cada lição é igual para alunos e mestres, inclusive o número da página.

ORIENTAÇÃO PEDAGÓGICA

Em Tiago 1 e 2 há 27 e 26 versos, respectivamente . Sugerimos começar a aula lendo, com todos os presentes, Tiago 1.1-22 (5 a 7 min.). A Revista funciona como guia de estudo e leitura complementar, mas não substitui a leitura da Bíblia.

Olá, professor(a)! Aqui estudaremos um conjunto de verdades práticas para a fé cristã Aprendemos que diante de situações difíceis temos a oportunidade de perseverar, de prosseguir para Cristo em meio aos que o rejeitam. Ouvir e refletir sabiamente, sem ímpeto de polemizar ou entrar em contendas, nas redes sociais, por exemplo, é a maneira que temos de nos fortalecer no conhecimento da Palavra de Deus para que, diariamente, saibamos reagir com mansidão. Você já parou para pensar que suportando as adversidades, aprendemos a conhecer as necessidades dos nossos irmãos e a cuidar deles? A fé verdadeira se mostra quando não ignoramos o sofrimento, principalmente o dos mais pobres e desprezados.

OBJETIVOS

Orientar acerca das provas e tentações.
Exortar acerca da prática da Palavra.
Definir a fé acompanhada das obras.

PARA COMEÇAR A AULA

Comece sua aula comentando o quanto Cristo foi paciente e perseverante. Jesus suportou as acusações constantes feitas pelos fariseus e a ingratidão dos irmãos que se beneficiavam do pão e do peixe, mas em seus corações recusavam a mensagem. Mesmo as cidades impenitentes receberam a atenção do Senhor. Assim, com mansidão e perseverança, devemos imitar o Mestre e suportar com paciência “a debilidade dos fracos e não agradar-nos a nós mesmos” (Rm 15.1).

LEITURA ADICIONAL

Tiago escreve sua epístola para os cristãos judeus que foram expulsos de suas casas e perderam suas posses. Ele se dirige a pessoas que sofrem porque são exploradas pelos ricos, arrastadas para os tribunais e difamadas por acreditarem no bom nome de Jesus Cristo (2.6,7). A essas pessoas, Tiago dirige uma carta pastoral na qual sua primeira admoestação é para que se alegrem. “Considerem uma alegria absoluta”. Que maneira estranha de dirigir se aos destinatários desta carta! Tiago vive seguro e com tranquilidade em Jerusalém e se dirige aos cristãos judeus que perderam sua casa e seu lar por causa das dificuldades e perseguições. Tiago parece estar fora da realidade.

Parece ignorar as provações diárias enfrentadas pelo povo. Alguns podem dizer que ele é o pastor típico que sabe fazer sermões, mas não está ciente do sofrimento que o povo passa no cotidiano . Tiago, porém, não está alheio às provações de seu povo. Ele próprio havia testemunhado a morte de Estêvão, a perseguição que se seguiu e a dispersão da igreja de Jerusalém por toda a Judéia e Samaria (At 8.1). Ele conhece sua tarefa pastoral. Ele profere palavras de encorajamento. Exorta o povo a alegrar-se.

Quanto a isso, encontramos apoio nas admoestações apostólicas de Paulo e Pedro: E não somente isto, mas também nos gloriemos nas próprias tribulações, sabendo que a tribulação produz perseverança. [Rm 5.3] Nisso exultais, embora, no presente, por breve tempo, se necessário, sejais contristados por várias provações. [Pe 1.6] Tiago repete o pensamento que Jesus expressa na última bem aventurança: “Bem Aventurados Sois quando, por minha causa, vos injuriarem e vos perseguirem e, mentindo, disserem todo o mal contra vós. Regozijai vos e exultais, porque é grande o vosso galardão nos céus” (Mt 5.11,12; e Lc 6.22,23).

Livro: Comentário do Novo Testamento: Tiago e epístolas de João (Simon J. Kistemaker. São Paulo: Editora Cultura Cristã, 2006, p. 44-45). EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 11: TIAGO 1 e 2 – Provações, Pratica da Palavra, Fé e Obras

TEXTO ÁUREO

Bem-aventurado o homem que suporta, com perseverança, a provação ; porque, depois de ter sido aprovado , receberá a coroa da vida, a qual o Senhor prometeu aos que o amam. Tiago 1.12

LEITURA BÍBLICA PARA ESTUDO

Tiago 1.1-22

VERDADE PRÁTICA

Antes da aprovação vem a provação.

INTRODUÇÃO
I- VENCENDO AS PROVAÇÕES Tg 1.1-8
1
– Vencendo com alegria Tg 1.2
2– Vencendo com perseverança Tg 1.3
3– Vencendo com sabedoria Tg 1.5
II- PRATICANDO A PALAVRA Tg 1.19-27
1-
Ouvir mais e falar menos Tg 1.19
2– Acolher a Palavra Tg 1.21
3– Praticante da Palavra Tg 1.22
III- A FÉ ACOMPANHADA DAS OBRAS Tg 2.1-26
1
– Não fazer acepção de pessoas Tg 2.1
2– A misericórdia triunfa Tg 2.13
3– A fé sem obras é morta Tg 2.17
APLICAÇÃO PESSOAL

DEVOCIONAL DIÁRIO

Segunda – Tiago 1.2
Terça – Tiago 1.4
Quarta – Tiago 1.14
Quinta – Tiago 1.19
Sexta – Tiago 2.1
Sábado – Tiago 2.17

Hinos da Harpa 459 – 259

INTRODUÇÃO

Esta epístola foi escrita por Tiago mencionado com o irmão do Senhor Jesus em Mateus 13.55. Ele foi testemunha da ressurreição (1Co 15.7), estava entre os irmãos que oravam esperando o recebimento do Espírito Santo (At 1.14). Líder da igreja em Jerusalém (At 12.17; Gl 1.18,19). Podemos ver que ele liderou o primeiro concílio da igreja, a assembleia em Jerusalém, enviando o resultado da assembleia aos gentios através de Paulo, Barnabé, Judas, chamado Barsabás e Silas (At 15.13-19). A carta foi escrita por volta do ano 46 d.C. ou em 62 d.C. próximo ao seu martírio. Os destinatários são os judeus dispersos por toda terra. O tema geral é a ética cristã. Apesar de ser irmão de Jesus, Tiago se apresenta como “Servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo” (Tg 1.1). O autor não reivindica nenhum tratamento especial. Ele é um servo.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 11: TIAGO 1 e 2 – Provações, Pratica da Palavra, Fé e Obras

I- VENCENDO AS PROVAÇÕES (Tg 1.1-8)

Tiago é uma carta muito prática. Ela lida com questões comuns à vida do cristão . A provação é uma delas. Esse livro já foi chamado de o livro de Provérbios do Novo Testamento.

1- Vencendo com alegria (Tg 1.2) “Meus irmãos, tende por motivo de toda alegria o passardes por várias provações.”

Por mais que pareça contraditório, o apóstolo Tiago está ensinando que devemos nos sentir alegres em meio às provações, o termo usado aqui para alegria é o mesmo que deleite, satisfação, contentamento, prazer, gozo e contentamento de coração. A Bíblia diz que o coração alegre aformoseia o rosto. (Pv 15.13). O apóstolo Paulo também disse que sentia alegria nas perseguições e nas angústias por amor de Cristo (2Co 12.10). Tiago está nos ensinando que a prova vem para nos aperfeiçoar, para nos completar, para tratar o nosso caráter e nos amoldar ao caráter de Cristo.

2- Vencendo com perseverança (Tg 1.3) “Sabendo que a provação da vossa fé, é uma vez confirmada, produz perseverança.”

A prova ou teste é o que produz a perseverança. Ninguém alcançará a perseverança sem antes passar pela tribulação. Paulo confirma que é a tribulação que produz a perseverança (Rm 5.3). Perseverança é sinônimo de constância, por isso os inconstantes desistem facilmente e perdem a bênção, pois são inconstantes em todos os seus caminhos, (Tg 1.8), mas os firmes e constantes vão até o fim, como Daniel, e recebem a vitória. Perseverança é sinônimo de paciência, de tolerância e de resistência. Daí a necessidade do cristão evidenciar o fruto do Espírito, pois, através do domínio próprio conseguiremos resistir com perseverança, perseverando até alcançarmos a vitória final.

3- Vencendo com sabedoria (Tg 1.5) “Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente e nada lhes improvisa; e ser-lhe-á concedida.”

Muitos não entendem o objetivo das provações e deixam de alcançar as promessas por falta de sabedoria. O rei Salomão com sua sabedoria reinou durante quarenta anos e foi muito próspero, por outro lado, seu filho Roboão, desprovido da mesma sabedoria, perdeu dez tribos. Jó discorre acerca da ciência terrena que permite ao homem extrair da terra ouro, prata, jóias de ouro fino, pérolas e todas as coisas preciosas da terra (Jó 28), mas a sabedoria vem do alto (Tg 1.17), por isso Tiago ensina que devemos pedir sabedoria a Deus. Salomão exalta a excelência da sabedoria. Ela é melhor que rubis; os reis precisam dela; os príncipes e os juízes dependem dela para julgar e para governar (Pv 8). A sabedoria que vem do alto é pura, pacífica, moderada, tratável, misericordiosa, frutífera, imparcial e verdadeira (Tg 3.17). É o que veremos ao estudar o capítulo três na próxima lição.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 11: TIAGO 1 e 2 – Provações, Pratica da Palavra, Fé e Obras

II- PRATICANDO A PALAVRA (Tg 1.19-27)

1- Ouvir mais e falar menos (Tg 1.19) “Sabeis estas coisas, meus amados irmãos. Todo homem, pois, seja pronto para ouvir, tardio para falar, tardio para se irar”.

Ser tardio para falar e tardio para se irar demonstra maturidade cristã, demonstra sabedoria e demonstra a presença do fruto do Espírito, domínio próprio. A Bíblia nos ensina que até o tolo pode passar por sábio se ficar calado (Pv 17.28). Convém ressaltar que a expressão todo homem usada no texto está se referindo à pessoa humana, homens e mulheres. Tiago alerta que devemos estar prontos para ouvir. Parece que muitas pessoas estão armadas com palavras em sua defesa ou em defesa de suas ideias, ou seja, estão prontas para falar, mas a Palavra de Deus ensina que o coração do justo medita o que há de responder (Pv 15.28).

Se estivermos prontos para ouvir, evitaremos muitas confusões, por isso Deus nos deu DUAS orelhas e UMA boca. Aprofundaremos o estudo sobre o poder da língua e o dever de controlá-la, quando estudarmos o capítulo três, na próxima lição. O poeta e cantor José Carlos, nos anos 80, cantava assim: ”.Ajoelhado para alcançar o céu, calado para ouvir Jesus falar, humilde para exaltado ser, sincero em cada gesto em cada olhar. É assim o crente que é fiel, ajoelhado, calado, humilde, sincero. “É assim, assim pra chegar no céu, sempre lutando, sofrendo, orando e crendo.”

2- Acolher a Palavra (Tg 1.21) “Portanto, despojando-vos de toda impureza e acúmulo de maldade, acolhei, com mansidão, a palavra em vós implantada, a qual é poderosa para salvar a vossa alma.”

a) Esvaziando-se do mal. Antes de receber a Palavra de Cristo nossos corações são como uma casa abandonada, sem reformas e sem limpeza. Mas a Palavra entra lavando, restaurando e trazendo vida. Antes de nos enchermos da Palavra de Deus precisamos nos esvaziar da impureza e da maldade que acumulamos ao longo da nossa vida de pecados.
b) Acolhendo a Palavra. A exortação apostólica é receber a Palavra com mansidão, com humildade, aceitando a correção, entendendo que a Palavra de Deus nos confronta, porém, nos cura e nos prepara para a entrada no céu.
c) A Palavra de Deus é poderosa. O apóstolo Tiago diz que a Palavra que foi implantada, ou enxertada em nós é poderosa. Foi através da Palavra que todas as coisas foram criadas (Hb 11.3). Essa Palavra deve estar em nós, na nossa boca e em nosso coração (Rm 10.8). A nossa vitória final será pelo sangue do Cordeiro e pela Palavra (Ap 12.11).

3- Praticante da Palavra (Tg 1.22) “Tornai -vos, pois, praticantes da palavra e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos.”

O próprio Jesus Cristo nos deu o maior exemplo acerca dos ouvintes e praticantes da Palavra de Deus. O ouvinte edificou sua casa sobre a areia e quando vieram as chuvas, os rios e os ventos, ela caiu. O praticante da Palavra edificou sua casa sobre a Rocha, e vieram as chuvas (ataques de cima), os rios (ataques de baixo) e os ventos (ataques laterais), mas a casa não caiu porque estava edificada sobre a rocha. (Mt 7.24-27).

É com muita tristeza que percebemos nesses últimos dias da igreja na terra, certa insensibilidade e até desprezo à Palavra de Deus. A exposição das Escrituras confrontando e chamando o homem ao arrependimento tem sido substituída gradativamente por mensagens triunfalistas que massageiam o ego e enfermam a alma. A cura está em voltarmos à prática da Palavra. Não sejamos apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra e resistiremos às intempéries espirituais que estão por vir. E

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 11: TIAGO 1 e 2 – Provações, Pratica da Palavra, Fé e Obras

III- A FÉ ACOMPANHADA DAS OBRAS (Tg 2.1-26)

1- Não fazer acepção de pessoas (Tg 2.1) “Meus irmãos, não tenhais a fé em nosso Senhor Jesus Cristo, Senhor da glória, em acepção de pessoas.”

É muito comum no meio secular as pessoas com anéis e vestimentas luxuosas serem destacadas e bem tratadas e as pessoas pobres e com vestes simples serem desprezadas. Tiago entende que tratar bem o rico e tratar mal o pobre nos torna “juízes tomados de perversos pensamentos”. A ética cristã contraria os princípios deste mundo, devemos tratar a todos igualmente. A história eclesiástica nos informa que os romanos tinham dificuldades em aceitar o cristianismo, pois, um escravo poderia chegar a ser bispo. O versículo 6 diz: “Vós desonrastes os pobres·: A igreja que desonra e menospreza os pobres está fora dos propósitos de Deus. Agir diferente do mundo mostrará que somos a igreja de Cristo.

2- A misericórdia triunfa (Tg 2.13) “Ora, Porque o juízo é sem misericórdia para com aquele que não usou de misericórdia. A misericórdia triunfa sobre o juízo.”

No sermão da Montanha o Senhor Jesus disse: “Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia” (Mt 5.7), ou seja, aquele que praticar a misericórdia será muito feliz por causa de suas ações. É nesse contexto que Tiago afirma que a misericórdia triunfa sobre o juízo. No dia do Juízo final haverá misericórdia para os que praticaram a misericórdia. Por outro lado, os que não exerceram misericórdia serão julgados com a dureza da lei. Um exemplo bíblico é a parábola do credor incompassivo onde um homem teve uma dívida de dez mil talentos perdoada e ao sair da presença do rei, foi cobrar uma dívida de apenas cem denários e encerrou na prisão o devedor. Ao saber disso, o rei o prendeu e o tratou sem misericórdia (Mt 18.23-35).

3- A fé sem obras é morta (Tg 2.17) ”Assim, também a fé, se não tiver obras, por si só está morta.”

Tiago afirma que se o homem “disser que tem fé” e não confirmar essa fé com suas obras, de nada adiantará. Daí a declaração do versículo 17. Existe uma aparente contradição entre os textos de Paulo em Romanos 3.20 afirmando que “nenhuma carne será justificada pelas obras”, e o texto de Tiago 2.14 que diz: “se alguém disser que tem fé, mas não tiver obras? Pode, acaso, semelhante fé salvá-lo?”. Se lermos o texto de Roma- nos com atenção, perceberemos que o apóstolo Paulo afirma que Abraão foi justificado pela fé, mas a trajetória do Pai da fé foi marcada por atitudes que confirmaram sua fé. Tiago 2.18 dá um verdadeiro xeque mate no assunto, “mostra-me essa tua fé sem a obras, e eu, com a obra, te mostrarei a minha fé.” O capítulo 2 encerra afirmando que a fé sem obra é como um corpo sem espírito. Longe de substituir a fé, a obra na verdade a confirma. Paulo e Tiago não estão em contradição, como alguns supõem. Os dois falam do mesmo assunto sob diferentes óticas. Paulo fala do meio, enquanto o Tiago vê o resultado. Através das obras a fé é manifesta, pois sem obras não há fé para ser mostrada.

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 11: TIAGO 1 e 2 – Provações, Pratica da Palavra, Fé e Obras

Gostou do site? Ajude-nos a manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra. “(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lc 6:38)”

RESPONDA

1) Apesar de ser irmão do Senhor Jesus, como Tiago se apresenta? R. Servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo
2) Tiago ensina que a prova vem para nós… R. Aperfeiçoar
3) Cite a referência desse texto: “ mostra-me essa tua fé sem as obras, e eu, com as obras, e te mostrarei a minha fé” . R. Tiago 2.18b

SAIBA MAIS SOBRE A ESCOLA DOMINICAL

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD Pecc (Programa de Educação Cristã Continuada) | 2° Trimestre De 2022 | Tema: HEBREUS E TIAGO – Jesus: Autor e Consumador da Fé | Escola Biblica Dominical | Lição 11: TIAGO 1 e 2 – Provações, Pratica da Palavra, Fé e Obras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.