Lição 01: O Sermão do Monte: o Caráter do Reino de Deus | 2° Trimestre De 2022 | EBD – Adultos

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: OS VALORES DO REINO DE DEUS – A relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo | Lição 01 – O Sermão do Monte: o Caráter do Reino de Deus | Escola Biblica Dominical

TEXTO ÁUREO

“Bem-aventurados sois vós quando vos injuriarem, e perseguirem , e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa.(Mt 5.11)

VERDADE PRÁTICA

O Sermão do Monte revela a ética do Reino de Deus que forma o caráter do cristão. Para quem deseja ser chamado discípulo de Jesus, não há alternativa senão praticá-lo.

LEITURA DIÁRIA

Segunda – Mt 7.28; Lc 6.17 Um sermão para quem segue Jesus com sinceridade
Terça – 2 Co 5.17 Um sermão para quem nasceu de novo
Quarta – Ap 1.3; 14.13; 22.17 Um sermão que nos permite desfrutar da felicidade divina
Quinta – Mt 5.3; 12 .28 ; Mt 7.21,22 Aspectos presentes e futuros do Reino de Deus
Sexta – Mt 3.8-10 É preciso viver as beatitudes espirituais na vida cristã
Sábado – Gl 2.20; Fp 3.7,8; Rm 12.2 É preciso renunciar o “eu carne” e acolher o “eu espiritual”

LEITURA BÍBLICA EM CLASSE
Mateus 5.1-12

1- Jesus, vendo a multidão, subiu a um monte, e, assentando-se, aproximaram-se dele os seus discípulos;
2- e , abrindo a boca, os ensinava, dizendo:
3- Bem -aventurados os pobres d e espírito, porque deles é o Reino dos céus;
4- Bem -aventurados os que choram, porque eles serão consolados;
5- Bem-aventurados os mansos, porque eles herdarão a terra;
6- Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque eles serão fartos;
7- Bem-aventurados os misericordiosos, porque eles alcançarão misericórdia;
8- Bem -aventurados os limpos de coração, porque eles verão a Deus;
9- Bem -aventurados os pacificadores, porque eles serão chamados filhos de Deus;
10- Bem-aventurados os que sofrem perseguição por causa da justiça, porque deles é o Reino dos céus;
11- Bem -aventurados sois vós quando vos injuriarem , e perseguirem , e, mentindo, disserem todo mal contra vós, por minha causa.
12- Exultai e alegrai-vos, porque é grande o vosso galardão nos céus; porque assim perseguiram os profetas que foram antes de vós.

Hinos Sugeridos: 126, 131, 232 da Harpa Cristã

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: OS VALORES DO REINO DE DEUS – A relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo | Lição 01 – O Sermão do Monte: o Caráter do Reino de Deus | Escola Biblica Dominical

PLANO DE AULA

1- INTRODUÇÃO
Vivemos uma degradação de valores em nossa sociedade. Por isso, neste trimestre, tem o privilégio de estudar os valores do Reino de Deus revelados no Sermão do Monte. O pastor Osiel Gomes, escritor, conferencista e líder da AD em Tirirical (São Luís/MA) é o comentarista deste trimestre . Ele nos ajudará a compreender a relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo nos dias atuais.
2- APRESENTAÇÃO DA LIÇÃO
A) Objetivos da Lição:
I) Analisar a estrutura do Sermão do Monte;
II) Correlacionar as bem -aventuranças com o caráter cristão;
III) Afirmar a bem-aventurança do cristão.
B) Motivação: Qual é a visão de mundo que fundamenta a vida do seu aluno? Ele toma decisões no mundo com base em qual ética? Uma ética materialista, mundana? Ou com base na ética do Reino de Deus, conforme revelada no Sermão do Monte?
C) Sugestão de Método: Sugerimos que enriqueça a aula por meio de exemplos positivos de cristãos que buscaram viver pelo menos uma das oito bem-aventuranças do Sermão do Monte. O exemplo pode ser dado por meio de uma pessoa da própria igreja local, ou de notícias, livros etc.
3- CONCLUSÃO DA LIÇÃO
A) Aplicação: Sugerimos que ao final da aula, você faça um momento de meditação e oração. À luz das bem-aventuranças estudadas em aula, leve os alunos a meditar sobre a própria conduta e a suplicar a Deus a graça de viver as bem-aventuranças do Sermão do Monte.
4- SUBSÍDIO AO PROFESSOR
A) Revista Ensinador Cristão. Vale a pena conhecer essa revista que traz reportagens, artigos, entrevistas e subsídios de apoio à Lições Bíblicas. Na edição 89, p.36, você encontrará um subsídio especial para esta lição.


B) Auxílios Especiais: Ao final do tópico, você encontrará dois auxílios que darão suporte na preparação de sua aula:
1) O texto “O Segredo da Felicidade” é uma reflexão ampliada pelo teólogo Myer Pearman acerca do conceito de bem-aventuranças;
2) O texto “Dono da Maneira como Pensamos”, do pastor Stan Toler, traz uma proposta de aplicação a respeito do impacto que o ensino de Jesus pode trazer para a vida cristã.

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: OS VALORES DO REINO DE DEUS – A relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo | Lição 01 – O Sermão do Monte: o Caráter do Reino de Deus | Escola Biblica Dominical

Palavra-Chave: BEATITUDE

INTRODUÇÃO

O tema deste trimestre é o Sermão do Monte, ou Sermão da Montanha. Considerado a alma do Evangelho, o ensino que Jesus transmitiu no monte se destaca pela sua dimensão prática e revela a essência de um verdadeiro seguidor de Cristo. Ao longo do trimestre, veremos que o Sermão do Monte traz um ensinamento que, em um primeiro instante, volta-se plenamente para Deus; e, noutro, revela o lado ético do divino reino: amar o próximo. Esses dois momentos perfazem os pilares da vida cristã (Mt 22.37,39). Assim, o Sermão do Monte é um convite para praticar o que Jesus ensinou.

I- A ESTRUTURA DO SERMÃO DO MONTE

1- Por que Sermão do Monte? A introdução do capítulo 5 de Mateus (os dois primeiros versículos) anuncia o título do Sermão do Monte. De acordo com Mateus 8.1,5 e Lucas 7.1 é admissível que esse monte estivesse perto de Cafarnaum. Geograficamente, diz-se que ele estava situado a 6,5 quilômetros a oeste do Mar da Galileia e 13 quilômetros a sudeste de Cafarnaum. No monte do sermão, nosso Senhor assentou que ensinou aos seus discípulos.

2- A estrutura do Sermão do Monte. Para alguns estudiosos, o Sermão do Monte se fundamenta na narrativa que começa em Mateus 1.4-16. O desdobramento dela envolve a genealogia de Jesus e os sete cumprimentos proféticos que aparecem nesse Evangelho:
1) Emanuel (1.23);
2) Nascimento em Belém (2.6);
3) O chamado do Egito (2.15);
4) O choro de Raquel (2.18);
5) Chamado de Nazareno (2.23);
6) João Batista: uma voz no deserto (3 -3);
7 ) Uma grande luz (4.14-16).

Assim, toda essa estrutura precede os cinco grandes discursos do Sermão do Monte:
1) As Bem-Aventuranças (5.3-12);
2) Sal e luz (5.13-16);
3) Jesus é o cumprimento da Lei (5.17-4 8 );
4) Os atos de justiça (6 .1-18 );
5) Declarações de sabedoria (6.19-7.27).
Como um desdobramento em toda narrativa messiânica do evangelista Mateus, o Sermão do Monte deve ser compreendido e valorizado a partir da autoridade e a messianidade de Jesus para chamar pessoas a viver uma vida nova no Reino de Deus.

3- A quem se destina o Sermão do Monte? Os ensinos do Sermão do Monte podem ser considerados os princípios esboçados por Cristo , que revelam a verdadeira característica do seu reino messiânico. A princípio, podemos dizer que o Sermão do Monte foi direcionado aos discípulos (Lc 6.20), mas também à boa parte da multidão que o ouvia (Mt 7.28; Lc 6.17). Por tanto , o Sermão do Monte é destinado a todo crente que nasceu de novo (2 Co 5.17).

SINOPSE I

O Sermão do Monte está estruturado em cinco grandes discursos proferidos por Jesus Cristo e tem como público-alvo todos os crentes que nasceu de novo.

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: OS VALORES DO REINO DE DEUS – A relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo | Lição 01 – O Sermão do Monte: o Caráter do Reino de Deus | Escola Biblica Dominical

II- AS BEM-AVENTURANÇAS E O CARÁTER DOS FILHOS DE DEUS

1– O que são as Bem-Aventuranças ? A expressão “bem-aventurados” é um adjetivo plural grego, makarioi, que significa “felizes”. Essa expressão trata das qualidades presentes na vida dos que dependem de Deus, que estão sob seu domínio e soberania e seguem a Jesus com sinceridade. Ela ainda se refere tanto ao presente quanto ao futuro. Nesse sentido, o salvo está consciente das promessas divinas para o futuro, a fim de que viva piedosamente em Cristo e desenvolver as virtudes presentes no Sermão do Monte. Assim , nas palavras de nosso Senhor (Mt 5.1-11), as bem-aventuranças são o resultado da fidelidade do crente a Deus que, em qualquer circunstância, perseverar no caminho e, com isso, participa das bênçãos divinas da salvação (Ap 1.3; 14.13; 22.17).

2- O Reino de Deus e seu caráter. No Evangelho de Mateus identificamos a chegada do Reino de Deus e a pregação de Jesus a respeito do Evangelho do Reino (3.2; 4.17,23). Mas o que seria o Reino de Deus? Na Bíblia, o Reino de Deus é comparado a uma semente, a qual se desenvolve ao longo do tempo (Mc 4.26-29), de modo que podemos falar a respeito de um Reino presente (Mt 5.3; 12.28; 19.14) e de um futuro (Mt 7.21,22; 25.34). A expressão Reino de Deus declara a soberania, reinado e governo de Deus atuando em tudo. Podemos ainda destacar pelo menos quatro conceitos que se referem a essa expressão na Bíblia:
a) O Reino no coração. Um reinado que ocorre dentro do coração da pessoa que se rende à soberania de Deus (Lc 17.21).
b) A chegada do Reino como salvação. Quando a pessoa passa pela experiência salvífica, desfruta de bênçãos, tanto espirituais quanto materiais, reconhece e obedece ao grande Rei (Mc 10.25,26).
c) Igreja: a expressão do Reino de Deus. Constituída de pessoas com o coração regenerado é transformado e que, por isso, reconhecem Deus como soberano, a Igreja é vista como a expressão do Reino de Deus (Mt 16.17-19). d) Toda a Criação e a volta do Senhor. A imagem bíblica do governo de nosso Senhor, em que o universo será redimido e, posteriormente, haverá novo céu e nova terra, traz consigo a dimensão do Reino de Deus (Rm 8.22,23; Ap 20.6; 21.1).

3- Os súditos do Reino de Deus. A primeira seção do Sermão do Monte (5 .1-12) destaca oito qualidades que formam o caráter dos súditos do Reino de Deus:
1) O quebrantamento;
2) O choro;
3) A mansidão;
4) A retidão (justiça);
5) A misericórdia;
6) A pureza;
7) A pacificação;
8) A perseguição por causa dos valores do Reino.
Logo, espera-se que os filhos de Deus manifestem essas qualidades espirituais na vida cristã pois, sem elas, não poderemos participar do reinado divino (Mt 3.8-10). Portanto, ao praticar essas qualidades do Reino, seremos chamados de “bem -aventurados”, isto é, verdadeiramente felizes.

SINOPSE II

Cada bem-aventurança é um traço do caráter de quem vive os valores do Reino de Deus.

AUXÍLIO TEOLÓGICO

O Segredo da Felicidade
“A expressão ‘bem-aventurado’ oferece a chave para a verdadeira felicidade oferecida pelo Mestre. A palavra, no original grego, significa a bênção divina em contraste com a felicidade humana. Esta bem-aventurança descreve o estado de vidas em retidão: aqueles humildes, mansos, misericordiosos, puros de coração e pacíficos. Jesus ensina não depender da felicidade por Ele oferecida do que temos ou fazemos, mas do que somos; e não pode ser importada, mas precisa nascer da alma. O mundo tem o seu próprio conceito de bem-aventurança, onde feliz é o homem forte, rico, popular e satisfeito consigo mesmo. Quando Jesus anunciou seu segredo, aquelas palavras soaram de forma estranha a muitas pessoas, pois descreviam um modo de viver que lhes parecia impraticável” (PEARLMAN , Myer. Mateus: O Evangelho do Grande Rei. 5.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2004, p.30).

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: OS VALORES DO REINO DE DEUS – A relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo | Lição 01 – O Sermão do Monte: o Caráter do Reino de Deus | Escola Biblica Dominical

III- SOMOS BEM-AVENTURADOS

1- A beatitude na vida dos salvos. Salvo em Cristo, o seguidor de Jesus vive a beatitude (isto é, estado permanente de perfeita satisfação e plenitude; estado de felicidade e serenidade) do Sermão do Monte de maneira bem-aventurada. Isso ocorre porque o discípulo de Jesus desfruta do favor de Deus e manifesta atitudes que mostram coerência com a ética do Reino de Deus: humildade, mansidão, retidão, misericórdia, pureza, pacificação, disposição para o perdão (Mt 5.1-12). É possível todo crente agir por meio dessas atitudes, pois quem passou pela experiência da salvação é transformado interiormente pela Palavra de Deus (Hb 4.12).

2- A prova de que o cristão é bem-aventurado. O cristão que pratica as oito beatitudes do Sermão do Monte domina o “eu carnal”, vive em Cristo, entra numa nova dimensão espiritual e vive a bondade de Deus (G12.20; Fp 3.7,8 ; Rm 12.2). Assim, no Sermão do Monte, Jesus Cristo ensina que a verdadeira felicidade nada tem a ver com o que o homem moderno deseja: dinheiro , ambição e poder. A felicidade bíblica se revela em quem ama o seu inimigo, bendiz o que maldiz, faz o bem ao que o odeia e orai pelos que o maltratam e perseguem (Mt 5.44 )

SINOPSE III

O Sermão do Monte esclarece que as bem-aventuranças são a verdadeira felicidade para quem nasceu de novo.

AUXÍLIO VIDA CRISTÃ

“DONO DA MANEIRA COMO PENSAMOS
Como cristãos, temos de entregar a mente de forma que Jesus se torne o dono do modo como pensamos os. Mas entregar a mente não significa que paramos de pensar. Nada disso. Os cristãos podem e devem estar entre as pessoas mais lógicas, racionais e intelectualmente curiosas do mundo. Lembre de que Deus criou a mente, e ele espera que a usem os no máximo das nossas habilidades! […] Entregar a mente para Cristo significa escolher Jesus como mentor ou mestre. Significa confiar na sua sabedoria com o guia para a vida. Significa confiar que o modo como Ele entende e tornar entendível o mundo é verdade, preciso e suficiente. Se você escolhe crer no que Jesus crê, ordenar a vida de acordo com os princípios que Ele ensina e oferecer a vida a serviço dEle, você está entregando a mente a Cristo” (TOLER, Stan. Repense a Vida: Uma Dieta Incomparável para Renovar a Mente. 1°.ed. Rio de Janeiro: CPAD, 2012, p.26).

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: OS VALORES DO REINO DE DEUS – A relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo | Lição 01 – O Sermão do Monte: o Caráter do Reino de Deus | Escola Biblica Dominical

CONCLUSÃO

O Sermão do Monte é a base ética do Reino de Deus. Nele, constatamos o lado divino de uma atitude amorosa do cristão para com Deus, bem como para com o próximo. Se cada crente fizesse do Sermão do Monte o seu norte ético de vida, as polêmicas não teriam lugar entre nós, não haveria espaço para meras opiniões intelectuais, visto que o propósito deste sermão é que cada crente seja como Deus quer que ele seja.

Gostou do site? Ajude-nos a Manter e melhorar ainda mais este Site.
Nos abençoe Com Uma Oferta pelo PIX: CPF 346.994.088.69 – Seja um parceiro desta obra.
(Dai, e dar-se-vos-á; boa medida, recalcada, sacudida, transbordante, generosamente vos dará; porque com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. Lucas 6:38 )”

REVISANDO O CONTEÚDO

1- O que a introdução do capítulo 5 de Mateus anuncia? A introdução do capítulo 5 de Mateus (os dois primeiros versículos) anuncia o título do Sermão do Monte.
2- Como podemos considerar os ensinos do Sermão do Monte? Os ensinos do Sermão do Monte podem ser considerados princípios esboçados por Cristo que revelam a verdadeira característica do seu reino messiânico.
3– Qual o significado da expressão “Bem-aventurados”? A expressão “bem-aventurados” é um adjetivo plural grego, makarioi, que significa “felizes”. Essa expressão trata das qualidades presentes na vida dos que dependem de Deus, estão sob seu domínio e soberania e seguem a Jesus com sinceridade.
4- O que podemos identificar no Evangelho de Mateus? No Evangelho de Mateus identificamos a chegada do Reino de Deus e a pregação de Jesus a respeito do Evangelho do Reino (3.2; 417,23).
5- Com o que o Reino de Deus é comparado na Bíblia? Na Bíblia, o Reino de Deus é comparado a uma semente, a qual se desenvolve ao longo do tempo (Mc 4.26-29), de modo que podemos falar a respeito de um Reino presente (Mt 5.3; 12.28; 19.14) e de um futuro (Mt 7-21,22 ; 25.34).

VOCABULÁRIO

Intelectiva: relativo ao intelecto, à inteligência; intelectual, mental.

SAIBA TUDO SOBRE A ESCOLA DOMINICAL:

Adultos CPAD

Adultos Betel

Jovens CPAD

Jovens Betel

Adolescentes CPAD

Bíblia Online

EBD Juniores Professor CPAD

EBD Revista PECC

EBD | 2° Trimestre De 2022 | CPAD – Adultos – Tema do Trimestre: OS VALORES DO REINO DE DEUS – A relevância do Sermão do Monte para a Igreja de Cristo | Lição 01 – O Sermão do Monte: o Caráter do Reino de Deus | Escola Biblica Dominical